Novo Projeto de Plantado


Paulo Leal

Recommended Posts

Ola

passados muitos anos do ultimo aquario com algumas plantas, e ter passado por uma (má) experiencia nos Salgados, volto a tentar fazer um aquario plantado.

Este layout é uma tentativa de copia de um layout existente no site da tropica 🙂

a descriçao do aquario:

105x50x65cm

substrato ADA
Aqua Soil Amazonia
Tourmaline BC
Power Sand Basic /Adavance

CO2

Filtro Oase 850
com STILLA 10Litros

Diamante Biocondicionador equo - na agua todas as semanas
tropica premium - todas as semanas

iluminaçao
chihiros wrgb 90 II

plantas
Staurogyne repens
Micranthemum tweediei Monte Carlo
Bacopa caroliniana
Lobelia cardinalis
Cryptocoryne beckettii 'Petchii' 
Criptocornyne crispatula
Murdannia keisak
Heteranthera zosterifolia
Pogostemon erectus
Myriophyllum
mattogrossense
Limnophila sessiliflora
Nymphaea lotus
Alternanthera reineckii 'mini'
Hygrophila corymbosa 'Siamensis 53B'
Limnophila hippuridoides
Pogostemon helferi
Cyperus helferi 

 

a montagem foi feita a 31 Abril

large.20210331_224732.jpglarge.20210331_224743.jpglarge.20210401_000243.jpglarge.20210401_000247.jpglarge.20210401_111436.jpglarge.20210402_184457.jpglarge.20210402_184526.jpglarge.20210402_184530.jpg

 

mais tarde colocarei aqui fotos, depois da troca de agua.

🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só uma opinião... não me leves a mal, mas com tanto dinheiro investido, acho que podias ter perdido algum tempo antes da montagem a reparar o fundo e as laterais do aquário. Pelo que consigo perceber, isso que tens agora é papel autocolante, não? Com o silicone preto nas juntas, podias ter pintado os vidros com tinta acrílica preta... acho que o aquário ia ganhar um aspecto completamente diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, JoseCarlosMarques disse:

É só uma opinião... não me leves a mal, mas com tanto dinheiro investido, acho que podias ter perdido algum tempo antes da montagem a reparar o fundo e as laterais do aquário. Pelo que consigo perceber, isso que tens agora é papel autocolante, não? Com o silicone preto nas juntas, podias ter pintado os vidros com tinta acrílica preta... acho que o aquário ia ganhar um aspecto completamente diferente.

Obrigado pela tua opniao Jose, claro que nao levo nada a mal, postei o aquario aqui, para poder ter opnioes, e para quando algo correr mal, nao vir aqui abrir post's de emergencia a pedir ajudas.

Tens muita razao em relaçao ao que falas, o pior.... é que ele estava forradinho a preto, e quizemos mudar, e so depois de o colocar com agua e luz, é que vi que estava muito feio.

Agora nao tenho coragem para lhe mexer, pois é muito pesado, o movel é em ferro (forrado a acrilico) tem uma pedra marmore por cima.. mais aquario, substrato....

Tive a ideia ontem de meter a toda a volta junto ao vidro uma fiada da Myriophyllum mattogrossense, que ja esta no topo da agua (55cm) e vai ter de ser podada este fim de semana. Espero que assim "disfarçar" um pouco.

Depois da poda deste fim de semana (a primeira), posto aqui mais umas fotos.

Abraço e obrigado pela tua opniao

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, Paulo Leal said:

Obrigado pela tua opniao Jose, claro que nao levo nada a mal, postei o aquario aqui, para poder ter opnioes, e para quando algo correr mal, nao vir aqui abrir post's de emergencia a pedir ajudas.

Tens muita razao em relaçao ao que falas, o pior.... é que ele estava forradinho a preto, e quizemos mudar, e so depois de o colocar com agua e luz, é que vi que estava muito feio.

Agora nao tenho coragem para lhe mexer, pois é muito pesado, o movel é em ferro (forrado a acrilico) tem uma pedra marmore por cima.. mais aquario, substrato....

Tive a ideia ontem de meter a toda a volta junto ao vidro uma fiada da Myriophyllum mattogrossense, que ja esta no topo da agua (55cm) e vai ter de ser podada este fim de semana. Espero que assim "disfarçar" um pouco.

Depois da poda deste fim de semana (a primeira), posto aqui mais umas fotos.

Abraço e obrigado pela tua opniao

Sim... agora não penses em mexer nisso. Eheh. A trabalheira que terias não se justifica de todo. Essa opção das plantas pode resultar. Vai actualizando, para eu ir seguindo 🙂 . Bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e os primeiros problemas com as plantas, alguem sabe o que esta acontecer a esta planta?

sera que algum dos moradores esta a come-la?

camaroes Amano

otocinclus

clithon Corona

 

large.20210419_180940.jpg

 

Editado por Paulo Leal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito mais simples que isso... falta de potássio! Compra um frasco de Potássio barato numa loja de aquários e começa a mandar para dentro do tan que todos os dias. Potássio a mais é coisa que não existe 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a unica coisa que tenho metido na agua é o premium da tropica, e na ultima semana ao mudar a agua meto-lhe da équo o Linfa A e B para subir o GH e KH.. o aquario tem 2 semanas e meia.

vou mandar vir entao amanha 🙂

pensei que eram os camaroes que as andavam a comer, pois esta sempre la um ou dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Paulo Leal said:

pensei que eram os camaroes que as andavam a comer, pois esta sempre la um ou dois.

Provavelmente estão... platas apodrecidas... maravilha para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/04/2021 at 16:00, Paulo Leal disse:

substrato ADA
Aqua Soil Amazonia
Tourmaline BC
Power Sand Basic /Adavance

bom dia, alguem me sabe dizer, se o substrato que usei no aquario, pode baixar o KH ?

lembrar que a montagem tem 3 semanas....é que faço trocas regulares de 50% (de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias) a agua que meto, tem KH, e passado 1 dia o aquario ja nao tem KH quase nenhum

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Paulo Leal said:

bom dia, alguem me sabe dizer, se o substrato que usei no aquario, pode baixar o KH ?

lembrar que a montagem tem 3 semanas....é que faço trocas regulares de 50% (de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias) a agua que meto, tem KH, e passado 1 dia o aquario ja nao tem KH quase nenhum

abraço

Não sou nenhum expert no assunto, mas acho que isso se deve à ação das bactérias que já deves ter na coluna de água. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/04/2021 at 21:05, Paulo Leal disse:

e os primeiros problemas com as plantas, alguem sabe o que esta acontecer a esta planta?

sera que algum dos moradores esta a come-la?

camaroes Amano

otocinclus

clithon Corona

 

large.20210419_180940.jpg

Olá Paulo,

Antes de mais os meus parabéns pela montagem. A ansiedade de finalizar o projecto fez com que não tivesse reparado no estado do aquário, mas ainda vai a tempo.
Sobre a Alternanthera reineckii 'mini' podes colocar o potássio todo e mais algum que o problema não irá ficar resolvido.

No meu aquário e muito antes da montagem, na planificação que fiz esta planta que é uma das minhas preferidas nos vermelhos estava contemplada. E até colocar os Amano ela estava espectacular. Os problemas começaram quando os introduzi, de um dia para o outro começaram a comer até que ficava sem uma única folha e se estavam bonitas. Fiz mil e uma experiências pois gostava muito de as ter. Até que desisti e só tinha duas soluções, retirar a Alternanthera reineckii 'mini' ou os Amano, face ao investimento dos Amano, ficaram eles para tristeza minha. Até hoje não encontro explicação. Já tentei introduzir de novo mas o resultado é sempre o mesmo para mal dos meus pecados.....

Espero que consigo não aconteça o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Macoz said:

retirar a Alternanthera reineckii 'mini' ou os Amano

Esquisito, isso. Cheguei a ter Alternanthera e Amanos no meu aquário e eles nunca lhes tocaram. O facto de o terem feito no teu aquário revela que a planta poderia já não estar muito bem de saúde. Os camarões só vão atrás das plantas mais debilitadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Esquisito, isso. Cheguei a ter Alternanthera e Amanos no meu aquário e eles nunca lhes tocaram. O facto de o terem feito no teu aquário revela que a planta poderia já não estar muito bem de saúde. Os camarões só vão atrás das plantas mais debilitadas...

Acredita que a planta estava super saudável. Iniciei a montagem com plantas da Tropica impecáveis. Com um substrato tão rico como Amazonia o crescimento nas primeiras semanas foi excepcional. Tudo a correr muito bem até a introdução dos Amanos. A partir desse momento foi o descalabro. Atenção tenho fotos do "crime" 🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Macoz said:

Acredita que a planta estava super saudável. Iniciei a montagem com plantas da Tropica impecáveis. Com um substrato tão rico como Amazonia o crescimento nas primeiras semanas foi excepcional. Tudo a correr muito bem até a introdução dos Amanos. A partir desse momento foi o descalabro. Atenção tenho fotos do "crime" 🙄

Não duvido! Só acho estranha essa tendência dos teus Amano... devem gostar do vermelho 😛 . Passaste pelo meu tópico... leste o que escrevi... há coisas no hobby que não se percebem. Por muita informação que possa existir, há sempre alguma coisa que estranhamente corre mal.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não duvido! Só acho estranha essa tendência dos teus Amano... devem gostar do vermelho 😛 . Passaste pelo meu tópico... leste o que escrevi... há coisas no hobby que não se percebem. Por muita informação que possa existir, há sempre alguma coisa que estranhamente corre mal.

Os Amano só não foram para a panela pois tinham muito pouco que comer face ao seu valor de aquisição 🤣

Sempre comprei os Amano juvenis e quando fiz a montagem do aquário novo 90x45x45 achei que deveria já ter Amanos adultos e comprei 16 já bem grandes (3,5/4,5cm) na Aquaeden. Ou são geneticamente alterados ou então devem ter algum problema com o SLB 😜

 

Editado por Macoz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Macoz said:

Os Amano só não foram para a panela pois tinham muito pouco que comer face ao seu valor de aquisição 🤣

Sempre comprei os Amano juvenis e quando fiz a montagem do aquário novo 90x45x45 achei que deveria já ter Amanos adultos e comprei 16 já bem grandes (3,5/4,5cm) na Aquaeden. Ou são geneticamente alterados ou então devem ter algum problema com o SLB 😜

Nunca vi Amanos com 4,5cm. Porra. Devem ser bem grandes. Tens que fazer um tópico sobre esse teu aquário. Agora fiquei curioso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Nunca vi Amanos com 4,5cm. Porra. Devem ser bem grandes. Tens que fazer um tópico sobre esse teu aquário. Agora fiquei curioso...

São mesmo muito grandes acredita 😀

Os mais pequenos que comprei e já os tenho desde o antigo aquário e mesmo já crescendo mesmo muito estão ainda nem metade dos XL 😜

Tenho de apresentar o meu humilde aquário à comunidade. E tudo porque comecei a seguir o Filipe Oliveira já à muitos anos e nem sequer aquário tinha 😝  sempre foi algo que me fascinou mas que nunca tive coragem de ter. Hoje até a minha fertilização faço e tudo isto em pouco mais de 14 meses! Haja vontade de aprender e mãos à obra 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela vossa ajuda, entretanto li que o potassio era das poucas coisas que o aquario nunca iria produzir, comprei o teste e sim, nao tinha nada... ja adicionei, vamos vendo, entretanto nao tenho visto os Amanos tanto de volta dela, e acho que se fosse um "petisco" ficavam la todos, e so la vejo as vezes um.

quanto ao meu KH, é que nunca o consigo manter, queria tentar ir equilibrando valores, pois nao vou comprar peixes enquanto os valores nao ficarem estaveis. Mas tambem ainda deve andar a ciclar, se bem que nunca vi nenhum pico de Amonia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Macoz said:

Tenho de apresentar o meu humilde aquário à comunidade

Onde o posso ver?

1 hour ago, Macoz said:

Hoje até a minha fertilização faço e tudo isto em pouco mais de 14 meses!

Devemos ter começado mais ou menos ao mesmo tempo... Setembro de 2019... e na altura estava com ideia de fazer tudo em DIY. Entretanto mudei de ideias 😛 . Gasta-se mais dinheiro e o resultado é inesperado.

1 hour ago, Paulo Leal said:

quanto ao meu KH, é que nunca o consigo manter, queria tentar ir equilibrando valores, pois nao vou comprar peixes enquanto os valores nao ficarem estaveis. Mas tambem ainda deve andar a ciclar, se bem que nunca vi nenhum pico de Amonia.

Eh pá... pela minha experiência (que não é lá grande coisa)  é meter os peixes lá dentro e esperar pelo melhor. Muito raramente faço testes. É ver como as coisas evoluem e perceber mais ou menos o que o aquário precisa. Isto não é física nuclear 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/04/2021 at 14:01, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... pela minha experiência (que não é lá grande coisa)  é meter os peixes lá dentro e esperar pelo melhor. Muito raramente faço testes. É ver como as coisas evoluem e perceber mais ou menos o que o aquário precisa. Isto não é física nuclear 😉 .

andei a ler sobre o KH, e tal como desconfiava, é o substrato que faz isto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Paulo Leal said:

acho que nao tem nada a ver com o ciclado, o substrato que usei (segundo o que li) baixa o KH e o PH. 

OK. Compreendido. Pensei que isso tivesse haver com as bactérias. Sempre a aprender... Não compreendo é porque precisas estabilizar o KH. Se é como dizes, sempre que trocas a água, ele vai alterar-se. Dessa forma nunca pões peixes no aquário.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.