Vinagre para baixar o PH ?


mmiguelmm

Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um aqua aquário de 120 (120x50x40) com dois casais de escalares.

O problema é que o PH está a 7.6 e não consigo baixar (tenho turfa no filtro) devido aos TPA's semanais.

A minha questão é a seguinte :

li num site barasileiro que poderia usar vinagre diluido na água para baixar.

Será verdade ? alguém tem essa experiência ?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O vinagre baixa o ph e "não" faz mal aos peixes.

Obviamente se num aquario de 100 Lt deitar-mos 10 Lt de vinagre.... é diferente.

O problema é que o vinagre é um acido fraco e essa agua com Kh elevado (seguramente) vai resistir durante bastante tempo ao vinagre.

Eu adicionaria, devagar, os produtos usados para baixar o ph ( e kh), que normalmente não são mais que acido sulfurico(H2SO4) diluido em agua.

Atenção a alterações bruscas!!

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

 

Eu nao mexia no Ph! 7,6 esta mais que optimo para os escalares viverem e se reproduzirem ! Quanto mais mexes pior é para os animais...vale mais estavel a 7,6 que sempre a alterar-se !

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Novamente.

 

Obrigado pelos conselhos. Vou deixar com está. Para já os escalares estão bem.

 

Tenho mais uma questão.

Gostaria de iniciar-me nos discos e para isso tenho um aquario com 1mx0,5mx0,5m com um filtro externo da SERA 1100L, com 2 troncos grandes com feto java e areão de rio escuro.

 

Como a água que sai da torneira, sai com +/- PH a 7.8, como faço para baixar o PH e depois mantelo ?

 

 

Muito Obrigado

 

Ps.: No caso dos escalares, tive o aquario a cliclar 5 semanas com turfa no filtro e o PH não baixou quase nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Com essas condições os escalares deve-se reproduzir a não ser que a dureza seja muito elevada. A dureza é um elemento fundamental para baixar o PH, se ela for demasiado elevada, não há metodo que resulte pois que ela vai fazer o chamado"efeito tampão" e voltar a reerguer o PH.

Por directamente na agua do aquario acido cloridrico pode ser feito e resulta desde que a questão da dureza não seja unm problema.Deve-se por uma gota por litro mas não tudo de uma vez. No caso de um aquario de 100 litros, 100 gotas, mete-se 30 de manhã, 30 á noite,20 na manhã do dia a seguir e 20 á noite.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes encontrar em mqualquer casa de materiais de construção.

segundo ouvi dizer eve-se traçar o ácido com áua destilada

 

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a dizer.... mantem o ph como tens e não inventes com produtos quimicos!

Os escalares vao reproduzir-se com certeza ! Os meus Discus tambem vivem com esse pH !!!!

Quanto menos flutuações melhor!

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o ácido acético mais conhecido como vinagre, pode efectivamente baixar o ph, disso não há grande duvida. a questão é se isso é prejudicial à vida do aquario...
Só um reparo... o vinagre não é só ácido acético... Uns dos constituintes do vinagre, sim é o ácido acético. O problema maior, na minha opinião, nem é tanto ser um ácido, pois se o intuíto é baixar o pH tens de usar um ácido, ponto final. O mais problemático é o que resta após a dissociação do ácido, que neste caso é o ião acetato. Agora se este é mau para os peixes, não me posso pronunciar, mas eu não arriscava. Em todo o caso, como se sabe, o importante são as concentrações... ;)

 

Como a água que sai da torneira, sai com +/- PH a 7.8, como faço para baixar o PH e depois mantelo ?

Como tal, isto é a minha opinião. Falo apenas em termos de pH e não dos peixes que tens em mente manter, porque de escalares e discus eu não percebo rigorosamente nada. Acho que o melhor para baixar o pH num aquário, livre de rochas calcárias ou de outras coisas que façam subir o pH, é a turfa granulada num filtro externo. Se por ventura poderes deixar a água das TPA's de repouso durante uns 1-2 dias para eliminar o cloro, ainda melhor, pois o ião cloreto é uma base, ainda que fraca, mas ainda aumenta um pouco o pH.

 

No caso dos escalares, tive o aquario a cliclar 5 semanas com turfa no filtro e o PH não baixou quase nada.
Daí a minha advertência... :? Nem sempre se consegue baixar o pH eficazmente só com turfa. Em águas muito duras é uma tarefa, por vezes árdua. Se tiveres um poder tampão extremamente elevado, mesmo a turfa diminuindo a dureza, por vezes pode não ser suficiente.

Eu uso turfa e troncos nos meu aquários e quando troco a turfa chego a atingir pH's da ordem dos 5.5-6.0 :wink:

 

Com essas condições os escalares deve-se reproduzir a não ser que a dureza seja muito elevada. A dureza é um elemento fundamental para baixar o PH, se ela for demasiado elevada, não há metodo que resulte pois que ela vai fazer o chamado"efeito tampão" e voltar a reerguer o PH.

Por directamente na agua do aquario acido cloridrico pode ser feito e resulta desde que a questão da dureza não seja unm problema.Deve-se por uma gota por litro mas não tudo de uma vez. No caso de um aquario de 100 litros, 100 gotas, mete-se 30 de manhã, 30 á noite,20 na manhã do dia a seguir e 20 á noite.

Nem preciso de dizer mais nada :D Só queria chamar a advertência para o manuseamento do HCl. É um ácido forte, por isso tenham sempre água da torneira e sabão (básico para neutralizar) quando estiverem a mexer nele. Não devem utilizar luvas, pois se por ventura cair uma gota que seja para as mãos, torna-se difícil e doloroso retirar as luvas. Aneis, idem idem, aspas aspas...

 

Onde posso encontrar ácido cloridrico ?

Além dos sítios que o hotrodder já referiu, podes também comprar ácido muriático, que é ácido clorídrico já diluido, salvo erro a 30% v/v.

 

Só uma nota de foro químico :D A maior parte dos ácidos inorgânicos, nunca são puros. Quase todos existem na forma líquida, já diluídos em água. Quanto mais volátil for o ácido, mais difícil é ele existir em misturas com percentagens elevadas. Por exemplo o ácido sulfúrico, como tem um ponto de ebulição de 340 ºC é capaz de se obter em solução aquosa até 98-99% (também há puro, mas depois liberta-se SO3(g) + H2O e a percentagem baixa). Já o ácido clorídrico como é mais volátil, só se consegue obter com uma pureza de 33%, salvo erro.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma nota breve vinda fresquinha da aquariofilia marinha :)

 

Em água salgada muitos usam um aditivo chamado pomposamente "kalkwasser" que nada mais é do que cal - hidróxido de cálcio (CaOH2).

 

Ora como esta coisa do calcio é consumida muito rapidamente por corais e afins e por outro lado com pH elevado a solubilidade do CaOH2 diminui muito, há quem use vinagre para baixar o pH permitindo assim que entre muito mais Ca por cada ml adicionado.

 

Dadas as prima-donas que são as formas de vida dos salgados, se estas toleram o vinagre, um peixe de água doce corrente até se ri de nós se estivermos com reservas quanto ao seu uso :wink:

 

Claro que tudo com conta peso e medida.

 

Eu cá uso ácido nítrico que além de forte deixa nitrato para as plantas. Tem de ser adicionado com muito cuidadinho senão a coisa pode dar para o torto... :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Apisto, entendo pouco de salgados mas gostava de saber e visto que o vinagre é um acido bem fraco, como é que baixa o PH em aguas com tanto carbonato de calcio.

Usa-se quanto? tipo em 200L para baixar o PH 0,2 usam-se quantos litros de vinagre?

Outra pergunta que gostava de fazer e visto que há aqui pessoas que entendem de química era a seguinte, o vinagre é só acido acético? Ou tem componentes orgânicos, já que são obtidos de frutas?

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Só um reparo... o vinagre não é só ácido acético... Uns dos constituintes do vinagre, sim é o ácido acético.

 

Respondendo à tua pergunta final: qualquer líquido que contenha etanol (fermentação alcoólica, a partir de qualquer açúcar), se o deixares ao ar, o álcool etílico (etanol) é oxidado a ácido acético:

 

2x CH3CH2OH + O2 -> 2x CH3COOH

 

Pronto... não é tão simples quanto isto, mas fica a ideia. Daí o vinho quando azeda dar vinagre. Simple as that :lol:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

Ivanpantz obrigado pela resposta.

 

A minha pergunta centra-se exactamente por causa do alcool e dos acucares já que é optimo para o aparecimento de bactérias, daí eu querer saber os componentes do vinagre e a quantidade que se coloca.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

Na minha opiniao a melhor maneira de baixar o ph aos poucos é arranjar uma agua acida para as TPA's

 

Se procurares nos supermercados, várias aguas têm ph a rondar os 5.5! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Na minha opiniao a melhor maneira de baixar o ph aos poucos é arranjar uma agua acida para as TPA's

 

Se procurares nos supermercados, várias aguas têm ph a rondar os 5.5!

Hum... :D Não concordo muito. Essas águas com pH's baixos, geralmente, têm poderes tampão, muito baixos mesmo. Óbvio que diminuiem o pH se forem usadas, mas vai voltar a subir. Por exemplo, se juntares 1 litro de água do aquário com pH=7.5 e 1 litro de água de garrafão com pH=5.5, o pH final não será 6.5 No final da mistura até deverá andar a rondar os 7.0, mas ao longo do tempo, de certeza que atingirá novamente pH=7.5

 

Tal como eu costumo dizer, mais vale cortar o problema pela raiz, do que andar a contraria-lo :D

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas ao longo do tempo, de certeza que atingirá novamente pH=7.5

 

olha que eu quando montei o meu aquario a agua estava com um PH de 7.8 e com agua acida que usei nas TPA's, foi descendo gradualmente até aos 7 e ainda hoje se mantem. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivanpantz:

 

o maior consumo de Ca em água salgada deve ocorrer idealmente não pela precipitação de fosfato de calcio como dizes mas sim pela formação de aragonite e calcite por parte dos corais duros e rocha calcária.

 

De resto a explicação está excelente.

 

Aliás entre outros motivos para adicionar kalkwasser encontra-se precisamente esse do Ca++ se agarrar ao maldito fosfato que não só potencia algas mas também pelo mesmo processo químico interefere na calcificação dos corais.

 

Notem só que o ácido acético se decompõe em H+ CO2 e água pelo que são tudo compostos que têm impacto organicamente nulo no processo - não se forma nenhum resíduo susceptível de acumulação. Quanto ao grau de pureza e nocividade do que vem, não faço ideia mas se o pessoal dos salgados usa, penso que é viável em água doce.

 

Quanto ao pH do vinagre clássico tipicamente está entre 3 e 4, medido por mim :P .

 

Há rios de floresta na Amazónia com metros de altura de folhas no fundo que têm pH nesta ordem de grandeza ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

A minha opinião neste caso é que n deves mexer no ph.Não é um ph de 7.6 que te vai matar os peixes, eu diria mm que está quase perfeito.E eu não arriscaria no vinagre pois pode causar vários problemas no teu aquário.Espero ter ajudado e que resolvas o teu problema..

Cmpts... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Desculpem toda a minha ignorância na matéria, porque sou novato em aquários, mas se me permitem e em vez de andar a usar coisas muito estranhas e complicadas, que tal umas gotas de limão? Não seria essa uma solução? Aqui dixo a pergunta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pergunto eu também, sal grosso, daquele da cozinha, serve para baixar a dureza (e consequentemente, o PH)? Disseram-me que sim, mas achei estranho. O meu pH já está baixo, entre 7.0 e 7.5, como não gostei da dica do sal, preferi fazer TPA's com água da fonte, as minhas torneiras tinham pH de 8.0. próximas TPA's, serão todas da fonte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Desculpem toda a minha ignorância na matéria, porque sou novato em aquários, mas se me permitem e em vez de andar a usar coisas muito estranhas e complicadas, que tal umas gotas de limão?

acho que o limão é mais complicado e estranho que um ácido puro, ou diluido em água... Apesar de ser ácido, ninguém te garante que o sumo de dois limões é idêntico, e que consigam diminuir o pH da mesma água de forma semelhante...

Em todo o caso, pode-se utilizar. Só acho que se pode tornar mais complicado do que utilizando um ácido em que a gente sabe a sua concentração real...

 

E pergunto eu também, sal grosso, daquele da cozinha, serve para baixar a dureza (e consequentemente, o PH)? Disseram-me que sim, mas achei estranho.

Eu também acho estranho... O Cloreto de Sódio não altera o pH...

Só se for em grandes quantidades, mas mesmo assim duvido muito que o pH se afaste muito de 7.00

Aliás, se dissolveres Cloreto de Sódio em água, ele até aumenta a dureza geral (GH), e não a baixa. Se bem que o aumento é desprezável, pois o ião Sódio (Na+) não contribuiu grandemente para a dureza...

 

O meu pH já está baixo, entre 7.0 e 7.5, como não gostei da dica do sal, preferi fazer TPA's com água da fonte, as minhas torneiras tinham pH de 8.0. próximas TPA's, serão todas da fonte.

Acho que fazes muito bem.

Deixa-me só advertir-te para algumas coisas. Antes de usares a água faz alguns testes, para eliminares possíveis dúvidas.

:evil: Experimenta colocar cerca de 1-2 litros de água num recipiente com uma bomba de ar ou uma cabeça motora, de modo a que quase todo o CO2 dissolvido na água se evapore. Digo isto, porque se for uma água mole/macia, à saída da fonte pode ainda conter algum CO2 dissolvido em quantidades consideráveis... E podes estar a ler um pH=6.5 à saí da fonte, e quando o CO2 se evapora, o pH ser neutro ou ligeiramente básico até...

:evil: Testa os nitratos. Óbvio que nem sempre é assim, mas há a possibilidade de a "reserva" de água da fonte estar contaminda com nitratos provinientes de adubos em campos de cultivo, ou mesmo dos nitratos que se encontram dissolvidos na água da chuva (mais problemático em zonas poluídas).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.