Ajuda no tratamento de Betta Macho


wflaviorj

Recommended Posts

Olá, necessito de orientações para tratamento de betta doente.

Ganhei o peixe há 2 meses e ele sempre teve um comportamento bastante ativo (nadando por todo perímetro do aquário). A cada 7 dias faço uma troca parcial da água (1/4 aproximadamente). Após a última troca comecei a notar um comportamento estranho do betta.

Dia 1: O peixe ficava durante horas completamente imóvel no fundo do aquário. Só vindo à superfície para se alimentar.

Dia 2: O peixe passou a ficar imóvel na superfície do aquário, em posição vertical e com respiração "ofegante". No entanto, ainda se alimenta normalmente. Na pet shop me informaram que essa espécie costuma ficar parado em determinadas épocas.

Dia 3: Como não houve melhora e o betta parou de reagir ao colocar um espelho na sua frente, coloquei ele em outro recipiente com água nova.

Dia 4: O peixe não quis se alimentar e notei um "tufo de algodão" em uma das brânquias. Coloquei o peixe em um recipiente de 2,5L com água nova e ministrei um Fungicida/Bactericida Atlantys (Sulfanilamida + Azul de metileno). Ele fica "deitado de lado" no fundo do aquário. E respira com dificuldade.

Parâmetros do aquário: Água filtrada tratada com condicionador; Volume = 2,5L; pH = 7,0; Amônia (NH3) = 0,00ppm; Nitrito (NO2) = 0,25ppm; temperatura = 30ºC; Dureza GH = 3ºdH

O betta não parece que vai resistir por muito tempo ainda. Alguém tem ideia de algum tratamento complementar que posso fazer, ou se estou tratando corretamente?

Além disso, acham que fiz algo errado para que o peixe adoecesse?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

Dia 5: O "tufo de algodão" se desprendeu da guelra do betta, mas continuo tratando com o Fungicida/Bactericida Atlantys (Sulfanilamida + Azul de metileno) conforme a bula do remédio. Também troquei metade da água do aquário. Pelo segundo dia consecutivo o peixe recusa alimento. Ele fica estático na superfície do aquário em posição vertical com a boca para fora.

Me preocupa o fato do peixe não querer se alimentar. Não sei quanto tempo ele sobrevive sem comer.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

Dia 6: Foi o terceiro dia de tratamento com Fungicida/Bactericida Atlantys (Sulfanilamida + Azul de metileno), faltam mais dois dias, segundo a bula. No entanto, o betta continua apático e recusando os pellets de ração, tentei duas marcas diferentes mas ele nem sequer reage quando jogo no aquário. Já são 3 dias sem se alimentar, li que ele aguenta 4/5 dias. Coloquei um espelho na frente dele mas não tem nenhum tipo de reação. Hoje achei melhor não fazer a troca de água para evitar estressá-lo.

Me parece que ele deve estar com alguma outra enfermidade interna, sua aparência é boa, mas o comportamento muito anormal. Espero que ele queira comer amanhã.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2021 at 17:29, wflaviorj disse:

UPDATE

Dia 7: Qusando acordei o peixe Betta estava morto. Não descobri como ajudá-lo.

 

 

 

Lamentavelmente em muitos casos desses é muito complicado a recuperação do peixe. Ainda por cima se o fungo estava alojado nas guelras, o que dificulta em muito a respiração do peixe.

Lamento que o bichinho não tenha desistido.

  • Obrigado(a) 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais