Preciso de ajuda com o meu aquário de camarões.


Sanary 010

Recommended Posts

Desde já obrigada, tenho este aquário a uns 9/10 meses, fiz tudo com calma porque como não tenho muita experiência queria ir aprendendo aos poucos. Os meus camarões (red cherry) tenho a uns 6 meses nunca tive nenhum problema com eles, sempre estiveram a reproduzir e de 10 hoje tenho uns 40 +/-, no entanto ontem fiz a mudança da água, como sempre faço mudo sempre de semana a semana e reparei hoje de manhã que tinha uns 15 mortos não sei pq, eles estão divididos uns na superfície e outros normais a nada perto dos musgos etc. 

O que eu uso de produtos para as mudanças são seachem prime, stability e depois uso os condicionadores para as plantas seachem iron, potássium, flourish. Vou fazer agora os teste para ver se está algo diferente de já Índico os valores. Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esqueci-me de dizer o aquário tem 70lts e eu fiz a troca de 10litros. 

Os testes(será) deram:

pH 7

GH 8

Kh 4

NO2 o,5

No3 10 mgl parece ser me que está em 25 mgl mas com os outros habitante da casa dizem que é o outro meti os dois. 

Achei o pH alto e meti uma bolota para baixar 

Em relação o no3 meti no filtro seachem denitrate para remover pelo menos é o que diz. Em relação ao NO2 não sei o que posso fazer....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me corrija se estiver a dizer alguma parvoíce, mas mortes logo depois de TPAs com camarões, geralmente são 1 de 3 coisas:

  1. Problemas causados pela manutenção 
    1. Água nova contaminada
    2. Não utilização ou utilização incorreta de acondicionador de água
    3. Limpeza do filtro feita incorretamente, quebrando o ciclo do azoto
  2. Problemas na mudança da casca (não me lembro do nome correto que se dá a isto em português)
  3. Coincidência (o problema é outro)

Quanto aos teus testes:

  • NO3 abaixo de 20 ou 30ppm não tem problema algum... estás só a gastar dinheiro sem necessidade com o Seachem Denitrate. Nitratos removem-se com TPAs.
  • NH (Amónia) que é o mais importante não medes
  • NO2 (Nitritos) a 0.5ppm, não sendo extremamente grave, é mau o suficiente para causar problemas.

Que tipo de testes estás a usar?

Também não falas em filtro nem em temperatura da água, se tens outro tipo de fauna no aquário, etc. Tudo isto é importante saber.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Alguém me corrija se estiver a dizer alguma parvoíce, mas mortes logo depois de TPAs com camarões, geralmente são 1 de 3 coisas:

  1. Problemas causados pela manutenção 
    1. Água nova contaminada
    2. Não utilização ou utilização incorreta de acondicionador de água
    3. Limpeza do filtro feita incorretamente, quebrando o ciclo do azoto
  2. Problemas na mudança da casca (não me lembro do nome correto que se dá a isto em português)
  3. Coincidência (o problema é outro)

Quanto aos teus testes:

  • NO3 abaixo de 20 ou 30ppm não tem problema algum... estás só a gastar dinheiro sem necessidade com o Seachem Denitrate. Nitratos removem-se com TPAs.
  • NH (Amónia) que é o mais importante não medes
  • NO2 (Nitritos) a 0.5ppm, não sendo extremamente grave, é mau o suficiente para causar problemas.

Que tipo de testes estás a usar?

Também não falas em filtro nem em temperatura da água, se tens outro tipo de fauna no aquário, etc. Tudo isto é importante saber.

O filtro que tenho é um externo de 100 Lts, realmente não tenho o teste de amónia pq nunca o encontre.  

Em relação ao problema das manutenções eu realmente duvido que tenha sido isso pq sempre fiz as mudanças da mesma forma e nunca aconteceu nada do tipo. Não mudei o filtro ainda. E a última vês foi a 2 meses.

Os teste que uso até agora são os da sera.

A temperatura está a 27°

Fauna:

-Vesicularia dubyana christmas

-Anúbis barteri nana

-Limnophila aquatica

-Rotala rotundifolia 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É no mínimo estranho um aquário com 10 meses, ter os valores de nitratos e nitritos tão altos, se tiveres uma loja de aquariofilia por perto eu procurava o teste da amónia ou levava um pouco de água e perguntava se me podiam testar a amónia, por norma testam sem qualquer tipo de problema e sem pagar nada, mas se tens os nitritos a 0,5 talvez tenhas amónia.

On 30/03/2021 at 18:03, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Que tipo de testes estás a usar?

Esta pergunta é importante e não a respondeste da forma que desejaríamos(penso eu que posso falar também pelo João), penso que o que queremos realmente saber é se são testes de fita ou de reagentes químicos, porque se for de fita há a possibilidade de esses resultados estarem todos errados e o problema não ser o NO3 e NO2.

Em relação ao pH para neocaridinas não está alto, está bom, mas também podes estar descansado que não há de ser a bolota que vai tirar o pH da faixa ideal.

A temperatura está alta demais isso a 20, 21 está bom, 27 é muito mesmo tenta ir reduzindo isso gradualmente até aos 20.

O aquário é só de neocaridinas? 2 meses sem limpar o filtro se esses valores de NO3 e NO2 estão corretos, escusas de usar denitrate porque o que isso quer é limpeza.

Tenta sempre evitar o uso de químicos e produtos que te ajudem a atingir um determinado fim como por exemplo o denitrate, o produto resolve-te temporariamente o problema mas se não atacares na origem do problema mais tarde ou mais cedo vais sofrer da mesma dor de cabeça.

E por último o que deste como fauna é na verdade a flora, quando o João te questionou acerca da fauna estava a questionar acerca da existência de outros animais do aquário.

Se puderes tirar umas fotos e partilhar aqui seria uma boa ideia também para pudermos ver o aquário e detetar ou não algum possível erro.

Aqui tens um link para te ajudar a publicar fotos:

 

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais