Painel LED


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Olá a todos.

Hoje decidi dedicar algum tempo a apresentar-vos um projecto que comecei a 13 de Dezembro e se arrastou até à madrugada da última sexta-feira. Vou tentar ser breve, mas ao mesmo tempo explicar-vos todos os passos que segui, incluindo todos os erros que tive que corrigir.

As fotografias foram sendo feitas com o meu telefone, pelo que algumas podem não ter a melhor qualidade. Desde já peço desculpa por isso.

 

Vamos então a isto...

 

Entrei no hobby há cerca de 16 meses, e desde então tenho vindo a criar montagem atrás de montagem tentando procurar aquela que, a meu ver, mereça ter uma existência mais permanente. O meu primeiro aquário estava "abandonado" em casa da minha irmã há já alguns anos e achei que, tendo o vidro, conseguia com algum jeitinho e trabalho, reunir todos os elementos que precisava para chegar a um belo tanque plantado. Com excepção do filtro, da fauna e da flora, que foram comprados, orgulhava-me muito de ter "arranjado" tudo o resto... desde o móvel à calha de iluminação, passando pelo sistema de CO2... até as pedras que tinha lá dentro foram recolhidas em sítios que conhecia aqui por perto. Entretanto percebi que não teria o resultado que pretendia se não investisse algum dinheiro em material de qualidade, e fui trocando todos esses elementos DIY por produtos de marcas conhecidas que me permitiram chegar a um patamar mais elevado. Quase um ano depois da primeira "aventura", dei inicio à minha última montagem, com a compra de algumas rochas... podem acompanhar todo o processo aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261743-grey-mountain/.

Pela primeira vez, decidi trocar o fundo negro por uma película fosca, e desde logo comecei a pensar numa maneira de ter um Painel LED por trás do aquário. As opções existentes no mercado são ainda bastante caras, pelo que comecei a ver alguns vídeos no Youtube que me poderiam ensinar a ter o resultado pretendido com pouco dinheiro. 

A verdade é que a primeira tentativa saiu frustrada e acabou no caixote do lixo. A quantidade e a potência dos LED's utilizada era muito diminuta e o resultado ficou muito aquém do esperado. Tinha quase uma luz de presença, que pouco alterava todo o aspecto do aquário, e quase me convenci a mim mesmo que esse não seria o caminho a seguir. Não sei se demorei um ou dois dias a pesquisar novos vídeos... depois daquela primeira desilusão queria provar a mim mesmo que era capaz e que a coisa poderia resultar, e comecei a pensar com mais calma em todos os passos que deveria seguir.

O meu aquário não está muito afastado da parede, e portanto a primeira coisa que fiz foi criar uma espécie de "caixa" que lá coubesse. Usei madeira prensada no fundo e umas tiras de 2cm que comprei na Maxmat:

 

large_001.jpg

large_002.jpg

 

Pintei-a depois de branco, para que a luz tivesse melhor reflexão, e fiz um buraco no fundo por onde passariam os fios elétricos:

 

large_003.jpg

large_004.jpg

 

A seguir comecei a pensar na cobertura e, a meu ver, achei que um acrílico transparente com uma película de vinil fosco em cada um dos lados seria a melhor opção:

 

large_005.jpg

large_006.jpg

large_007.jpg

large_008.jpg

 

Não foi, porque a solução que encontrei para prender o acrílico (com parafusos), apesar de resultar, ia fazer com que os mesmos ficassem em contacto com o vidro traseiro do tanque e não me ia deixar dormir tranquilo à noite. Voltei à minha mesa de trabalho, tirei todos os parafusos e tapei os buracos com massa para madeira. Pintei o "erro" com tinta branca e comecei a pensar numa alternativa.

Em vez de voltar ao acrílico transparente, que me obrigaria a gastar mais dinheiro em película fosca (as de qualidade não são baratas), optei desta vez por um acrílico branco translúcido:

 

large_009.jpg

large_010.jpg

 

E para o prender à estrutura comprei uma calha em "L" de 1 cm (cortada a 45º) que colei ao acrílico com Super Cola e fixei à madeira com parafusos. Foi a opção acertada, até porque a calha me permitiu esconder a pequena diferença de tamanhos entre uma coisa e a outra.

Para pendurar tudo no aquário comprei também daqueles suportes que geralmente se usam para reforçar os cantos dos móveis. Brancos, claro... não gosto muito dos buracos na parte da frente, mas foi a solução mais económica.

 

large_011.jpg

large_012.jpg

large_013.jpg

large_014.jpg

 

A partir daí comecei a pensar nos LED's. A minha ideia era apenas ter luz na parte de trás do aquário, e não efeitos de cor. Procurei soluções em todas as Loja China aqui da zona. Estávamos, ainda por cima, em altura do Natal, e havia muitas opções para decorar as tradicionais árvores, mas nenhuma me deixou satisfeito. As únicas que me pareciam viáveis eram bastante caras (cerca de 10...12€ por cada 5 metros). Virei-me para o AliExpress e encomendei por 17€ (portes incluídos) 4 tiras LED de 5 metros cada, mais um transformador USB. Como já sabia que teria que recorrer a solda para juntar todas as tiras, optei por um único transformador, que facilitaria a ligação à corrente.

Escusado será dizer que tive que esperar pela encomenda, e o projecto esteve quase um mês parado. Foi bom, por um lado, porque permitiu a tinta e todas as colagens secarem. Geralmente apresso esses passos 😄 .

Chegaram os LED's e coloquei-os na estrutura:

 

large_015.jpg

large_016.jpg

 

Mesmo com 20 metros, revelaram-se insuficientes, mas como sabia que aquela parte de baixo estaria coberta pelo substrato, resolvi a coisa como podem ver nas imagens anteriores. Ah... a colocação dos LED's foi feita com um intervalo de cerca de 0,5cm entre tira, e desfasados em termos de altura, para ter uma iluminação mais harmoniosa. A tira que optei por comprar, como apenas tem luz branca, permite o corte entre cada um dos LED's. Maravilha!

De volta à mesa de trabalho, a ideia era ter dois fios de cobre... um para cada terminal (+ e -), que depois ligariam à ficha final. Foi assim que vi nos tutoriais de Youtube. Inexperiente como sou nestas coisas de eletricidade, ainda contactei um membro do fórum que me parecia perceber mais disto e perguntei-lhe que tipo de transformador precisaria para por isto tudo a funcionar em condições. Falou-me de um transformador XPTO de 5V e 10A. Fiquei a saber quase o mesmo. Ainda pensei procurar isso na Internet, ou numa casa de material eléctrico, mas resolvi primeiro ligar tudo ao transformador que veio na encomenda para ver no que dava. Pensei que queimava tudo, ou que deitava tudo fora outra vez, mas não aconteceu...

 

large_017.jpg

large_018.jpg

large_019.jpg

 

O que aconteceu é que todos os LED's acenderam, mas depois de colocar o acrílico na frente os fios faziam sombra no mesmo. Nesta altura admito que me passei. Tanto trabalho para ter um fundo de aquário com sombras. Parecia sujo. Deixei a coisa de lado e voltei a ela no dia seguinte.

Pensei novamente noutra solução, que passaria por ter o polo positivo ligado em baixo e o negativo em cima. Retirei os fios de cobre o melhor que consegui, mas deixei mossa em toda a montagem. LED's que não funcionavam... ligações queimadas... outras arrancadas... respirei fundo e comecei a fazer ligações entre LED's para ver se a coisa voltava um passo atrás.

Ah... escusado será dizer que a minha experiência em soldadura era também nula. Nunca tinha pegado num ferro de soldar, e aquele que estava a usar foi escolhido pelo preço. Era o mais barato da loja. O resultado foi este:

 

 

large_021.jpg

large_022.jpg

large_023.jpg

large_024.jpg

 

Soldas mal amanhadas... terminais que pareciam ter sido soldados por um gorila... ligações tortas...

Liguei tudo à corrente e... funcionou!

Encontrei um interruptor antigo que tinha por aí guardado e fiz a ligação, colando os cabos com Super Cola para tentar que as soldas não mexessem muito:

 

large_025.jpg

large_026.jpg

 

A seguir, foi só fazer a ligação desse interruptor à corrente, usando o cabo USB que veio com os LED's:

 

large_027.jpg

large_028.jpg

large_029.jpg

 

Um bocado de fita isoladora aqui e ali, e a coisa acabou até muito "limpinha":

 

large_030.jpg

 

Fica também uma fotografia do painel já montado no aquário:

 

large_031.jpg

 

Só não mostro as imagens finais com o antes e o depois porque o tanque está a precisar de uma TPA mais extrema, com mudança de algumas plantas de sítio, mas assim que tudo esteja em modo de cruzeiro novamente, podem acompanhar no post relativo ao mesmo. Entretanto ficam com indicações, caso queiram fazer uma coisa parecida com esta...

 

Duas considerações finais (que não consigo explicar porquê, por falta de conhecimento)... troquei o transformador que veio com os LED's, que era de 5V 2A por um de telemóvel que apresenta 5V 1A... isto porque, ao fim de algum tempo (uns 20 minutos), o de 2A aquecia e começava a falhar. Esse tal transformador vinha também com um comando, mas só o consigo utilizar para ligar e desligar o painel. As outras opções são por a luz a piscar mais ou menos rápido... o que acho que, para os peixes, não será muito indicado, e diminuir ou aumentar a intensidade da luz. Diminuir não me interessa... aumentar não funciona.

 

Fico à espera dos vossos comentários e das vossas questões. Não me peçam fotografias do tanque já com o painel! Quando as tiver, podem vê-las aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261743-grey-mountain/.

 

Abraço.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, este topico fez-me lembrar quando me aventurei com o meu velhote a fzer uma tampa para o meu primeiro aquario de 80l... 😃

Nao percebendo muito desta "poda", lembro-me que um dos "problemas" que tive na altura, foi que a madeira ficou um bocadito para o feia ao fim de algum tempo, mas nao me recordo se foi pela tina ou pela falta de dela na altura... Uma coisa que fiz na tampa, mas nao sei se isso se aplicaria ao let uma vez que este e mais "direccional" foi forrar com uma papel reflector por dentro, para assim ter mais luz direccionada para o aquario. Um coisa que eu faria de certeza neste teu painel, seria nos "L's" que tens a segurar isso, forrar a parte que esta em contacto com o vidro com um bocadito de feltro, ou algum material aborrachado, acho que ficava melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, PMarinho said:

Nao percebendo muito desta "poda", lembro-me que um dos "problemas" que tive na altura, foi que a madeira ficou um bocadito para o feia ao fim de algum tempo, mas nao me recordo se foi pela tina ou pela falta de dela na altura... Uma coisa que fiz na tampa, mas nao sei se isso se aplicaria ao let uma vez que este e mais "direccional" foi forrar com uma papel reflector por dentro, para assim ter mais luz direccionada para o aquario. Um coisa que eu faria de certeza neste teu painel, seria nos "L's" que tens a segurar isso, forrar a parte que esta em contacto com o vidro com um bocadito de feltro, ou algum material aborrachado, acho que ficava melhor.

Olá Marinho. Obg. pelo comentário. Acho que a tinta não será problema, neste caso. Já fiz uma calha, anteriormente, pintada de preto, e a tinta que utilizei (que é a mesma) não revelou nenhum problema enquanto a calha esteve "activa". De qualquer maneira, caso isso aconteça, é só pegar no painel e dar-lhe mais uma mão. É tinta de esmalte... aguenta-se muito bem, mesmo com salpicos. Algumas marcas que poderás encontrar nas imagens foram feitas com o ferro de soldar. De vez em quando lá tocava com aquilo na caixa e deixava logo marca... aliás... aconteceu-me o mesmo em dois dedos 😛 .

Há quem use papel refletor neste tipo de construção, mas neste caso não achei necessário. Julgo que só ia complicar, e não teria qualquer efeito, até porque a dispersão da luz com o acrílico branco ficou muito bem, no final. 

Quanto ao revestimento dos "L's", é uma questão a pensar, sim senhor. Boa dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, kromo said:

apesar de pensar que poderias ter optado por outros materiais em alguns casos (coisas menores) o geral está muito bom.

Julgo não ter percebido... como assim, coisas menores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/8/2021 at 10:55 AM, JoseCarlosMarques said:

Há quem use papel refletor neste tipo de construção, mas neste caso não achei necessário. Julgo que só ia complicar, e não teria qualquer efeito, até porque a dispersão da luz com o acrílico branco ficou muito bem, no final. 

Como a tinta e branca, tambem tem tendecia a reflectir a luz, mas como led e direccional, acho que realmente o papel refletor nao ia fazer grande coisa. Ja agora, falhou ai uma foto do painel ligado, mesmo que fora do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, PMarinho said:

Ja agora, falhou ai uma foto do painel ligado, mesmo que fora do aqua.

Já tratei disso ontem, mas ainda não tive tempo de editar as imagens. Assim que a coloque aqui, certifico-me de fazer o link para a mesma 😉 .

Em relação ao papel refletor... acho que tens razão. Os LED's enviam luz para a frente. Acho que a coisa resultaria até com o fundo preto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em vez de usar cola em alguns pontos, teria usado silicone (o chamado cola/veda) ... o acrílico teria usado transparente que depois teria lixado (a mão ou muito muito levemente com a lixadora eléctrica ) para lhe dar um toque fosco. em vez do translucido que usaste. fita isoladora é uma boa solução, mas dominós ou até manga termoretractil nas ligações eléctricas é preferível, se iras por o painel num programador o interruptor não irá servir para nada. como disse, coisas menores.

os suportes em L são em metal ou plastico? se for em metal eu poria um pouco de goma eva nas parttes em contacto com o vidro, a goma eva é fina mas protefe o vidro do metal. podes a "colas" com fita adesiva dupla face ( aquela sem esponja que se usa para colar tapetes ou alcatifas)

Editado por kromo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os suportes em L são em metal ou plastico? se for em metal eu poria um pouco de goma eva nas parttes em contacto com o vidro, a goma eva é fina mas protefe o vidro do metal. podes a "colas" com fita adesiva dupla face ( aquela sem esponja que se usa para colar tapetes ou alcatifas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, kromo said:

em vez de usar cola em alguns pontos, teria usado silicone (o chamado cola/veda) ... o acrílico teria usado transparente que depois teria lixado (a mão ou muito muito levemente com a lixadora eléctrica ) para lhe dar um toque fosco. em vez do translucido que usaste. fita isoladora é uma boa solução, mas dominós ou até manga termoretractil nas ligações eléctricas é preferível, se iras por o painel num programador o interruptor não irá servir para nada. como disse, coisas menores.

os suportes em L são em metal ou plastico? se for em metal eu poria um pouco de goma eva nas parttes em contacto com o vidro, a goma eva é fina mas protefe o vidro do metal. podes a "colas" com fita adesiva dupla face ( aquela sem esponja que se usa para colar tapetes ou alcatifas)

Eu gosto de usar SuperCola nas minhas trenguices... é mais rápida a secar. E tentei usar acrílico transparente com vinil fosco, mas não resultou (não por causa disso, como expliquei em cima) e optei por este. Não fiquei decepcionado... até acho que tem uma melhor dispersão de luz. Quanto à parte elétrica... usei o que tinha por casa. O interruptor funciona... para ligar e desligar o painel. É para isso que ele serve, e parece-me a opção mais simples. Em relação aos suportes tens razão... tenho que lhe colocar ali alguma proteção... quando as lojas dos chineses voltarem a abrir, penso nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, acredito que tem uma melhor dispersão de luz.  sem ferir os olhos,,,

 

por acaso acho a tua iedeia genial. gostava de ver a coisa em acção

Editado por kromo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @JoseCarlosMarques

Antes de mais, muitos parabéns pelo projecto! Obrigado pela partilha e por teres tido o cuidade de ires documentando todo o processo.

Compreendo-te tão bem. Também sou um entusiasta do DIY e perante um problema / desafio a primeira reação é: "acho que sou capaz de fazer algo que resolva isto 😏 !!!" Depois, normalmente (nem sempre mas normalmente) vem uma chapada da realidade. No final fazemos contas, olhamos para o resultado final e pensamos que se calhar tinha sido melhor comprar uma solução já feita e com, inegavelmente no meu caso, melhor qualidade... 🤔 Mas o "gozo" do processo ninguém nos tira 🙂!!! Como disse isto é o que me acontece normalmente, não é sempre, felizmente!!!! 😁

Pergunta que te faço: tens ideia que LEDS estás a utilizar (SMD5050, SMD2835, outro)? Sabes qual é o fluxo luminoso da fita (lm / m)?

E agora a pergunta mais importante: Estás satisfeito com o resultado final? Não falo da construção ou do aspecto. Falo mesmo do resultado. O efeito que tens é o que querias alcançar?

Mais uma vez muitos parabéns!

Um abraço!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, PMarinho said:

Como a tinta e branca, tambem tem tendecia a reflectir a luz, mas como led e direccional, acho que realmente o papel refletor nao ia fazer grande coisa. Ja agora, falhou ai uma foto do painel ligado, mesmo que fora do aqua.

 

46 minutes ago, kromo said:

por acaso acho a tua iedeia genial. gostava de ver a coisa em acção

Ora cá está então uma fotografia do aquário com o Painel montado: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261743-grey-mountain/?do=findComment&comment=1436559. Como explico no post, devia ter diminuído um bocadito a luz da calha, para o branco do fundo ficar mesmo branco, mas enquanto estava a fazer as imagens pareceu-me bem assim. Da próxima já resolvo isso.

 

44 minutes ago, tmiguel said:

Antes de mais, muitos parabéns pelo projecto! Obrigado pela partilha e por teres tido o cuidade de ires documentando todo o processo.

Compreendo-te tão bem. Também sou um entusiasta do DIY e perante um problema / desafio a primeira reação é: "acho que sou capaz de fazer algo que resolva isto 😏 !!!" Depois, normalmente (nem sempre mas normalmente) vem uma chapada da realidade. No final fazemos contas, olhamos para o resultado final e pensamos que se calhar tinha sido melhor comprar uma solução já feita e com, inegavelmente no meu caso, melhor qualidade... 🤔 Mas o "gozo" do processo ninguém nos tira 🙂!!! Como disse isto é o que me acontece normalmente, não é sempre, felizmente!!!! 😁

Pergunta que te faço: tens ideia que LEDS estás a utilizar (SMD5050, SMD2835, outro)? Sabes qual é o fluxo luminoso da fita (lm / m)?

E agora a pergunta mais importante: Estás satisfeito com o resultado final? Não falo da construção ou do aspecto. Falo mesmo do resultado. O efeito que tens é o que querias alcançar?

Começo pelo final... Sim! Estou bastante satisfeito com o resultado final. Não é coisa para estar ligada todo o dia, mas mais para fazer fotografias do tanque, ou para provocar aquele factor "uau" a quem o vir acender-se. Agora com o confinamento só o pude mostrar ainda à minha namorada, mas ela vai acompanhando a evolução dos meus aquários e ficou muito surpresa quando viu o que tinha saído destas últimas semanas de trabalho. Ao vivo, resulta muito bem.

Não te sei dizer ao certo o tipo de LED's que comprei, mas se fores ao link que coloquei em cima, deve ter lá a descrição. Só sei que são de 5V. Quando andava à procura do que devia comprar, a minha ideia era apenas que a tira desse para cortar LED a LED, e que tivesse apenas 2 ligações (o pólo positivo e o negativo). Esses eram baratos, e como nem sequer sabia se a coisa ia funcionar, optei por eles. No final acabei por ficar contente com a opção tomada. Não têm uma luz exagerada, mas já percebi que, trocando o transformador, consigo mais intensidade. Aliás... durante a montagem experimentei ligar 4 carregadores de telemóvel, de 5V cada, às terminações, e a cada carregador a intensidade da luz subia. Acabei por optar por utilizar apenas um, porque acho que esta quantidade de luz chega, mas se vir que mais tarde a quero aumentar, posso sempre descarnar o cabo que sai do painel e ligar-lhe um desses carregadores de telemóvel que tenho aos montes aqui por casa.

Por último... tu compreendes-me a mim e eu a ti. lol. A razão porque comecei nisto do DIY foi por pensar que ia poupar dinheiro, mas com tantas lojas de aquários aqui na minha zona, acho que teria gasto metade do dinheiro que gastei se fosse logo para as opções disponíveis. Verdade seja dita que até devo ter gasto 3 vezes mais, porque segui o DIY e depois fui trocando por equipamentos comprados. Uma coisa boa resultou disto tudo... ganhei experiência e fiquei a saber como funciona cada um dos elementos. Conhecimento não ocupa lugar 😉 .

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se me atrever a fazer um. (só a parte dos led ´que me atrapalha um pouco) irei tentar fazer um genero por do sol. degreadé para laranja . na minha cabeça parece lindo, logo veremos.

trabalho esta genial. e não sei se gastaste mais do que custam, já feitos. tb deverá depender do tamanho total.

no meu caso 150x60 . e é como já foi dito. pode estar mais tosco, mais rude, Mas Bolas , Fui EU que o fiz e isso não tem preço. poderás dizer tu e muitos como nós que podendo preferimos fazer ao comprar já feito. mesmo se com isso perdemos horas e horas. e só quem se mete nelas sabe um grande verdade. O primeiro nunca fica tão bem, porque com os erros aprendemos. e o proximo estará muito muito melhor

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, kromo said:

se me atrever a fazer um. (só a parte dos led ´que me atrapalha um pouco) irei tentar fazer um genero por do sol. degreadé para laranja . na minha cabeça parece lindo, logo veremos.

trabalho esta genial. e não sei se gastaste mais do que custam, já feitos. tb deverá depender do tamanho total.

no meu caso 150x60 . e é como já foi dito. pode estar mais tosco, mais rude, Mas Bolas , Fui EU que o fiz e isso não tem preço. poderás dizer tu e muitos como nós que podendo preferimos fazer ao comprar já feito. mesmo se com isso perdemos horas e horas. e só quem se mete nelas sabe um grande verdade. O primeiro nunca fica tão bem, porque com os erros aprendemos. e o proximo estará muito muito melhor

Esse degrade que falas pode ser conseguido com uma película de vinil em frente ao painel. Há quem imprima em vinil fosco, logo, era uma questão de pedires a alguém para o fazer. Acho que seria a melhor opção, até porque, de hoje para amanhã, podes querer mudar para azul ou vermelho e só tens que trocar a tal película. Trabalhar com LED's de cor não sei se te aconselho... foi por isso que fui para os brancos... os de cor têm mais ligações, e a não ser que saibas o que estás a fazer, podes acabar por gastar dinheiro para nada. Mas estuda bem o assunto... tenho a certeza que há muitos vídeos na Internet que te ensinam como soldar LED's coloridos. Não vás é na cantiga daqueles painéis que usam apenas uma tira led em baixo e outra em cima. Aquilo até pode funcionar no vídeo, com a calha apagada, mas lembra-te que uma calha de aquário é uma coisa muito potente, e o painel deve, pelo menos, igualar essa potencia.

Este tipo de paineis é bastante caro. Estou a falar dos 500€ para cima, no tamanho do meu aquário (80x40cm). O meu ficou-me por menos de 100€, e porque tive que o refazer. Com jeito e cuidado, 50€ devem chegar e sobrar. Não para o teu caso... o teu aquário é maior. Imagino que fosses para os 75...100€, se tudo sair bem à primeira.

Essa do "fui eu que fiz" era uma das coisas que me dava mais orgulho quando olhava para o meu aquário. Agora já não tenho tantas coisas DIY lá metidas, mas sei que em qualquer emergência sei desenrascar-me sem ter que ter muito dinheiro de lado para substituir esta ou aquela peça.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais