Peixe sem cauda


frumscs

Recommended Posts

Olá Boa Noite, eu sou iniciante no que toca a aquarios e peixes. Montei um aquario com tudo o necessário (acho eu) e o meu peixe está quase a morrer, infelizmente acho que já não haverá salvação 😕 mas gostava de perceber o que fiz de errado e o que posso fazer para prevenir este tipo de doenças. Já andei a vasculhar um pouco o forum mas ainda não cheguei à conclusão de qual doença teve o peixe.

Alguem me poderia ajudar?

Não sei por que razão não consigo publicar foto, só tenho a opção de "inserir imagem a partir de link" 

Agradeço desde já a atenção.

 

Forte Abraço Pessoal

Editado por frumscs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frumscs

Quanto às imagens podes seguir este link para ajuda:

Podes dar mais informações sobre o teu aquário, medidas e parâmetros da água e confirmar se fizeste o ciclo do azoto? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_20210223_113958.jpglarge.IMG_20210224_131312.jpg

 

Agradeço desde já a resposta e a dica para colocar fotos, assim já consegui.

Em relação ao aquário, é um aquario com 20 de largura, 40 de comprimento e 20 de altura. O que dá mais ou menos 16Litros.

Tenho um filtro.

 

Parametros da agua como assim? Peço desculpa pela ignorância mas estou mesmo aqui para aprender. Eu até agora não tenho feito testes nenhum na agua.

 

Ciclo de azoto nem sei o que é 😕

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o coitado está bastante maltratado e acho que já não terá salvação. 

Também me parece ser um "peixe dourado" que acho que não ser o mais adequado para o aquário que tens porque crescem muito ao contrário do que me muitos pensam mas a esse respeito deixarei para os mais entendidos falarem. 

O que te posso adiantar é que o ciclo do azoto é o que te vai ajudar a preparar o filtro para eliminar os elementos tóxicos resultantes da decomposição da matéria orgânica, restos de comida, excrementos, etc da água do teu aquário. Para desconheceres é porque não terás feito quase de certeza. 

Fica aqui mais um link para te ajudar a esse nível 

Para o tamanho do aquário não poderás ter muitos peixes e o filtro também não deverá aguentar com muitos. Podes pensar em ter um peixe betta por exemplo, mas antes de arranjares mais bichos tens de garantir que a água está em condições. É importante pelo menos medir os níveis de amónia e nitritos que devem estar sempre a 0 para garantir que não há elementos tóxicos na água, os nitratos também devem ser controlados mas esses eliminam-se com as trocas de água. Atenção também ao cloro da água, normalmente terás de usar um condicionador para remover o cloro da água ou deixar evaporar de um dia para o outro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, este infelizmente já não sobrevive,

Okey okey, bom saber, ainda estou na minha pesquisa de quais os peixes mais adequados para o meu aquário.

Em relação ao ciclo de azoto efetivamente não tinha conhecimento, agradeço  o link, vou já estudar isso.

a minha questão é o procediemento! Como faço a medição de amónia e nitritos e o cloro. Quais equipamentos tenho que adquirir para poder fazer esses teste de forma correta?

Agradeço desde já a atenção, já me ajudou bastante 😉 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário pequeno não tens muita escolha possível.a regra é mais ou menos 1l de água por cada centímetro de peixe adulto e enfatizo o adulto porque alguns crescem consideravelmente. Como sugeri num outro post, camarões neocaridina são sempre uma boa escolha, são consideravelmente fáceis e ainda podes ter uns quantos mas antes de pensares nos peixes precisas de garantir que a água está em condições. Há quanto tempo tens o aquário? Os testes podes comprar em qualquer loja da especialidade ou pela Internet, aconselho os testes de gotas porque duram bastante e são mais fáceis de ler que os de fitas. Eu comprei este kit da Internet https://www.miscota.pt/peixe/ntlabs/p-138643?r=733809001700&gclid=Cj0KCQiAj9iBBhCJARIsAE9qRtAZ31QAZDbq1P8jzdqmKWyTBYtLxJnVsDTjLfeaj4kTCL150lrp3W4aAkoWEALw_wcB

Não precisas de comprar o kit todo, pode só comprar os testes que pretendes.

O link que te mandei deve ter todas as instruções para fazeres o ciclo de azoto, muita basicamente é ires colocando pequenas quantidades de comida para se ir de compondo e isso vai ajudar a criar as bactérias benéficas que transformam a amónia e nitritos. Isto é sempre feito sem peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas frumscs

Foi muito útil o que o Ângelo te disse,e eu vou acrescentar mais algumas coisas,primeiro esse filtro interno não é grande coisa,diria mais não presta para nada,ou compras um esterno,ou então um filtro de mochila para poderes colocares cerâmicas,que é onde se vão alojar as bactérias,também um termostato para menteres a água sempre a 25 graus,para esse aquário um de 50w se a sala onde se encontra o aquário não for muito fria,senão partes para um de 75w.

Devias de comprares umas plantas verdadeiras,e retirares essas de plástico,as plantas ajudam muito na biologia do aquário,deves ir para plantas de baixa manutenção para começares vê aqui,as plantas que têm a folha verde são as de baixa manutenção, https://tropica.com/da/planter/ 

Sobre o ciclo do azoto,colocas dia sim,dia não,um pouco de comida muito pouca,como já te disse o Ângelo,e o ciclo demora entre 28 a 30 dias,sempre com tudo ligado,e muito importante sem peixes alguns.

Se por acaso não saibas o que é um filtro de mochila vai aqui só para veres,não tem que ser este,pode ser um maior,  download.jpgantes de comprares alguma coisa vem aqui pedires opiniões para não gastares dinheiro em material que depois não te vai servir.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ângelo Cunha

A nivel dos peixes por enquanto vou aguardar de ter o material para fazer os testes na água e depois já volto a pedir conselhos a nivel de quais peixes os mais adaptáveis para o meu caso.

A nivel do ciclo do azoto, vou já começar a tratar disso, qualquer duvida depois pergunto.

Obrigadão pela dica do Kit, vou ver o que preciso e mando já vir. Começar a tratar disto.

@Alvaro Silva

O filtro que estou a utilizar neste momento é o eheim biopower 160, ele tem filtragem por ceramica também, não é aconselhavel este filtro?

A nivel das plantas era mais uma dúvida que eu ia expor mais para a frente, realmente eu queria meter umas verdadeiras mas não sabia se teria vantagens e quais os cuidados a ter.

É obvio que não mando vir nada antes de me informar. por isso entrei neste forum e sinceramente dou os meus Parabens.

 

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom sobre o filtro,é de boa marca,e melhor do que me parecia na foto,pois não se vê bem,sim este filtro ate vai dar,isto quando colocares os peixes não te esticares na quantidade de peixes,e os 16 litros do aquário.

Sobre a pergunta que fazes se esse filtro não é aconselhável,em geral os filtros internos são muito fracos,e não levam cerâmicas,ou se levam é muito poucas,quanto os esternos são filtros em geral com o corpo do filtro em grande e que levam as esponjas,e muita cerâmicas,além de quando da manutenção do filtro não suja a água,o que acontece com esses internos,que ao desligar para fazer a limpeza muita da porcaria sai outra vez para o aquário.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okey okey, o filtro eu na altura tinha pedido opiniões e tinha-me dito que seria bastante bom. 

Realmente a nivel da limpeza é preciso fazer mais cuidado quando se retira.

Pedia outra opinião se poder ser, quais são os testes mais regulares que tenho que realizar à agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que aqueles que precisas de ter mais à mão seriam os de amónia, nitritos e nitratos. Os dois primeiros para teres a certeza que a água não contém elementos tóxicos quando fores colocar os peixes e se os fizeres regularmente, à medida que vais fazendo o ciclo vais ver a amónia a aumentar, depois essa vai caindo e aparecem nitritos e os nitritos são transformados em nitratos. De futuro também poderão ajudar a perceber se há algo de errado se notares problemas com os peixes. 

O teste de ph também é bom ter para escolheres peixes adequados à tua água mas se escolheres peixes resistentes normalmente suportam uma grande variedade de parâmetros e acaba por ser um pouco opcional. A mesma coisa para os testes de gH e kh, são mais importantes se tiveres peixes que dependam desses parâmetros. 

Podes comprar os de fitas que são 6 em 1 mas pela minha experiência não são tão exatos como os de gotas. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okey, nesse caso acho que o mais indicado será comprar o Kit completo. Vou ver aquele que publicastes e talvez o mande vir.

E já agora, a nivel de plantas naturais, existe algo assim de tratamento mais fácil que aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.