Black Water


André Martins

Recommended Posts

Boa tarde,

Há uns meses para cá iniciei um novo projecto onde queria tentar fazer um biotopo sul americano com blackwater.

Adicionei alguns botanicos, o aquario já tinha algumas madeiras, folhas de amendoeira para escurecer a água. Ela de facto escureceu, mas na verdade dias depois de adicional qualquer botânico, ou mesmo o triple black water da Aquazoo plus, a água começa a clarear sem que faça alguma TPA. Abaixo o meu setup

Filtro JBLe1501 com esponja e cerâmicas, Substrato é o aquarium soil da tropica. Tenho duas pequenas rochas, uma vulcanica e uma ryuoh (penso).

O aquario é de 200l

Já esgotei todo o meu conhecimento e acho que pode ser do substrato, ou da rocha que nao sei bem qual é o tipo...o que acham?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o facto de os blackwaters ao fim algum tempo irem perdendo aquele tom âmbar escuro é por causa da micro-oxigenacão e oxidação dos Taninos. 

Basicamente quanto mais movimentação e filtragem os nossos aquários darkwater tiverem mais rapidamente os taninos desaparecem, claro que num aquário em casa queremos uma boa filtragem, mas uma boa filtragem faz com que os taninos que são compostos fenolicos, acabem por clarear.

Normalmente o pessoal dos bettas e dos killis normalmente não têm tanto esse problema, pois são espécies que estão em aquários com menor filtragem e menor agitação na água, menos micro-oxigenacão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Ricardo Galante disse:

Boas, o facto de os blackwaters ao fim algum tempo irem perdendo aquele tom âmbar escuro é por causa da micro-oxigenacão e oxidação dos Taninos. 

Basicamente quanto mais movimentação e filtragem os nossos aquários darkwater tiverem mais rapidamente os taninos desaparecem, claro que num aquário em casa queremos uma boa filtragem, mas uma boa filtragem faz com que os taninos que são compostos fenolicos, acabem por clarear.

Normalmente o pessoal dos bettas e dos killis normalmente não têm tanto esse problema, pois são espécies que estão em aquários com menor filtragem e menor agitação na água, menos micro-oxigenacão. 

Olá Ricardo, 

Por acaso não me tinha surgido ainda essa hipotese... Então sugeres que tente reduzir um pouco o caudal do filtro? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, André Martins disse:

Olá Ricardo, 

Por acaso não me tinha surgido ainda essa hipotese... Então sugeres que tente reduzir um pouco o caudal do filtro? 

Podes reduzir, mas acho que vai ter pouco impacto, manter um darkwater não é a mesma coisa que manter um aquário plantado todo bonitinho, se fores ter espécies selvagens que estejam habituadas a um tipo de águas mais paradas, sim, acho Que deves reduzir o caudal e tornar o aquário o mais parecido com o habitat delas, se não forem selvagens mantêm o caudal, mas vais ter que usar mais taninos, e taninos mais resistentes.

Para mim nos meus darkwaters tento que seja o mais perto do habitat da fauna que lá coloco

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/04/2021 at 12:09, Ricardo Galante disse:

Podes reduzir, mas acho que vai ter pouco impacto, manter um darkwater não é a mesma coisa que manter um aquário plantado todo bonitinho, se fores ter espécies selvagens que estejam habituadas a um tipo de águas mais paradas, sim, acho Que deves reduzir o caudal e tornar o aquário o mais parecido com o habitat delas, se não forem selvagens mantêm o caudal, mas vais ter que usar mais taninos, e taninos mais resistentes.

Para mim nos meus darkwaters tento que seja o mais perto do habitat da fauna que lá coloco

Ok Ricardo, muito obrigado pela ajuda. 

Já agora, tens alguma recomendação de onde adquirir os taninos? Uma vez que quero botânicos da América do sul, quais são na tua opinião os mais resistentes, ou melhores para serem usados? 

Eu já tenho vários, diferenciados todos com origem sul americana, mas tenho tido dificuldade em arranjar informações sobre a qualidade dos mesmos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.