Novo Aquário


André_89

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Sou ainda novato neste hobbie, como tal procuro perceber se estou a tomar as decisões acertadas bem como algumas sugestões que tenham para me dar para este processo.
Posto isto, tenho um aquário com peixes de água doce e vou iniciar um novo aquário. Quero fazer tudo direitinho para mais tarde inserir os meus peixes existentes.

1 - Tropical disaster

2 - Em desenvolvimento

3 - 102.2x40.4x60cm
3.1 
Volume bruto -> 248L
Volume útil -> 196L


4 - Equipamentos Instalados
4.1 - JBL CristalProfi Greenline e902
4.2 - EHEIM 125w
4.3 - Easy LED 2.0
4.4 - 

4.5 - Outro equipamentos adicionais

Bomba de ar -> Tetra APS 300
Estou a ponderar também adicionar um "wave maker" e possivelmente um filtro esponja.

5 - Substratos & decorações
5.1 - Tropica Aquário Soil
5.2 - 
5.3 - potes de barro
      - rocha vulcânica

6 - Fertilização -> Seachem Flourish
   - Acondicionador -> Seachem Prime
   - Ativador biológico -> Seachem Stability

7 - Fauna -> Após ciclo concluido
7.1 - entre 25 a 30 - Guppys
7.2 - 3x Molly (2x "Normais" e 1x Balão)
7.3 - 1x Corydora Aeneus Bronze
7.4 - 1x Comedor de algas Chinês

8 - Plantas
8.1 - Echinodorus Bleherae
8.2 - Echinodorus Rosé
8.3 - Limnophila Sessiflora
Após inserir os indicados a cima pondero reforçar a equipa de limpeza.

 

Para começar, gostaria de perceber se o equipamento técnico é o mais correto.
Quanto ás possiveis adições de equipamento técnico, faz sentido? (Wave maker + filtro esponja)
Substrato, é a primeira vez que vou utilizar substrato fértil bem como a adição de plantas, por esse motivo escolhi plantas "easy", contudo o a cima indicado é suficiente ou recomendam a adição de areão por ex?

 

Desde já agradeço a vossa ajuda

Editado por André_89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Wave maker para um aquário com guppys e mollys, não me parece que seja boa ideia.

O wave maker, vai criar corrente e os guppys, não são grandes fãs de corrente.

Se tens um filtro externo, o filtro interno de esponja não fará grande sentido. O ideal será apostar em mídia para o filtro.

Relativamente a substratos férteis não posso dar a minha opinião, visto que não uso, nem nunca usei.

Quanto às corys, sendo que são peixes de cardume deverás manter sempre um grupo e não apenas 1. 

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, José Pedro disse:

Boas.

Wave maker para um aquário com guppys e mollys, não me parece que seja boa ideia.

O wave maker, vai criar corrente e os guppys, não são grandes fãs de corrente.

Se tens um filtro externo, o filtro interno de esponja não fará grande sentido. O ideal será apostar em mídia para o filtro.

Relativamente a substratos férteis não posso dar a minha opinião, visto que não uso, nem nunca usei.

Quanto às corys, sendo que são peixes de cardume deverás manter sempre um grupo e não apenas 1. 

Boas José Pedro,

Obrigado pela tua opinião, de fato não ponderei a situação da corrente face aos Guppys e Molly.  Ponderei essa adição para evitar aguas paradas evitando também niveis elevados de NO3. 
Relativamente ao Cory, após ter o aquário estável irei adicionar mais certamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/14/2021 at 11:58 PM, André_89 said:

Para começar, gostaria de perceber se o equipamento técnico é o mais correto.
Quanto ás possiveis adições de equipamento técnico, faz sentido? (Wave maker + filtro esponja)
Substrato, é a primeira vez que vou utilizar substrato fértil bem como a adição de plantas, por esse motivo escolhi plantas "easy", contudo o a cima indicado é suficiente ou recomendam a adição de areão por ex?

Ah... cá está o Post...

Vou tentar dar-te algumas dicas, mas eu não sou muito antigo no hobby... vou dizer-te o que sei. Não conheço esse filtro da JBL, mas parece-me suficientemente grande para colocares lá dentro bastante mídia. Assim sendo, é completamente dispensável o filtro interno de esponja. Se queres mesmo gastar dinheiro, pensa nuns lily pipes, por exemplo... dão um ar completamente diferente ao aquário. 

O substrato da Tropica é muito bom, e não precisa ser coberto com areão. Não convém, aliás, porque não tarda nada está tudo misturado. Quanto muito terás que compra-lo em quantidade suficiente para preencher todo o teu tanque. Uma alternativa mais barata (pelo menos quando comprei o meu) é o da AquaRio... o Neo Soil. É o que uso no meu aquário e estou muito contente com ele. Não poupes em substrato! É um erro. Um dia mais tarde queres adicionar umas plantas mais exigentes e não podes, porque optaste por um substrato de menor qualidade.

Tendo um filtro externo a bombar, também não me parece que precises de um Wave Maker. O filtro é mais que suficiente para criar corrente. Pensa num sistema de CO2 para principiantes, por exemplo, ou numa calha melhor (caso não queiras já adicionar CO2).

Outra coisa que evitava são os jarros de barro. Até podes gostar de os ver dentro do aquário, e isso será uma opção tua, mas no teu lugar estudava bem várias montagens na internet para perceber qual o estilo que pretendes, e ia para uma coisa mais natural... rochas, troncos... com algum tempo e umas caminhadas junto a um rio ou algum riacho que haja aí perto da tua casa, consegues encontrar peças muito interessantes. Foi assim que comecei. Tens é que ferve-los bem, ou dar-lhes um tratamento adequado antes de os colocares no tanque, para não trazerem parasitas.

Por último, em relação à fauna... 25 a 30 Guppys parece-me um número exagerado. Eles vão acabar por começar a reproduzir-se com o tempo e não tarda nada tens o triplo desse número. Começa com uns 10, e logo vês no que dá. Apostava mais na equipa de limpeza, de início, para combater as algas que, de qualquer maneira, hão de aparecer. Falas nos comedores de alga chineses... 1 é pouco. Pensa em ter uns 4 ou 5 de início, a contar sempre aumentar esse número. E porquê misturar espécies? É mesmo o teu objectivo? Eu, no meu aquário, tenho a equipa de limpeza (Camarões Amano, Otocinclus e Caracóis) e depois tenho 15 ou 16 Neons Chineses, que foi a espécie que escolhi manter. Não gosto muito de ver muitas espécies no mesmo aquário... mas é uma opção...

Espero ter ajudado.

Estuda bem qual o resultado final que queres, e brinca com a decoração sem pressa, antes sequer de pensares nas plantas ou nos peixes. É a parte que dá mais. Vais metendo algumas imagens e o pessoal aqui vai-te ajudando a compor as coisas 😉 .

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoseCarlosMarque

Desde já agradeço o teu feedback, vou certamente seguir algumas das vossas sugestões. 
Relativamente ao filtro, atualmente tenho um da mesma marca (JBL) mas é subdimensionado para o novo aquário, daí a necessidade de fazer upgrade geral ao equipamento, até à data tenho ficado satisfeito com o desempenho do mesmo. Os lily pipes parecem-me realmente uma boa sugestão, vou fazer alguma pesquisa tentando entender o efeito que terá. 
O substrato de facto não foi barato mas preferi não poupar uma vez que tenho a intenção de colocar plantas. Já o CO2, estou a pesquisar sobre e perceber realmente a sua importância pois, existem algumas opiniões controversas, ora dizem que pode provocar o chamado "overgrowth" das plantas, outros dizem ser uma maravilha a N niveis para o mini ecossistema, como tal ainda estou confuso e parece-me ser algo que requer alguma experiência. 
No que diz respeito aos jarros de barro, são ornamentos do meu atual aquário, como tal, aconselharam-me a implementar no novo pois já estão carregados de bactérias boas, assim que começar a montar o aquário vou colocando fotos para assim obter feedback.
A fauna, talvez não tenha sido claro, mas a lista que indiquei a cima é a comunidade existente, mais tarde pretendo sim reforçar a equipa de limpeza, e de facto os caracóis estavam na minha lista "must have". Em relação aos Guppys, o número elevado deve-se precisamente à reprodução dos mesmo e, como são peixes igualmente fáceis de manter raramente tenho perdas. Inicialmente usei maternidades pela piada, mas este torna-se uma "praga" com facilidade, então desisti dessa ideia.
Para finalizar, pretendo construir um aquário comunitário com espécies compatíveis, e por falar nisso, lanço aqui uma questão. Um ou dois Escalares, é opção viável? Pelo meu entendimento esta espécie tem má fama, no que diz respeito à reprodução pois quando estão nessa situação podem-se tornar agressivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, André_89 disse:

Boas JoseCarlosMarque

(...)
Para finalizar, pretendo construir um aquário comunitário com espécies compatíveis, e por falar nisso, lanço aqui uma questão. Um ou dois Escalares, é opção viável? Pelo meu entendimento esta espécie tem má fama, no que diz respeito à reprodução pois quando estão nessa situação podem-se tornar agressivos.

Não recomendo. Esse é dos erros mais comuns que a malta comete e depois os guppys é que sofrem e a malta acha que eles morrer e não sabem porquê.

Escalares e guppys, nada recomendável.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, José Pedro said:

Não recomendo. Esse é dos erros mais comuns que a malta comete e depois os guppys é que sofrem e a malta acha que eles morrer e não sabem porquê.

Escalares e guppys, nada recomendável.

Concordo em absoluto. O teu aquário até poderia ter uns Escalares porque tem tamanho para isso. Mas uma coisa ou outra. Os Escalares, pelo que tenho visto, são peixes muito territoriais, e podem atingir 10 ou 20 x o tamanho dos Guppys. Acho que não preciso dizer mais nada...

Ou uma coisa ou outra.

 

3 hours ago, André_89 said:

Já o CO2, estou a pesquisar sobre e perceber realmente a sua importância pois, existem algumas opiniões controversas, ora dizem que pode provocar o chamado "overgrowth" das plantas, outros dizem ser uma maravilha a N niveis para o mini ecossistema, como tal ainda estou confuso e parece-me ser algo que requer alguma experiência.

Não é nada confuso. Eu usei CO2 feito em casa durante quase um ano e mesmo com esse os resultados foram sempre melhores do que não usando. Aceleram o crescimento das plantas, sim, mas também potenciam um crescimento mais compacto e com cores muito mais vibrantes. É quase imprescindível em aquários com plantas de uma exigência maior, e não tem nada que saber. Por 100€ compras um bom kit para iniciantes, já com garrafa de 2 litros e solenoide para ligar e desligar a introdução de CO2 no horário que queres.

 

3 hours ago, André_89 said:

No que diz respeito aos jarros de barro, são ornamentos do meu atual aquário, como tal, aconselharam-me a implementar no novo pois já estão carregados de bactérias boas

OK. São opções. Mas preferia não usar esse tipo de ornamento num aquário mais "natural". Por um lado estás a investir em plantas, substrato, iluminação... por outro estás a usar "brinquedos" dentro do tanque. Preferia fazer as três semanas de ciclagem do tanque sem nada lá dentro e depois introduzir os peixes. Ou como alternativa colocar as rochas de lava no aquário antigo e deixa-las lá uns tempos a recolher bactérias. De qualquer maneira vais ter que fazer o ciclo do azoto no aquário novo...

 

3 hours ago, André_89 said:

A fauna, talvez não tenha sido claro, mas a lista que indiquei a cima é a comunidade existente

Pois... sendo assim não os vais enfiar na sanita para começar um novo projecto. Pelo menos não é recomendável. Eheh. Vê se encontras alguém que queira ficar com eles. A loja onde costumas comprar o teu equipamento, por exemplo. A não ser que estejas afeiçoado a eles e os queiras mesmo manter. Isto porque mesmo esses comedores de algas chineses são considerados peixes um bocado agressivos, e quando começam a crescer podem causar estragos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não é nada confuso. Eu usei CO2 feito em casa durante quase um ano e mesmo com esse os resultados foram sempre melhores do que não usando. Aceleram o crescimento das plantas, sim, mas também potenciam um crescimento mais compacto e com cores muito mais vibrantes. É quase imprescindível em aquários com plantas de uma exigência maior, e não tem nada que saber. Por 100€ compras um bom kit para iniciantes, já com garrafa de 2 litros e solenoide para ligar e desligar a introdução de CO2 no horário que queres.

Vou certamente investigar onde posso adquirir um desses Kits, perceber muito bem como tudo funciona! Muito obrigado! 

há 13 minutos, JoseCarlosMarques disse:

OK. São opções. Mas preferia não usar esse tipo de ornamento num aquário mais "natural". Por um lado estás a investir em plantas, substrato, iluminação... por outro estás a usar "brinquedos" dentro do tanque. Preferia fazer as três semanas de ciclagem do tanque sem nada lá dentro e depois introduzir os peixes. Ou como alternativa colocar as rochas de lava no aquário antigo e deixa-las lá uns tempos a recolher bactérias. De qualquer maneira vais ter que fazer o ciclo do azoto no aquário novo...

É um facto que na minha perspetiva faz todo sentido criar um ambiente o mais idêntico possível ao ecossistema "natural" destes nossos pequenos amigos. E sim, o ciclo terá de ser feito de todas as formas. Já agora, deixo aqui a pergunta.
É aconselhável fazer o ciclo do azoto já com plantas inseridas ou inserir apenas após este estar concluído?

há 18 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Concordo em absoluto. O teu aquário até poderia ter uns Escalares porque tem tamanho para isso. Mas uma coisa ou outra. Os Escalares, pelo que tenho visto, são peixes muito territoriais, e podem atingir 10 ou 20 x o tamanho dos Guppys. Acho que não preciso dizer mais nada...

Ou uma coisa ou outra.

Pois... sendo assim não os vais enfiar na sanita para começar um novo projecto. Pelo menos não é recomendável. Eheh. Vê se encontras alguém que queira ficar com eles. A loja onde costumas comprar o teu equipamento, por exemplo. A não ser que estejas afeiçoado a eles e os queiras mesmo manter. Isto porque mesmo esses comedores de algas chineses são considerados peixes um bocado agressivos, e quando começam a crescer podem causar estragos...

Quanto a este tema, bem, de facto gostaria de poder ter os Escalares, e esse é um dos motivos de um aquário desta dimensão, contudo os Guppy já são residentes e obviamente não quero causar qualquer distúrbio ou malicia nos peixes, terei que pensar numa forma razoavel .
Quanto ao comedor de algas chinês, também já tenho lido que de fato pode-se tornar agressivo, até à data tem sido uma paz de alma, mas nunca se sabe. Não posso dizer, desta água não beberei hehe 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, André_89 said:

Vou certamente investigar onde posso adquirir um desses Kits, perceber muito bem como tudo funciona! Muito obrigado! 

Era feito com gelatina, açúcar e fermento de padeiro!!!

 

2 hours ago, André_89 said:

É um facto que na minha perspetiva faz todo sentido criar um ambiente o mais idêntico possível ao ecossistema "natural" destes nossos pequenos amigos. E sim, o ciclo terá de ser feito de todas as formas. Já agora, deixo aqui a pergunta.
É aconselhável fazer o ciclo do azoto já com plantas inseridas ou inserir apenas após este estar concluído?

É indiferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Era feito com gelatina, açúcar e fermento de padeiro!!!

Sim, existem alguns DYI no youtube pelo que estou a perceber, mas lá está depois se entrarmos pelo campo da pureza do CO2, será sempre melhor a aquisição da botija, mas claramente que não é para todas as carteiras. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, André_89 said:

Sim, existem alguns DYI no youtube pelo que estou a perceber, mas lá está depois se entrarmos pelo campo da pureza do CO2, será sempre melhor a aquisição da botija, mas claramente que não é para todas as carteiras. 

Compreendo. Mas se entras a sério nesta coisa da Aquariofilia, 100€ por um sistema decente de CO2 não é assim tanto quanto isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/03/2021 at 11:54, JoseCarlosMarques disse:

 

O substrato da Tropica é muito bom, e não precisa ser coberto com areão. Não convém, aliás, porque não tarda nada está tudo misturado. Quanto muito terás que compra-lo em quantidade suficiente para preencher todo o teu tanque. Uma alternativa mais barata (pelo menos quando comprei o meu) é o da AquaRio... o Neo Soil. É o que uso no meu aquário e estou muito contente com ele. Não poupes em substrato! É um erro. Um dia mais tarde queres adicionar umas plantas mais exigentes e não podes, porque optaste por um substrato de menor qualidade.

 

NeoSoil muito dificilmente encontras em Portugal uma vez que deixaram de comercializar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Alex Ppasdasd said:

NeoSoil muito dificilmente encontras em Portugal uma vez que deixaram de comercializar...

Não me parece que isso seja verdade Alex. Tens aqui quatro exemplos, espalhados pelo país:

https://paulovieiraaquarios.com/component/virtuemart/results,1-24?keyword=neo+soil&limitstart=0&option=com_virtuemart&view=category&virtuemart_category_id=0

https://www.solaqua.net/Aquario-Neo-Soil-Plant-8L

https://www.proaquarium.net/product-page/compact-soil-plants-neo-8l

https://www.casadosdiscus.pt/produtos/2918/neo-soil-8l-plants

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pode ser que ainda tenha em stock. Eu em janeiro estive à procura e em quase todos os sites que diziam que tinham em stock ao finalizar a encomenda ligavam-me a dizer que já não tinha. 

Pelo que me informaram o importador deixou de importar para Portugal mas isto é "o diz que disse"...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alex Ppasdasd said:

Pode ser que ainda tenha em stock. Eu em janeiro estive à procura e em quase todos os sites que diziam que tinham em stock ao finalizar a encomenda ligavam-me a dizer que já não tinha. 

Pelo que me informaram o importador deixou de importar para Portugal mas isto é "o diz que disse"...

Se assim for é uma pena. É uma marca porreira, e o preço é bastante em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Alex Ppasdasd disse:

Pode ser que ainda tenha em stock. Eu em janeiro estive à procura e em quase todos os sites que diziam que tinham em stock ao finalizar a encomenda ligavam-me a dizer que já não tinha. 

Pelo que me informaram o importador deixou de importar para Portugal mas isto é "o diz que disse"...

Por acaso no ano passado tive a mesma experiência quando andava a montar os meus cubos... tive que acabar por comprar ADA Amazonia em substituição.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Por acaso no ano passado tive a mesma experiência quando andava a montar os meus cubos... tive que acabar por comprar ADA Amazonia em substituição.

Que pena. Até acho que vendiam bem por cá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update


Iniciei o ciclo deste aquário há cerca de 5 dias e água está neste esbranquiçada (não consigo adicionar fotos excepto por link).
A baixo deixo algumas informações que poderão ser uteis:
Dimensões -> 102.2x40.4x60cm
Volume útil -> 196L
Filtro -> JBL CristalProfi Greenline e902
Media -> Esponjas + 50ml de Seachem Purigen + 500 ml Seachem Matrix + Cerâmicas (ordem descendente)
Termoestato -> EHEIM 200w

No dia 19/03 introduzi a água adicionei Seachem Prime e nos dias seguintes Seachem Stability, tenho feito testes à qualidade da mesma e apesar de alguns valores não estarem afinados (Cl2 e ph) penso ser normal por estar ainda num estado "prematuro" do ciclo de azoto.
Contudo a cor da água pode eventualmente ser provocada pelo excesso de cloro ou outra problemática? Se sim, devo voltar a adicionar Prime para remoção do mesmo, fazer TPA ou aguardo? Pelo que sei, caso volte a adicionar Prime pode ser contraproducente pois acaba por eliminar bactérias.

Desde já fico grato pela vossa ajuda.

Editado por André_89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, André_89 said:

Iniciei o ciclo deste aquário há cerca de 5 dias e água está neste esbranquiçada (não consigo adicionar fotos excepto por link).
A baixo deixo algumas informações que poderão ser uteis:
Dimensões -> 102.2x40.4x60cm
Volume útil -> 196L
Filtro -> JBL CristalProfi Greenline e902
Media -> Esponjas + 50ml de Seachem Purigen + 500 ml Seachem Matrix + Cerâmicas (ordem descendente)
Termoestato -> EHEIM 200w

No dia 19/03 introduzi a água adicionei Seachem Prime e nos dias seguintes Seachem Stability, tenho feito testes à qualidade da mesma e apesar de alguns valores não estarem afinados (Cl2 e ph) penso ser normal por estar ainda num estado "prematuro" do ciclo de azoto.
Contudo a cor da água pode eventualmente ser provocada pelo excesso de cloro ou outra problemática? Se sim, devo voltar a adicionar Prime para remoção do mesmo, fazer TPA ou aguardo? Pelo que sei, caso volte a adicionar Prime pode ser contraproducente pois acaba por eliminar bactérias.

Desde já fico grato pela vossa ajuda.

E esses links estão onde?

Não te preocupes com a água turva. Isso é por causa dos riscos no vidro do teu aquário! Eheh. Agora a sério... é normal a água ficar assim nos primeiros tempos. Relaxa e deixa o aquário assentar... Essa coisa de adicionar produtos à água nos primeiros tempos, a meu ver, é um erro. Nunca usei nada disso nas minhas montagens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, JoseCarlosMarques disse:

E esses links estão onde? 

Não consegui introduzir, tentarei mais tarde introduzir num proximo update. 💪🏼

Muito obrigado pela dica, fico bem mais descansado! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, André_89 said:

Não consegui introduzir, tentarei mais tarde introduzir num proximo update. 💪🏼

Muito obrigado pela dica, fico bem mais descansado! 

Segue o tutorial. Não é difícil. Fico à espera. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvaro Silva obrigado pela dica, de facto encontrei um post com este tema mas não devo de ter interpretado bem.
Agora sim, ficam aqui as fotos que tirei ontem ao aquário, é de notar que ainda estou à espera que me cheguem as plantas da aquaeden.
large.933581242_WhatsAppImage2021-03-23at6_27_25PM.jpeglarge.1136901690_WhatsAppImage2021-03-23at6_27.25PM(1).jpeg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/03/2021 at 15:10, JoseCarlosMarques disse:

Que pena. Até acho que vendiam bem por cá...

Entretanto vi uma loja no facebook a anunciar novo stock do Neo Soil. Pode ter sido ruptura de stock ou assim... sei lá.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, André_89 said:

Agora sim, ficam aqui as fotos que tirei ontem ao aquário, é de notar que ainda estou à espera que me cheguem as plantas da aquaeden.

Parecem-me poucas pedras para um aquário tão grande, André. Já agora... que tipo de rocha é essa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.