Resultados Portugueses nos Concursos de Aquascaping - comentar aqui.


Recommended Posts

Nota da Moderação:

Devido á necessidade de actualização anual e para permitir uma melhor visualização foi decidido editar esse excelente tópico :

criado pelo @Ricardo Gil separando a participação portuguesa em anos consecutivos e bloquear os comentários para mais fácil leitura.

Os comentários até agora feitos pelos membros em relação a esse tópico foram colocados neste tópico, no qual podem continuar a participar.

**********************************************************************************************************************************************

 

 

Nos próximos tempos, vamos colocando aqui nos comentários os links dos aquários que tiveram um follow-up aqui no fórum!

Muitos dos aquários que estão em cima, foram sendo acompanhados de perto aqui nesta casa. 

Vamos recuperando esses links aos poucos. Se alguém quiser ir ajudando... 😉

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Ricardo pelo exaustivo trabalho de pesquisa! Está aqui uma bela galeria e um trabalho de que todos nos devemos orgulhar!

 

Para começar e que tal irmos espreitar o tópico do icónico "Syrah" da autoria do Filipe Oliveira aka @FAAO

 

 

 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Ricardo Gil

Tópico fantástico espero que impulsione a que para o próximo ano haja mais participações !!!

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Nuno M. disse:

Tópico fantástico espero que impulsione a que para o próximo ano haja mais participações !!!
 

Obrigado Nuno,

Vamos ver se o pessoal ganha mais coragem para mandar os seus trabalhos para os varios concursos. Era muito bom para todos!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Adoro estatística, por isso muitos parabéns ao Ricardo por ter tido a paciência de colocar estes dados todos aqui, para nós nos deliciarmos a analisá-los...

Mas ao ver estes resultados, pensei para com os meus botões... Isto é prémios na China, isto é prémios no Japão, isto é tudo no estrangeiro de fora, e então os prémios nacionais? 

Quando é que o fórum junta uns patrocinadores catitas, arranja um júri topo de gama, e cria uns prémios nacionais de Aquascaping?  Acho que seria bom para dinamizar, e puxar ainda mais gente para o hobby.

@Tozé Nunes o que achas da atribuição da Anubia dourada, ou da Ludwigia de cristal aos maiores talentos nacionais??? 😄

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, ainda não temos quantidade e qualidade em número suficiente para conseguir fazer um concurso de aquascaping nacional. Basta ver aqui por cima qual tem sido a participação portuguesa ao longo destes anos! 

Os concursos de hardscape que temos vindo a fazer durante a Petfestival e o desafio de aquascaping que lançamos este ano são passos no sentido de mais tarde conseguirmos lançar um concurso de aquascaping. 

On 03/12/2018 at 00:52, Prpmd disse:

arranja um júri topo de gama

Filipe Oliveira, Fernando Francicheli, Juan Puchades, Jurijs Jutjajevs, Herri Rasio e o  Bernardo Salas Perez foram os  aquascapers de nível mundial que nos deram a honra de avaliar os últimos concursos de hardscape. Outros do mesmo nível serão os próximos para o desafio 😉.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá júris o Tozé consegue arranjar, se há gente com connects é ele, agora participações suficientes para que não caia em desgraça logo na primeira edição é que é mais difícil. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Gonçalo84 disse:

Lá júris o Tozé consegue arranjar, se há gente com connects é ele, agora participações suficientes para que não caia em desgraça logo na primeira edição é que é mais difícil. 

Depende das expectativas que se tenha...

Vejamos, não temos o mesmo numero de aquascapers que Espanha, França, Brasil têm, mas temos os nossos. Não são muitos, mas ainda são alguns. 

Se temos a expectativa de ter 100 inscrições, mais vale nem pensar nisso, mas se o objectivo do primeiro ano forem 20 entradas, e depois mais 10/15 a cada ano, acredito que daqui a uns 5 anos, podemos já ter 50 aquarios a concurso.

Mais, se entendermos o concurso como rampa de lançamento, para incentivar as pessoas, para dar a conhecer o Aquascaping, para sermos saudavelmente competitivos, para irmos aprendendo mais uns com os outros, não vejo qual é que é o receio. 

Não precisamos de ter prémios grande, não precisamos de ter 5 categorias, não precisamos de ter 10 juris internacionais. Precisamos sim que, tal como houve no desafio de aquascaping lançado pelo forum, alguem seja suficientemente maluco para concretizar uma coisa destas. 

Não temos capacidade de fazer uma coisa grande? Fazemos uma à nossa dimensão 😉

 

Editado por Ricardo Gil
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Actualização

Aos poucos vão saindo os resultados deste ano nos varios concursos. Este fim de semana actualizo com fotos e classificações. Por favor, há fotografias de aquarios de quem não consigo aceder. Se conseguirem , vão pondo aqui que depois eu vou fazendo o edit em cima. Já tenho do Tozé, Luis Cardoso, Ismael, Filipe Oliveira, Gonçalo. Falta o resto e já vasculhei muita coisa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, foram desclassificados por terem desrespeitado uma das regras que era a exclusividade na participação no iaplc e nos concursos associados (aga, eaplc). Estranho é só  ter sido desclassificados alguns dos participantes portugueses quando pelo menos outros 3 participações portuguesas fizeram o mesmo... e se formos a analisar o que se passou este ano e  em anos anteriores em que esta e outra regra (multi-participação em nome de outros) foi ignorada pela organização ainda mais se adensa o clima de suspeição. E ao mesmo tempo ver que, só para dar um exemplo, brasileiros e espanhóis participaram tambem com as mesmas fotos nos respectivos   concursos nacionais  de aquascaping ainda mais adensa as suspeitas de ter sido por denúncia. E como nós  somos pequeninos eramos um alvo facil de abater... é apenas a minha opinião pessoal e sem provas que suportem. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Denúncias??? Só pode. Ainda por cima já estavam classificados... :my_angry:

Alguém tem a tabela de classificações completa? Agora fiquei curioso se foram apenas portugueses a ser desclassificados. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, brunofasoares disse:

Ainda por cima já estavam classificados...

Foi exactamente isso que o comité do IAPLC quis demonstrar, que independentemente de terem classificação atribuída como infringiram as regras acabaram por ser desclassificados. Até aqui tudo bem... Agora menos bem foi a parcialidade com que o IAPLC tomou esta decisão e os interesses por detrás da hipotética denúncia!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, ismael_figueira disse:

Agora menos bem foi a parcialidade com que o IAPLC tomou esta decisão e os interesses por detrás da hipotética denúncia!

Então foram mesmo só portugueses a serem desclassificados?

O pessoal sabe as regras por isso já está avisado que não o pode fazer... agora só portugueses é que o fizeram? Isso acho muito estranho.

Não sigo muito os concursos, cada vez mais tento seguir a prestações dos tugas a nível internacional, especialmente porque aqui no fórum temos sempre informação sobre isso, mas de resto não costumo pesquisar. 

Interesses não percebo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, brunofasoares disse:

Então foram mesmo só portugueses a serem desclassificados?

Não foram só os portugueses a ser afectados.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, brunofasoares disse:

Então foram mesmo só portugueses a serem desclassificados?

Não! Houve mais aquários desclassificados. O iaplc nao divulgou o nome de cada desclassificado, apenas retirou da lista final, dai haver falhas na classificação como podem ver no pdf abaixo:

http://en.iaplc.com/results18/results18.html

iaplc2018_worldranking_en.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PDF não dá para abrir, mas basta escrever o nome num motor de pesquisa e encontram facilmente.

43 desclassificados não é brincadeira.

Acho que os nomes dos desclassificados deviam constar e não apenas a posição, precisamente para se ver se houve reincidentes.

Na lista de 2017 não encontrei nenhum desclassificado...

Editado por brunofasoares
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida um aquário pode participar em mais do que um concurso apenas se esse mesmo concurso for autorizado pela ADA é isso? Um aquário pode participar por exemplo no IAPLC, EAPLC e AGA com a mesma foto no mesmo ano?

Quanto ao aquário não poder ser exposto na internet antes do resultado final ser anunciado isto funciona como mesmo? Apenas não se pode publicar fotos do aquário quando o mesmo estiver perto da foto final? Ou simplesmente não podem ser publicadas fotos de frente quando o aquário estiver perto da sua foto final?

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Brunomcc2000 disse:

Uma dúvida um aquário pode participar em mais do que um concurso apenas se esse mesmo concurso for autorizado pela ADA é isso? Um aquário pode participar por exemplo no IAPLC, EAPLC e AGA com a mesma foto no mesmo ano?

Sim. 

há 7 minutos, Brunomcc2000 disse:

Apenas não se pode publicar fotos do aquário quando o mesmo estiver perto da foto final? Ou simplesmente não podem ser publicadas fotos de frente quando o aquário estiver perto da sua foto final?

Não se pode publicar apenas a foto que enviaste! No entanto há quem não queira mostrar de todo o layout antes de ser divulgado pelos concursos, seja para esconder da concorrência seja para evitar perder aos olhos dos juizes o efeito surpresa. Ou simplesmente por medo, já houve pelo menos um dos nossos membros que pediu para esconder todo o seu tópico aqui dentro do forum com receio de ser desqualificado😁

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, já está na hora de uma pequena actualização do primeiro post, não era? Resultados de 2019, não foram muitos mas é o que temos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
On 12/4/2018 at 9:00 PM, Tozé Nunes said:

Pedro, ainda não temos quantidade e qualidade em número suficiente para conseguir fazer um concurso de aquascaping nacional. Basta ver aqui por cima qual tem sido a participação portuguesa ao longo destes anos! 

Os concursos de hardscape que temos vindo a fazer durante a Petfestival e o desafio de aquascaping que lançamos este ano são passos no sentido de mais tarde conseguirmos lançar um concurso de aquascaping. 

E fazer uma coisa parecida com esta, onde alguém que perceba o suficiente deste hobby dê umas dicas a alguns aquários que possam ser submetidos a apreciação? Alguns de nós, tendo ou não pretensões de participar num concurso, poderiam ganhar muito se ouvissem um Filipe Oliveira falar em português sobre 20 ou 30 tanques que ele pudesse escolher... Não seria melhor que avançar já para um concurso português?

  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/12/2020 at 22:06, JoseCarlosMarques disse:

E fazer uma coisa parecida com esta, onde alguém que perceba o suficiente deste hobby dê umas dicas a alguns aquários que possam ser submetidos a apreciação? Alguns de nós, tendo ou não pretensões de participar num concurso, poderiam ganhar muito se ouvissem um Filipe Oliveira falar em português sobre 20 ou 30 tanques que ele pudesse escolher... Não seria melhor que avançar já para um concurso português?

Não sei se percebi bem a tua sugestão. Primeiro que tudo, aquilo que escrevi já foi há  dois anos atrás, depois se pretendes ser avaliado tens sempre a possibilidade de participar num  dos vários concursos internacionais, com sorte terás algumas palavras da parte dos juízes.  Que para mim tem mais valor do que apenas saber que fiquei no lugar x. Pessoalmente já tive essa alegria ha dois  anos atrás num concurso brasileiro apesar de ter ficado atrás de outros que não tiveram essa sorte! E nas duas  edições do desafio tivemos sempre umas palavras da parte dos mestres estrangeiros que nos avaliaram. 

Mas até chegar lá podes ir contando com a participação dos membros aqui. E podes sempre aprender algo vendo também os vídeos que o Filipe disponibiliza no seu canal de youtube ou assistindo aos workshops que ele vai fazendo cá em Portugal.  Somos uns benficiados por o Filipe ser português, não duvides. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Tozé Nunes said:

Não sei se percebi bem a tua sugestão. Primeiro que tudo, aquilo que escrevi já foi há  dois anos atrás, depois se pretendes ser avaliado tens sempre a possibilidade de participar num  dos vários concursos internacionais, com sorte terás algumas palavras da parte dos juízes.  Que para mim tem mais valor do que apenas saber que fiquei no lugar x. Pessoalmente já tive essa alegria ha dois  anos atrás num concurso brasileiro apesar de ter ficado atrás de outros que não tiveram essa sorte! E nas duas  edições do desafio tivemos sempre umas palavras da parte dos mestres estrangeiros que nos avaliaram. 

Mas até chegar lá podes ir contando com a participação dos membros aqui. E podes sempre aprender algo vendo também os vídeos que o Filipe disponibiliza no seu canal de youtube ou assistindo aos workshops que ele vai fazendo cá em Portugal.  Somos uns benficiados por o Filipe ser português, não duvides. 

Tudo o que dizes, eu tenho feito, Tozé. Não faço quase nada no aquário sem avaliar as minhas ideias aqui no Fórum primeiro, e papo todos os vídeos que consigo de alguns aquascapers que considero estarem na linha da frente. Foi só uma ideia. Não uma avaliação dos tanques quando eles já estão finalizados... para isso temos os concursos, como bem disseste, mas uma avaliação durante o desenvolvimento do tanque por parte de alguém que ganha a vida a fazer isso, de forma a podermos ir melhorando. Não quero com isto que penses que desvalorizo a opinião dos membros do Fórum. Era só para criar um "evento" diferente, nos tempos que correm. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tudo o que dizes, eu tenho feito, Tozé. Não faço quase nada no aquário sem avaliar as minhas ideias aqui no Fórum primeiro, e papo todos os vídeos que consigo de alguns aquascapers que considero estarem na linha da frente. Foi só uma ideia. Não uma avaliação dos tanques quando eles já estão finalizados... para isso temos os concursos, como bem disseste, mas uma avaliação durante o desenvolvimento do tanque por parte de alguém que ganha a vida a fazer isso, de forma a podermos ir melhorando. Não quero com isto que penses que desvalorizo a opinião dos membros do Fórum. Era só para criar um "evento" diferente, nos tempos que correm. Abraço.

José para isso há o fórum para sermos acompanhados se quisermos ao longo do tempo, desde o hardscape até ao fim do aquário. Se por acaso, gostávamos de saber uma opinião de alguém em especial, há como mencionar o membro, e com certeza ele vem dar uma ajuda para todos lerem. 

Tu não te passa pela ideia, o que é avaliar ou dar uma opinião completa de um aquário, não só dá trabalho como leva tempo. Para ter uma opinião de um profissional, terias de lhe pagar esse tempo, digo eu. Agora maioritariamente o hobby tem  amadores muito bons, que aliás são a maioria. E alguns andam por aqui.

Parte da minha evolução foi por aqui, aprendi aqui com os melhores, menos bons e até pouco experientes.

Gastam-se horas a ler e acompanhar tópicos.

Os desafios foram bem sucedidos, pequenos concursos, todos foram avaliados e comentados.

Mesmo assim se calhar não percebi a tua ideia, um evento que seria se calhar mais um workshop?!?!? Se as pessoas entrassem com um valor de entrada, para o tal evento, de modo a compensar o tempo, da personalidade envolvida, talvez. Não estou a ver é a maioria investir num workshop desses, pois a malta gosta é de borlas.

Aliás prova que gostam de borla, é o que se viu, quanto ao número de concorrentes nos dois últimos desafios....que envolvia um pequenino investimento, cerca de 50% do valor do material que se levava para casa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.