O meu aquário - uma bela asneira


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Há pouco mais de uma semana, numa visita a uma loja de animais comprei um aquário, peixes e alguns produtos com o aconselhamento do lojista e, evidentemente, a habitual euforia do filhos. Tentei seguir o máximo possível as instruções de instalação e tenho agora um aquário de 10L, com os três peixes, um filtro e aquela peça decorativa.

Isto despertou-me a curiosidade sobre o tema e, pelo que fui até agora lendo na internet, já percebi que tenho aqui uma bela asneira, porque nem o aquário foi bem preparado, como não dá para grande coisa e a vida destes peixes nestas condições também não será muito feliz. Mas é assim que se aprende a não confiar em qualquer lojista e, muito menos, a não ceder à pressão dos mais pequenos nestas coisas.

Queria pedir o vosso conselho sobre o que fazer.

- Mantenho os peixes? Se sim, o que devo fazer para melhorar? Aquário maior? Bomba de ar?...

- Não mantenho os peixes? Que peixes deveria ter aqui?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Cumprimentos.

Editado por Simão Agostinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, tal como tu, eu e provavelmente outros membros fomos iludidos por lojistas que apenas têm o interesse de vender, mas faz parte, o importante é que tens motivação para mudar.

Eu pessoalmente devolvia os peixes à loja, sempre podes comprar um aquário maior, quando falo em maior é com +120litros, pois esses peixes podem atingir os 30cm.

Num aquário dessas dimensões não tens muitas opções, talvez uns microrasboras ou uns camarões e já ficas no limite.

Abraço 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simão

Sim foi um erro,ires no impulso,e no entusiasmo dos filhos,e na euforia do lojista de vender a qualquer custo.

Bom agora o mal já esta feito,já te disseram,e eu volto a dizer,vai há loja entregar os peixes,esses peixes são para lagos,para um peixe há uma regra para povoar o aquário, que deve ser de 60 a 80l por exemplar adulto,sabemos que eles crescem muito com o tempo, principalmente exemplares de determinadas raças como Cometa, Oranda, Cálico, Telescópio e kinguios comuns, além de algumas outras, com condições favoráveis, indivíduos dessas raças atingem padrão de matriz com menos de 2 anos de idade.

Portanto para isso isso, um aquário para 2 kinguios, considerando uma excelente filtragem, deve ter no mínimo 150 Litros, como vez esse aquário dá por exemplo para um Betta,ou para uns Camarões.

E antes de se colocar os peixes tens que fazer o ciclo do azoto  para a formação da colonias  de bactérias nitrificantes esse período dura em média de 30 a 40 dias, no qual nenhum peixe deve ser adicionado ao aquário, pois morreria envenenado pela Amónia e Nitritos.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a ambos pelas respostas.

há 14 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Simão

Sim foi um erro,ires no impulso,e no entusiasmo dos filhos,e na euforia do lojista de vender a qualquer custo.

Bom agora o mal já esta feito,já te disseram,e eu volto a dizer,vai há loja entregar os peixes,esses peixes são para lagos,para um peixe há uma regra para povoar o aquário, que deve ser de 60 a 80l por exemplar adulto,sabemos que eles crescem muito com o tempo, principalmente exemplares de determinadas raças como Cometa, Oranda, Cálico, Telescópio e kinguios comuns, além de algumas outras, com condições favoráveis, indivíduos dessas raças atingem padrão de matriz com menos de 2 anos de idade.

Portanto para isso isso, um aquário para 2 kinguios, considerando uma excelente filtragem, deve ter no mínimo 150 Litros, como vez esse aquário dá por exemplo para um Betta,ou para uns Camarões.

E antes de se colocar os peixes tens que fazer o ciclo do azoto  para a formação da colonias  de bactérias nitrificantes esse período dura em média de 30 a 40 dias, no qual nenhum peixe deve ser adicionado ao aquário, pois morreria envenenado pela Amónia e Nitritos.

Saudações

Álvaro Silva, falas no ciclo do azoto. Se adquirir um aquário maior, por exemplo de 60 litros, e quiser fazer as coisas como deve ser, posso usar estes peixes nesse aquário durante o ciclo ou deverei fazê-lo com o aquário vazio e só depois colocar peixes? Isto considerando que será um aquário de agua doce onde terei depois guppies ou outros de dimensões pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, PMarinho disse:

Aquario vazio! Dependendo do aquario e de como as coisas estao (podes compra testes para ir acompanhando mais ou menos o ciclo) podes por peixes passado um mes.

Obrigado. Estava a perguntar sobre usar os peixes durante o ciclo porque no tópico que aqui há sobre o assunto fala-se nisso, e até indica que se poderão usar peixes mais resistentes como dourado. Terei percebido mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simão

Não deves fazer o ciclo com peixes dentro do aquário,tens que ver que mesmo que fosse um ou mais peixes chamados de resistentes eles vão sofrer,ninguém gosta de sofrer,nem os animais,se fores comprar um aquário de 60 litros terás que fazer o ciclo sem peixes,o ciclo demora entre 30 dias ate pode chegar a mais tempo,para um aquário maior tens que ter um filtro maior e externo,são os melhores,durante o ciclo pode colocar um pouco de comer dos peixes,muito pouco para criar as bactérias.

Na aquáriofilia o objectivo e preservar,e não matar,fazer o ciclo sempre sem peixes.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao ciclo, e seguindo um canal no youtube, em que afirma que pode-se meter peixes durante o ciclo, claro não vamos encher logo o aquário com todos os peixes que queremos, mas podemos meter 1 ou 2 logo ao início.

 

 

  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, naoliveira said:

Em relação ao ciclo, e seguindo um canal no youtube, em que afirma que pode-se meter peixes durante o ciclo, claro não vamos encher logo o aquário com todos os peixes que queremos, mas podemos meter 1 ou 2 logo ao início.

 

 

Mas se podes fazer o ciclo sem peixes, porque meter la um bicho, que de certeza se vai stressar e passar mal, mesmo que nao morra? Sabes ao que comparo isso? Experimenta la pintar uma sala, fechas as portas todas e as janelas, e fica la um ou dois dias fechado, a ver a tinta secar. Nunca experimentei fazer isso, mas a ideia de estar fechado num ambiente toxico nao me agrada nada.

Faz isso sem peixes e com calma. Vai fazendo testes e aproveita para aprender que se correr mal, ao menos nao matas ninguem... Aproveita e foca-te nas plantas, que e o mais desafiante de acertar diria eu.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@PMarinho, não sei se podemos meter links para o youtbe ou não, se puder eu meto o video em que ele explicava que não havia problema em começar logo com peixes e o porquê de não haver problemas.

Em relação ao exemplo que destes, se em vez de pintares a sala, pintares só uma parte de uma das paredes, não tens necessidade de estar a fechar a sala, é mais por aí que se fala em meter logo alguns peixes.

Num aquário de 100l, meter 1 ou 2 peixes não vai estar a stressar os peixes. Do mesmo modo quando adicionamos novos peixes, também temos um período que o filtro tem de se adaptar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, naoliveira disse:

@PMarinho, não sei se podemos meter links para o youtbe ou não, se puder eu meto o video em que ele explicava que não havia problema em começar logo com peixes e o porquê de não haver problemas.

Em relação ao exemplo que destes, se em vez de pintares a sala, pintares só uma parte de uma das paredes, não tens necessidade de estar a fechar a sala, é mais por aí que se fala em meter logo alguns peixes.

Num aquário de 100l, meter 1 ou 2 peixes não vai estar a stressar os peixes. Do mesmo modo quando adicionamos novos peixes, também temos um período que o filtro tem de se adaptar.

Ciclo com peixes é completamente desnecessário e para pessoas sem a experiência necessária para o saber fazer, é apenas cruel. Para quê arriscar, por pouco que seja, o bem estar de um animal, se o podes evitar?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, naoliveira disse:

@PMarinho, não sei se podemos meter links para o youtbe ou não, se puder eu meto o video em que ele explicava que não havia problema em começar logo com peixes e o porquê de não haver problemas.

Em relação ao exemplo que destes, se em vez de pintares a sala, pintares só uma parte de uma das paredes, não tens necessidade de estar a fechar a sala, é mais por aí que se fala em meter logo alguns peixes.

Num aquário de 100l, meter 1 ou 2 peixes não vai estar a stressar os peixes. Do mesmo modo quando adicionamos novos peixes, também temos um período que o filtro tem de se adaptar.

Podes colocar links do YouTube sem problemas.

Quanto ao facto de haver um tipo que faz uns vídeos a dizer que pode-se colocar peixes como cobaias isso não significa que seja correto,  certo? Como em tudo,  na Internet há muita informação e há que saber distinguir o que é informação útil e aquela que não tem base científica ou sequer bom-senso!

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Ciclo com peixes é completamente desnecessário e para pessoas sem a experiência necessária para o saber fazer,

Nisto tens razão, basta também adicionar um substrato que solte amónia que ainda piora a situação. E para quem é "maçarico" são coisas a evitar.

19 hours ago, Tozé Nunes said:

Podes colocar links do YouTube sem problemas.

O video é este, por volta do 1:50m ele fala nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/03/2021 at 13:23, naoliveira disse:

O video é este, por volta do 1:50m ele fala nisso.

Pois fala... ele dá duas hipóteses, uma é usar "peixinhos" tipo carne para canhão que vão levar um banho de pico de amónia,  coisa saudável de certeza... a outra é adicionar um pouco de comida que vai se detiorar e provocar amónia... qual achas que é a escolha acertada????

On 30/03/2021 at 15:58, naoliveira disse:

o video em que ele explicava que não havia problema em começar logo com peixes e o porquê de não haver problemas.

Não há problemas para os desgraçados que vão levar com o pico de amónia? 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Tozé Nunes said:

Não há problemas para os desgraçados que vão levar com o pico de amónia? 

Ele explicou porque não havia problema. Se houver poucos peixes, como foi referido, depende do volume do aquário, o pico de amónia será baixo não chegando a afetar os peixes. Vai dar tempo para o filtro criar as bactérias para eliminar a amónia antes que atinja valores que façam mal aos peixes.

O mesmo acontece quando adicionamos peixes novos ao aquário, esses peixes novos vão criar mais amónia, para a qual o filtro ainda não está preparado, no entanto se forem poucos peixes, e por isso é devemos adicionar poucos peixes de cada vez, vai dar tempo para o filtro se adaptar antes que a amónia produzida seja prejudicial.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Tenho acompanhado atentamente a vossa discussão.

Confesso que estou mais inclinado para fazer o ciclo sem peixes quando tiver um aquário maior.

Actualmente, o meu nano aquário de 10 L já só tem um peixe - os outros dois devolvi à loja. Passadas três semanas (duas com 3 peixes e uma com 1) a amónia continua nos píncaros. O teste da SERA dá-me verde escuro. Não sei se devolva também aquele peixe e faça o ciclo sem nenhum ou se espere. O que acham?

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Simão Agostinho said:

Actualmente, o meu nano aquário de 10 L já só tem um peixe

No teu caso fazia sem peixes, 10l é pouca água. No vídeo que publiquei ele abordou essa questão, meter, ou não, peixes tem a ver com a dimensão do aquário, 3 ou 4 peixes em 100l, a amónia (e o nitrato que até é mais perigoso que a amónia) pouco afeta os peixes, agora 1 peixe em 10l é bem diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Simão Agostinho said:

Boa tarde,

Tenho acompanhado atentamente a vossa discussão.

Confesso que estou mais inclinado para fazer o ciclo sem peixes quando tiver um aquário maior.

Actualmente, o meu nano aquário de 10 L já só tem um peixe - os outros dois devolvi à loja. Passadas três semanas (duas com 3 peixes e uma com 1) a amónia continua nos píncaros. O teste da SERA dá-me verde escuro. Não sei se devolva também aquele peixe e faça o ciclo sem nenhum ou se espere. O que acham?

Cumpts

Nao leves a mal, mas quantas opiniões tens aqui ja a dizer sem peixes, e porque? Volto a repetir, com peixes apenas em ultimo caso, mesmo quando nao ha da volta a dar. A titulo de exemplo, compraste um aquario e no mesmo dia peixes, sem saber que devias fazer o ciclo primeiro. Ai, claro que se ja tens os bichos, que remédio, mas nao e o teu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.