Iniciar no CO2 - dúvidas


Tiagolopes

Recommended Posts

Boas pessoal. Preciso de ajuda para adquirir o material necessário  para injetar CO2 no aqua pela primeira vez. E se me puderem dar algum link com algum tutorial ou dicas para a primeira interação com este sistema, para que não cometa nenhum erro, agradecia imenso. Eu tenho uma noção, mas não passa disso.

Eu entrei no mundo da aquariofilia em Novembro de 2020, e  estou a adorar. Iniciei com um aqua comunitário de 60L, com 60cm de cumprimento, e tudo corre bem, mas gostava de ter mais plantas, mais belas, mais saudáveis, e mais vistosas, e por isso queria adquirir  equipamento para injeção de CO2.

Como não percebo do assunto, nem sei o que preciso ao certo, estava a pensar adquirir um set que já trouxesse tudo o necessário para aprender e para puder atingir o meu objetivo. Já andei a pesquisar pela net, e acho que para investir, invisto já numa coisa mais ou menos para durar uns tempos.

Agora queria a vossa opinião que entendem mais que eu sobre o assunto.

Para não correr o risco de comprar algum material incompatível, ou de me esquecer de algo, pensei em adquirir um dos kits completos que vendem nas lojas de aquariofilia. Será uma boa ideia? Será que um destes kits, por exemplo, vale a pena? 

https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=3790&controller=product

https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1379&controller=product

Tem tudo o que é preciso?

É fácil de fazer a ligação e instalação do sistema todo?

Aceito sugestões, se acharem que por volta desse valor consigo algo melhor, agradeço pela informação.

Obrigado pessoal.

Editado por Tiagolopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Nem sempre é necessário a utilização de CO2 pressurizado. Tudo depende das plantas que tens no teu aquário. Porque não apresentas primeiro o teu aquário com a sua flora, fauna, etc.?

Quanto aos kit's de CO2 tens uma grande variedade nas lojas da especialidade, tendo de escolheres várias coisas: Tamanho da botija, se é recarregável ou não, tipo de difusor, etc. Meu conselho: Vê em várias lojas de aquariofilia preços e caraterísticas dos kits que disponibilizam. Eu comprei há cerca de meio ano um kit de uma loja (sem ser kit de marca "oficial") com botija de 2L, válvula solenoide, difusor, etc. por cerca de 120€ e estou bastante satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Bom dia, vou aproveitar este tópico para colocar a minha dúvida:

- Adquiri recentemente um kit de C02. A minha grande dúvida é: qual a quantidade que deve ser injetada no aquário?

Pelo que percebi de outras leituras, devemos iniciar o C02 uma hora antes do fotoperíodo e desligar uma hora antes do fotoperíodo terminar, correto? Mas a grande questão é as quantidades corretas para não haver intoxicação dos peixes.

Estamos a falar de um aquário com 20L úteis. 

 

Obrigado desde já!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opiniao, esque as bolhas e etc por segudo... Compra um drop checker e ja esta! Quanto as horas de iniciar, cada caso e um caso, eu por exemplo faco como disseste... Mas se por exemplo tiver o skimmer a trabalhar a noite, ja tenho de comecar mais cedo a injectar o co2, para este estar no nivel que quero quando a luz liga!

Compra um drop checker, e vai ajustando devagar, ate chegares a quantidade ideal (o drop checker diz-te isso com a cor). Tem atencao que cada ajuste, demora um bocado a reflectir-se no drop cheker, se nao estou em erro umas duas horas ou assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/10/2021 at 15:59, PMarinho disse:

Na minha modesta opiniao, esque as bolhas e etc por segudo... Compra um drop checker e ja esta! Quanto as horas de iniciar, cada caso e um caso, eu por exemplo faco como disseste... Mas se por exemplo tiver o skimmer a trabalhar a noite, ja tenho de comecar mais cedo a injectar o co2, para este estar no nivel que quero quando a luz liga!

Compra um drop checker, e vai ajustando devagar, ate chegares a quantidade ideal (o drop checker diz-te isso com a cor). Tem atencao que cada ajuste, demora um bocado a reflectir-se no drop cheker, se nao estou em erro umas duas horas ou assim.

Segui este tutorial e para já tudo certo:

 

A cor está um verde mais claro do que o suposto, mas amanha regulo a injeção.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/8/2021 at 9:02 PM, JoãogaFernandes said:

Só mais uma dúvida:

 

Desligando o C02 1h antes do fotoperíodo terminar, quando a luz desligar, o dropcheker tem de estar azul (ausência de C02)?

 

Nop, pode estar verde que nao ha problema, dps ira baixar... So tens de ter cuidado para nao estar acima do que e recomendado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais