Novo Aquário - investimento em planeamento. Feedback?


Gfcmsantos

Recommended Posts

Olá. 
 

Sou mais um adulto iniciante nestas andanças e apesar de já ter lido algo sobre o assunto gostava do vosso feedback. 

 

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário
Feito a medida. Qual a espessura aconselhada mínima? 

2 - Data da montagem
ainda por iniciar

3 - Dimensões do aquário 
50cx30x32a - não tenho muito espaço e estou a pensar colocar na cozinha por cima da bancada entre móveis.

3.1 - Volumes bruto e útil
Perto dos 50l 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro
Depois de pesquisas estava a pensar num aquaclear 30l. Alguma contra indicação? Ou outra sugestão? 
4.2 - Termostato
Como os peixes que tenho atualmente são de água fria. Nem sequer tenho atualmente. Já percebi q no inverno isto n quer dizer nada. nao tenho ideia do mais adequado. Do que li algo entre 50w a 75w seria suficiente?
4.3 - Iluminação/Foto-período
 PFf.. sem ideia. Confesso que é algo Que entendi determinante para aquários plantados, mas não só sobretudo para o ciclo noite dia, Mas estou a zeros..
4.4 - Sistema de CO2
idem comentário acima. Não pensei ir para já para este tipo de instalação. Preferia algo mais gradual se conseguir gerir os passos mais básicos. Depois talvez em futuros upgrades.
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais
Termómetro? Não sei. 
 

5 - Substratos & decorações
Sem ideias. Queria algo básico e fácil de manter. No aquário atual (um atentado para qualquer vida marinha) tenho daqueles kits já saquinhos com algumas rochas calcárias e matéria filtrante.  E urgente rectificar esta situação e daí o meu post.

5.1 - Substrato fértil
5.2 - Substrato inerte
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie
2 goldfish

7.2 - Quantidade e espécie
O que poderia/ se puder adicionar para acrescentar vida ao aquário?

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie
8.2 - Quantidade e espécie
Sem ideias do que é mais adequado.
 
 

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
9.2 - Frequência das TPA's
Aguardo ajuda, já sei que há uns testes mas as TPAs são um mistério parcial. Já li sobre o ciclo do azoto, daí querer avançar com este setup.
 
10 - Fotos
sem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Peixes Dourados, dependendo da variante esse aquário de 50L não dá nem para 1. Precisas de 120L para Cometas ou 80L para as variantes de corpo mais curto (para ter apenas 1).

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Para Peixes Dourados, dependendo da variante esse aquário de 50L não dá nem para 1. Precisas de 120L para Cometas ou 80L para as variantes de corpo mais curto (para ter apenas 1).

Bom dia João. Ja entendi que cometi vários erros. A verdade é que terei de tentar corrigir esse erro daqui a algum tempo (seja por tentar entregar os peixes na loja ou outra situação que sugiram), mas não consigo ter um de 120L neste momento na minha casa atual. E portanto esta situação será temporária (um par de meses max), mas no passo intermédio queria algo que acrescentasse conforto (limitado, ja entendi) e dps pudesse migrar para peixes de agua quente mais adequados ao tipo de capacidade que consigo comportar atualmente.

Por isso as minhas questões de setup. Na verdade ja atualizei para um 60x30x30. Conseguem ajudar-me mesmo sabendo que não será o ideal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Gfcmsantos disse:

A verdade é que terei de tentar corrigir esse erro daqui a algum tempo (seja por tentar entregar os peixes na loja ou outra situação que sugiram), mas não consigo ter um de 120L neste momento na minha casa atual. E portanto esta situação será temporária (um par de meses max), mas no passo intermédio queria algo que acrescentasse conforto (limitado, ja entendi) e dps pudesse migrar para peixes de agua quente mais adequados ao tipo de capacidade que consigo comportar atualmente.

Os peixes dourados podem facilmente viver mais de 20 anos. Aconselho-te a devolvê-los á loja.

 

Quanto ás tuas outras questões:

Espessura do Vidro - para um aquário de 60 x 30 x 30 precisas de no mínimo 4mm.

Filtro - Convém ter um filtro que filtre todo o volume do aquário entre 5 a 10 vezes por hora. Para 50L precisas de um filtro que faça 250 a 500L/h. O Aquaclear 30 é suficiente.

Termostato - Regra geral 1W por litro, mas depende muito do local onde está o aquário. Sem saber mais nada, eu optaria pelo de 75W para jogar pelo seguro.

Iluminação - Se não tens plantas, serve apenas para veres melhor os peixes. Convém ter a luz acesa apenas 6 a 8 horas para evitar grande crescimento de algas.

Substrato - não é obrigatório. Sem plantas, quanto mais fácil de manter o fundo limpo, melhor. 

Já fizeste o ciclo do azoto? Fiquei sem perceber.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Os peixes dourados podem facilmente viver mais de 20 anos. Aconselho-te a devolvê-los á loja.

 

Quanto ás tuas outras questões:

Espessura do Vidro - para um aquário de 60 x 30 x 30 precisas de no mínimo 4mm.

Filtro - Convém ter um filtro que filtre todo o volume do aquário entre 5 a 10 vezes por hora. Para 50L precisas de um filtro que faça 250 a 500L/h. O Aquaclear 30 é suficiente.

Termostato - Regra geral 1W por litro, mas depende muito do local onde está o aquário. Sem saber mais nada, eu optaria pelo de 75W para jogar pelo seguro.

Iluminação - Se não tens plantas, serve apenas para veres melhor os peixes. Convém ter a luz acesa apenas 6 a 8 horas para evitar grande crescimento de algas.

Substrato - não é obrigatório. Sem plantas, quanto mais fácil de manter o fundo limpo, melhor. 

Já fizeste o ciclo do azoto? Fiquei sem perceber.

Obrigado pelas respostas.

Não faço intenção de os "manter nesse sofrimento indefinidamente " , infelizmente comprei tudo no mesmo sitio e deixaram me fazer esta asneira... Estando longe o ideal, existe inconveniente de maior manter-los por uns meses no aquário novo? Tipo eles tem 3cm. Pergunto isto porque tenho de "gerir aqui umas afinidades criadas entretanto com os menos graúdos". 

Filtro - Tendo isto na ideia, e dps de pedir aconselhamento numa loja física diferente indicaram me o seachem tidal 55. Do que percebi, tem a ver com a maior capacidade de volume de filtragem por hora e por esta fauna ser conhecida por fazer muita porcaria. A ideia é que depois de resolvido o tema da devolução dos cometas, possa migrar para agua quente. Pelo que a pergunta é: estou a comprar algo demasiado para o aqua que poderei ter?

Termostato -  até fazer a transferencia para agua quente ficaria on-hold, pelo que me foi dito tb na loja física.

Iluminação - aconselharam me a twinstar 60b e como nao tenciono evoluir para coisas demasiado complexas até pq nao tenho espaço para isso e para o suporte necessário (CO2 e afins) pareceu me ok. 

Substrato, mencionaram o do JBL Manado Dark 5L. Queria manter a coisa simples, mas pensei em ter anubias poucas so para tornar isto visualmente mais atrativo, mas com muitas dúvidas.

Quanto ao ciclo do azoto, ainda não porque não me quero precipitar desta vez e dar passos para trás. A ideia é que pudesse começar a montar isto algures na próxima semana, dando tempo para receber este material mais importante. Falaram me no seachem stability como acelerador, mas desconheço o modo de funcionamento pelo que depois de acertar estes detalhes vou ter de dedicar tempo a perceber o que fazer em concreto sobre este tema (sei que naturalmente se for colocando pouca comida inicio o processo e com uns kits de teste e uns valores de referencia consigo ter uma noção onde estou e devia estar) Se houver uma forma mais segura e com menor necessidade de conhecimento gostava de aprender.

 

 

Editado por Gfcmsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas Santos

Num aquário seija ele qual for,uma boa filtragem nunca é demais,pois o filtro é o coração do aquário.

 

Saudações 

Ok. Melhor o tidal 55 então. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Gfcmsantos disse:

Quanto ao ciclo do azoto, ainda não porque não me quero precipitar desta vez e dar passos para trás.

O ciclo do azoto faz-se antes de adicionar peixes... preferes "gerir aqui umas afinidades criadas entretanto com os menos graúdos" e deixar os peixes ficarem doentes e morrer, ou explicar ao "menos graúdos" que as coisas foram mal feitas e que devolver os peixes à loja para eles não sofrerem é o melhor para eles? Tens uma oportunidade de ouro de lhes ensinar que o que nós queremos nem sempre é o melhor para os animais.

Devolve os peixes e recomeça de novo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

O ciclo do azoto faz-se antes de adicionar peixes... preferes "gerir aqui umas afinidades criadas entretanto com os menos graúdos" e deixar os peixes ficarem doentes e morrer, ou explicar ao "menos graúdos" que as coisas foram mal feitas e que devolver os peixes à loja para eles não sofrerem é o melhor para eles? Tens uma oportunidade de ouro de lhes ensinar que o que nós queremos nem sempre é o melhor para os animais.

Devolve os peixes e recomeça de novo.

Claro que sim. Quando mencionei montar tudo era para iniciar a ciclagem. Nao saltar passos. Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/03/2021 at 23:02, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Espessura do Vidro - para um aquário de 60 x 30 x 30 precisas de no mínimo 4mm.

Arriscado. Eu aconselhava 6mm para dormir descansado. 

@Gfcmsantos porque não optas por um pouco mais de altura? O clássico 60p tem 60x30x36 cm em que 36 é altura. Usar medidas standard acaba por facilitar porque permite maior variedade na escolha dos restantes equipamentos.

On 02/03/2021 at 23:02, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Filtro - Convém ter um filtro que filtre todo o volume do aquário entre 5 a 10 vezes por hora. Para 50L precisas de um filtro que faça 250 a 500L/h. O Aquaclear 30 é suficiente

Aqui entro em desacordo contigo @João Cardoso (Kadoxu), uma filtragem eficiente não tem apenas a ver com a circulação da água mas sim a quantidade de material filtrante que consegues colocar! Para teres uma ideia, no meu 45p tenho um 2213 e não está sobredimensionado. O débito de um filtro pode ser reduzido, já a sua capacidade para albergar material biológico e mecânico não aumenta ou diminui! O Aquaclear 30 tem capacidade para quantos litros de materias biológicas? E que materiais vem na embalagem?

O tidal 55 da seachem tem 1,2 L de volume e trás já o matrix para óptima filtragem. 

https://www.seachem.com/tidal-compare.php

De longe o Aquaclear é mais bonito que o Tidal que é um mamarracho preto mas apesar de o Aquaclear ser um dos melhores filtros de cascata perde em eficiência para os tidal.  No entanto eu optava sempre por um filtro externo se tiver onde o colocar! E já há no mercado uns que já tem o aquecimento incluido!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Tozé Nunes disse:

Aqui entro em desacordo contigo @João Cardoso (Kadoxu), uma filtragem eficiente não tem apenas a ver com a circulação da água mas sim a quantidade de material filtrante que consegues colocar! Para teres uma ideia, no meu 45p tenho um 2213 e não está sobredimensionado. O débito de um filtro pode ser reduzido, já a sua capacidade para albergar material biológico e mecânico não aumenta ou diminui! O Aquaclear 30 tem capacidade para quantos litros de materias biológicas? E que materiais vem na embalagem?

Certo, completamente de acordo, mas a pergunta a que respondi era se o Aquaclear 30 seria suficiente ou não... respondi com a regra geral como todagente faz e pela minha experiência é suficiente, sim. Além disso, quando respondi ainda não tinha sido mencionado o Tidal ou outra opção qualquer. Não me referi nunca ao materiais filtrantes, porque isso para mim é outra conversa. Se fosse sempre a explicar todos os pormenores em cada pergunta que fazem, não saía daqui.

Eu também uso um EHEIM 2213 para um aquário de 40L e já usei um para um Fluval Chi de 20L, mas requer algumas modificações e conhecimento de redução de fluxo e não é isso que estamos aqui a fazer (acho eu).

Além disso, estás a comparar 2 modelos que não são idênticos... o aquaclear 30 talvez fosse comparável com um Tidal 35. Para comparar o Tidal 35 tinhas que o comparar com o Aquaclear 50 ou 70. E não faço ideia de como se comparam, porque nunca tive um Tidal nem sei preços de nada disto aqui em Portugal.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde @João Cardoso (Kadoxu) e @Tozé Nunes Obrigado pelas dicas e paciência.

30 minutes ago, Tozé Nunes said:

Arriscado. Eu aconselhava 6mm para dormir descansado.

Obrigado. Terei isso em conta.

 

30 minutes ago, Tozé Nunes said:

@Gfcmsantos porque não optas por um pouco mais de altura? O clássico 60p tem 60x30x36 cm em que 36 é altura. Usar medidas standard acaba por facilitar porque permite maior variedade na escolha dos restantes equipamentos.

Esta planeado para entre móveis e fará diferença esses 6cm para iluminação e manutenção.

 

32 minutes ago, Tozé Nunes said:

No entanto eu optava sempre por um filtro externo se tiver onde o colocar

O tema é de facto mais o local. Vou optar pelo Tidal pelo que entendi dará mais garantias futuras.

Obrigado a todos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Certo, completamente de acordo, mas a pergunta a que respondi era se o Aquaclear 30 seria suficiente ou não... respondi com a regra geral como todagente faz e pela minha experiência é suficiente, sim. Além disso, quando respondi ainda não tinha sido mencionado o Tidal ou outra opção qualquer. Não me referi nunca ao materiais filtrantes, porque isso para mim é outra conversa. Se fosse sempre a explicar todos os pormenores em cada pergunta que fazem, não saía daqui.

O Aquaclear 30 pode ser suficiente dependendo da quantidade de fauna mas vai necessitar de maior manutenção do que outros filtros com maior capacidade. Mas, a tal "regra" dos 5 a 10x por hora serve sobretudo para filtros externos que tem por norma grande capacidade de albergar materias biológicas! Um filtro nunca pode ser apenas avaliado pela circulação criada senão qualquer filtro interno bastaria! E que dizer dos filtros de esponja que quase não fazem circulação de agua mas são usados  por muitos criadores? Mas um filtro externo  cujo interior seja mal aproveitado também não vai fazer grande serviço no que toca à biologia diz respeito, como tu sabes. Aliás duvido que isto tudo que estou para aqui a dizer seja desconhecido para ti,  tenho acompanhado a tua participação aqui no fórum com muito agrado. 

Quando mencionei o Tidal já  estava a responder ao autor do post, como fiz tudo seguido podes ter ficado com essa impressão que estava a comparar com a tua opinião sobre o Aquaclear, não  era  o caso. 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2021 at 02:28, Tozé Nunes disse:

O Aquaclear 30 pode ser suficiente dependendo da quantidade de fauna mas vai necessitar de maior manutenção do que outros filtros com maior capacidade. Mas, a tal "regra" dos 5 a 10x por hora serve sobretudo para filtros externos que tem por norma grande capacidade de albergar materias biológicas! Um filtro nunca pode ser apenas avaliado pela circulação criada senão qualquer filtro interno bastaria! E que dizer dos filtros de esponja que quase não fazem circulação de agua mas são usados  por muitos criadores? Mas um filtro externo  cujo interior seja mal aproveitado também não vai fazer grande serviço no que toca à biologia diz respeito, como tu sabes. Aliás duvido que isto tudo que estou para aqui a dizer seja desconhecido para ti,  tenho acompanhado a tua participação aqui no fórum com muito agrado. 

Completamente de acordo. Lá está... explicar estas coisas chega a um ponto que se torna complicado, ás vezes "esquecemo-nos" de explicar ou falar destes pormenores, que para nós já são senso comum, e acabamos por não ajudar da melhor forma. 😅 

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.