Problemas com Blyxa Japonica


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Olá a todos. Esta vai para aqueles membros mais experientes aqui do fórum ( @Vera Santos, @Tozé Nunes, @João Cardoso (Kadoxu), @Diogo81, @Alvaro Silva... ), mas toda a ajuda é bem vinda! Já procurei soluções sobre isto em vários sites, mas encontrei pouca coisa e com respostas muito diferentes umas das outras. Então é o seguinte... há umas semanas atrás, e de forma a tentar conter o crescimento da minha Blyxa, cortei alguns pés que estavam a crescer da planta mãe, com a mesma dentro do aquário. Pelo que li, o ideal teria sido retirar toda a planta do tanque, separar os pés e voltar a planta-los, mas como não queria mexer muito no substrato optei por essa solução. O que aconteceu depois, e que observei hoje com mais atenção, é que os pés originais (talvez por ter lá andado a mexer) se soltaram do substrato. As raizes continuam bem firmes, mas a planta está quase suspensa. Em alguns casos, a uns 5 cm do substrato. O que devo fazer para resolver esta situação? Deixo ficar como está? A planta não dá mostras de estar a definhar... continua com boa coloração, e com um crescimento razoável, mas incomoda-me alguns "buracos" que são muito notórios quando acendo o painel de LEDs que tenho no fundo do aquário. Será que, com o tempo, e o crescimento da planta esses "buracos" acabaram por desaparecer? Gostava de ouvir todas as vossas opiniões. Desde já agradeço.

 

large_001.jpg

large_002.jpg

large_003.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, JoseCarlosMarques disse:

há umas semanas atrás, e de forma a tentar conter o crescimento da minha Blyxa, cortei alguns pés que estavam a crescer da planta mãe, com a mesma dentro do aquário. Pelo que li, o ideal teria sido retirar toda a planta do tanque, separar os pés e voltar a planta-los, mas como não queria mexer muito no substrato optei por essa solução.

Isto foi uma infração muito grave da regra nº1 do livro de aquáriofilia (que não existe)... faz as coisas como deve ser á primeira, mesmo que dê mais trabalho, para não teres de a fazer 2 vezes! 🤣

Estou a brincar, obviamente... não sou própriamente um expert em plantas, mas diria que precisas de replantar isso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Isto foi uma infração muito grave da regra nº1 do livro de aquáriofilia (que não existe)... faz as coisas como deve ser á primeira, mesmo que dê mais trabalho, para não teres de a fazer 2 vezes! 🤣

Estou a brincar, obviamente... não sou própriamente um expert em plantas, mas diria que precisas de replantar isso.

Pois... já me auto-chicoteei 10 vezes com um cinto de couro 😞 . Eheh. Mas vou ter mesmo que mexer naquilo, não vou? Mais uns meses de recuperação...

Já agora, dá-me a tua opinião... eu estou a pensar tirar completamente toda a Blyxa e replanta-la como deve ser. Devo ou não colocar a fauna uns dias num outro aquário, para não correr o risco de os perder?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

É pá,pinça na mão e replantar isso mas com calma para que não tenhas que fazer duas vezes,sabes bem que a preguiça,e a pressa,são inimigas do bem fazer,bem feito,eu sei que ás vezes a gente que tudo ao mesmo tempo,ou seija,ter água no nabal.e sol na eira,pois não pode,kkkkk.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

É pá,pinça na mão e replantar isso mas com calma para que não tenhas que fazer duas vezes,sabes bem que a preguiça,e a pressa,são inimigas do bem fazer,bem feito,eu sei que ás vezes a gente que tudo ao mesmo tempo,ou seija,ter água no nabal.e sol na eira,pois não pode,kkkkk.

Abraços

Obg. pela dica, Álvaro. Estou agora a ganhar coragem para por mãos àquilo. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/04/2021 at 20:56, JoseCarlosMarques disse:

Já agora, dá-me a tua opinião... eu estou a pensar tirar completamente toda a Blyxa e replanta-la como deve ser. Devo ou não colocar a fauna uns dias num outro aquário, para não correr o risco de os perder?

Acho que não é preciso tirá-los. Fazes uma TPA grande depois de replantar e em princípio não terás problemas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Acho que não é preciso tirá-los. Fazes uma TPA grande depois de replantar e em princípio não terás problemas.

Já avancei por outro lado João... tirei todas as plantas que tinha no aquário, mantive (mais ou menos) o hardscape, e optei por plantar apenas Monte Carlo. Mais tarde, logo se vê. Mas agradeço imenso o teu comentário. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais