Vinagre para baixar o PH ?


mmiguelmm

Recommended Posts

  • 3 meses depois...

Acido Fosfórico para baixar o PH na seguinte porporção:

 

1 Gota para cada 10 Litros de água no aquário, diluído previamente em água e adicionado se possível no filtro para espalhar a mistura progressivamente.

 

 

 

Quem tiver duvidas pode sempre experimentar num recipiente a ver a efectividade do ácido na água.

 

É preferível adicionar pouco a pouco e ir controlando a baixa do PH progressivamente. Nunca por em demasia para não haver uma alteração de PH muito brusca.

Cláudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acido Fosfórico para baixar o PH na seguinte porporção:

 

1 Gota para cada 10 Litros de água no aquário, diluído previamente em água e adicionado se possível no filtro para espalhar a mistura progressivamente.

:crazyeyes:;) E se tiveres um pouco de luz que seja... algas em força.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu à algum tempo experimentei por vinagre no aqua porque tinha o PH muito elevado. Mas deu mau resultado, pos o vinagre de manhã e quando chegei à tarde a casa de tinha o aqua cheio de algas castanhas e alguns peixes mortos. :mrgreen:

 

Por isso é melhor usarem um produto que tenham a certeza que pode ser usado para este fim.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Também já usei vinagre para baixar o pH mas como a agua de rede na minha zona (Amadora) tem uma dureza "média" esta voltava ao pH 7,5 em cerca de 24 horas. depis passei a usar turfa mas mais uma vez a agua mantinha-se a pH 6,8 a 7 e com um custo grande. Cheguei a ponderar o uso de folhas, a compra de uma osmose inversa etc.

Neste momento tenho o problema resolvido, um dos aquarios tem agua de uma fonte de àgua onde a mesma sai a pH 5 e GH 0, inicialmente o aquario foi cheio com cerca de metade desta agua e metade de agua da rede e ficou com pH por volta dos 6 mas esta a cada 48 horas ficava de novo com pH 7, entretanto com já quase três semanas de TPA's (cerca de 80l de TPA's num aquario de 160l) tenho a agua a pH 6,5 e com tendência a vir a descer com as TPA's.

Quanto a mim o problema verdadeiro não será tanto o pH em sí mas a mineralização da àgua, o seu GH e o seu KH os quais tendem a fazer com que esta volte ao pH original mais alto. Claro que aguas acidas pouco mineralizadas também têm o problema de não terem quase nenhum efeito tampão com que o acomular de dejetos dos peixes possam fazer muito facilmente acidoses o que torna as TPA's maiores em percentagem e mais frequentes.

O aquario em questão tem discus selvagens e conto continuar a usar a agua da dita fonte com o tempo e talvez até deixar por completo de usar agua da rede nesse aquário não por causa somente do pH, GH e KH mas masi pela eliminação e elementos poluentes da agua. Também quando a montar o aquario de salgada conto usar esta agua para fazer as reposições e para desfazer o kalkwasser e não usar de todo agua da rede nem precisar duma RO.

 

Para quém tiver a curiosidade de saber onde fica a dita fonte é na Venda Seca (concelho de Sintra), quando chegarem à Venda Seca é só perguntarem pelos lavadouros que qualquer pessoa vo-los indicará e a dita fonte abastece os mesmos e tem uma bica para as pessoas encherem recipientes de àgua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

André tudo bem?

olha que a fonte da venda seca tem um ph de 6.2

e uma condutividade de 166-168ppm isto medido á maquina

ou seja é uma agua relativamente boa para manter mas não para criar

 

o que eu acho é o que aumenta a condutividade a dita água são as canalizações por onde passa se reparares no terminal da bica existe um tubo em ferro totalmente carregado de ferrugem essa agua deve ser um espetaculo na nascente que eu não sei onde fica mas gostava de saber

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Tenho um aqua aquário de 120 (120x50x40) com dois casais de escalares.

O problema é que o PH está a 7.6 e não consigo baixar (tenho turfa no filtro) devido aos TPA's semanais.

A minha questão é a seguinte :

li num site barasileiro que poderia usar vinagre diluido na água para baixar.

Será verdade ? alguém tem essa experiência ?

Obrigado

FAZ COMO OP VALTER ESTA A DIZER MANTEM ESSE PH ,MAS VALE MANTER DO QUE FAZER VARIAÇOES BRUCAS DE PH OS ESCALARES CONSEGUEM MANTER-SE COM UMA VARIAÇAO DE PH ENTRE OS 6.5 E OS 7.5.ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Já muita gente com mais experiência do que eu se pronunciou, alguns já disseram mais ou menos o que eu vou dizer:

 

Eu acho que só em "último caso" devemos alterar a química da água... manter a água do aquário o mais próximo possível da água que temos na torneira é o ideal... caso as espécies que temos consigam adaptar-se, claro!

 

Um pH=7,2; 7,3, 7,5... está "bom" para escalares, desde que não ande a flutuar... se for necessário fazer TPA´s com fartura, a água da torneira é boa, caso não tenha pH muito diferente do aqua...

 

Pode ser necessário ter mais cuidado no acondicionamento dos peixes (se na loja eles estão a 6,8 e eu em casa tenho 7,3... vou ter mais cuidado e demorar mais tempo a acondicionar os bichos).

 

Mas se quisermos mesmo alterar... teoricamente muitos ácidos dão! Os fortes H2SO4 e HCl, por exemplo, fazem o trabalho com pequenas quantidades e a baixo custo... mas só quem já fez titulações ou viu uma curva de titulação, percebe que o "salto" de pH que ocorre é grande... é muito arriscado! Depois é uma "chatisse" andar sempre a controlar o pH, dado que ele pode variar (passa a variar) muito facilmente...

 

Daí os compostos baseados no ácido forsfórico (e seus sais) serem mais utilizados, dado que o tampão formado tem pH na zona que nos pode interessar para aquariofilia. (com a formação do tampão temos margem de manobra, é muito mais difícil cometer erros).

 

Mas estes têm o inconveniente de adicionar fosfatos (como já foi dito) e propiciar o desenvolvimento de algas...

 

Por isso, para evitar "desgraças" e chatisses de sermos escravos da afinação da água, devemos pensar se realmente têm os nossos peixes necessidade da tal água ácida, que provavelmente nunca tiveram... os tetra-avós deles talvez...

 

E mesmo que tenham necessidade de um pouco mais de acidez, será que a vamos conseguir manter estável com adição de químicos? É que se não for para manter "estável"... mais vale deixar como está!

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

deixen-se de ideias estranhas :D ;) .... o dito vinagre pode causar a precipitaçao de sais na agua o k nao e muito bom para a flora e um super crecimento de algas castanhas e ate a decomposiçao da materia organica de forma muito rapida (no2,no3 e nao só)... sempre podem tentar o acido fosforico mas em baixas concentraçoes (e tambem serve de fertilisamte)............

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.