Melhorar Fluval 107


Telma Fonseca

Recommended Posts

Boa tarde.

Preciso de algumas sugestões para melhorar a eficácia de um filtro Fluval 107. Vou colocar num aquário de 200L(100x50x40) (eu sei que é pouco para esta litragem) dai estar a ponderar retirar esponjas para colocar media.

O que aconselham a nível de material filtrante? Tenho problemas em controlar os nitratos, estou a estudar a possibilidade de incluir Purigen da Seachem, ou Bio Rio da ADA.

 

Mais informações, o aquário será para alojar (eu sei que tenho ai opções muito duvidosas, mas no inicio não considerei isso e não vou abandonar os peixes):

cerca de 6 escalares (juvenis)

4 bebados

3 neons

3 plecos

3 rasboras

1 molly

camaroes red cherry (que serão retirados assim que os escalares consigam comer)

plantas de crescimento rápido, maioria altas e com folha pequena, algum musgo de java.

 

substrato: aquarium soil tropicatropica (18L)

2 troncos já estabilizados.

 

Não consegui escolher o tópico de filtragem.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a resposta ja tu sabes, isso e para la de curto para esse aquario! Essa bomba faz 550l/h, imagina agora com materias filtrantes.... Purigen e bem vindo pois pode ajudar, menos esponja e mais ceramica come disseste. Ve este video, talvez ajude: 

 

Mas eu acredito que mais cedo ou mais tarde vais ter bastantes problemas com um filtro tao curto, ate porque a agua pouco vai circular...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Obrigada pelos conselhos, sim eu seu que este filtro vai ser curto.

Já agora, alguma sugestão para um upgrade? É melhor um filtro maior e com mais capacidade ou manter 2 menores? Quais aconselham a nível de performance/custo?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, opiniao minha claro, eu prefiro ter apenas um filro. Mais facil a manutencao, e menos tralha dentro do aqua! Tenho um aquario com as mesmas medidas que o teu, ja tive um Eheim Pro 4+ 350 e achei que estava a justa, mas dava conta do recado. Depois passei para um Eheim Pro 4+ 600 e agora tenho um Oase BioMaster Thermo 600. Com qualquer um destes dois, ou algo equivalente ficas servida.

Se nao puderes investir em algo tao caro, o meu conselho seria comprares um segundo filtro, o maior e mais potente possivel que o teu orcamento permita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que falaste no Oase thermo, o filtro permite utilização sem a resistência la dentro? Podes usar qualquer resistência ou só as da OASE?

Quando comprei o da Fluval para um aquário de 60L vi as opções da OASE thermo, mas fiquei com receio que a resistência no filtro podia não ser uma boa opção.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes user sem o termostato dentro sem problema, mas so podes utilizar os termostatos deles. Tens as duas versos quando compras, sendo que a que nao tem o termostato incluido, e igual, apenas tras uma tampa no sitio do termostato que depois podes remover para por um la dentro.

Para mim foi uma troca bastante positiva, a nivel de manutentcao o facto de ter o pre filtro removivel, ajuda muito... Ate deixei as esponjas mais finas, pois assim apanha mais sujidade, e como limpo o pre filtro todas as semanas, fica sempre com um flow impecavel. Para mim o unico downside do Oase em relacao ao Eheim, e mesmo o barulho. O eheim nao se ouve, enquanto este ouve-se. Se o aquario estiver tipo na sala, nao vejo problema, se estiver num quarto, para mim ja nao dava. Estou a estudar uma maneira de talvez isolar o interior do movel, a ver se consigo melhorar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 19 horas, Telma Fonseca disse:

Tenho problemas em controlar os nitratos, estou a estudar a possibilidade de incluir Purigen da Seachem, ou Bio Rio da ADA.

Identifica o problema, antes de gastares dinheiro com ele.

Problemas em controlar Nitratos geralmente tem pelo menos 1 de 4 origens:

  1. Poucas TPAs
  2. Aquário sobrelotado
  3. Água usada para TPAs tem Nitratos altos
  4. Fertilizantes

Só a nº 3 é que é mais complicada de resolver.

 

há 14 horas, PMarinho disse:

Acho que a resposta ja tu sabes, isso e para la de curto para esse aquario! Essa bomba faz 550l/h, imagina agora com materias filtrantes.... Purigen e bem vindo pois pode ajudar, menos esponja e mais ceramica come disseste. Ve este video, talvez ajude: 

 

Mas eu acredito que mais cedo ou mais tarde vais ter bastantes problemas com um filtro tao curto, ate porque a agua pouco vai circular...

Eu gosto muito do PondGuru, mas ele aqui na parte das esponjas na estrutura vermelha não percebeu que a água passa nas 2 ao mesmo tempo.

 

há 2 horas, Telma Fonseca disse:

Já agora, alguma sugestão para um upgrade? É melhor um filtro maior e com mais capacidade ou manter 2 menores? Quais aconselham a nível de performance/custo?

Eu já usei vários filtros da EHEIM (Classic e Pro 4) e da Fluval (407) e pelo menos daqueles que já tive, prefiro os da EHEIM sem sombra de dúvida. Neste momento tenho o Fluval 407 num aquário de 200L com peixes dourados e ele faz o trabalho dele. Mas em relação com um EHEIM Pro 4 600 que usei num aquário de 240L também com peixes dourados, por exemplo, o Fluval precisa de manutenções mais frequentes para manter a água limpinha e o EHEIM tem muito mais espaço para matérias filtrantes.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

 

Identifica o problema, antes de gastares dinheiro com ele.

Problemas em controlar Nitratos geralmente tem pelo menos 1 de 4 origens:

  1. Poucas TPAs
  2. Aquário sobrelotado
  3. Água usada para TPAs tem Nitratos altos
  4. Fertilizantes

Só a nº 3 é que é mais complicada de resolver.

Estou a fazer TPA 20% semanal.

Sobre lotado, está um pouco, mas vai mudar tudo para 200L

Vou testar a agua da torneira, não tenho a certeza disto, fiz tentes a uns tempos mas foi por causa do PH, não me lembro se os nitratos estarem elevados.

Fertilizantes, sim estou a usar uns caseiros adquiridos a um aquarista, semanalmente nas medidas indicadas por ele, no momento da TPA. 

 

Quanto à aquisição do novo filtro, vou estudar bem a coisa, até porque como já disse este não foi comprado para 200L. Possivelmente não vou investir nos materiais filtrantes o que vai diminuir o tempo de aquisição de um novo. Talvez seja mesmo a melhor opção, pois para por o Purigen e Bio Rio, vou gastar a volta de 40 a 50 euros, mais vale investi-los num novo filtro.
 

Editado por Telma Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Telma Fonseca disse:

Estou a fazer TPA 20% semanal.

Sobre lotado, está um pouco, mas vai mudar tudo para 200L

Vou testar a agua da torneira, não tenho a certeza disto, fiz tentes a uns tempos mas foi por causa do PH, não me lembro se os nitratos estarem elevados.

Fertilizantes, sim estou a usar uns caseiros adquiridos a um aquarista, semanalmente nas medidas indicadas por ele, no momento da TPA. 

 

Quanto à aquisição do novo filtro, vou estudar bem a coisa, até porque como já disse este não foi comprado para 200L. Possivelmente não vou investir nos materiais filtrantes o que vai diminuir o tempo de aquisição de um novo. Talvez seja mesmo a melhor opção, pois para por o Purigen e Bio Rio, vou gastar a volta de 40 a 50 euros, mais vale investi-los num novo filtro.
 

Uma TPA de 20% por semana num aquário sobrelotado é pouco. Mas para tentar ajudar melhor, em que níveis de Nitratos estamos a falar? acima de 40ppm? 80ppm?

A água da torneira, se for da rede, podes ver os testes de qualidade da empresa que fornece a água para a tua área.

O Purigen, já usei e é muito bom, mas não para remover Nitratos, para manter a água cristalina não há melhor. Pode ajudar a reduzir um pouco os Nitratos, mas nada de especial.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz TPA superior a 50% e no dia seguinte estava com nitratos a 50. So tenho neste momento testes rápidos.  Ja me atingiu os 200.

Entretanto o aquario foi sujeito a muitas mexidas. Neste momento só tem água  peixes e camarões.  Alguns já passaram para o de 200L que está com nitratos a 75. 

A água da torneira tem nitratos a 10. 

 

Outros valores 

PH demasiado baixo, abaixo de 6.3 este é outro problema que nao consigo estabilizar. No maximo consigo 6.4 a agua da torneira tem ph baixo também 6.4

Kh a 5

Gh entre 6 e 10

Cl a zero

NO3 50

NO2 0

 

So espero que no de 200L consiga estabilizar as coisas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso aconselhar a adquirires testes fiáveis?

Temos sempre de ter uma base de partida solida.

Os testes são quase sempre uma referencia muito importante. Os testes de tiras tem de mostrado não ter a fiabilidade necessária ou mesmo suficiente para se tomar decisões ou traçar alguma linha de acção correctiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é comprar um kit de testes que traga a maioria das coisas que precisas:

  • NH4
  • NO2
  • NO3
  • PH
  • GH
  • KH

Eu normalmente compro o Master Test Kit da API para água doce (traz o imprescindível) e compro depois o Kit de Testes de GH e KH também da API para complementar.

 

Quanto aos nitratos, 50 não é grave, 75 já é um bocado elevado, 200 é certamente prejudicial. Mas com testes de fita, não te podes fiar muito nos números.

 

Para elevar um pouco o PH, KH e GH, podes usar um saquinho com fragmentos de coral dentro do filtro. Faço isso nos meus aquários todos.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguas de Viseu - Qualidade

No link acima, está a qualidade das aguas do distrito de Viseu. Abri todos os testes realizados no ano transato pela empresa adjudicada, e o valor mais baixo registado para Ph foi de 7,1.

Tem a certeza da fiabilidade dos seus kits de testes? É que Ph de 6,4 à boca da torneira é algo pouco comum aqui em Portugal, mesmo em anos de forte pluviosidade. Se ele baixar/subir um pouco depois no aquário, é algo já aceitável se for da ordem de +/- 0,2 máximo.

Não quer equacionar a aquisição de pelo menos um teste de Ph? O referenciado no poste acima, é de uma marca muito considerada por todos nós, mas há outras marcas também rigorosas como a JBL.

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Telma Fonseca disse:

João, achas que consegues ajudar-me a entender de onde vem esta baixa de PH?

 

A agua da torneira e 6.4, no entanto ela baixa ainda mais no aquário, não entendo o porque.

Como diz o @JVHiggs, acho que o mais importante agora é fazer testes com algo um pouco mais fiável que testes de fita, para podermos tirar algumas conclusões.

A presença de cloro na água também pode alterar os resultados de alguns testes (neste momento não me recordo em concreto quais), pelo que para fazer testes caseiros, deve-se deixar a água num recipiente aberto durante pelo menos 24h para que o cloro evapore.

Baixas de PH podem ter várias causas, alcalinidade reduzida, excesso de matéria orgânica (troncos, plantas, dejetos dos peixes) em decomposição, fraca oxigenação da água, etc...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

 

Sei que não é o tópico certo para falar sobre isto, mas visto que criei um e não me responderam... 

Então é o seguinte, tenho red cherrys no meu aquário, e de á uns dias (+/-) 1 semana, têm andado a morrer red's. Eu pensei que poderiam ser os black neon tetras á noite que comiam uns camarões, mas afinal vi um macho wild agarrado (tipo concha) a uma fêmea, e pensei que provavelmente estavam a acasalar... 

Quando se despegaram a fêmea não tinha umas quantas patas e andava meio desorientada aos pulos no aquário... 

Quem já passou pelo mesmo ou saíba do que se trata, por favor ajude. 

 

Marco Alexandre 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.  

 

Não sou a melhor pessoa para te responder. Mas também tenho cherrys. Pela minha experiência esse comportamento muito saltitao e em correria que eles as vezes apresentam está relacionado com algum parâmetro da água menos bom para eles. No meu caso tenho problemas com nitratos e ph baixo. E noto claramente que assim que eles começam com esse comportamento é hora da TPA. Apos TPA generosas 40 a 50 % o comportamento acalma. Nitritos a crescer também originam estes conportamentos. Mas isto é apenas pela minha observação dos meus. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.