Goldfish com manchas "negras"


TZ Larama

Recommended Posts

Boa tarde a todos/as

Herdei, por falecimento, um aquário de 50 litros com 3 goldfish. Um deles tem 10 anos e os outros cerca de ano e meio. Acontece que há cerca de semana e meia apareceram com pontos brancos. Consultei um lojista da área que me deu uma embalagem de PROTOZIN - White Spot & Fungus e me disse como proceder. Levado o tratamento à letra é verdade que os pontos brancos desapareceram mas os peixes, 2 deles actualmente apesar de terem estado os 3, ficaram com manchas negras em quase todo o corpo. O que posso fazer para que percam estas manchas negras?

Seguindo as instruções do lojista subi a temperatura para os 30º.

Parâmetros:

PH - entre 7.6 e 7.8

Teste nitritos - 0,3 a 0,8

Vão comendo razoavelmente.

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos pontos brancos... nesta altura pode ser apenas sinal de que estão prontos para se reproduzirem... sem fotos é impossvel saber.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Depende dos pontos brancos... nesta altura pode ser apenas sinal de que estão prontos para se reproduzirem... sem fotos é impossvel saber.

Boa tarde

Obrigado por me ter respondido.

Estou a tentar inserir imagens do meu google drive.

Vamos a ver se consigo.

Já não são pontos brancos. Estes desapareceram e os peixes, de um dia para o outro, ficaram com manchas negras.

Obrigado pela ajuda... se possivel

https://drive.google.com/file/d/1GhtmZurGa1xqPdTq5JQLv2OlyR_uarCW/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1vyxSp4ai4NyWPOtUuQ8A7ebJHoGN9OBz/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1IsuicdL9WS6oIs5ySrbTTw1p6ydNXNzu/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1e_Ww4Krn5F-QlhPRxsJDrCYa0W77Feiq/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1rPDqiLpvT0CqZvLwKFLNebx8ul7KMLDc/view?usp=sharing

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve testar amónia (NH3/4) e o valor dos Nitritos deve ser sempre 0.

Coloração preta pode dever-se a entoxicação por excesso de amónia, ou pode ser pura e simplesmente genético. Como tiveram outro problema de saúde recentemente, a minha opinião inclina-se mais para a entoxicação.

Que manutenção tem feito ao aquário e com que frequência?

Disse que o herdou, transportou-o para sua casa, ou está no mesmo sítio?

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falecimento de minha sogra herdei os peixes (não me expliquei bem).

Estavam todos num tanque no quintal dela ao ar livre.

O tanque somente tinha dentro uma pedra e levava cerca de 250 litros de água da torneira.

O maior já lá morava há mais de 10 anos. Umas vezes dava-lhe comida e outras esquecia-se.

Depois juntou os outros dois a quem acontecia o mesmo.

Quando adoeceu achei que os peixinhos mereciam melhor e passei a mudar-lhes a água uma vez por mês. Agua da torneira sem mais nada.

Por razões profissionais minhas só lá passava uma vez por semana e dava-lhes comida. Os resto dos dias talvez nem comessem.

Porque faleceu e os peixinhos, na minha opinião, já tinham padecido o suficiente comprei um aquário de 50 litros e trouxe-os para casa.

Depois de já muito ter lido fiquei a saber que o aquário precisava de ter estado um mês sem peixes. Comprei os produtos para o cloro, que nunca os tinha afectado, e coloquei na água. Comprei dois filtros, um externo e um interno, uma bomba de ar de saída dupla, um termómetro/aquecedor/com termostato (apesar de serem peixes de água fria) e passei a gostar de ver os peixinhos na minha sala. 

Passados 20 dias começaram a aparecer os pontos brancos. Comprei o Protazin e coloquei na água e os pontos brancos desapareceram sendo substituídos pelas manchas negras.

Quando acabaram os pontos brancos e começaram as manchas negras fiz uma TPA de 80% da água tendo sifonado o aquário na totalidade por cerca de 15 minutos a fim de não deixar lá restos nenhuns.

Perante o aparecimento das manchas negras consultei um lojista que me aconselhou a fazer o teste de PH e o de Nitritos NO2 (Nutrafin test - 0.0-3.3 mg/L) (Valores que reportei anteriormente). É verdade de nunca consegui atingir o zero no teste dos nitritos).

Como conseguir combater a intoxicação  que preconiza?

O filtro externo tem só mídias da bioring + perlon e o interno tinha carvão activado que o lojista me disse que devia retirar a fim de o medicamento para os pontos brancos funcionasse correctamente. Tem agora só perlon a fim de reter impurezas.

O aquário tem uma água cristalina que até parece que está tudo correcto.

Habituado que estou nos meus 67 anos habituado a tratar "Rafeiros Alentejanos" (meus cães de predileção e brutinhos q.b.) não queria concluir que não tenho jeito para tratar de peixinhos tão sensíveis.

Obrigado por tudo (Desculpe a extensão deste discurso)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas TZ Larama

Eu acho que o que pode estar a acontecer é os peixes estarem habituados a estarem num lago com bastante espaço,e agora estão num aquário que para eles é minúsculo e estão a sofrerem de stress,eu ia por lá os peixes no lago outra vez.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 Litros é muito pouco para 1 peixe dourado, muito menos para 3. Dependendo do tipo de peixe-dourado, cada peixe desses precisa de 60 a 80L de água. Poranto para 3, o tanque de 250L era o ideal.

Testar PH e Nitritos não é de todo suficiente. Amónia é essencial e Nitratos também é importante.

Eles no lago nunca tiveram problemas, porque o volume de água era maior e as mudanças dos parâmetros e temperatura da água dão-se mais lentamente por causa disso. Pense por exemplo no cloro da água da torneira, no tanque 25L de água da torneira não iam fazer mal nenhum, porque o cloro desses  25L dissolvido nos 250L, não teria uma concentração suficiente para fazer mal ao que quer que fosse. Já 25L de água da torneira em 50L de aquário pode fazer bastante mal aos peixes e bactérias nitrificantes.

Os problemas que está a ter devem-se pura e simplesmente a falta de informação. O stress provocado pelo cloro da água da torneira juntamente com os picos de Amónia que tem certamente no aquário, estão a causar tudo isso. A claridade da água pode esconder problemas muito graves. Afinal a Amónia líquida é transparente e é altamente tóxica para os peixes.

Disse que o filtro agora só tem perlon. Se tirou o bioring, volte a colocá-lo, porque era a coisa mais importante que tinha no filtro. O carvão ativado só é necessário no fim de fazer tratamentos, para remover restos de medicação. fora isso tem pouca ou nenhuma utilidade.

Não se martirize, quase todos nós aqui já passámos por isso. Para si cuidar de um rafeiro alentejano parece muito simples, mas para alguém que nunca teve um cão, irá certamente cometer alguns erros que podem prejudicar a saúde do cão.

O termostáto, pode usar sem problema, nesta altura do ano práticamente nem vai fazer nada. Temperaturas mais aconselhadas são de 18 a 24ºC.

Para já, deve fazer testes de Amónia, Nitritos e Nitratos para ver com o que está a lidar. Enquanto não sabe, aconselho uma mudança de água de 10 a 20L todos os dias ou pelo menos dia sim dia não.

Mas lá está, se não lhes arranjar mais "espaço" os problemas vão continuar a aparecer.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Álvaro Silva

Acontece que a casa que minha falecida sogra habitava não é de família e o proprietário não quer lá os peixes porque até já destruiu o lago.

Como sabe, em Portugal, as pessoas mais idosas pagam rendas mais baixas por força dos anos que habitam as casas (62 anos).

Ora, o proprietário, com a desculpa de fazer obras para subir a renda... dá um retoque a seu gosto.

O lago houvera sido feito pelo também meu falecido sogro e agora... até este já deixou de existir.

Mas obrigado pela dica.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Snr. João Cardoso

O meu sincero obrigado por todos os esclarecimentos que me prestou.

Vou comprar testes para a amonia e nitratos a ver o que vai dar.

Já coloquei o bioring no filtro.

Também irei fazer as TPA's dia sim e dia não a ver se resultam.

Obrigados por toda a ajuda.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais