[Filtro Externo + Dúvidas] - Comprar nos próximos dias


Recommended Posts

Boas tardes,

 

Venho aqui uma vez mais pedir a vossa ajuda, pois estou a remodelar o meu aquario e pretendo adquirir um filtro externo de uma vez por todas. Atualmente tenho a Biobox 2 e não me vai dar conta do recado.

 

Aquário: Aquatlantis Elegance Expert 120

Dimensões121x40.4x60cm

Volumetria: 293L

 

Peixes: 6 Corydoras, 6 Guppies e 8 Camarões

O que aconselham para este setup? 1000l/h? Mais? Marcas?

Ainda nao coloquei mais peixes pois queria tratar primeiro do filtro externo e por ter visto umas planárias no aquário. Já cheguei a ter mais de 40 peixes no aquário mas aos poucos fui passando para outros para aliviar a carga enquanto não tenho filtro externo.

 

Penso que em termos de filtragem estou abaixo do que devo e com a sujidade dos peixes/camarões tenha causado as planárias. O que posso fazer para ajudar sem matar tudo o que lá tenho?

Além disso, procuro também um pequeno aquário para o meu Betta. De preferência com dimensões a rondar os 30cm. Alguém aconselha algo?

Posso colocar guppies/neons ou vai ser manjar para o Betta?

 

Abraços e mantenham-se seguros,

~ Tiago

Editado por Tiago Guerra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quote

(...)

Penso que em termos de filtragem estou abaixo do que devo e com a sujidade dos peixes/camarões tenha causado as planárias. O que posso fazer para ajudar sem matar tudo o que lá tenho?

(...)

Penso que terá de haver a certeza de que se tratam de planárias. Existem muito outros vermes quase idênticos à vista desarmada que aparecem qdo as condições são propícias.

A serem realmente Planárias, elas não oferecem grande risco para os peixes. No entanto são mortíferas para os camarões. Aconselho a não tentar destruir por esmagamento, pois elas tem uma capacidade de regeneração quase única, ao ponto de conseguirem recriar um novo individuo a partir de uma pequena porção separada.

Eu pessoalmente não conheço nenhum método eficaz de erradicar-las, quando o aquário é partilhado com camarões, a não ser desmontar tudo, esterilizar e tornar a montar.

Talvez alguém aqui do forum, com mais conhecimentos que eu te possa indicar algum método eficaz, sem necessidade de se adoptar por medidas tão drásticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JVHiggs disse:

Penso que terá de haver a certeza de que se tratam de planárias. Existem muito outros vermes quase idênticos à vista desarmada que aparecem qdo as condições são propícias.

A serem realmente Planárias, elas não oferecem grande risco para os peixes. No entanto são mortíferas para os camarões. Aconselho a não tentar destruir por esmagamento, pois elas tem uma capacidade de regeneração quase única, ao ponto de conseguirem recriar um novo individuo a partir de uma pequena porção separada.

Eu pessoalmente não conheço nenhum método eficaz de erradicar-las, quando o aquário é partilhado com camarões, a não ser desmontar tudo, esterilizar e tornar a montar.

Talvez alguém aqui do forum, com mais conhecimentos que eu te possa indicar algum método eficaz, sem necessidade de se adoptar por medidas tão drásticas.

Olá JVHiggs,

 

Obrigado pela resposta. 
Do que consegui pesquisar na NET e do que consigo ver no aquário, penso que são planárias, mas como dizes há muitos vermes.

Consigo identificar uns pontos brancos a andar pelo vidro e já apanhei 2-3 grandes ao ponto de apanhar com a rede dos peixes. Mas nada descontrolado, vi 3 grandes até hoje. Duas consegui apanhar a outra enterrou-se mas não sei como está o solo, pode estar infestado e não se vê.

 

Fica-me só a faltar agora saber dos filtros externos, pois essa parte é que preciso mesmo. Só não sei qual deles escolher. Já li que para 300L me chega um filtro que faça 1200 L/h, já li que deve ser entre 8x/10x a capacidade por isso já não sei nada :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago 

Para um filtro,sim entre 8xa 10x o caudal do teu aquário,faz uma pesquisa por filtros externos para aquários e vais encontrar uma infinidade de marcas,depois é escolheres o que melhor te sirva com qualidade e garantia.

Sobre as Planárias fica aqui para tu leres, https://bioaquarios.com/tipos-de-doencas/planarias/ .

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais