pH e KH baixam constantemente


Recommended Posts

Desde já boa tarde á malta.

Tenho um Aqua montado á cerca de meio mês ( 18/02/2021), tenho feito as ditas tpas e teste á água.

Passados mais ou menos 2/3 dias a seguir á tpa, o pH e o KH da agua baixam e não estou a ver onde estará o problema, será que me conseguem dar uma ajuda do que terei que fazer ou se terei que usar algum produto especifico tanto na agua ou no filtro.

Deixo aqui o Setup e todos os parametros importantes.

 

  • Setup

 

Aqua - 60L

Substrato - Tropica Aquarium Soil

Materiais do scape - Rocha Ryouh / Madeira Videira Robusta ( Tronco bem grande)

Plantas - Microsorum / Anubias / Rotalla/ Ludwigia / Cryptocorines / Eleocharis / Musgo

Peixes - Dois Guppys para ajudar o ciclo ( Sei que não é bom para os peixes mas eles tem se aguentado bem)

Termostato 50W

Filtro Marina Slim

Bomba circulação Fluval CP1 ( Ventoinha Usada para fazer a agua circular) 

 

-O filtro contém Dracalon ( especie de esponja ou lã), 2 sacos com pequenas pedras vulcanicas, 1 filtro recarga da Marina Bio Carb contendo Ceramitek e Carvão ativado.

- A temperatura está constante nos 24º

 

  • Parametros da água da fonte

A água que uso provem de uma fonte que não é tratada para consumo humano. Quando a retirei de lá a primeira vez fiz o teste e obtive os seguintes parametros:

pH - entre os 8 e 8.4

KH - entre 15/268 e 20/357

GH - entre 14/250 e 21/375

NO2 - 0.5 mg/l

NO3 - 100 mg/l

CL - 0

Fiz a montagem no dia 18/02 e só vim a fazer testes á água no dia 26/02. Deixo aqui a baixo as TPAS e as leituras.

  • Parametros do AQ

26/02 - pH 6.8 / KH 6;107 / GH 7;125 / NO2 2mg / NO3 100mg / CO2 29mg                                               TPAS: 1- 21/02

27/02 - pH 6.8 / KH 3;53 / GH 7;125 / NO2 5mg / NO3 100mg / CO2 14mg                                                         2 - 25/02

28/02 - pH 7.2 / KH 6;107 / GH 7;125 / NO2 5mg / NO3 100mg /   (!!! Após TPA)                                                3 - 28/02

03/03 - pH 6.4 / KH 3;53 / GH 7;125 / NO2 5mg / NO3 100mg / CO2 36mg                                                       4 - 03/03

03/03 - pH 7.6 / KH 3;53 / GH 7;125 / NO2 2mg / NO3 100mg / CO2 2mg (!!! Após TPA)

06/03 - pH 6.4 / KH 3;53 / GH 7;125 / NO2 0.5mg / NO3 100mg / CO2 36mg

 

Reparei logo que esta agua que uso da fonte, tem um valor elevado de Nitratos mas após estar estabelecida a colónia penso que isso não vai ser problema.

O teste feito hoje já foi mais positivo no que toca aos Nitritos, estando a baixar em relação ás outras leituras.

Editado por Jose.Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, o substrato que usas faz baixar o pH e o kH, mas não te preocupes no teu caso como tens a água bastante alcalina até é uma vantagem.

Outra coisa, devias tirar o carvão ativado dentro do filtro, o carvão usa-se depois de tratamentos ao aquário para tirar químicos da água e deita-se fora passado uns dias.

O único problema que vejo é só mesmo os nitratos bastante elevados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Os nitratos sempre que fizer tpa vão lá estar presentes pois a água que lá ponho tem sempre os nitratos elevados. Existe alguma solução para isto? Talvez um produto para pôr na água antes da tpa, ou um para por na água do aqua depois da tpa. 

- O que aconcelhas para pôr no lugar do carvão ativado? Talvez mais Dracalon? Ou umas cerâmicas para mais filtragem biológica? 

- Sendo assim não me devo preocupar com estas descidas de PH? 

Já agora mais uma questão. 

Tenho Eleocharis Acicularis mini como planta de tapete mas está a morrer toda, as restantes estão boas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Jose.Soares disse:

Os nitratos sempre que fizer tpa vão lá estar presentes pois a água que lá ponho tem sempre os nitratos elevados. Existe alguma solução para isto? Talvez um produto para pôr na água antes da tpa, ou um para por na água do aqua depois da tpa. 

Assim de repente a solução mais fácil que me vem à cabeça é começares a usar garrafões do supermercado para as tpas, acho que uns 3 ou 4 garrafões por semana era suficiente, mas espera por mais opiniões de outros membros.

há 52 minutos, Jose.Soares disse:

- O que aconcelhas para pôr no lugar do carvão ativado? Talvez mais Dracalon? Ou umas cerâmicas para mais filtragem biológica? 

Mete cerâmicas

 

há 54 minutos, Jose.Soares disse:

- Sendo assim não me devo preocupar com estas descidas de PH? 

Não te preocupes com isso, que peixes querias meter ai?

há 55 minutos, Jose.Soares disse:

Tenho Eleocharis Acicularis mini como planta de tapete mas está a morrer toda, as restantes estão boas. 

Descreve mais um pouco do teu aquário, medidas ao certo, se tens Co2, que luz usas, rotina de fertilização, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vasco Morais disse:

Não te preocupes com isso, que peixes querias meter ai?

Como meti guppys, estava a pensar em meter mais uns quantos e também uns tetras e camarões. Também um limpa vidros. 

Estava a pensar nuns Danio Zebras Verde Fluor mas li algures que não eram muito compatíveis com os Guppys. 

há 2 horas, Vasco Morais disse:

Descreve mais um pouco do teu aquário, medidas ao certo, se tens Co2, que luz usas, rotina de fertilização, etc...

-Medidas: 50x35x35

-Sem CO2

-Luz DIY leds 3W, total 36W ( 7h diárias) 

2 Vermelhos/2 azuis/ 1 verde/ 7 brancos

-Fertilização nenhuma porque disseram-me que com este substrato agora nos primeiros tempos não é necessário. 

Podes ver as fotos do AQ no meu álbum no dia que montei 

 

Editado por Jose.Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2021 at 15:59, Jose.Soares disse:

Reparei logo que esta agua que uso da fonte, tem um valor elevado de Nitratos mas após estar estabelecida a colónia penso que isso não vai ser problema.

Num aquário tão pequeno por que motivo optaste por usar água de uma fonte? Os valores elevados de nitratos podem ser de terrenos agrícolas onde foi usado nitratos ou algum material em decomposição no local de origem da nascente. Como já te disseram, aposta em agua engarrafada ou potável. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Tozé Nunes disse:

Num aquário tão pequeno por que motivo optaste por usar água de uma fonte? Os valores elevados de nitratos podem ser de terrenos agrícolas onde foi usado nitratos ou algum material em decomposição no local de origem da nascente. Como já te disseram, aposta em agua engarrafada ou potável.

Apostei neste tipo de água devido a ter ouvido que bastante gente usava em AQ e inclusive os do bricomarche abastecia-se lá. Foi também devido a não gastar água de casa e por causa do cloro. A água daqui da minha terra também é bastante calcária. 

No caso das tpas com águas do garrafão. Se usar 1 da fonte é outro do supermercado, talvez consiga compensar não? 

Já agora, alguma sugestão em relação à marca? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A exposição prolongada dos peixes a níveis elevados de nitratos tem efeitos nocivos á sua saúde a médio prazo. Eles não se adaptam a esses níveis de nitratos.

Mais vale o calcário da água da torneira e mesmo com o acondicionador para retirar o cloro, fica-lhe mais barato do que os medicamentos para as doenças que os peixes vão apanhar ou do que comprar peixes novo algumas vezes ao ano.

Também o aconselho a deixar de lado os testes de fita (que são muito pouco fiáveis) que me parece que está a usar e comprar testes de reagentes líquidos.

há 4 horas, Jose.Soares disse:

No caso das tpas com águas do garrafão. Se usar 1 da fonte é outro do supermercado, talvez consiga compensar não? 

O ideal é manter os Nitratos abaixo dos 40ppm. Metade de cada não me parece suficiente, muito menos quando o objetivo para já é reduzir drásticamente os níveis o mais rápido possível. Não faço ideia como é a água de garrafão, mas duvido que seja completamente livre de nitratos. Isto significa que misturar metade de cada lado não vai ficar com 50ppm de nitratos, provavelmente fica com muito mais que isso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

A exposição prolongada dos peixes a níveis elevados de nitratos tem efeitos nocivos á sua saúde a médio prazo. Eles não se adaptam a esses níveis de nitratos.

Mais vale o calcário da água da torneira e mesmo com o acondicionador para retirar o cloro, fica-lhe mais barato do que os medicamentos para as doenças que os peixes vão apanhar ou do que comprar peixes novo algumas vezes ao ano.

Também o aconselho a deixar de lado os testes de fita (que são muito pouco fiáveis) que me parece que está a usar e comprar testes de reagentes líquidos.

Boas.

Entao terei duas opções.

Encontro uma boa agua engarrafada e uso nas tpas ou uso agua da torneira com condicionador para o cloro, é isso?

há 16 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Também o aconselho a deixar de lado os testes de fita (que são muito pouco fiáveis) que me parece que está a usar e comprar testes de reagentes líquidos.

Comprei os da JBL Pro Aquatest EasyTest 7 em 1 por serem bastantes e mais baratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Jose.Soares disse:

Acham que o Seachem Prime é suficiente para fazer este trabalho, no caso de por agua da torneira»?

Na minha opinião o Seachem Prime é dos melhores que há.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais