Ajuda com escolha de equipamentos


Squirtle

Recommended Posts

Olá a todos, 😀

Já ando a ler o vosso fórum à alguns meses porque sempre me senti fascinado por este universo, porém ainda não ganhei coragem para começar porque o investimento é alto e há muita coisa por onde correr mal. Neste momento tenho noções muito básicas e de modo a evitar más compras ou gastos desnecessário, peço que vocês mais experientes me ajudem.

  • Aquário: Vi que vocês têm um kit de sugestão mas as medidas não se encaixam no espaço que tenho disponível. Idealmente preciso no máximo de um aquário com 50cmx50cm de modo que estou inclinado para essa medida para ter mais litragem e espaço de manobra, conforme me for aventurando. Estou indeciso entre um WaterCubic Pro 50x50x50 ou um Rekta Cubic 50x50x50. Qual deles o melhor? alguma sugestão de outro modelo dentro destas dimensões?

  • Filtro: Uma vez que tenho um espaço limitado, dificilmente consigo colocar um filtro externo. Nas minhas pesquisas não encontrei nenhum filtro de cascata que tivesse capacidade para a litragem que preciso, portanto estou a ponderar o filtro interno Eheim Biopower 240. Recomendam? É má ideia? Há melhores? Outro requisito que tenho é que o filtro seja silencioso porque o aquário ficará no quarto. (Daí não ter grande espaço para colocar por exemplo um aquário com móvel e uma bomba externa)

  • Termostato: Eheim 100w ?

  • Iluminação: Sem dúvida que quero já iniciar o aquário plantado com vegetação de baixa e média dificuldade. Não tenho ainda bem definido o que quero ao certo para o Layout mas não irei escolher nenhuma planta que precise de imensa luz ou esteja classificada nos parâmetros de dificuldade aumentada. Ainda assim quero uma iluminação adequada para possíveis plantas de necessidade solar moderada. Vi uma barra LED RGB 50cm, de 12W e 1024 Lumens. É suficiente? 

  • Bomba de ar: Sei que não é considerado fundamental, mas recomendam-me que tenha?

  • Substrato: Tenho lido muito bem dos substratos férteis da Tropica, mas existem também os solos que na descrição dizem ser indicados para plantas. Qual a diferença? Ambos têm de ser coberto com areia ou cascalho?

  • Alguma coisa importante ou que vá precisar, e que me esteja a esquecer?

Eu prefiro sem dúvida investir em bom material, mas obviamente no que der para poupar uns euros, melhor! 😄 Quero evitar andar a instalar coisas todos os meses, sendo que os meus gastos mensais com o aquário sejam por questões de manutenção e questões fixas. De grosso modo, pretendo comprar já tudo (uma vez que tenho possibilidade monetária para o fazer agora) que andar a comprar aos bocadinhos. O objetivo é ter tudo pronto para funcionar e começar a fazer o ciclo do Azoto naturalmente, e nesse período pensar melhor nas espécies que pretendo ter. Será certamente um aquário comunitário mas não tenho uma ideia precisa de que tipo de peixes ou invertebrados irei colocar-lhe. Desde já obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sou nenhum perito mas vou dar-te a minha opinião.

Aquário: o WaterCubic Pro 50x50x50 pelo que li é de vidro brilhante ao contrário do  Rekta Cubic 50x50x50 que é vidro normal, tu é que vais ter que decidir qual preferes.

Filtro: vai ser difícil teres sucesso com um filtro interno num aquário dessas dimensões e para além do mais esse filtro só faz 750l/h quando está vazio, com matérias filtrantes ainda vai fazer menos e isso para o aquário como o teu com 110L úteis, fica um pouco curto. De certeza que não arranjas ai um espacinho para um externo?

Termostato: se o teu quarto não for muito frio deve chegar, mas vai ficar mais vezes ligado, pelo seguro poderias optar pelo de 150W, mas a opção é tua.

Iluminação: não sou expert em iluminação mas para a altura e volume do aquário, acho que 1024 lumens é pouco, mas espera por mais opiniões.

Bomba de ar: podes ter se gostares do aspeto visual dela no aquário, mas não é necessária, uma boa agitação na superfície do aquário é mais que suficiente.

Substrato: eu uso apenas o Tropica Aquarium Soil e esse não é necessário uma camada inerte por cima, ou seja pode estar em contacto com a água.

Força nisso, abraço 😀

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro, o filtro em cascata Fluval C4 900L ou o Seachem Tidal 55 podem ser uma escolha melhor?

E não, infelizmente não consigo mesmo colocar nenhum filtro externo.

Em último caso a opção que tenho é reduzir na dimensão e capacidade do aquário, de modo a que um filtro interno ou de cascata seja suficiente.

A que te referes com uma boa agitação na superfície? 

Obrigado pela ajuda! 😄

 

Editado por Squirtle
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu provavelmente ia para o Seachem Tidal 55, vem com skimmer, suporte para o termostato, ajuste do caudal skimmer/intake e ainda vem com Seachem Matrix, que é uma das melhores matérias filtrantes biológicas.

Uma boa agitação na superfície é teres a água sempre em movimento, sem estar estagnada, mas se optares pelo filtro de cascata não precisas de te preocupar com isso.

Já decidiste qual luz vais usar?

Aguardo novidades ehehe 😄

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também estava mais inclinado para esse, que me pareceu mais completo e com boas referencia, e também tem um preço bastante acessível 😀 Ainda assim, pergunto novamente, achas que vai funcionar e ser viável este filtro ou devo ponderar baixar o tanque para uma litragem menor de modo a funcionar tudo?

Em relação ao termostato como sugeriste também fiz a troca pelo 150W. 

Uma questão, quanto à matéria filtrante biológica, de quanto em quanto tempo se deve fazer a substituição? Li que é muito menos vezes que as esponjas ou a lã filtrante.

A iluminação continua a ser o ponto mais crítico de entender. Estava a ver uma calha led, a vivagrow 50 que tem 1700 lumens. Que te parece? Suficiente para plantas de necessidade média? Outra questão na iluminação, existe uma altura especifica para se colocar as led ou é meramente estético? É que leio certas pessoas dizerem '' montei a calha a 15cm da água '' e nunca percebi se é por trazer algum benefício, se é por uma questão de gosto pessoal. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres mesmo a certeza sempre que corre tudo bem, acho que podes optar pelo 75 em vez do 55, a diferença de preço é de 7€, ficas com 1500l/h e 1,9 litros de volume de filtro, já dá para meter lá bastante coisa 😄

As matérias filtrantes duram te bastante tempo, as minhas têm quase 1 ano e ainda tão boas.

As esponjas lavas com a água do aquário (aproveitas alguma água da tpa), provavelmente de 3 em 3 semanas ou de 1 em 1 mês num filtro de cascata, mas vês se estão muito sujas ou não e lavas se achares necessário (se o filtro começar a perder caudal, é um sinal que tens que lavar).

A mandas fora e metes uma nova, trocas quando tiver mesmo muito suja.

Eu esqueci me de te perguntar, mas antes de avançares para a iluminação, tens que saber se vais meter CO2 ou não, só depois é que podemos escolher a luz.

Se já tiveres algumas plantas em mente, deixa aqui os nomes para ver quais as necessidades das mesmas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então nas matérias filtrantes devo ter várias? pensei que só se tinha uma. Por exemplo, se tiver cerâmicas não tenho esponja. 

Podes por favor explicar-me o que é o C02? Eu já vi que existem muitas opções nas lojas, mas nunca li que era algo importante ou fundamental, nem sei bem do que se trata. 

Não tenho nada muito pensado mas já andei a dar uma vista de olhos em possíveis plantas que vi e fui guardando nomes porque gostei. Não pretendo ter todas nem sei ao certo por quais vou optar, mas não devem andar muito longe disto. 😅

Bacopa caroliniana

Micranthemum tweediei 'Monte Carlo'

Lilaeopsis brasiliensis

Hygrophila costata

Hydrocotyle tripartita

Hottonia palustris

Cardamine lyrata

Bacopa australis

Sagittaria subulata

Murdannia keisak

Ludwigia palustris

Cryptocoryne parva

Bolbitis heudelotii

Ludwigia repens 'Rubin'

Monosolenium tenerum

Marsilea hirsuta

Limnobium laevigatum

Taxiphyllum Sp Spiky

Taxiphyllum barbieri

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem 3 tipos de filtragem:

Mecânica: que são as esponjas ou lãs por exemplo, basicamente servem para remover as maiores partículas da água.

Biológica: que são matérias filtrantes com uma superfície muito porosa, que alojam as bactérias benéficas no teu aquário, são elas que decompõem a            Amónia->Nitritos->Nitratos, basicamente são elas que mantêm o teu aquário em equilíbrio, o Seachem Matrix é um exemplo de filtragem biológica.

Química: que é o carvão ativado, que absorve algumas substâncias nocivas, usa-se normalmente depois de fazeres um tratamento a um aquário.

O carvão ativado não necessitas de ter no filtro, foca te na filtragem mecânica e biológica.

O Co2(dióxido de carbono) serve para as plantas realizarem a fotossíntese, a nossa atmosfera é rica em Co2, mas a água do nosso aquário não, daí a necessidade de injeção de Co2 quando as plantas são exigentes. Podes injetar Co2 por fermentação ou por uma botija de Co2, claro que a botija é muito melhor, mas tem os seus custos.

Das plantas que me mandas-te apenas estas têm um consumo médio de Co2: Monte Carlo, Bacopa australis, Bolbitis heudelotii.

Consulta o site da Tropica, eles lá têm bastantes plantas e dizem qual a necessidade (Low, Medium, High) de Luz e Co2.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E na para as minhas dimensões recomendas-me alguma botija? Vi que existem uns Kits já preparados e que é só instalar no aquário. Eu só não tenho muito espaço, portanto tudo o que for demasiado grande pode ser um problema, mas do que vi as botijas são do tamanho de uma garrafa de coca-cola, portanto, é ok. 🙂

Eu conheço o site da Tropica e foi de lá que tirei os nomes das que fui gostando, dentro das duas categorias (Low, Medium). Como estou a começar o investimento todo, prefiro já comprar por exemplo uma iluminação suficiente para plantas de dificuldade média, do que estar a investir e daqui a um ano estar farto de anúbias e querer apostar em plantas mais giras e ter de refazer todo um investimento. 

Obviamente não estou iludido, sei que é todo um universo novo e que há mesmo muito para aprender, e provavelmente muitos erros por cometer, portanto também não quero estar a criar um aquário cheio de plantas mais complexas para começar, mas lá está, numa visão a longo prazo e seguindo por modelo os feedbacks, vai-se ganhando gosto, entusiasmo e confiança para melhorar uma coisa aqui e outra ali, e embora haja muitas plantas bonitas e fáceis de manter no aquário, as plantas mais exuberantes e exóticas acabam muitas vezes por ser as medium e high. A nível de gosto pessoal, gosto particularmente de aquários densamente plantados e com várias opções de plantas. Acho que dão um ar muito mais natural e bonito. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer aquário pode levar uma botija de Co2, no manómetro tens uma válvula que te permite libertar mais ou menos Co2 conforme o teu aquário, depois usas um drop checker e vês quantas bolhas por segundo é necessário para atingir a cor verde e está feito. Normalmente os kits de Co2 ficam te bastante mais caros, manda me o link que estás a ver. Tenho um extintor de Co2 2kg com 10cm de diâmetro e 45cm de altura, isso cabia no espaço que tens?

Compreendo bem, é preferível comprares já uma coisa com qualidade do que depois estares sempre a gastar dinheiro, o investimento inicial é sempre o que custa mais, mas desde que compres as coisas certas não te vais arrepender.

Acho que fazes muito bem em não ires logo para o maís difícil, ganha mais experiência e depois claro, vais melhorando uma coisa aqui e ali até chegares ao ponto que te sentes confiante em ir para algo maior ou mais exigente.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi nada em especifico porque não sabia por exemplo qual o tamanho ideal para a quantidade de litros que vou ter. Encontrei um Kit completo da Tropica para 60L e um para 200L. O de 200l era capaz de ser demasiado né? Também não é propriamente baratinho. 

Bem idealmente uma menor seria melhor para mim até porque a botija não é esteticamente uma coisa muito bonita e preferia manter o aquário sem fundo, uma vez que é um cubo. Mas pronto, em ultimo caso lá terá de ser. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual sistema completo da Tropica é que estás a falar? Tropica Plant Growth 60 ou o Tropica Co2 Nano?

Existem botijas mais pequenas de 0.5kg ou 1kg é só uma questão de escolheres, escolhe umas que consigas recarregar as garrafas, vai te poupar bastante dinheiro no futuro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a referir ambos, mas como Tropica Plant Growth 60 presumo ser insuficiente para o meu aquário (uma vez que é recomendado para aquários de 60L), estava mais inclinado para o Tropica Growth System Nano (que diz ser para aquários de 200L). Mas aceito outras sugestões de bom agrado. 😅

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Tropica Plant Growth 60 não é muito eficaz, basicamente é uma lata com co2 que tens que clicar todos os dias, o Co2 fica num recipiente dentro do aquário e é lentamente dissolvido na água.

O nano já é um sistema de Co2 pressurizado que é o melhor, cada botija deve durar te perto de 1 mês, depois tens que comprar outra botija para mais um mês por 13€, a longo prazo não te vai ficar vantajoso.

Vou te dizer o meu "Setup" de Co2 e depois decides, qual é mais vantajoso para ti.

Extintor Co2  2kg - 10€

Regulador Co2 com 2 manómetros, conta bolhas, válvula solenoide - 60€

Tubo Co2 - 1€

Difusor - 13€

Válvula Anti Retorno - 3€

Drop Checker com liquido - 13€

Temporizador para a válvula solenoide - 1€ no chinês

Total: 101€

Tens aí um sistema de Co2 com tudo o que precisas, o extintor de Co2 dura-te no facilmente uns 4 meses, depois pedes para te carregarem, cada recarga custa 6-10€, depende do sítio.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão, supondo que opto somente por plantas de necessidade Low para começar, há necessidade de ter CO2 no aquário? É que tenho dois problemas. Primeiro não encontro nada do que me escreveste dentro do preço padrão indicado (não é relevante o extintor nem o temporizador do chinês), e em segundo, tenho certas dúvidas se sou capaz de montar e preparar tudo a funcionar. Uma coisa é comprar um kit pronto, ler as instruções, encaixar e fica pronto. Outra é sem nunca ter tido contacto com nada desse género, montar um de raiz. 🤔

Daí a minha questão, porque como disseste, somente tenho 3 plantas de necessidades medium e posso perfeitamente plantar o aquário com variedade das Low. 

Uma coisa é ter iluminação eficaz, porque obviamente, mais que não seja para ver os peixinhos, vou sempre ter de investir nisso e prefiro como referi, fazê-lo logo para uma iluminação boa e suficiente para que daqui a um tempo não tenha de a vir substituir. Outra coisa é investir num material que posso fazer no futuro, caso o gosto e o projeto se estenda a essa proporção. 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro consegues manter um aquário sem Co2 com bons resultados desde que escolhas as plantas corretas. 

Sobre não encontrares nada do que te mandei, se quiseres mando te os links assim fica mais fácil.

Montar um sistema de Co2 não é nada difícil, fazes isso em menos de 5 minutos, tens vários vídeos no YouTube que te explicam isso e se tiveres alguma dúvida eu posso te ajudar. 

Se queres uma luz assim para o futuro secalhar é melhor comprares uma Led assim melhorzinha e controlas a intensidade da luz com um dimmer. As calhas da Chihiros são bacanas e não são tão caras como as outras marcas , faz uma pesquisa rápida e vê se encontras alguma compatível com o tamanho do teu aquário e orçamento. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas corretas = Plantas de manutenção fácil? 

Sim, fico-te muito agradecido se me conseguires deixar alguns links, porque realmente o que encontrei pela tua descrição tem um desvio de preço bastante grande do indicado.

E és capaz de ter razão, mas tenho receio de fazer algum erro e sair uma grande asneira na montagem de tudo. 

Em relação à luz, eu tinha-te falado numa Vivagrow 50 : https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/illed50v

Dá-me a tua opinião, é suficiente para o que me proponho a criar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se é permitido colocar aqui links de lojas mas aqui vai:

Extintor Co2 2kg - tens vários anúncios no Olx 10€ cada

Regulador Co2 - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=4034&controller=product

Tubo Co2 - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1406&controller=product

Difusor - https://www.casadosdiscus.pt/produtos/1412/neo-co2-diffuser-medium-ate-120-litros

Válvula Anti Retorno - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=3686&controller=product

Drop Checker com reagente - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1442&controller=product

Temporizador - encontras um barato no chinês

Os sistemas completos de co2, tenho quase a certeza que não vêm logo montados também, mas pronto como vais começar com plantas com poucas exigências não deve ser necessário.
Relativamente à calha, penso que seja suficiente para plantas de baixa manutenção tal como pretendes e pelo que percebi acho que ainda vem um comando para controlares as coisas 😄

Editado por Vasco Morais
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eish muito obrigado! Posso pedir-te que me arranjes um vídeo porreiro a ensinar a montar isso tudo? 😃

E já agora, o Drop Checker com reagente serve para medir a quantidade de CO2 para saber se devo aumentar ou diminuir a quantidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Squirtle, bem vindo ao fórum.

Já vi que pretendes iniciar um aquário e só pelo facto de tendo dúvidas perguntares primeiro já é um bom começo! 

O @Vasco Morais tem te dado aqui uma boa ajuda. 

Mas há aqui um pormenor que me deixa um bocadinho receoso que tem a ver com o espaço que dizes ter disponível. O aquário é para funcionar dentro de um móvel? Ou em cima de um móvel? Uma base inadequada pode te trazer problemas, por isso convém primeiro perceber isso. Só para teres uma ideia, um cubo de 50 cms leva 125 litros brutos de água... mais o peso do vidro, substratos,  pedras etc etc convém ter uma base segura e nivelada! E depois há que contar com a evaporação da água, água que transborda nas manutenções... 

Uma foto do espaço/móvel  ajudava. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/02/2021 at 14:50, Vasco Morais disse:

Boas, não sei se é permitido colocar aqui links de lojas mas aqui vai:

Extintor Co2 2kg - tens vários anúncios no Olx 10€ cada

Regulador Co2 - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=4034&controller=product

Tubo Co2 - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1406&controller=product

Difusor - https://www.casadosdiscus.pt/produtos/1412/neo-co2-diffuser-medium-ate-120-litros

Válvula Anti Retorno - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=3686&controller=product

Drop Checker com reagente - https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1442&controller=product

Temporizador - encontras um barato no chinês

Os sistemas completos de co2, tenho quase a certeza que não vêm logo montados também, mas pronto como vais começar com plantas com poucas exigências não deve ser necessário.
Relativamente à calha, penso que seja suficiente para plantas de baixa manutenção tal como pretendes e pelo que percebi acho que ainda vem um comando para controlares as coisas 😄

Fica mais barato comprar um Kit... https://www.proaquarium.net/product-page/kit-co2-silverline-ii

Dropchecker+ reagente na mesma loja: https://www.proaquarium.net/product-page/dropchecker-reagente-co2

E encomendando tudo da mesma loja tens a vantagem da entrega grátis para o equipamento todo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

Fica mais barato comprar um Kit... https://www.proaquarium.net/product-page/kit-co2-silverline-ii

Dropchecker+ reagente na mesma loja: https://www.proaquarium.net/product-page/dropchecker-reagente-co2

E encomendando tudo da mesma loja tens a vantagem da entrega grátis para o equipamento todo.

Muito fixe esse kit, não conhecia, é capaz de ficar mais barato e dá menos trabalho porque vem tudo da mesma loja, obrigado pela partilha 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/02/2021 at 19:01, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Fica mais barato comprar um Kit... https://www.proaquarium.net/product-page/kit-co2-silverline-ii

Dropchecker+ reagente na mesma loja: https://www.proaquarium.net/product-page/dropchecker-reagente-co2

E encomendando tudo da mesma loja tens a vantagem da entrega grátis para o equipamento todo.

Atenção que a botija incluida é usada, de acordo com o site! Tenta perceber qual é a validade da botija na loja antes de avançares com a compra, um extintor com 10 anos não pode ser recarregado e vai obrigar a comprar depois um extintor de co2 novo que anda à volta de 50 euros! Se vires um kit co2 que já inclui uma botija nova pode ser mais caro de início mas depois compensa! 

Outro aspecto a ter em conta é a qualidade dos difusores, os que vêm nos kits costumam ser fraquinhos! Eu sou fã dos difusores da neo que custam 12 euros e além de não partirem por serem em plástico tem uma pedra difusora muito boa. 

Edit: os difusores da Neo foram substituídos pela Twinstar, ainda não tive a oportunidade de os testar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e desde já obrigado pela ajuda 😃

@Tozé Nunes Não estou a conseguir colocar a fotografia do móvel, mas do que espreitei de móveis nas lojas de animais aqui perto, nunca me pareceram nada de muito especifico e já li vários membros aqui do fórum a dizerem que têm aquários grandes em móveis do IKEA 😅 No meu caso o meu móvel é um módulo de gavetas de madeira maciça e resistente, feito por medida. O Móvel parece-me bastante tanto nas bases como no tampo. Parece-me resistente mas acho que seja daquelas coisas que só vou descobrir quando tiver tudo lá em cima, mas achas que devia optar por um menor?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.