Mais um novo aquário


Jose.Soares

Recommended Posts

Boa tarde, 

Desde já peço desculpa se estou a repetir algo que já aqui está, mas já pesquisei tanto e por vezes há opiniões diferentes que fico na dúvida. 

Estou a construir um aquário novo de água doce quente, sem CO2, comprei os vidros e montei, fiz a iluminação, arranjei e tratei a madeira só que ainda não está montado. 

Deixo-vos aqui as specs e depois as perguntas. 

Aq- 35x35x50 

Substrato: Tropica aquarium soil 

Madeira: Parreira(uva) 

Pedra : ryouh

Iluminação: diy leds 3w( 6 brancos, 2 vermelho, 2 azul, 1 verde) total 33w

Filtro: Marina Slim S20

Termóstato: eheim thermocontrol 50w

Ventoinha Circulação Fluval CP1

Termómetro Fuxia

Plantas variadas low tech 

As minhas perguntas são as seguintes:

- A partir do dia 1 da montagem, terei que fertilizar o AQ, visto que já tenho substrato fértil? Se não, quando devo fertilizar. 

- quantas tpas terei de fazer no primeiro mês até o AQ estabilizar? 

-Quantas horas de luz até o AQ estabilizar? 

-Quando poderei adicionar camarões/peixes? 

- Quando saberei se o AQ já está estável?

- O que mais poderei fazer 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Jose.Soares disse:

- A partir do dia 1 da montagem, terei que fertilizar o AQ, visto que já tenho substrato fértil? Se não, quando devo fertilizar. 

Depende das plantas, mas se são low tech como diz, em princípio não é preciso fertilizar nas primeiras semanas.

 

há 41 minutos, Jose.Soares disse:

- quantas tpas terei de fazer no primeiro mês até o AQ estabilizar? 

Com esse substrato a Tropica recomenda TPAs de 25 a 50% pelo menos 2 vezes por semana durante o primeiro mês.

 

há 42 minutos, Jose.Soares disse:

- Quantas horas de luz até o AQ estabilizar? 

Comece com 6 horas, passe gradualmente para 8 passado algumas semanas.

 

há 43 minutos, Jose.Soares disse:

-Quando poderei adicionar camarões/peixes? 

O aquário tem que completar o ciclo do Azoto. Básicamente tem que esperar que as bactérias que "consomem" Amónia e Nitritos se estabeleçam de forma a manter estes elementos o mais próximo de 0 possível. Deixo aqui o tópico para que se possa informar melhor.

 

há 47 minutos, Jose.Soares disse:

- Quando saberei se o AQ já está estável?

Depende do que quer dizer com estável... mas deduzo que esteja a falar do ciclo do Azoto, que já deixei a informação acima.

 

há 48 minutos, Jose.Soares disse:

- O que mais poderei fazer 

- Se possível, use outro tipo de madeira, essa tem alguma tendência a apodrecer e a desfazer-se depressa dentro de água.

- Ter paciência

- Fazer testes à água

- Partilhar fotos

- Dar-nos mais detalhes sobre que plantas vai usar

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo dito.... 🙂

Em média um mês de espera..para um aquário novo

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelas respostas, ajudou imenso a esclarecer umas dúvidas. 

Quanto à madeira, já a tive por 6 meses dentro de agua a fazer trocas regulares, tirei à pouco tempo porque estou mesmo quase a montar tudo, aguentou-se bem e não vi sinais nenhuns de apodrecimento ou algo a desfazer-se. Arranjei uma parreira com a madeira já bem formada e as partes mais frágeis retirei. 

As plantas que estão na minha lista são:

-Ludwigia Palustris 

- Anubias Nana

-cryptocorine Petchi 

-Rotalla Rotundifolia simples ou walichi 

-Eleocharis Minima

-Christmas Moss

- bucephalandra 

- microsorum Pteropus

Vou partilhar umas fotos assim que consiga. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

Já tenho as plantas encomendadas e irao chegar esta semana que vem. já tirei umas fotos ao pré scape mas com má qualidade entao nao partilhei aqui.

Venho apresentar mais umas duvidas em relação ao aquecimento da agua,  se alguém me poder esclarecer.

- Será que faz algum mal, plantar as plantas com a agua abaixo da temperatura sugerida?

( O porque desta pergunta é pela razao de eu ir buscar a agua a uma fonte, onde a temperatura da agua claramente é mais baixa que o sugerido)

- Quando for fazer as TPAs, seja apenas na altura do plantado ou na altura em que já tenha peixes, existe algum problema de meter agua a baixo da temperatura sugerida (25 graus)?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Soares

Se não houver peixes na altura da tpa,não há problema,agora quando houver peixes deves tentar aquecer a água o mais perto da água do aquário,não precisa ser os 25 graus,mas lá perto,isto com peixes.

Sobre plantares com a temperatura abaixo de 25 graus ,não faz mal algum.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Alvaro ja respondeu, mas deixa-me acrescentar que nao precisas de ter a agua a 25 graus. O meu aquario esta a 23 graus sem problema algum. Quando fores fazer TPA, uma forma boa de o fazeres ja que a agua vem mais fria para evitares choques de temperatura, e ir pondo a agua devagar para se ir misturando com a outra e nao baixar muito. Podes ate por o termostato a trabalhar enquanto metes a agua nova para ele comecar logo a aquecer, mas atencao, muito importante frisar que se o fizeres, o termostato tem de estar completamente submergido em agua! Se tiveres desvios de 1 grau para cima ou para baixo da temperatura a que o aquario costuma estar, nao ha problema algum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite malta, 

 

O plantio começa amanhã 😁

Ideias sobre peixes e camarões para meter no AQ se tudo correr bem? 

Tinha andado a ver os tetras por serem baratos e bonitos, mas tive a ler sobre a doença deles e fiquei de pé atrás. Vi também os guppys por serem fáceis. 

O que aconcelhas? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_20210218_174812.jpglarge.IMG_20210218_174724.jpglarge.IMG_20210218_183603.jpglarge.IMG_20210218_174830.jpg

Boa noite malta, deixo aqui umas fotos do AQ já plantado. 

Infelizmente tive o azar da madeira começar a boiar o que fez com que o scape saí-se um pouco fora de sitio. Erro meu pois devia tê-la posto uns dias de molho e esqueci-me. Quando ensopar mais volto a ajustar tudo. 

Sei que o filtro está ali feio mas foi um erro de cálculo meu 🤣🤣 não tirei bem as medidas ao armário. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.