Reinicio de aquário


tiagoagfaria

Recommended Posts

Caros amigos estou um bocado enferrujado nisto, gostaria que me ajudassem aqui a retomar a aquariofilia e a validar/aperfeiçoar as minhas escolhas. 


Objetivo: Aquário comunitário para barbos, rasboras, tetras, esclares, rasboras, corydoras. Ainda por definir concretamente. Plantado com plantas de baixa manutenção e sem Co2.


Aquário: 120cm(C) x 40cm(A) x 33cm(P) (150L úteis)
 

Filtragem: Fluval 307 organizado na seguinte ordem: Esponja grossa > esponja média > esponja fina > Eheim SubstratPro 2L +/-

Termostato: Eheim thermocontrol - Devo comprar de 125w ou 150w? Ou em alternativa um termostato externo? ideias pfv

Iluminação: 1x T8 30w - gostava de converter para leds com mais potência e melhor CRI, alguma ideia? O aquário é fechado e com tampa, não permite com facilidade adaptar outro tipo de calha e não quero remover a tampa.

Substrato: Qual sugerem atendendo que não faço conta de instalar Co2 e não quero ter um aquário densamente plantado? E que seja adequado às Corys.

Plantas: Ainda estou a ler sobre isso e aceito nomes de espécies que conseguem lidar bem com pouca luz e sem Co2.

Obrigado se chegaram até aqui e tiverem paciência para me ajudar.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago 

Sobre o termostato tudo depende da sala onde o mesmo se encontra,mas mesmo a sim podes ir para o 150w.

Sobre a iluminação deixo para que estiver melhor para te aconselhar.

Uma vez que queres plantas de baixa manutenção,tens substratos não activos,ou seija que podem ficar ao contacto com a água,é uma questão de fazeres uma pesquisa na net sobre substratos para plantas de baixa manutenção.

Plantas, tens plantas que não precisam de substratos como as Anubias,Bucephalandras, Microsorium pteropus (Fetos de Java)e musgos,estas são plantas que não se podem enterrar no substrato,mas atar ou colar a rochas ou troncos.

Vê aqui sobre plantas, https://tropica.com/da/planter/     

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação já tens atualmente soluções lâmpadas led que se adaptam diretamente em t8. 

Outra opção é acabares com a tampa e compares no futuro uma calha. A meu ver esteticamente os aquários só tem a ganhar com isso. 

Exemplo de um substrato o JBL manado. Barato é ficas bem servido.

Termostato ia para um de 200w. Ficas com mais folga e não estás sempre no limite.

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro e Vasco obrigado pelas vossas palavras que tive em consideração. 

De momento em relação ao termostato estou seriamente a considerar a instalação de um Hydor externo de 200w ou um JBL Protemp e300 também externo, mas enquanto isso não ocorre descobri aqui em casa um convencional de 150w que tem estado em teste numa barrica e consegue manter a temperatura nos 25ºC que, corrijam-me se estiver errado, é a temperatura ideal para plantas e peixes.

Em relação à iluminação nunca posso remover a tampa pois o aquário tem umas travessas muito feias e sinceramente prefiro a estética de ter tudo escondido. Em princípio removo a calha T8 e adapto uma calha Fluval Plant 3.0 de 46w. São à volta de 200€ de investimento mas é a única que achei com IP67 e parece-me muito interessante a possibilidade de com o telemóvel realizar vários tipos de programação.

Em relação ao substrato realmente estou muito virado para o JBL Manado Dark que tem vantagens a nível de colonização de bactérias e é muito agradável visualmente, o único senão é que para conseguir os cerca de 25Lt necessários o custo ronda os 75€ a 80€ . Não vendem saco de 25L como do manado normal. 
Alternativamente estou a olhar para o Tropica Aquarium soil que pela mesma quantidade fica à volta de 110€. Uma diferença de 30€ ainda é dinheiro, mas também traz outras vantagens, nomeadamente o ajudar a baixar o Ph que na minha zona me sai da torneira em torno de 7,5. O meu receio é a durabilidade e integridade do substrato ao longo de alguns anos, tenho lido que as argilas não duram muito e acabam por se tornar em papa, alguém com experiência nisso que me possa dar feedback?

As leituras continuam, este fim de semana será para tentar perceber hardscape, pretendo meter rochas e tronco(s). Depois as plantas. 😄

Continuem a passar por aqui. 😁😁

 

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para algo low-tech não necessitas de grande parte do material que falas. 

O termóstato externo é algo fixe mas tens de ter a noção que são algo frágeis..Os meus ao fim 3-4 anos vão à vida. já estou no terceiro. 

Quanto à iluminação podes comprar uma t8...que seja boa. Serve perfeitamente. No futuro logo vês

Quanto ao substrato...é caro mas é bonito. Se queres algo bom e barato tens o manado. Os que referes são muito bons, muito bonitos mas caros. A vantagem é que um substrato é reaproveitável por muito tempo.

Vai dando noticias e colocando umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco, sim para já manterei um termostato convencional dentro do aquário e depois logo se vê, seria mais pela estética, não gosto de ver equipamentos dentro do aquário mas também se não são fiáveis torna-se desinteressante. De qualquer dos modos vou desenhar um sistema de monitorização para programação de horários de luz, monitorização de temperatura e um sensor para alerta de fugas de água ao redor do aquário e relés de segurança para não cozer os peixes na eventualidade de uma avaria. 'paneleirices' para ainda que às vezes longe consiga saber que está tudo bem. 

A iluminação realmente é verdade, posso comprar uma T8 e depois ver se as plantas reagem bem ou não com aquela quantidade de luz. 
Será esta uma boa solução: https://www.aquaristikshop.com/aquaristic/Dennerle-T8-TROCAL-de-Luxe-Special-Plant/908270/

Em relação ao substrato fiquei confuso em relação a qual te referes quando dizes que é reaproveitável. O manado e manado dark são reaproveitáveis mas o Tropica aquarium soil não, é isso que querias dizer? Ou dizes que são todos no geral.

Seguramente colocarei fotos(o que é que a malta agora usa para alojar fotos?), mas ainda deve demorar pois agora ando à procura de troncos e pedras.
Queria um tronco ou dois deste género: https://www.itsafishthing.com/wp-content/uploads/2017/02/driftwood-in-aquarium-1024x684.webp 
E pedras que combinem bem com o substrato escuro e a madeira, talvez também pretas ou cinzentas, eventualmente Ryuoh stone ou lava stone. 

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos são reaproveitáveis...

Pode reaproveitar noutras montagens ou tirar secar e guardar. 

Eu tenho termostatos externos...tens é de ter a noção que não duram uma vida! São escolhas, neste caso estética sobre durabilidade.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Deixo aqui uma nota em relação aos termostatos externos porque estou a presumir que estejas a falar dos termostatos in-line. A Fluval não aconselha a usar a mangueira de origem com este tipo de termostatos porque o material da mangueira não é o ideal para isso pelo que poderias ter de as mudar

https://fluvalaquatics.com/us/faq-items/07-series/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.