FLUVAL 306 NAO VEDA


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Agradeço ajuda para o seguinte:

Tenho 1 Fluval 306 e após muda dos componentes, ao fechar a caixa, não me parece que feche como da 1ª. vez.

O que acontece: ponho o filtro a funcionar e após uns 15 min de funcionamento começa a deitar 1 fio de agua pelas "garras" em ambas.

Já mudei o oring, já meti fita teflon, até já tentei vedar com silicone. Resultado sempre igual. Não vedou mais e não sei o que fazer mais.

 

Algumas ideias/ajudas?

Será que morreu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Eu não conheço esse filtro fisicamente,uma vez que sempre tive Eheim,mas como todos os filtros de copo ou baldes como queiram chamar tem o tal oring,pois vê se eles esta bem colocado,se não esta encavalitado,se estiver então sai água,outra coisa que deves fazer é esfregares a borracha com um pouco de vaselina para ela não fica dura,e sempre que limpares o filtro lavares o oring,secalo,e colocares a tal vaselina.

De resto não sei o que poderá ser,desculpa de não ser uma grande ajuda.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Pedro

Eu não conheço esse filtro fisicamente,uma vez que sempre tive Eheim,mas como todos os filtros de copo ou baldes como queiram chamar tem o tal oring,pois vê se eles esta bem colocado,se não esta encavalitado,se estiver então sai água,outra coisa que deves fazer é esfregares a borracha com um pouco de vaselina para ela não fica dura,e sempre que limpares o filtro lavares o oring,secalo,e colocares a tal vaselina.

De resto não sei o que poderá ser,desculpa de não ser uma grande ajuda.

Saudações  

Obrigado pela atenção Alvaro Silva.

O Oring comprei um novo, não o que lá estava não estar em condições.

Não está torcido e está bem colocado. Não entendo mesmo o porque de estar agora a deitar àgua!!! mistério....

De qualquer das formas obrigado.

Alguém com o mesmo filtro e que já teve problema igual?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive esse problema com um Fluval 406. Geralmente é o o-ring, ou a tampa mal encaixada. 

Tens fotos?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.1320252520_IMG_20210325_1653181.jpglarge.887060565_IMG_20210325_1653101.jpglarge.1842978478_IMG_20210325_1653271.jpglarge.1351400518_IMG_20210325_1653331.jpglarge.2109567878_IMG_20210325_1653481.jpglarge.2068217616_IMG_20210325_1653061.jpgViva boa tarde João Cardoso.

Peço desculpa só agora responder, mas não houve tempo.

Desde já grato pela ajuda que possa ser disponibilizada.

Junto fotos.

Oring mudado. Novo da Fluvial.

 

Lol como meto aqui fotos???🤔

 

Editado por Pedro Martinho
Inserir Fotos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tem esse filtro? Eu tinha um 206 que começou a dar o mesmo problema ao fim de mais ou menos um ano, e acho que o problema estava mesmo nesse tal o-ring que falam em cima. Quando o problema começou a aparecer, verifiquei que não pressionando os fechos totalmente até baixo, a coisa vedava. Fechava-os, apenas, mas não completamente. De qualquer maneira a solução só resultou durante uns 3 meses, porque depois continuou a não vedar e com medo que a coisa se agravasse e tivesse uma surpresa desagradável, optei por comprar um filtro igual em segunda mão. Nunca teria optado pelo mesmo filtro, até porque o dispositivo para abrir e fechar o caudal e o outro que controla a intensidade do mesmo me parecem muito frágeis (os meus já estavam os dois partidos, até), mas como o meu móvel foi feito por mim à volta desse modelo, tive que ir para uma coisa do mesmo tamanho. Agora tenho muito mais cuidado com esses tais dispositivos, e depois de uma busca na Internet descobri que colocando um pouco de vaselina no o-ring, como disse o @Alvaro Silva a coisa podia resolver-se, mas na altura a pressa foi tanta que acabei por gastar mais dinheiro. Fiquei com o velho para peças...

Já experimentaste a Vaselina? Diz-me como correu p.f., até porque mais cedo ou mais tarde julgo que vou voltar a ter o mesmo problema.

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Quanto tempo tem esse filtro? Eu tinha um 206 que começou a dar o mesmo problema ao fim de mais ou menos um ano, e acho que o problema estava mesmo nesse tal o-ring que falam em cima. Quando o problema começou a aparecer, verifiquei que não pressionando os fechos totalmente até baixo, a coisa vedava. Fechava-os, apenas, mas não completamente. De qualquer maneira a solução só resultou durante uns 3 meses, porque depois continuou a não vedar e com medo que a coisa se agravasse e tivesse uma surpresa desagradável, optei por comprar um filtro igual em segunda mão. Nunca teria optado pelo mesmo filtro, até porque o dispositivo para abrir e fechar o caudal e o outro que controla a intensidade do mesmo me parecem muito frágeis (os meus já estavam os dois partidos, até), mas como o meu móvel foi feito por mim à volta desse modelo, tive que ir para uma coisa do mesmo tamanho. Agora tenho muito mais cuidado com esses tais dispositivos, e depois de uma busca na Internet descobri que colocando um pouco de vaselina no o-ring, como disse o @Alvaro Silva a coisa podia resolver-se, mas na altura a pressa foi tanta que acabei por gastar mais dinheiro. Fiquei com o velho para peças...

Já experimentaste a Vaselina? Diz-me como correu p.f., até porque mais cedo ou mais tarde julgo que vou voltar a ter o mesmo problema.

Boa sorte!

Viva José Carlos Marques,

Obrigado pela disponibilidade. Sim já meti a vaselina no oring. Comprei um novo da Fluval com a lubrificação original.

O Filtro deve ter uns 3 a 4 anos... sempre a "bombar" até ao dia em que me lembrei de mexer nele ;(

Resumindo não resultou por aí. Tenho o filtro ali parado, felizmente não tinha peixes!! Senão era um drama!

Mais alguém com problema idêntico? Como o resolveram?

Grato.

Cumprimentos

Editado por Pedro Martinho
Responder à questão
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se esta a colocar bem a "tampa", visto que ela tem uma posicao para colocar (esta deve entrar sem grande esforco), mudaste o oring, ja experimentaste ver se a flow da agua te parece bem? Por examplo, a agua entra e sai bem, com a forca que deveria, ou parece-te que sai pouca? Digo isto, pois podera ser o out restrito talvez... Se estiver tudo certo, ja tentaste por exemplo fazer mais pressao na "tampa"? Nao poderam ser essas garras que nao estao a fazer o seu trabalho correctamente, e dai nao estar a selar bem a cabeca com o copo do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, PMarinho said:

Nao poderam ser essas garras que nao estao a fazer o seu trabalho correctamente, e dai nao estar a selar bem a cabeca com o copo do filtro?

No meu caso acontecia exactamente ao contrário. As garras faziam força de mais e era quando a água saía. Mas agora que penso nisso, e pela experiência que tenho com vedações de água, o que poderá estar a acontecer também é uma das garras estar a fazer mais força que a outra. Do lado que tem menos força o o-ring fica mais "laço" e a água sai por aí...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva boa noite.

Poderá ser das garras uma fazer mais força que outra.

Mas o que noto, e posso estar errado é de que a tampa fechava toda. Agora não faz assim e as garras estarem lá ou não é igual...

Hoje tentei de novo e não resultou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Pedro Martinho said:

Viva boa noite.

Poderá ser das garras uma fazer mais força que outra.

Mas o que noto, e posso estar errado é de que a tampa fechava toda. Agora não faz assim e as garras estarem lá ou não é igual...

Hoje tentei de novo e não resultou...

Se nao fecha toda, entao possivelmente esta algo a impedir de fazer isso. Tens a crteza que estas a por a tampa na posicao correcta? Sera que nao tens os cestos demasiados cheios, e os mesmos nao fazem muita forca na tampa para cima, nao a deixando fechar toda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Pedro Martinho said:

Viva boa noite.

Poderá ser das garras uma fazer mais força que outra.

Mas o que noto, e posso estar errado é de que a tampa fechava toda. Agora não faz assim e as garras estarem lá ou não é igual...

Hoje tentei de novo e não resultou...

Exactamente o que acontecia com o meu! Já tentaste fazer pressão na tampa, para ela vedar completamente? No meu caso, a tampa começou a ter essa tal folga (que era de 2 ou 3 mm, mas vedava. Quando a pressionava para baixo, e deixava de ter essa folga, era quando deixava de vedar. Mas experimenta com o teu. Fechas as garras, depois pressionas a tampa e depois voltas a mexer nas garras para ver se vão mais para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/03/2021 at 22:49, Alvaro Silva disse:

Boas Pedro

Eu não conheço esse filtro fisicamente,uma vez que sempre tive Eheim,mas como todos os filtros de copo ou baldes como queiram chamar tem o tal oring,pois vê se eles esta bem colocado,se não esta encavalitado,se estiver então sai água,outra coisa que deves fazer é esfregares a borracha com um pouco de vaselina para ela não fica dura,e sempre que limpares o filtro lavares o oring,secalo,e colocares a tal vaselina.

De resto não sei o que poderá ser,desculpa de não ser uma grande ajuda.

Saudações  

 

On 25/03/2021 at 17:01, Pedro Martinho disse:

Viva boa tarde João Cardoso.

Peço desculpa só agora responder, mas não houve tempo.

Desde já grato pela ajuda que possa ser disponibilizada.

Junto fotos.

Oring mudado. Novo da Fluvial.

 

Lol como meto aqui fotos???🤔

 

 

há 4 horas, PMarinho disse:

Se nao fecha toda, entao possivelmente esta algo a impedir de fazer isso. Tens a crteza que estas a por a tampa na posicao correcta? Sera que nao tens os cestos demasiados cheios, e os mesmos nao fazem muita forca na tampa para cima, nao a deixando fechar toda?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Sim a tampa está na posição correcta. Só há 1 posição! Em relação aos cestos cheios, já experimentei sem nada lá dentro e não vedou.

Agora estou a tentar mais uma vez, pressionei o mais que consegui a ver se veda.

Preciso de sorte!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Pedro Martinho disse:

Não obtive sorte! 😞

Acho que vou precisar de mais tempo para olhar para o filtro com olhos de ver. E tentar de novo .;(

Obrigado a todos.

Manda uma foto do filtro fechado a ver se vemos alguma coisa de estranho.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Manda uma foto do filtro fechado a ver se vemos alguma coisa de estranho.

🙂 Por muito que gostasse que isso acontecesse, acho que o Pedro sabe fechar o filtro da maneira correcta, e não vamos encontrar nada de estranho numa fotografia, João!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, JoseCarlosMarques disse:

🙂 Por muito que gostasse que isso acontecesse, acho que o Pedro sabe fechar o filtro da maneira correcta, e não vamos encontrar nada de estranho numa fotografia, João!

Um grande parte do meu trabalho é identificar e resolver problemas em Software, e com a experiência aprendes que quando o já procuraste em todo o lado e mesmo assim não encontras o problema, cerca de 90% das vezes, o problema é uma coisa tão parva e simples que nem te dás ao trabalho de verificar ou nem prestas atenção e basta outra pessoa olhar para aquilo para ver o problema.

Eu sei fechar filtros e já fiz parvoíces algumas vezes... não hei-de ser o único! 😅

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_20210331_095537.jpglarge.IMG_20210331_095524.jpglarge.IMG_20210331_095509.jpglarge.IMG_20210331_095458.jpgBom dia

Sim é verdade , no meu trabalho também há coisas que escapam que só outro revendo se encontra.

 

Deixo aqui umas fotos do filtro fechado, depois de ter colocado ontem a funcionar e após uns 15 min voltar a cair umas lágrimas na zona das garras.😟

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E deveras estranho, pois parece que esta a selar bem pelas fotos... O facto de cair agua nessa zona, creio nao querer dizer muito, pois a maneira como esta desenhado o filtro, a agua vai encher esses "rebordos" e acabar por cair por essa zona...

Sinceramente ja so me ocorre qulquer fuga na propria cabeca do filtro... Mas isso so abrindo a mesma e espreitando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas na primeira fotografia nota-se claramente uma diferença entre o lado direito e o lado esquerdo da junta. Não é grande, mas deve ser suficiente para estar a provocar essa fuga. É realmente estranho, como diz o @PMarinho... esse filtro tem dois fechos de cada lado, pelo que vejo. Talvez um deles tenha perdido alguma força. Não me ocorre mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que a fuga é nesse local? Eu também tive problemas de fugas naquela peça que sai e onde encaixam as mangueiras do filtro. 

Mas que é estranho é...

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais