O meu 2 projecto: "Aquatlantis Evasion EVO 120"


Bruno_Dias

Recommended Posts


Setup - Aquário de água doce:
 
1 - Nome do Aquário: Aquatlantis Evasion EVO 120.
 
2 - Data da montagem: 10/01/2021
 
3 - Dimensões do aquário: 118×54.7×38
3.1 - Volumes bruto e útil: bruto:245L.
 
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Fluval 407
4.2 - Termostato: Fluval E300
4.3 - Iluminação/Foto-período:
Barra LEDS Branco JJ-5630 18W (1040)
Barra LEDS Multi-Cor JJ-5630 18W (1043)
Transformador 12v 8.3A
4.4 - Sistema de CO2: Mais tarde irei adicionar.
4.5 - Outro equipamentos adicionais: Eheim Air Pump 200 (3072) com 2 saídas.
 
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil: AQUA GRO (OCEAN FREE)
5.2 - Substrato inerte: Flourite com rocha vulcânica misturada.
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): Rochas decorativas e 3 cocos com musgo.
6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): nada
 
7 - Fauna (até o aquário estar com os parâmetros corretos não irei adicionar a fauna)
7.1 - Quantidade e espécie (a atualizar)
7.2 - Quantidade e espécie (a atualizar)
...
 
8 - Plantas
8.1 - diversas...
...
 
9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, 24/26)
9.2 - Frequência das TPA's: 15/15
...
10 - Fotoseb2cc90fbe3be70ff138369bb9f0270e.jpg085a5ffa8755efb9d99f969eee44d969.jpg5f75c71471ea849cc0a6d24025796012.jpg07d6f6ca0613ef81048985aaef342108.jpg
 
Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E atualmente ja com o aquário hospital por baixo.

Quero desde ja pedir desculpas por tanta foto, e também por algumas fotos estarem de lado.

Alguma coisa aqui estarei para responder.

Um abraçob2849da20e451e27625b0006500d1117.jpg

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem o que estás a tentar fazer, e como o aquário é teu, lá terás a tua visão, mas a meu ver, com tanto equipamento investido, devias ter pensado numa maneira de ter uma decoração mais proeminente... uma coisa que se destacasse e que não ficasse só pelo fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem o que estás a tentar fazer, e como o aquário é teu, lá terás a tua visão, mas a meu ver, com tanto equipamento investido, devias ter pensado numa maneira de ter uma decoração mais proeminente... uma coisa que se destacasse e que não ficasse só pelo fundo.
Boa tarde, sim mas de momento não posso mexer muito mais,

Porém aceito sugestões.

Atmpp

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Bruno_Dias said:

Porém aceito sugestões.

A minha sugestão para esse aquário era comprares uns 100 kgs de pedra, estudar muito bem os layouts que se vão vendo aqui pelo Fórum e pela Internet, e procurares "construir" uma coisa que seja do teu agrado. A minha última montagem começou só com as pedras, e muitas opiniões dos membros do fórum, antes sequer de começar a meter coisas dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sugestão para esse aquário era comprares uns 100 kgs de pedra, estudar muito bem os layouts que se vão vendo aqui pelo Fórum e pela Internet, e procurares "construir" uma coisa que seja do teu agrado. A minha última montagem começou só com as pedras, e muitas opiniões dos membros do fórum, antes sequer de começar a meter coisas dentro do aquário.
O pior é que só em substrato tenho ali cerca de 100€.,.. E andar a trocar águas constantemente também não é muito bom para os peixes.....

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Bruno_Dias said:

O pior é que só em substrato tenho ali cerca de 100€.,.. E andar a trocar águas constantemente também não é muito bom para os peixes.....

O hobby não é barato. E tu foste logo para um aquário de 1 metro e 20...

Já em relação às trocas de água, o ideal é fazeres uma troca semanal de 50%... não sei se sabes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25% semana, 50% 2/2 semanas. Vou comprar um fluval 407 por estes dias deve chegar, e vou colocar bastantes mídias (cerâmicas e eliminar praticamente as esponjas todas, ficando apenas as que ficam ao alto. Tudo o resto irá ser mídias.)

Antes tive um aquário de 139 litros que tinha 60 de comprido. Apareceu este negócio e investi. ;-)

Abraço

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Bruno_Dias said:

Antes tive um aquário de 139 litros que tinha 60 de comprido. Apareceu este negócio e investi. 😉

Fizeste bem. Espero que corra tudo pelo melhor.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este filtro

Azul fica igual
Vermelho de cima a baixo apenas cerâmica. (Talvez também algum carvão activado)5b336dd7f54d78f3a234c5dbbc97e74a.jpg

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só deves utilizar o carvão após os tratamentos de alguma doença, para retirar os restos dos medicamentos.
Ah OK... Estamos sempre a aprender.

O filtro que vou buscar trás 4 saquinhos de carvão ativado.. Vou substituir por cerâmica. O que acham do 407?

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Bruno_Dias said:

Ah OK... Estamos sempre a aprender.

O filtro que vou buscar trás 4 saquinhos de carvão ativado.. Vou substituir por cerâmica. O que acham do 407?

É um bom filtro. Eu uso um da mesma gama, mas mais pequeno. O saco de carvão activado que vem com o filtro pode ser usado, sim, até para clarear a água. Mas deve ser retirado do filtro ao fim de 10...15 dias, porque o que acontece é que o carvão vai removendo partículas da água, mas quando está saturado começa a liberta-las. Eu usei o meu no início, por exemplo, porque não gosto de ver a água turba quando monto um aquário, mas se não te incomodar ou se o teu aquário não sofrer desse mal, podes sempre guardá-lo para o fim que o Luís te aconselhou.

Ainda em relação ao filtro, existe uma opção da Oase que tem espaço para o aquecedor e é muito mais fácil de limpar as esponjas. Não sei qual o que se adequaria ao teu tanque, ou o preço que poderia ter, mas se te incomoda ter o termostato dentro do tanque, e se te dá muito trabalho abrir o filtro sempre que queiras limpar as esponjas, pode ser uma opção viável...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom filtro. Eu uso um da mesma gama, mas mais pequeno. O saco de carvão activado que vem com o filtro pode ser usado, sim, até para clarear a água. Mas deve ser retirado do filtro ao fim de 10...15 dias, porque o que acontece é que o carvão vai removendo partículas da água, mas quando está saturado começa a liberta-las. Eu usei o meu no início, por exemplo, porque não gosto de ver a água turba quando monto um aquário, mas se não te incomodar ou se o teu aquário não sofrer desse mal, podes sempre guardá-lo para o fim que o Luís te aconselhou.
Ainda em relação ao filtro, existe uma opção da Oase que tem espaço para o aquecedor e é muito mais fácil de limpar as esponjas. Não sei qual o que se adequaria ao teu tanque, ou o preço que poderia ter, mas se te incomoda ter o termostato dentro do tanque, e se te dá muito trabalho abrir o filtro sempre que queiras limpar as esponjas, pode ser uma opção viável...
Sim ja me falaram desses filtros, mas vou optar pelo fluval, ainda que não seja o fx4, pois percebi que não haveria necessidade para tal aquário de 245litros

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, Bruno_Dias said:

Sim ja me falaram desses filtros, mas vou optar pelo fluval, ainda que não seja o fx4, pois percebi que não haveria necessidade para tal aquário de 245litros

Sim. Quer o 407 como o FX4 são boas opções. É uma questão de ires procurando na Internet e apanhares uma promoção. Se não me engano, era o Paulo Vieira, aqui no Porto, que tinha recentemente os FX4 em promoção. Procura e logo vês se compensa a demora do transporte e os portes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja exclui o fx4 porque tem 2650 litros de caudal, e é exagero. O meu filtro atual tem 900/h e o 407 tem 1350 o que ja tem mais força. E acho que chega perfeitamente.

Fica a foto do meu atual filtro. 9bcb1e23c07a849c101173d3e94bbd29.jpg

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem, então. Se bem que podes sempre regular o caudal, nos filtros da Fluval.
Sim posso
Mas a durabilidade do motor é muito menor pois está a forçar a saída.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Bruno_Dias disse:

Sim posso
Mas a durabilidade do motor é muito menor pois está a forçar a saída.

A durabilidade do motor só sofre se limitares a entrada. Pressão extra à saída não faz diferença, é para isso que eles trabalham.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A durabilidade do motor só sofre se limitares a entrada. Pressão extra à saída não faz diferença, é para isso que eles trabalham.
Como assim? Se o esganares ele quer mandar fora e não consegue pois limitando. Pelo menos é esse moet ponto de vista

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Bruno_Dias disse:

Como assim? Se o esganares ele quer mandar fora e não consegue pois limitando. Pelo menos é esse moet ponto de vista

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk
 

Se fosse assim os filtros nunca duravam tempo nenhum, porque basta colocar a mangueira mais alta e já está a limitar a saída do filtro, daí haver uma altura máxima definida nos motores.

O esforço do motor nestes filtro é a puxar a água que está dentro do filtro, por isso é importante, por exmplo, não ter esponjas esmagadas pelas matérias filtrantes dentro do filtro. Normalmente quando isto acontece o rotor do motor parte rápidamente.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui concordo com o João... duvido muito que a redução do caudal de água dê cabo do motor, até porque, assim sendo, as marcas não apresentariam essa opção. Até acho que é o contrário... se reduzes o caudal o motor faz menos esforço porque leva ao aquário uma menor quantidade de água. Compreendo o teu ponto de vista, mas acho que neste caso não é assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.