Guppys doentes


Guiomar

Recommended Posts

large.IMG-20210322-WA0006.jpglarge.IMG-20210322-WA0005.jpglarge.IMG-20210322-WA0004.jpg

 

Boa noite, por favor alguém que me possa ajudar. Tenho um aquário com guppys, e ultimamente têm vindo a ficar magros, com as costas arquiadas, barbatanas ruidas com extremidades sangrentas. Desde o início, quando montei o aquário, a água estava sempre turva. Tirei a terra, o substrato, as plantas. Montei novamente o aquário sem substrato, apenas em alguns vasos onde pus as plantas. Mesmo assim continuou turva. Apliquei então bactérias da Nutrafin e ficou resolvido esse problema. Mas depois alguns peixes começaram a ficar curvados, principalmente as fêmeas depois de terem os alevinos, mas agora já têm morrido também alguns machos. Eles ficam muito magros com as barbatanas ruidas e sangrentas. Poderá ser tuberculose?

Editado por Guiomar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guiomar

Por acaso foi a primeira coisa que eu pensei foi que fosse "Tuberculose",mas alem disso quando quando desmontastes o aquário e montastes novamente perdestes todas as bactérias,e agora deves estar a ter picos de Amónia e Nitritos em força,deves fazer TPA,s duas vezes por semana,qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Lê aqui para veres o que poderá ser.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se está a ter problemas tem que testar a água novamente. O teste de há 1 semana já não vale de nada.

É essencial começar por saber como estão o pH, Amónia, Nitritos e Nitratos. Antes de tentar fazer o que quer que seja. Colocar bactérias não faz magia se os filtros não estiverem bem dimensionados e a manutenção não for feita corretamente.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já voltou a testar a água?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, falei com o meu irmão e ele fez os testes dos parâmetros da água já depois de falarmos e a única coisa que não estava tão boa eram o amónia que estava a 0,25. Mas ele já tinha feito TPA 3 dias seguidos e o amónia não baixou. Mas os peixes continuam a morrer.

Conseguimos arranjar 2 comprimidos de flagil 250mg e estamos a pensar em fazer o tratamento mas como o aquário 63L só dá para uma vez. Na loja de animais arranjou um produto Gill&body Flukes da Waterlife. Se calhar é melhor deixar os comprimidos para trás?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que nos dar os resultados todos dos testes, só com pedaços de informação não conseguimos ajudar. Por exemplo, a Amónia a 0.25ppm pode ser muito grave ou menos grave, consoante o pH. O valor dos Nitratos muitas vezes também dá algumas indicações. É importante partilhar sempre o máximo de informação possível. É como ir ao médico e não contar a história toda...

 

Eu geralmente quando recebo peixes novos faço logo tratamento profilático para as coisas mais comuns. Começo por fazer tratamento para bactérias e fungos e depois para parasitas externos e internos.

Não sabendo o que é seguiria os mesmos passos.

Começaria por tratar com eSha 2000, para fungos e bactérias.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, fizemos hoje novos testes:

PH - 7,4

NH3 - 0

NO2 - < 0,3

GH - 7

KH - 5

Quando os peixes começaram a morrer fizemos logo o sha2000, mas sem resultado. Já passaram 3 semanas e os peixes continuam a morrer. Mas o que é curioso é que pusemos uma separação no aquário para separar os machos das fêmeas há bem mais de 2 meses e continuam a nascer alevinos e as fêmeas andam praticamente todas curvadas e a nadar balanceado. 

No início montamos o aquário com terra, areão e plantas e ao fim de pouco tempo reparei que os peixes comiam o que pensei ser daphnias. Mas pelos vistos eram parasitas que vinham talvez na terra. E como havia superpopulação no aquário o que causou um desiquilíbrio dos parâmetros da água tiramos toda a terra e areão e pusemos água nova com as bactérias e deixamos apenas algumas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não está aí o teste mais importante NH3/4 (Amónia). NH3 a zero a mim preocupa-me.

As fêmeas podem continuar a dar à luz, penso que até 6 meses depois de serem separadas dos machos.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/04/2021 at 20:59, Guiomar disse:

Boa noite, não compreendo. Não é bom o NH3/NH4 a zero?

Peço desculpa, quando respondi li mal o que a Guiomar tinha escrito, pareceu-me estar lá NO3 (Nitratos) e não NH3 (Amónia).

NH3 a zero é bom, sim.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto os guppys já estão quase todos mortos. O meu irmão já fez o tratamento para vermes internos mas mesmo assim continuam a morrer. Coitados, é uma morte lenta, alguns levam 2 dias a morrer. Ele experimentou a eutanásia mas mesmo assim levam bastante tempo a morrer. Será que é tuberculose? Ou será vermes?

Comprei 2 fêmeas bettas há 15 dias e iniciei logo com o tratamento para os fungos sha2000, uma delas morreu logo passado 4 ou 5 dias, voltei a comprar outra e pu-la numa caixa á parte e voltei a dar o sha2000 e passado uns 2 dias deixou de comer e fica no fundo do aquário sem se mexer. Fiz o teste do amónia e estava alto, a 1,5. Então tirei a água toda da caixa e enchi com metade da água de outra caixa que tem o amónia a zero e completei com água nova repousada e com anti-cloro e adicionei as bactérias. Ontem fui fazer o teste do amónia e estava a 1,5. Não entendo porquê. A betta já não come há uns 4 ou 5 dias e está inchada. Vou iniciar hoje o tratamento com flagil na dosagem de 8mg por litro de água. Vamos ver se consigo que ela fique curada.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/04/2021 at 23:03, Guiomar disse:

Não entendo porquê.

Porque não está o ciclo feito e/ou a filtragem e manutenção não estão a ser suficientes. Adicionar bactérias "engarrafadas" não faz magia, é preciso saber o que se está a fazer.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais