Dúvidas de principiante


Paulo b

Recommended Posts

Olá a todos e muito obrigada por me terem aceite no vosso fórum.

Bem, eu sou um principiante nesta modalidade e pouco sei, mas já li bastante aqui no fórum.

Sou dos Açores, e por aqui não abunda grande variedade de aquarios, pelo que adquiri o aqua 50 led, que já vem com um kit para principiantes como eu.

As minhas dúvidas são muitas como seria de esperar,será que fiz bem ou mal compra?

Inicialmente vou começar com guppys, pois foi o que me endicaram na loja, por ser peixes mais resistentes.

Agora vou montar o aquário e tentar fazer o ciclo de cilagem, acho que é assim o nome. Se puderem ajudar nesta questão para iniciar seria muito bom. Bem por onde começar sem cometer muitos erros. 

Obrigada a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem-vindo ao fórum, 

Também ainda sou iniciado nestas andanças mas posso dar algumas dicas. 

Quanto ao kit que compraste o ponto fraco será o filtro pois normalmente os filtros desses kit não são grande coisa, a continuares no hobby deverá ser das primeiras coisas a atualizar. 

Quanto à escolha de peixes acho que os mais experientes vão concordar comigo que o Guppy é uma boa escolha mas sendo um aquário de 30l tens de ter cuidado porque os Guppy são os coelhos dos peixes e rapidamente ficarás com o aquário cheio, claro que podes sempre dar os alevins a outro aquarista ou à loja há quem aceite. Também podes pensar nuns camarões neocaridina que são relativamente fáceis e sempre podes ter uns quantos porque o aquário do tamanho do teu não podes ter um stock muito grande de peixes. Aconselho também algumas plantas de baixa manutenção, anubias musgo de Java etc, fazem sempre bem ao aquário. Se não estiveres a colocar nenhum produto para acelerar a ciclagem faz tudo com calma antes de colocares bichos nele, não tenhas pressa. 

 

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo b

Bem vindo ao Fórum.

Já vi que pelo menos já deves ter lido sobre o ciclo do azoto,ok,faz com muita calma,sem pressas,vai colocando um pouco de comida de peixes dia sim dia não,muito pouco,para ajudar o ciclo a andar,pois o ciclo pode demorar entre 28 a 30 dias,neste tempo não colocas peixes,e tens que ter muita paciência,e calma para que depois tudo corra bem.

Sobre os peixes até lá tens tempo para veres do que peixes gostas,mas para esse aquário tens que ver que tem que ser peixes muito pequenos em adultos,sobre os Guppys não vás por esses,como já te disseram,ou então colocas só machos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando sei que o ciclo tá concluído?

Terei que comprar testes para fazer a água? Quais, por favor. E valores a obter?

Se o ciclo não for bem feito,os peixes que irei colocar depois acabaram por morrer? Pois eles são seres vivos e não quero maltratar os peixes! Obrigada amigos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compras os testes da Amónia e de Nitritos,e o de Nitratos e do PH.

Como sabes se o ciclo terminou,quando a Amónia e os Nitritos estiverem a zero,se os Nitratos tiverem a 20ppm não há problema as plantas retira alguma,e com as TPA,s .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Paulo b disse:

Mais dúvidas haha , tenho que fazer algum TPA durante a ciclagem? 

Obg

Nop. Só é necessário no final do ciclo estar completo para reduzir os Nitratos antes de inserir fauna, ou caso uses um substrato que o aconselhe (tipo ADA Amazonia).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais dúvidas adiantadas, haha.

Quando acabar de fazer a ciclagem tenho depois que começar a fazer tpa's , e quando for limpar o filtro sempre com a água que tiro do aquário, retiro o carvão que lá está e coloco novo? 

Se é para não o tirar quando o devo fazer, ou seja renovar por novo?

Aí tantas dúvidas.

Obrigada pessoal pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

Podes e deves retirar o carvão,que não faz lá falta.

O carvão activado só se coloca no filtro depois de um tratamento aos peixes com remédios por uns quinze dias,depois e pegar nele e lixo.

No lugar do carvão colocas mais um pouco de cerâmicas.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tu não tens cerâmicas no filtro ? sim o carvão é para tirares.

Se ai nos Açores há lojas que vende peixes,eles também podem-te arranjar plantas naturais,basta para isso que tu saibas as plantas que queres e encomendares,vê aqui em plantas de baixa manutenção,são aquelas que tem a folha há frente verde claro,  https://tropica.com/da/planter/ 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr Álvaro, desde já muito obrigado por me ajudar.

 Mais dúvidas, não acabam haha     Li por aqui no fórum que não devo lavar o filtro quando faço uma TPA, será mesmo assim?

Como ainda não fiz nenhuma TPA tenho que saber se limpo o filtro no mesmo momento?

O meu filtro  tem de origem carvão e "tipo rede preta",não sei o nome,esponja talvez. Como disse para tirar o carvão vou colocar então alguma cerâmica,esponja preta de origem que até é grossa,e também vi a venda um tipo de algodão para uma filtragem mais fina.

O filtro não é muito grande para caber mas depois verei. Na sua opinião que devo colocar no filtro?

Já agora o filtro e um micro filtro KW da marca içá que veio com o aquário.

Tem filtração mecânica e biologia,caudal regulável e diz 200tls/h. Meu aquário é só de 30 litros. Muito obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo b

Esse filtro sendo interno tens que o limpar todas as semanas,e retira o carvão que não faz lá falta nenhuma,quero-te dizer que esse filtro é muito fraquinho,e que deves começar a pensar num externo nem que seija de Mochila.

Se ainda esta a fazer o ciclo do azoto,não laves ainda o filtro,e se a água já esta clara,para com as TPA;s para o ciclo não atrasar.

Como o filtro é muito pequeno para colocares cerâmicas das normais compra destas images (3).jpg que a sim já cabem mais.

Sobre a pergunta que fazes sobre fazer tpa e lavar o filtro tudo ao mesmo tempo se pode fazer,pois há quem o faça,eu não faço no dia que limpo o filtro tenho que retirar muita água do aquário para lavar esponjas,dar uma lavagem ás cerâmicas e lavar filtro,é retirado muita água do aquário,ora bem como tenho que a repor é como se tive-se feito uma TPA um pouco mais pequena,mas isto é valido para filtros externos grandes.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já cheguei a conclusão que devo comprar um filtro externo para o aqua, para que possa ter mais materiais filtrantes. Opinião para comprar um novo? 

Marca e modelo, já que o aqua é de 30lt. Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo b

Se tu fizeres uma pesquisa na net sobre filtros externos para teres uma ideia,e ate veres ate onde podes ir sobre preços,e se o filtro é bom,eu na minha opinião devias comprar um filtro já a pensar se um dia queiras ir para um aquário maior,então se subires de litragem já tens o filtro há altura,já não precisas de andar a gastares mais dinheiro para outro filtro.

Sobre filtros eu sempre tive filtros Eheim,destes eu posso-te dar alguma opinião,sobre outros filtros o que sei é o Feedback aqui do pessoal do Fórum,sobre o filtro para o teu aquário ate talvez um filtro de mochila dos maiores dava,agora se tu daqui a uns tempos queres mudar para um aquário ai de 60 litros,então um filtro externo com um copo grandes onde leva bastante massa biológica é sempre melhor,para este aquário que tu tens de 30 litros um Eheim 2211já era bom,só tem um senão este filtro não traz torneiras de manutenção o que torna um pouco chato,sempre podes comprar as torneiras há parte só que fica muito caro.

Também podes pesquisar sobre outros filtros de outras marcas,como a Fluval,a  Sicce, a JBL a Oase,e outros.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites, tive a pesquisar na NET e com tanta escolha de filtros fica á tona. 

Aqui nos Açores,ilha terceira, tá uma desgraça, o material que vendem tá na loja já a muitos anos, tudo antigo, por isso vou ter de mandar vir online.

Futuramente acho que vou adquirir um aqua maior no máximo 60lt, então quero comprar um filtro que resolva o problema do meu existente e que já possa vir a ficar para o maior.

Podem ajudar num modelo de filtro e marca?

Já agora alguma loja online fiável para esta compra. Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.