Problema grave de Algas


edmendes

Recommended Posts

Boa tarde Malta. Á muito tempo que já não dou notícias, mas continuo activo no hobbie e a acompanhar por aqui as novidades.

 

Tenho tido de á uns tempos para cá um desleixe com o meu GiveRiver, e agora tenho um problema grave que não consigo resolver.... Algas por todo o lado!

 

São pequenas bolas verdes escuras que ficam pousadas no fundo do aquário, e que também se agarram por todas as plantas, troncos, pedras, e acessórios....

 

Primeiro, que alga é está?

Segundo, como tratar isto?

 

Já fiz uma limpeza a fundo do aquário, á cerca de 1 mês, onde até o fundo 3D removi para remover as algas como lixívia, assim como pedras e troncos. E fui fazendo trocas parciais de água a cada 5 dias. E antes da troca, 15 minutos antes fazia injecções locais de água oxigenada.

 

Mas nada disto resolveu... Continuam a propagar-se e estou a dar em maluco!

 

Obrigado desde já pela ajuda pessoal.fc0cf463f4ab3cb3b11f147b1fca7266.jpg96692ff70581f44d5f3da02f1fa5e1a8.jpg38fb397323b4a0affa738573e2040fc3.jpg

 

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mendes
Vê aqui,  https://greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato    
Saudações
Boas amigo Álvaro!
Há quanto tempo!

Ora então o que eu tenho são Black Brush Algae - BBA (Audouinella sp.)


O texto explicativo não me deixou nada agradado....
Basicamente isto pode aparecer em aquários "antigos" e estáveis, e é das algas mais difíceis de eliminar....

Com a tua vasta experiência, tens alguma ideia do que eu possa fazer para eliminar isto?

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O melhor e começares com um blackout por três dias,com todo o aquário bem tapado com um pano ou plástico preto,luz apagada,nem abras para dares de comer aos peixes,depois vês como ficou,fazes uma tpa e tentas remover o máximo que poderes,e voltas a fazer outro blackout se for necessário.

No entretanto espera por outras ideias quem sabe melhor que a minha.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
O melhor e começares com um blackout por três dias,com todo o aquário bem tapado com um pano ou plástico preto,luz apagada,nem abras para dares de comer aos peixes,depois vês como ficou,fazes uma tpa e tentas remover o máximo que poderes,e voltas a fazer outro blackout se for necessário.
No entretanto espera por outras ideias quem sabe melhor que a minha.
Saudações 
Já está em prática meu amigo! Obrigado!
Darei novidades

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para BBA o melhor tratamento é um aditivo de carbono, tipo Easy Carbo, aplicado localmente. Mas com a quantidade de BBA que já tens no aquário ia levar uma eternidade... sem falar no custo do produto.

Para a BBA, tenho quase a certeza de que Blackouts não são eficientes.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para BBA o melhor tratamento é um aditivo de carbono, tipo Easy Carbo, aplicado localmente. Mas com a quantidade de BBA que já tens no aquário ia levar uma eternidade... sem falar no custo do produto.
Para a BBA, tenho quase a certeza de que Blackouts não são eficientes.
Então se o blackout não irá funcionar, e o carbono é caro, que faço eu á "minha vida"?

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/02/2021 at 14:16, edmendes disse:

Boas. Infelizmente o blackout de nada fez...
Vou fazer TPA de 50% e novo blackout
 

Não te vale de nada fazer blackout... só vais piorar a saúde das plantas e dar mais força À BBA. Se não queres gastar dinheiro no carbono, aposta na limpeza do filtro e substrato e TPAs com fartura. Mas ao ponto que isso está, mais vale quase desmontar, desinfetar e voltar a montar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Voltei para te dizer que tive um problema com BBA que se estava a agravar e eu estava sem paciência para tratar ponto a ponto...

Usei um método pouco recomendado, mas consegui ver-me livre da BBA no aquário inteiro.

 

ATENÇÃO! Isto não é recomendado pelo fabricante do produto, provávelmente por boas razões.

Comprei EASYCARBO da EASY LIFE e coloquei uma dose 4 ou 5 vezes superior ao recomendado (usei 20ml para 100L de água) para o aquário inteiro 2 dias seguidos. A água ficou um pouco turva passado umas horas, mas passado 1 dia tinha voltado ao normal.

Passados uns dias a BBA começou a morrer (começa a ficar avermelhada) e passado uma semana ou duas já não vejo quase sinais nenhuns de BBA no aquário.

Já usei este método em 2 aquários plantados e com peixes, camarões e ampulárias e não tive perdas (só a BBA). 

Devo alertar que certos tipos de plantas não gostam deste produto (Valisneria, é uma delas) pelo que se deve ter muito cuidado ao escolher este método.

Para uma situação tão grave como a que tens no teu aquário, provávelmente será necessário fazer isto mais do que uma vez. Neste caso, eu eperaria umas semanas entre cada tratamento.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por não te teres esquecido e pela nova dica. Por acaso acho que vou mesmo atacar isto assim. Se calhar com um pouco de menos carga, mas vou por aí.
Os peixes que tenho agora são muito resistentes, e as plantas está tudo na miséria... Depois do tratamento vou ter que as renovar.

Obrigado mais uma vez!

Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Também já me surgiram estas algas, no entanto não foi em tão grande quantidade, e quem ajudou a eliminá-las foi um casal de Goby arco-iris (Stiphodon ornatus). Foi-me aconselhado na loja e funcionou mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais