Fluval E100 não aquece acima de 23C


Ângelo Cunha

Recommended Posts

Boa noite a todos, 

Gostava de pedir a vossa ajuda e experiência em relação a um termostato que comprei pelo natal. 

Decidi substituir o meu Eheim de 75w por um Fluval de 100w porque com a chegada do inverno reparei que o de 75w passava muito tempo ligado. 

O antigo de 75w conseguia colocar a temperatura a 25C sem problemas mas o Fluval não passa dos 23.o primeiro que comprei foi para a garantia com o mesmo problema e trocaram por um novo que chegou hoje mas continuo com o mesmo problema,a temperatura baixou dos 25 para os 23. Mudei o termostato de posição e neste momento está em frente ao outflow mas nem assim tive melhorias. 

Alguém tem experiência com esta gama de termostato? Custa-me um pouco acreditar que este também tenha algum defeito apesar de não ser impossível. 

Neste momento tapei o aquário com celofane para ver ajuda alguma coisa, pelo menos para tentar perceber o que pode estar a causar isto sem ser uma avaria do termostato large.IMG_20210201_204153.jpglarge.IMG_20210201_204200.jpg

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que consegui resolver o problema sozinho. O facto de estar dentro de uma caixa de proteção faz com que necessite de condições muito específicas de fluxo de água para funcionar corretamente. Inicialmente estava colocado em frente ao outflow mas acho que por o fluxo de água não ser óptimo, ou seja, tinha fluxo de água mas também tinha muita turbulência devido à proximidade com o outflow, não conseguia aquecer a água. Numa última tentativa mudei para o lado esquerdo do aquário e com menos turbulência no fluxo de água começou imediatamente a aquecer até à temperatura definida. 

Não acontelho este termostato para aquários plantados que não tenham espaço de sobra para o puderem colocar numa posição ideal ou para quem goste de ter os equipamentos todos arrumados a um canto para ficarem mais escondidos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/02/2021 at 08:44, Ângelo Cunha disse:

Parece que consegui resolver o problema sozinho. O facto de estar dentro de uma caixa de proteção faz com que necessite de condições muito específicas de fluxo de água para funcionar corretamente. Inicialmente estava colocado em frente ao outflow mas acho que por o fluxo de água não ser óptimo, ou seja, tinha fluxo de água mas também tinha muita turbulência devido à proximidade com o outflow, não conseguia aquecer a água. Numa última tentativa mudei para o lado esquerdo do aquário e com menos turbulência no fluxo de água começou imediatamente a aquecer até à temperatura definida. 

Não acontelho este termostato para aquários plantados que não tenham espaço de sobra para o puderem colocar numa posição ideal ou para quem goste de ter os equipamentos todos arrumados a um canto para ficarem mais escondidos. 

Esses termostátos funcionam melhor se forem instalados num ângulo de 45º. Com pouco fluxo e direito, ele aquece a água dentro do plástico, que sobe e faz com que o termostáto detete uma temperatura mais alta do que a da água no resto do aquário e deixe de funcionar sem aquecer a água como deve ser. 

Tive imensos problemas com esses termostatos, na altura comprei 3 e todos tinham o mesmo problema, nunca mais uso disso. Agora sempre que possível, só uso EHEIM.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 2/3/2021 at 2:28 PM, João Cardoso (Kadoxu) said:

Esses termostátos funcionam melhor se forem instalados num ângulo de 45º. Com pouco fluxo e direito, ele aquece a água dentro do plástico, que sobe e faz com que o termostáto detete uma temperatura mais alta do que a da água no resto do aquário e deixe de funcionar sem aquecer a água como deve ser. 

Tive imensos problemas com esses termostatos, na altura comprei 3 e todos tinham o mesmo problema, nunca mais uso disso. Agora sempre que possível, só uso EHEIM.

Foi exatamente como eu coloquei e consegui ter os melhores resultados. 

Infelizmente cheguei à mesma conclusão, devia ter ido buscar um Eheim que acho que tinha ficado melhor servido e sempre dava para o colocar de uma forma mais discreta 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais