Guppy no canto superior direito meio parado


Recommended Posts

Olá a todos,

Montei um aquário , coloquei bio nitrivec nos 3 primeiros dias e ao 7 dia coloquei novamente , como disse a senhora da loja. Depois ao 8 dia introduzi os peixes:

O aquário tem 30 litros, e tenho:

-uma planta viva ( não me recordo do nome)

- 3 guppys ( 1 macho e 2 fêmeas)

-5 danios coloridos

- 1 corydora

De acordo com as tiras sera, os parâmetros estão todos bem. Sem N02 e sem NO3. PH 6.8, KH 6. Cloro está no mínimo que o teste dá. Temperatura da água a 26.
Todos os peixes andam felizes no aquário menos 1 guppy fêmea aparentemente. Ela volta e meia encosta-se no canto superior direito do aquário e deixa-se la ficar. Desde que montei o aquário é a única que está com este comportamento e para além disso no segundo dia tinha as fezes agarradas ao corpo( mas eram castanhas). Também não tem pontos brancos. Ela tem comido e de vez em quando sai para andar pelo aquário, mas tem ficado cada vez mais tempo encostada no canto superior. Nao come nem muito , nem pouco, mas procura sempre comida.Não parece que estejam a roer a cauda ou algo do género. Que se pode passar com a minha guppy? Eu só li sobre a ciclagem do aquário depois de ter introduzido os peixes, mas não me parece que seja dos parâmetros da agua. 
 

foto: https://ibb.co/xjrmCHJ

Vídeo do ambiente do aquário: https://files.fm/u/sy26s8qvy


obrigado pela ajuda

Editado por zemigueloliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Bem vindo ao Fórum.

Tu já respondestes a tu pergunta,a resposta é,tu não fizestes o ciclo do azoto,e todos os peixes ando felizes,não podem estar felizes,antes pelo contrario podem estar em sofrimento.

O meu conselho é fazeres TPA,s durante duas semanas fazeres duas TPA,s uma a meio da semana outra no fim de semana de 20% ou 30%,e tenta comprar mais plantas,porque elas ajudam e muito a biologia do aquário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro.

Obrigado pela resposta. Mas os parâmetros estão todos bem, penso eu.. PH 6.8, zero NO2 e zero NO3, cloro no minimo, KH a 6. Desculpa a ignorância, mas qual a razão para TPAs nesta altura?

A mim parece-me mais stress por causa dos outros peixes, nomeadamente dos danios. A guppy nada que se farta, mas volta e meia encosta aquele canto. Parece-me que quando apago a luz do aquário antes de ir dormir, ela passeia pelo aquário. Poderá ser isso?

 

obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se esta tudo bem como dizes,então como esta a Amónia sabes?? por isso é que eu disse para fazeres as TPA,s.

Sobre a Guppy,não estará gravida? e anda a esconder-se para ter os filhos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro.

Agora já entendi. Não tenho teste de amónia, só nitrato e nitrito, vou comprar amanhã. Caso esteja elevado vou seguir o teu conselho. Posso também adicionar será toxivec caso seja essa o problema? 

Quanto a estar grávida, penso que não . Só a tenho faz uma semana e não consigo reparar se aquela mancha característica está maior que o normal. Na loja as fêmeas estavam separadas dos machos.

Depois dou o Feedback!

Obrigado

Editado por zemigueloliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia está a 0,5 e ph a 6,8.

Devo fazer tpa com estes valores? E o filtro? O filtro é interno cleansys 200, para um aquário de 30 litros. 
o filtro tem 1 semana e 4 dias ( apenas 5 dias com peixes).

Sera toxivec nesta altura, faz sentido? Não será melhor ver se as bactérias conseguem transformar a amónia em nitrito em vez de utilizar este produto para remover logo a amónia?

obrigado 

Editado por zemigueloliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai fazendo TPA regulares.

20-25% dia sim dia não. Ainda não tens o ciclo feito. Essa amónia não devia andar aí.

Tens de ter um pouco de paciência. O Filtro para já deixa estar, nada de lhe mexer ou lavar. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero só acrescentar que testes de fita não são fiáveis. Deve-se sempre usar testes de reagentes líquidos.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. De facto os peixes pareceram mais ativos com a mudança de água e a guppy já não se esconde. A amónia(teste de reagentes) continua sensivelmente igual, e ph de fita a 6,8. Faço apenas mudança de água dia sim dia não, ou posso juntar após a próxima mudança de água a sera toxivec para baixar a amónia?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que usar acondicionador sempre que faz uma mudança de água para remover o cloro. O Sera Toxivec é um acondicionador de água.

Com amónia a 0.5 e já com peixes, eu faria TPAs todos os dias.

Não devia ter adicionado peixes sem fazer o ciclo do azoto primeiro. 

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando introduzo a água após TPA , já a tratei previamente com sera aquatan. Mas a sera aquatan não remove amónia, e a sera toxivec sim. Posso adicionar sera toxivec ao aquário após ter introduzido água tratada com aquatan? Obrigado 

tenho no filtro carvão , não vai interferir com a sera toxivec? Obrigado

Editado por zemigueloliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Miguel

Há comer há venda para alvins Guppys e outros peixes,mas também pode esmagar o comer normal ate ficar muito fino para eles comerem.

Saudações

Olá Álvaro. Estava com medo que os guppys comessem os alevins até ir comprar a maternidade amanhã, por isso apanhei-os e meti num fundo de uma garrafa de água que está a boiar no aquário. Fiz bem? Assim tao isolados mas tenho receio que a água arrefeça!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu aquário tiver muitas plantas onde eles se possam esconder,seria muito mais saudável para o crescimento deles,em vez de terem de viver dentro de uma maternidade,mas isso sou eu que não gosto de ver os alvins presos dentro de um espaço tão pequeno,demoram mais tempo a desenvolverem,do que estar há solta.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/01/2021 at 17:06, Vasco Ferreira disse:

Vai fazendo TPA regulares.

20-25% dia sim dia não. Ainda não tens o ciclo feito. Essa amónia não devia andar aí.

Tens de ter um pouco de paciência. O Filtro para já deixa estar, nada de lhe mexer ou lavar. 

 

Boas malta,

Tenho feito Tpas dia sim dia nao e a amónia não baixa dos 0,5 faz 12 dias e agora aparecem algas nos vidros. Continuo a fazer tpas dia sim dia não? Ainda por cima agora tenho 4 alevins de guppi, porque a outra estava grávida. No filtro cleansys 200+ com carvão , cerâmica e esponja ainda não mexi desde que comprei o aquário. Ph 7,5.

Tenho lido que tpas antes do ciclo terminar podem atrasar o ciclo, e estou a ficar confuso.

Visualmente só mesmo as algas parecem um problema porque os peixes andam normais, sem nenhum problema aparente. Aquário longe da janela e sem luz direta , e iluminação 6 horas/dia 12wats.

Que devo fazer quanto à amónia?

Obrigado pela ajuda

Editado por zemigueloliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel 

O carvão activado não esta a fazer nada no filtro,uma vez que o carvão serve para retirar químicos,o restos de remédios de um tratamentos aos peixes,depois de 15 a 20 dias ele começa a fazer mais mal que bem,ou seija começa a largar tudo o que absolveu nos 15 dias antes,retira o carvão e vai para o lixo.

Já vistes se os testes que fazes estão bons? a fazeres as TPA,s dia sim dia não,era para não teres já Amónia,sobre as TPA,s atrasar o ciclo,sim atrasa um pouco,mas há quanto tempo montastes o aquário?

As algas e limpares.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro. Comprei o aquário (44 litros brutos) dia 8/01, depois esperei uma semana e durante essa semana fui colocando bio nitrivec. Agora já percebi que errei, e que devia ter esperado para ciclar o aquário, mas só me comecei a interessar depois de me oferecerem o aquário. No dia 16/01 comprei 3 guppys, 5 danios e uma corydora (segundo erro). Entretanto a semana passada a guppy que comprei grávida teve 4 alevins que estão na maternidade. Estou a fazer tpas dia sim dia não, e os testes são novos , sera nh4/nh3. A água da torneira dá a zero por exemplo. Não aspiro o areao porque tenho medo de tirar demasiadas bactérias. Já comecei a cortar na comida (36 em 36 horas) e mesmo assim não parece baixar, baixo pouco após tpa. Parece que o filtro já está com pouco caudal, mas não queria mexer no filtro sem ter antes a vossa ajuda. Os peixes parecem todos bem, sempre muito ativos,mas a amónia preocupa-me. Tenho a sera toxivec mas queria que as bactérias “engordassem” para não estar a remover a colónia. Que achas que devo fazer? Alguma opinião? Continuo com tpas? Já ando a fazer dia sim dia não faz 12 dias. Vou limpar as algas entretanto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Portanto tens o aquário montado e a ciclar para ai uns 15 e picos dias,será? na minha opinião este fim de semana havias de limpares o filtro,retiras água do aquário lavas as esponjas,e mais nada,e sempre que tenhas que limpar o filtro sempre com água retirada do aquário.

Sobre a Amónia Nh4 ,Nitritos No2 e Nitratos No3,qual destes é que tu estas a falar!!

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Álvaro. Sim, acredito que esteja a ciciar faz 15 dias.
O teste é este https://ibb.co/PMWwQcS e dá 0,5mg/l , diz que é teste de amónia e amoníaco. Quando dizes retirar a água, dizes retirar a água toda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não,só retiras a água que precisas para lavares as esponjas,depois colocas no aquário água nova para compensar a que retirastes,não te esqueças de antes de colocares a água da torneira colocares o anticloro,ou com água que tenha ficado em descanso horas antes,o no dia antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.