Depois de algum tempo... novo projecto :)


Tuor

Recommended Posts

Viva pessoal,

Sou membro do fórum já há alguns anos, quando montei o meu primeiro aquario de 54L que ainda dura.

No entanto tenho estado um bocado afastado e em modo serviços mínimos... 😄

Decidi agora recomeçar com um novo projecto mais ambicioso, e estava a pensar num aqua entre 120-200L.

Sou de Aveiro e por isso aceito conselhos de onde adquirir o mesmo, no entanto tenho pesquisado e estou de olho nestes (128 ou 200L😞

https://www.olx.pt/d/anuncio/aqurio-128l-novo-80x40x40-aquatlantis-com-travamentos-IDDcHnw.html#d8b7e9fc93

Conhecem este aquarios? Vale a pena?

 

Adicionalmente, e porque a minha formação é em electrónica, tenho uns projectos de monitorização em mente... mas isso fica para depois! 😄 para não ser "spoiler"!

Fiquem atentos. 🙂

Obrigado... novamente! 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então vou ficar atento, pois também tenho formação em eletrónica e também estou a pensar fazer um projeto, que deve ser parecido com o teu, e por coincidência o aquário tem as mesmas dimensões e travamento desse que meteste link. 🙂

No meu caso, estou a usar um arduino e já tenho o código para a iluminação feita, já tenho as calhas feitas e a funcionar, falta-me só a parte da electrónica para interligar o arduino com as calhas.

Não sei se é um arduino que estás a pensar usar.

 

Editado por naoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Em principio vou usar um ESP8266 (tipo huzzah feather) com o arduino IDE pela facilidade.

Tenho já vários em casa a fazer aquisição da temperatura e a comandar os AC's.

A ideia é fazer a aquisição do maior numero de parametros possivel (temperatura e pH para já) e enviar para o home assistant (tenho neste momento o hassio a rolar).

No home assitant então conseguir configurar os horários e temperatura desejada por exemplo, e poder facilmente consultar a temperatura medida e o pH.

Adicionalmente controlar o que for possivel (iluminação e temperatura será o inicio).

Queria tb tirar tudo (maquinaria claro) o que fosse possível de dentro do aquario para ficar mais clean (ter uma especie de segundo filtro externo em linha).

 

Estou a preparar um boneco com isso e já coloco aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, neste momento tenho o arduino programado. mas no futuro estou a pensar trocar pelo RaspberryPi, é mais versátil, dá para a parte eletrónica e parte do software.

Estava a pensar fazer um servidor web, onde dava para fazer as leituras relativas ao aquário e fazer algumas configurações.

Como tenho tudo ligado na mesma extensão, estava a pensar também medir o consumo, sabes de alguma tomada que faça essas leituras sem ser nada de muito caro? 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, então cá vai.

A ideia para já é esta:

ACtC-3cwghS0iIv-ZLas2C2NEVaAe8Ixep9R-cnR

 

O ESP32 deverá controlar as funções principais (temperatura por exemplo) e publicar os dados para consultar no home assistant.

Para já está pronto a receber os dados básicos:

ACtC-3e6iBTXZbxLmx5jaHhXCsTwtwVL1fdf2g1K

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O home assistant estou a pensar fazer com o Raspberry, assim junot o útil ao agradável (hardware + software 🙂 ).

Vou ver isso das tomadas nas marcas que indicas.

Em relação ao teu projeto, onde fazes as ligações fora do aquário, é numa sump?

Também estás a pensar em usar o filtro UV, eu também estava a pensar nisso, mas ainda não sei bem os parâmetros a usar, os filtros que dão para UV falam em 5w, mas estive a ver um video em que o autor fala em pelo menos 30w!!!!!

O ESP32 tem entradas analógicas para isso tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

O ESP só tem uma entrada, mas vou usar um multiplexer para 8.

Relativamente ao sistema, a ideia é tirar a maquinaria do aquario para fora e fazer uma especie de inline heater/uv-c.

O objectivo é conseguir configurar tudo centralmente no home-assistant (horário da iluminação, temperatura do aquário, etc.) e obter os dados dos sensores (ºC, pH, e outros de futuro).

Adicionalmente o ESP vai fazer o controlo da temperatura, removendo a dependencia do termostáto mecanico.

Usando luz led, consigo ainda fazer um arranque e fecho lento das luzes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado, isso. Gostava de ter os conhecimentos para fazer uma coisa dessas e tirar de dentro do aquário toda a parafernália de equipamentos. Mas depois mostra imagens de todo o sistema. Ainda te encomendo uma coisa dessas. Eheh. E imagens do aquário também 🙂 !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tuor

Eu não percebo nada de nada de eletrônica,sou o que se costuma dizer,sou um burro a olhar para uma Catedral,mas deixa-me fazer-te uma pergunta,se quando tiveres tudo a trabalhar,e por qualquer motivo houver um dia a luz cair,e desligar tudo,como é,vais ter que fazer o que,um reset,ou a coisa começa logo tudo como se nada tivesse acontecido.

Se calhar esta é uma pergunta mesmo burra ahahah,desculpa.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silvacaso falhe a eletricidade, será como numa situação normal, quando voltar recomeça tudo como estava. Onde é necessário ter mais atenção é na iluminação, como vai ser gradual, para simular a luz solar, é só ter o cuidado de repor a simulação para a hora atual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. 

Neste caso temos dois cenários.

Se for apenas o esp a controlar os horários, este vai ter que ter um relógio com backup (normalmente uma pilha) ou ir á NET buscar a hora certa.

No caso de por o home assistent a controlar os horários, este já tem relógio e portanto recupera. Tenho os estores da casa a funcionar assim (abrem automaticamente de manhã e fecham á noite) e tem recuperado sempre bem. O único problema deste cenário é que fica dependente do home assistant, o que para o aquário não me agrada. Quero que fique independente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem.

O menino está montado e a ciclar:

ACtC-3dJSyb5-rqcfI3tCw5auhPQfErCgyJ-IFj-

Flora:

- Hygrophila (polysperma e corymbosa)

- helanthium

- Musgo Java

- Bacopa

- Anubias (barteri e nana)

- Glossostima elastinoides

Substrato: Aquabasis (5L) e Manado (+/- 25L)

Filtro: Tetra ex800 plus

Aquecedor: Sera 200W

Iluminação: Nicrew SkyPlus 90cm - 36W

Os parametros para já estão normais com excepção do KH que está a 0... Começaram a subir os Nitritos.

 

Próximos passos:

- Começar a implementar umas brincadeiras, a começar pelo controlo da iluminação.

- Retirar o aquecedor para fora do aquario - tranformar num inline DIY.

 

Editado por Tuor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ponto de situação:

Aquario a ciclar, criou aquele bolor branco na madeira mas já fui limpando e está a ficar ok.

Automação já controla as luzes, simula o amanhecer, o anoitecer e fica depois apenas com a luz azul durante o tempo desejado. 🙂

Já mede a temperatura da água.

Passo seguinte é retirar o aquecedor para fora do aquario e começar a arranjar inquilinos. 😃

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, chegou a hora de habitar o menino.

Começou por levar os que já cá estavam por casa (do aquário de 60L que fica para um outro projecto):

- 1 ventosa do Bornéu (spotted Bornéo sucker)

- 6 plattys

Adicionalmente vieram os novos inquilinos:

- 8 rasbora arlequim

- 2 Colisa Lalia(casal)

- 2 ottos

- 4 Camarões Ammano

E para já fica por aqui. Estou só a pensar adicionar algum peixe de fundo, eventualmente umas corys. Só tenho receio do substrato ser muito leve.

Assim que possível ponho fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha algum receio das colisas. Como não encontrei uma informação clara, e os camarões tb já têm um tamanho razoável e muito esconderijo, decidi arriscar. Para já está tudo ok, nem sequer lhes ligam. Vamos ver como corre. 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.