Um problema nunca vem só...


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Pois bem... alguns de vocês já devem saber o que aconteceu ao meu aquário (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261743-grey-mountain), mas vou deixar aqui um breve resumo. Quando tudo parecia ir bem, de um momento para o outro as S. Repens começaram todas a derreter e a perder as folhas e a Blyxa resolveu soltar-se do substrato. Isto aconteceu tudo no espaço de dois/três dias, e como me pareceu absurdo refazer tudo o que se tinha estragado (com medo de que o mesmo voltasse a acontecer), resolvi manter o mesmo hardscape e optar por plantar apenas um tapete de Monte Carlo (ao qual, mais tarde, devo acrescentar outras plantas). Fiz a mudança num domingo, há 15 dias atrás, e na primeira semana tudo pareceu estar a correr bem. Os problemas seguintes começaram a acontecer na última segunda-feira, depois da TPA semanal. Escusado será dizer que nessa tal mudança, usei o mesmo substrato e as mesmas rochas (sem as limpar); guardei água de uma montagem para a outra e não limpei o filtro... tudo para evitar fazer novamente a ciclagem. Ora então cá vai:

- Desde segunda-feira até agora, têm-me morrido 2 ou 3 peixes por dia. Hoje foi a primeira manhã que acordei sem nenhuma baixa, mas entretanto já perdi mais de 10 animais (quer Neons Chineses como Otocinclus, que são as duas espécies que mantenho). Os primeiros 2 a partir eram Otocinclus, e como, misteriosamente, as pedras e os vidros começaram a ficar livres de algas (atribuo isso à diminuição da intensidade e do tempo de luz) pensei que os bichos tivessem morrido à fome. Comecei a dar-lhes pellets, que os vejo a comer, mas entretanto também os Neons começaram a aparecer mortos. Não encontro explicação para o que está a acontecer. Poderá ser algum problema na água? Sempre usei água da torneira nos meus aquários, e nunca tive grandes problemas com isso. Fiz medições de PH, NO2 e NO3 (são os testes que tenho) e tudo está dentro dos parâmetros normais. Também acho estranho que tudo tenha começado a acontecer na segunda semana da montagem. Se fosse desde o início, o facto de ter mexido no substrato poderia ter libertado amónia, mas se assim fosse os bichos teriam começado a morrer logo na primeira semana, não?

- Como disse, hoje foi o primeiro dia em que acordei sem baixas, mas a meio da noite levantei-me com uma dor de dentes terrível (mais uma para ajudar à festa) e um dos caracóis que mantenho estava no chão, fora do aquário. Ainda fui a tempo de o "salvar", e apesar de saber que por vezes os caracóis gostam de "ir dar uma volta" atribuo o mesmo ao que está a acontecer dentro do aquário...

- Como a coisa não podia ficar por aqui, apesar de ter a botija de CO2 com as mesmas duas bolhas por segundo que sempre mantive (e que ligo duas horas antes das luzes se acenderem), o drop checker só fica verde passadas 2 ou 3 horas da luz acender. Julguei que pudesse ser alguma fuga no atomizador que tenho ligado ao tubo do outflow, mas se fosse esse o caso, também teria fuga de água, não?

E é isto... caso alguém me possa ajudar a perceber o problema, agradeço. Já pensei em consultar uma bruxa, mas acho que primeiro vou esgotar outras possibilidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... a tua ultima opção para os ultimos acontecimentos... nao sei se eu descartava 🙂 (na zona de santarem ha la uma casa dessas (Kik..)

olha sou um dos que so te pode dar apoio, e nao te pode ajudar, pois venho ao forum aprender, talvez um dia consigo contribuir, mas so para te dizer. quanto a testes da agua, sempre fui contra os testes de fitas, mas com o aquario a fazer o ciclo, e poder ir acompanhando, comprei fitas da JBL, e como nao me entendia bem com aquilo, agora comprei as Pro Scan, e gostei, nao confio a 100% mas acho uma boa opçao para irmos vendo as alteraçoes na agua e ver se algo podera estar errado. 

Um abraço, e espero que alguem te consiga dar algumas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Paulo Leal said:

bem... a tua ultima opção para os ultimos acontecimentos... nao sei se eu descartava 🙂 (na zona de santarem ha la uma casa dessas (Kik..)

olha sou um dos que so te pode dar apoio, e nao te pode ajudar, pois venho ao forum aprender, talvez um dia consigo contribuir, mas so para te dizer. quanto a testes da agua, sempre fui contra os testes de fitas, mas com o aquario a fazer o ciclo, e poder ir acompanhando, comprei fitas da JBL, e como nao me entendia bem com aquilo, agora comprei as Pro Scan, e gostei, nao confio a 100% mas acho uma boa opçao para irmos vendo as alteraçoes na agua e ver se algo podera estar errado. 

Um abraço, e espero que alguem te consiga dar algumas dicas

Agradeço mesmo o teu apoio Paulo, mas muito sinceramente não estou com disponibilidade para gastar dinheiro em testes e descobrir que está tudo bem. Até porque, lá no fundinho, acredito que esteja. Alguma coisa deve ter acontecido... continuo sem saber o quê, e estava com esperança que alguém me ajudasse a perceber. Vamos ver se mais alguém responde...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém me consegue mesmo ajudar? Durante o fim de semana não morreu nenhum peixe, mas hoje (depois da TPA de ontem, onde só mudei 50% da água) já me morreu mais um Oto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jose! Nunca me aconteceu tal coisa, mas eu diria que podera ser o substrato a libertar alguma coisa lentamente para a agua, e que atinge algum nivel demasiado elevados passados alguns dias... Mas essa teoria "nao cola" pois apos uma TPA, em teoria mesmo que estivesse alguma coisa em concentracao muito elevada, a TPA iria tratar disso. A unica coisa que me ocorre, e que a tua agua da torneira esteja a sair com alguma coisa que lhe seja toxica, mas calculo que tambem estejas a usar algum condicionador... Sera que uma limpeza do filtro nao ajudava, so para descartar que nao ficou cheio de alguma porcaria aquando essas mudancas?

Quanto ao co2 eu tambem ja tive esse problema, acontece-me principalmente quando se acaba a bilha e troco por uma nova! A minha teoria e que sem co2 durante muito tempo (coisa que te aconteceu pois fizeste bastantes mudancas no aqua) a concentracao do co2 baixa para 0, e ai demora mais um pouco ate comecares a ver a coisa regulada (isto porque mesmo com o co2 fechado a noite, nunca ficas com 0 concentracao na agua, dai quando arranca no dia a seguir, ja tens algum diluido na agua). Outra coisa que podera provocar isso, seria se tivesses mais agitacao a superficie da agua, ai a mais trocas gasosas, e o co2 e menor na agua...

Quanto ao problema que tiveste com a blyxa, eu tive exactamente o mesmo problema! Curioso que os pes que consegui tirar do substrato, podar e replantar ficaram na boa! As que podei directamente na agua, aconteceu-me o mesmo que tu, tive de acabar por tirar e replantar.

Sei que nao e grande ajuda, mas talvez alguma destas dicas te ajude a encontrar o teu problema.

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já testaste a água? Já vi que sim... lol

Mas era importante veres o valor da amónia e do Kh. Pode acontecer que tenhas libertado alguns gases do substrato que possam causar problemas. As mortes não acontecem necessáriamente na primeira semana.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, PMarinho said:

Boas Jose! Nunca me aconteceu tal coisa, mas eu diria que podera ser o substrato a libertar alguma coisa lentamente para a agua, e que atinge algum nivel demasiado elevados passados alguns dias... Mas essa teoria "nao cola" pois apos uma TPA, em teoria mesmo que estivesse alguma coisa em concentracao muito elevada, a TPA iria tratar disso. A unica coisa que me ocorre, e que a tua agua da torneira esteja a sair com alguma coisa que lhe seja toxica, mas calculo que tambem estejas a usar algum condicionador... Sera que uma limpeza do filtro nao ajudava, so para descartar que nao ficou cheio de alguma porcaria aquando essas mudancas?

Quanto ao co2 eu tambem ja tive esse problema, acontece-me principalmente quando se acaba a bilha e troco por uma nova! A minha teoria e que sem co2 durante muito tempo (coisa que te aconteceu pois fizeste bastantes mudancas no aqua) a concentracao do co2 baixa para 0, e ai demora mais um pouco ate comecares a ver a coisa regulada (isto porque mesmo com o co2 fechado a noite, nunca ficas com 0 concentracao na agua, dai quando arranca no dia a seguir, ja tens algum diluido na agua). Outra coisa que podera provocar isso, seria se tivesses mais agitacao a superficie da agua, ai a mais trocas gasosas, e o co2 e menor na agua...

Quanto ao problema que tiveste com a blyxa, eu tive exactamente o mesmo problema! Curioso que os pes que consegui tirar do substrato, podar e replantar ficaram na boa! As que podei directamente na agua, aconteceu-me o mesmo que tu, tive de acabar por tirar e replantar.

Sei que nao e grande ajuda, mas talvez alguma destas dicas te ajude a encontrar o teu problema.

Olá Marinho. Já pensei nesse pormenor da água da torneira, porque realmente não uso nenhum acondicionador quando faço as TPA's. Aliás... nunca usei, e por isso nunca achei que essa necessidade existisse. Mas pode ter havido alguma alteração na água da rede, ainda por cima com as tentativas de controlar o virus que por aí anda. Já coloquei na minha próxima lista de compras um condicionador. Recomendas algum?

Limpar o filtro não acho que ajude, porque foi quando o fiz que os peixes começaram a morrer. 

A agitação à superfície da água continua igual, portanto não será isso que está a desregular a entrada de CO2 no aquário. Já a outra questão que falaste pode ter influenciado, sim. Mas achas que a minha teoria em relação a uma possível fuga através do atomizador está correcta? Ou seja... se tivesse fuga de gás por ali, também teria fuga de água, certo?

Eu podia ter tentado aproveitar a Blyxa... equacionei nisso. Mas pensar que me poderia voltar a acontecer o mesmo fez-me desistir. Caso sinta essa necessidade, no futuro, penso noutra planta para o fundo... uma coisa mais fácil de controlar.

Para mim foi uma grande ajuda, o teu comentário. Já me fez pensar em várias causas para o que está a acontecer. O estranho é que os peixes só morrem durante a noite, e essa questão está a dar-me a volta ao miolo.

 

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Já testaste a água? Já vi que sim... lol

Mas era importante veres o valor da amónia e do Kh. Pode acontecer que tenhas libertado alguns gases do substrato que possam causar problemas. As mortes não acontecem necessáriamente na primeira semana.

Eh pá... eu sei que pode acontecer a qualquer altura, mas é mesmo muito estranho que tenham começado a acontecer depois de tudo parecer estável. Lá terei de comprar um teste de Amónia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao te quero estar a induzir em erro, mas tenho ideia de ler num forum, que um user tinha uma fuga num difusor inline da JBL, e so saia co2, nada de agua segundo me recordo! Mas nada como pores isso dentro de um balde com agua enquanto esta a bombar, e tiras logo as teimas.

Quando o virus começou, tive stresses com a agua, rebentava-me a escala dos silicatos coisa que me trouxe alguns problemas de algas na altura. Compra um frasquinho de Seachem Prime que dura meses e faz-te maravilhas amigo. Eu uso sempre agua da torneira, e a nivel de de fauna, nunca tive stresses com o uso deste condicionar nas TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, PMarinho said:

Nao te quero estar a induzir em erro, mas tenho ideia de ler num forum, que um user tinha uma fuga num difusor inline da JBL, e so saia co2, nada de agua segundo me recordo! Mas nada como pores isso dentro de um balde com agua enquanto esta a bombar, e tiras logo as teimas.

Boa dica! Vou fazer isso hoje!

9 minutes ago, PMarinho said:

Quando o virus começou, tive stresses com a agua, rebentava-me a escala dos silicatos coisa que me trouxe alguns problemas de algas na altura. Compra um frasquinho de Seachem Prime que dura meses e faz-te maravilhas amigo. Eu uso sempre agua da torneira, e a nivel de de fauna, nunca tive stresses com o uso deste condicionar nas TPA's.

E obrigado pela recomendação. Eheh. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Tudo o que eu poderia dizer já o João Cardoso,e o PMarinho Disse,a mim já me aconteceu também fazer uma TPA e no dia a seguir morrer um peixe,ou dois no dia seguinte,mas para te ser sincero nunca me ocorreu o porque de tal coisa,uma vez que eu sei que em princípio esta tudo bem,ás vezes há coisa que por mais demos volta na cabeça não se consegue chegar a conclusão nenhuma.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Tudo o que eu poderia dizer já o João Cardoso,e o PMarinho Disse,a mim já me aconteceu também fazer uma TPA e no dia a seguir morrer um peixe,ou dois no dia seguinte,mas para te ser sincero nunca me ocorreu o porque de tal coisa,uma vez que eu sei que em princípio esta tudo bem,ás vezes há coisa que por mais demos volta na cabeça não se consegue chegar a conclusão nenhuma.

 

Saudações

Obrigado pelo contributo, Álvaro. Vou continuar à espera, para ver o que acontece. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos. Já consegui perceber o problema com o CO2... ou melhor dizendo... já o consegui resolver! Comprei mangueiras novas e troquei-as todas na TPA de ontem. Aproveitei e troquei também a válvula anti-retorno que impede a água de correr em direção à botija de CO2 e (numa atitude que não consigo bem justificar pela lógica) virei o sentido do atomizador.

Não tinha bem ideia de onde estava o problema, mas optei por seguir a teoria que haveria uma fuga algures, e como as mangueiras não são assim tão caras, decidi ir por aí. Sem ter qualquer certeza do que vou dizer, julgo que as mangueiras que tinha anteriormente eram demasiado curtas, o que criava alguns pontos de tensão nas ligações com o atomizador e os lilly pipes. Em algum desses pontos deveria estar a fuga. Aumentei o tamanho das mangueiras, e assim já estão mais folgadas, permitindo que as vedações sejam mais eficientes.

A inversão do atomizador veio de um vídeo que vi no YouTube onde fazem a montagem de um dispositivo igual ao meu sem seguir as instruções que vêm na caixa. Podem as instruções estar erradas (está tudo em chinês) ou posso ter feito alguma borrada. A verdade é que a luz do aquário ainda não acendeu, hoje, mas com uma hora de CO2 ligado a um ritmo até menor que o anterior, já tenho o drop checker na cor pretendida.

No fundo, e como se costuma dizer, o equipamento tem sempre razão, pelo que, em caso de dúvida, o melhor é desligar tudo e fazer de novo 🙂 .

 

Em relação ao resto, a fauna parece estar agora a aguentar-se bem... tive apenas uma baixa, de um camarão minúsculo que apareceu morto no inflow, mas atribuo isso à curiosidade do moço, que deve ter ficado lá preso na busca por algum resto de comida. Ou seja... todas as mortes que tive antes devem ter sido provocadas por ter andado a mexer (à bruta) no substrato. Quase de certeza que deve ter havido algum pico de Amónia, que entretanto foi controlado com as TPA's e a estabilização do substrato. Assim espero, pelo menos. Eheh. Vou dando notícias. Um abraço a todos.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que se resolveu a coisa pelo melhor, e esta tudo encaminhado. Este fim de semana tirei um camarao assim do meu inflow tmb, ficou preso numa das ranhuras onde entra a agua, e acabou por morrer, felizmente ate hoje foi o primeiro, normalmente vao por ai a fora, e depois so tenho de os tirar do pre filtro nas TPA's eheheh

4 minutes ago, Paulo Leal said:

fico feliz em ler isso 🙂

força com isso, espero ver fotos nestes dias, sobre os atomizadores.... valem mesmo a pena?

pergunto porque com os difusores vemos o trabalho a ser executado...

Eu uso um difusor inline e ate hoje gosto bastante. Funciona como se quer, e menos tralha dentro do aquario. Agora ja vi malta mais pro (penso que num video da green aqua) a dizer que sao menos eficazes... Como te digo, ate hoje 0 problemas com o meu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, PMarinho disse:

Eu uso um difusor inline e ate hoje gosto bastante. Funciona como se quer, e menos tralha dentro do aquario. Agora ja vi malta mais pro (penso que num video da green aqua) a dizer que sao menos eficazes... Como te digo, ate hoje 0 problemas com o meu.

desculpa a minha burrice, mas um difusor inline nao é igual ao atomizador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

43 minutes ago, Paulo Leal said:

fico feliz em ler isso 🙂

força com isso, espero ver fotos nestes dias, sobre os atomizadores.... valem mesmo a pena?

pergunto porque com os difusores vemos o trabalho a ser executado...

Obrigado pela força, Paulo. Quando a coisa começar a ficar mais composta tiro novas fotografias.

Quanto aos atomizadores, que são exactamente a mesma coisa que os difusores inline, recomendo! Como diz o @PMarinho, e bem, é menos uma coisa dentro do aquário. E a longo prazo, pelo que li, são mais rentáveis que os difusores "normais" porque a melhor dispersão de CO2 na água faz com que tenhas um menor número de bolhas por segundo a sair da garrafa, o que faz com que ela te dure mais tempo. Também me lembro de ter visto um vídeo da Green Aqua (não te sei dizer qual) onde dizem que, em determinados casos, a utilização deste tipo de sistemas não é aconselhável. Pelo que percebi na altura, tem haver com a corrente criada pelo lilly pipe, e as "barreiras" que essa corrente pode ou não encontrar (rochas, troncos...). No meu caso, sempre funcionou muito bem e, ao contrário do que muita gente pensa, também consegues ver as "bolhas" de CO2 espalhadas por todo o aquário. São é muito mais pequenas que as de um difusor "normal", o que também faz com que se dissipem mais na água e não se dirijam tão rápidamente para a superfície. 

Se estiveres a pensar em investir num, recomendo-te que compres como eu comprei... pelo Ali Express. Demorou cerca de um mês a chegar, mas o atomizador com 3 recargas ficou-me por 23,30€ (já com portes pagos). Aqui em Portugal não encontras um por menos de 50€, e estou a falar de atomizadores com muito menos qualidade. O meu é feito em acrílico e alumínio: https://pt.aliexpress.com/item/32919948394.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.4cb6b90a8cfuFD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite,

Aspectos que retive neste tópico: 

"Como a coisa não podia ficar por aqui, apesar de ter a botija de CO2 com as mesmas duas bolhas por segundo que sempre mantive"

"Os problemas seguintes começaram a acontecer na última segunda-feira, depois da TPA semanal."

"depois da TPA de ontem, onde só mudei 50% da água) " -  Só? Achas pouco?

 

Sobre o teu aquario anterior estive a ler o tópico. Não consegui perceber com clareza o teu Set Up completo. Nomeadamente as medidas do aqua, qual a calha de leds e qual filtro e horas de fotoperiodo.

A minha singela opinião do que te sucedeu antes foi não teres deixado o aquario estabilizar. 

Em 4 meses de vida que ele teve ( os iniciais em que pouco se deve mexer) fizeste demasiadas alterações/mexidas. 

Tens que levar a coisa com mais calma e esperar por resultados. Não podes andar sempre a mexer. 

 

Sempre tiveste algas no aquario desde o inicio, as pedras davam-te essa indicação. Devias ter abrandado. Mas pronto.. com tanta desinformação que existe seguiste um pouco o teu instinto.

Com tão pouca vegetação no inicio aquela calha de luz exigia demais pelo aquario. Foi muita aceleração logo no inicio.  

Foi um arranque demasiadamente brusco. Aliás este é o MAIOR erro de quase todas as montagens. Instalam, luz em barda, ferts,  etc. É como quererem que um recem nascido coma uma bela costeleta.. 

Percebes a ideia? 

Lipy pipes só são bonitos porque de eficácia pouco têm. Só se devem usar em aquarios já bem estabilizados. Entre muitos factores contra um é fatal: Reduz e de que maneira o caudal do filtro.

Ou seja, quando mais precisavas de ver agua a ser filtrada em condições que era no inicio (ciclo) o caudal era reduzido.

Nem percebi a razão de usar um skimmer muma montagem nova. Porquê o Skimmer? Skimmer é outro engodo da aquariofilia.. quando a agua à tona está oleosa ou com gás a mais mete-se um skimmer para disfarçar o problema ao invés de atacar o problema na raiz. Skimmer ? Arruma na gaveta. Usa o filtro como ele é.

Agua oxigenada.. já viste o resultado não já? Mais uma vez.. usar H2O2 é tapar o sol com a peneira.. porque o problema continua lá. Estava lá de inicio. Nunca irias conseguir resolver a menos que desses mais tempo ao aqua e menos mexidas.

Excell ? Outra solução para tapar o sol.. igual à agua oxigenada.

 

Dito isto José Marques.. o que te recomendo: 

Rotinas! Estabilidade! 

 

Filtro é para mexer uma vez para aí de 4 em 4 meses e é só lavar a lã. Simples como isto. Não sei qual é o teu filtro mas para teres um atomizador.. 

 

Co2.. esquece as bolhas.. perda de tempo. Estavas no bom caminho a acertar o Co2 e até penso que estava já correcto. 

Penso que te escapou um detalhe importante. Não tens que ter o reagente do drop verde quando a luz liga mas até pode passar a verde uma hora depois de já ter a luz ligada.

isto porque dependendo do reagente ocorre um delay/atraso até atingir a cor verde e o momento em que efectivamente o aquario já tens Co2 dissolvido.

E tal como o Co2 dispara antes da luz convem desligar tambem antes da luz apagar para que o remanescente que está dissolvido seja consumido. 

A cor do reagente tem que ser um verde claro. Senão estás abaixo do minimo recomendavel. 

 

TPA.. 50% é uma enormidão... destabilizas o aquario todo. Lá vão os valores todos a oscilar. E não é isso que se pretende certo? Quremos estabilidade. 30% duas vezes por semana. 

50% de TPA foi um sistema criado pelos senhores mentores da Estimativa Index.. porque metiam fertilização em barda. A teoria dos ferts em excesso..e claro facilmente se generalizou esta pratica a tudo o que é aquario. 

Não quero com isto dizer que não a possam fazer mas acho que é de senso comum que uma transfeecia dessa proporção de agua implicitamente altera todos oa parametros do aquario. 

 

LUZ.. para mim é aqui que está o teu problema. Num aquario quase tudo se resume a energia.. pois sem esta nada funciona e com esta em excesso o que deve funcioar tambem funciona (não deixa de haver crescimento certo?) mas com riscos colaterais.. as nossas amigas algas. 

Essa calha debita luz que se farta.

Num próximo arranque sugiro que tentes elevar  essa calha (Bricolage) para poderes ter uma seis horas inicias. A não conseguires passa apenas para 5 horas iniciais nas primeiras duas semanas.

deixar o aquario estabilizar, as plantas enraizarem com calma, vai ganhando maturidade.

Depois vais aumentando o cilco de luz a pouco e pouco conforme as plantas e desenvolvimento do aquario até chegares ás 8 horas. 

 

Agua: Vai ao site dos SMAS ver a tabela técnica da agua da zona. Lá encontras os valores. Algo que pouca gente faz mas que te oferece logo uma ideia das quantidades existentes na agua sobre nutrientes. 

Testes: Só precisas de teste de Nitratos e Ferro. Se tiveres nitratos no aquario é porque o ciclo está em curso. Percebes a lógica? Tudo o mais é marketing..  KH.. GH..PO4  etc..

A menos que vás colocar peixes com certas especificidades, num plantado só te inreressa Nitrato e Ferro. 

 

Tenta ser e usar metodos simplistas, deixar a natureza encontrar o seu caminho que acredita é bem diferente do nosso.

Não uses quimicada, e tudo o que vi que fizeste no aquario.

Se algo não está bem o que se deve fazer é alterar um e um apenas parametro e esperar por resultados sem mexer nos demais.

Se não nunca vais perceber onde estas a cometer um erro.

Pensa no aquario como um jardim cá fora. O que é necessário para ter flores num jardim? Sol, Co2, solo fertil e muita agua 🙂

 

Forte abraço e vai ver que com calma tudo dá certo. 

 

 

 

 

 

 

Editado por PAFS
  • Gosto 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, PAFS said:

Boa noite,

Aspectos que retive neste tópico: 

"Como a coisa não podia ficar por aqui, apesar de ter a botija de CO2 com as mesmas duas bolhas por segundo que sempre mantive"

"Os problemas seguintes começaram a acontecer na última segunda-feira, depois da TPA semanal."

"depois da TPA de ontem, onde só mudei 50% da água) " -  Só? Achas pouco?

 

Sobre o teu aquario anterior estive a ler o tópico. Não consegui perceber com clareza o teu Set Up completo. Nomeadamente as medidas do aqua, qual a calha de leds e qual filtro e horas de fotoperiodo.

A minha singela opinião do que te sucedeu antes foi não teres deixado o aquario estabilizar. 

Em 4 meses de vida que ele teve ( os iniciais em que pouco se deve mexer) fizeste demasiadas alterações/mexidas. 

Tens que levar a coisa com mais calma e esperar por resultados. Não podes andar sempre a mexer. 

 

Sempre tiveste algas no aquario desde o inicio, as pedras davam-te essa indicação. Devias ter abrandado. Mas pronto.. com tanta desinformação que existe seguiste um pouco o teu instinto.

Com tão pouca vegetação no inicio aquela calha de luz exigia demais pelo aquario. Foi muita aceleração logo no inicio.  

Foi um arranque demasiadamente brusco. Aliás este é o MAIOR erro de quase todas as montagens. Instalam, luz em barda, ferts,  etc. É como quererem que um recem nascido coma uma bela costeleta.. 

Percebes a ideia? 

Lipy pipes só são bonitos porque de eficácia pouco têm. Só se devem usar em aquarios já bem estabilizados. Entre muitos factores contra um é fatal: Reduz e de que maneira o caudal do filtro.

Ou seja, quando mais precisavas de ver agua a ser filtrada em condições que era no inicio (ciclo) o caudal era reduzido.

Nem percebi a razão de usar um skimmer muma montagem nova. Porquê o Skimmer? Skimmer é outro engodo da aquariofilia.. quando a agua à tona está oleosa ou com gás a mais mete-se um skimmer para disfarçar o problema ao invés de atacar o problema na raiz. Skimmer ? Arruma na gaveta. Usa o filtro como ele é.

Agua oxigenada.. já viste o resultado não já? Mais uma vez.. usar H2O2 é tapar o sol com a peneira.. porque o problema continua lá. Estava lá de inicio. Nunca irias conseguir resolver a menos que desses mais tempo ao aqua e menos mexidas.

Excell ? Outra solução para tapar o sol.. igual à agua oxigenada.

 

Dito isto José Marques.. o que te recomendo: 

Rotinas! Estabilidade! 

 

Filtro é para mexer uma vez para aí de 4 em 4 meses e é só lavar a lã. Simples como isto. Não sei qual é o teu filtro mas para teres um atomizador.. 

 

Co2.. esquece as bolhas.. perda de tempo. Estavas no bom caminho a acertar o Co2 e até penso que estava já correcto. 

Penso que te escapou um detalhe importante. Não tens que ter o reagente do drop verde quando a luz liga mas até pode passar a verde uma hora depois de já ter a luz ligada.

isto porque dependendo do reagente ocorre um delay/atraso até atingir a cor verde e o momento em que efectivamente o aquario já tens Co2 dissolvido.

E tal como o Co2 dispara antes da luz convem desligar tambem antes da luz apagar para que o remanescente que está dissolvido seja consumido. 

A cor do reagente tem que ser um verde claro. Senão estás abaixo do minimo recomendavel. 

 

TPA.. 50% é uma enormidão... destabilizas o aquario todo. Lá vão os valores todos a oscilar. E não é isso que se pretende certo? Quremos estabilidade. 30% duas vezes por semana. 

50% de TPA foi um sistema criado pelos senhores mentores da Estimativa Index.. porque metiam fertilização em barda. A teoria dos ferts em excesso..e claro facilmente se generalizou esta pratica a tudo o que é aquario. 

Não quero com isto dizer que não a possam fazer mas acho que é de senso comum que uma transfeecia dessa proporção de agua implicitamente altera todos oa parametros do aquario. 

 

LUZ.. para mim é aqui que está o teu problema. Num aquario quase tudo se resume a energia.. pois sem esta nada funciona e com esta em excesso o que deve funcioar tambem funciona (não deixa de haver crescimento certo?) mas com riscos colaterais.. as nossas amigas algas. 

Essa calha debita luz que se farta.

Num próximo arranque sugiro que tentes elevar  essa calha (Bricolage) para poderes ter uma seis horas inicias. A não conseguires passa apenas para 5 horas iniciais nas primeiras duas semanas.

deixar o aquario estabilizar, as plantas enraizarem com calma, vai ganhando maturidade.

Depois vais aumentando o cilco de luz a pouco e pouco conforme as plantas e desenvolvimento do aquario até chegares ás 8 horas. 

 

Agua: Vai ao site dos SMAS ver a tabela técnica da agua da zona. Lá encontras os valores. Algo que pouca gente faz mas que te oferece logo uma ideia das quantidades existentes na agua sobre nutrientes. 

Testes: Só precisas de teste de Nitratos e Ferro. Se tiveres nitratos no aquario é porque o ciclo está em curso. Percebes a lógica? Tudo o mais é marketing..  KH.. GH..PO4  etc..

A menos que vás colocar peixes com certas especificidades, num plantado só te inreressa Nitrato e Ferro. 

 

Tenta ser e usar metodos simplistas, deixar a natureza encontrar o seu caminho que acredita é bem diferente do nosso.

Não uses quimicada, e tudo o que vi que fizeste no aquario.

Se algo não está bem o que se deve fazer é alterar um e um apenas parametro e esperar por resultados sem mexer nos demais.

Se não nunca vais perceber onde estas a cometer um erro.

Pensa no aquario como um jardim cá fora. O que é necessário para ter flores num jardim? Sol, Co2, solo fertil e muita agua 🙂

 

Forte abraço e vai ver que com calma tudo dá certo. 

Uou!!!! Não contava voltar à escola numa sexta-feira, mas estou a gostar. Muito obrigado por todo o tempo que dispensaste Paulo. Muito sinceramente! Vou estudar muito bem tudo o que escreveste e tentar ser mais comedido nas minhas acções. Gente como tu eleva bastante o nível deste fórum. Que coisa fantástica. O meu mais enorme obrigado! Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.