Mudança de aquario


ardnas

Recommended Posts

large.20200427_132741.jpglarge.20210304_124605.jpglarge.20210304_124625.jpglarge.20210304_124648.jpgBoa noite. 

Permitam me pedir uma ajuda, uma ilucidaçao. 

Tenho um aquario ja desde jan 2019

Juwel rio 180l

Iluminacao led 16h a 21.30h

Filtro externo Eheim prof. 4+ (1050l/h)

Substrato preto fundo parede 3D 

Algumas anubias , pedras zebra , troncos

Amonia 0

No3 0.25 ( por mais que eu faça, co2 liquido, caixinha no filtro interno que ja com o aquario fosfato nao consigo baixar. 

Fauna.

12 mollys ( pais e filhos) 

1 ancistros gold

5 corys albinos

3 guppys

5 naris de bebado 

8 neos cardinal

3 octocinclus.

Apresentado o meu hobby ca de casa. Aqui vai a minha duvida, ha cerca de mais ou menos dois meses dois meses e meio ( época das ferias de natal) pareceu umas algas um pontinho aqui outro ali que derepente está em todo o aquario todo mesmo!! 

Fui pesquisar e o que encontro sao algas petecas ( horríveis não as consigo tirar de maneira alguma!!!) 

Solução tirar tudo o que estava infectados decorações  do aquario menos o fundo 3d e a areia. Não resultou porque já esta tudo numa vergonha outra vez!!!!!.

O sr de uma loja disse que tinha de tirar tudinho tudo tudo como se fosse começar de novo.

Conclusão!

Como proceder? 

Como descolar o fundo 3d do vidro sem partir o vidro? 

Como não ter pico de amónia visto que vou perder todas as bactérias boas ja instaladas no aquário? 

O que fazer como fazer para não ter perdas? 

E se por acaso alguem souber o k tenho de errado para nao baixar o No3.

Muito agradecida 

Ps. A primeira imagem é engano.

 

 

Editado por ardnas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ardnas

Não perdes nada propriamente se fizeres as coisas bem feitas,compras aquelas caixas de plástico de arrumações que ate se vendem em lojas dos Chineses compras uma que leve para ai 80 litros das grandes,retiras para essa caixa o máximo de água do aquário,colocas lá os peixes,o termostato e o filtro a trabalhar,retiras o resto da água limpas tudo,mas não uses detergentes,usa vinagre,as plantas corta as folhas que estejam com algas,e limpas o melhor que podes,essa alga deita esporos que se ficarem no aquário alguma vai-te aparecer outra vez.

Depois de tudo limpo reservas um pouco de água para os peixes,e colocas toda a água da caixa no aquário,colocas os peixes e a água,e preenches com água que tenha estado em descanso  colocas filtro e termo e pronto,

O fundo 3D se ele esta colado,pois tens que o descolar com muita paciência.

As Anubias não são para estar enterradas,tem que estar atadas ou coladas a pedras ou troncos,enterradas acabam por morrer,teres os Nitratos a 0,25 não tem problemas é uma ajuda para as plantas.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta .

Sabe como posso descolar o silicone? 

Se existe algum produto? 

Fui eu que colei o fundo 3d, com silicone preto mesmo para aquarios. 

Depois do aqurio limpo, se calhar a alga tambem deve estar no filtro. Sera 🤔? Espero que nao. 

E sabe o porquê desta alga ter aparecido?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ardnas

Para tirares o 3D ou com uma lamina sem riscares o vidro,ou com uma corda velha de guitarra,sim é possível que esteja dentro do filtro,toda a água que retirares do aquário para aproveitares,tens que passar por um pano fino para os esporos ficarem retidos.

Acho que não há um consenso sobre o porquê de ela aparecer,as causas devem ser diversas.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2021 at 00:21, ardnas disse:

Boa noite.

Obrigada pela sua ajuda. Vou seguir os conselhos. 🙏

Obrigada

Eu já utilizei fio de côco (deve ser mais ou menos como fio de guitarra, como disse o Álvaro. Mas depois tens que passar com uma lâmina para retirar o excesso de silicone do vidro.

Vais certamente ter esporos em todo o lado.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Eu já utilizei fio de côco (deve ser mais ou menos como fio de guitarra, como disse o Álvaro. Mas depois tens que passar com uma lâmina para retirar o excesso de silicone do vidro.

Vais certamente ter esporos em todo o lado.

Obrigada pela resposta... 

Conclusao soluçao eficaz zero nao? 

Eu vi num site k existe no brasil um produto Mpetec para aniquilar com as algas. Mas visto que é no brasil. Nada feito.

Este fim de semana nao consegui comprar a caixa de plastico para passar os habitantes, entao ainda nao comecei o projecto. 

Pois, esse é o meu medo. De mudar tudo, e ainda ficarem esporos nos filtros ( nao lhes vou mexer por causa das bacterias.) e passado uns tempos tornar a ter essa alga

É que nao tenho planta k resista. 

Além do aquario ficar feio

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez esteja a dizer uma barbaridade, mas sera que fazer isso mais adicionar um filtro UV pelo menos durante uma sema na ou duas nao iria ajudar a matar os esporos que ficassem na agua? Sei que nao e uma solucao barata, mas talvez seja eficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, PMarinho disse:

Talvez esteja a dizer uma barbaridade, mas sera que fazer isso mais adicionar um filtro UV pelo menos durante uma sema na ou duas nao iria ajudar a matar os esporos que ficassem na agua? Sei que nao e uma solucao barata, mas talvez seja eficaz.

Obrigada pela resposta.

Filtro uv. Nao sei o que é vou pesquisar. 

Se alguem mais puder apoiar agradeço.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais