Camarões sul americanos


Lourenço Pena

Recommended Posts

Boas, 

Estou a pensar em adquirir camarões para o meu aquário de 80 litros com corydoras, tetras e um pleco e queria saber quais são as espécies de camarões sul americanos.

Já procurei muito mas oque me aparecem são só camarões asiáticos. 

Se alguém me pudesse informar acerca dessas espécies agradecia.

Cumprimentos, Lourenço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macrobrachium Amazonicum são uma espécie compatível com a tua fauna, apenas estuda bem o camarão em específico e certifica-te de que estás a comprar a variedade certa, porque há outras espécies de camarões sul americanos que atacam, matam e comem os peixes, principalmente durante a noite quando estão todos sossegados junto ao substrato, é questão de estudares bem o assunto.


Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Então... comprei os camarões e logo no dia seguinte tiveram ovos. E hoje, dia 23, os ovos apresentavam pontinhos pretos (se não me engano são os olhos dos camarões). Decidi então pôr a fêmea numa maternidade para vivíparos, coisa que não sei se devia ter feito. Até agora, nenhum sinal de larvas. Acham que a fêmea devia continuar ali ou devo colocá-la de novo no aquário? 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lourenço

Acho que devias colocar no aquário,deixa a natureza fazer o seu percurso,o camarão ate pode ficar stressado e pode ate correr mal.

É a minha opinião,ate podes esperar por outras opiniões.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são os camarões que compraste? Dependendo da espécie podem nascer já como mini camarões, larvas ou até nem nascer em água doce.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero agraddecer pelas respostas super rápidas.

Comprei os que o Bruno me recomendou nas mensagens de cima, os Macrobrachium Amazonicum e uma japonica (por engano 😅).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ambos precisam de água salobra para que as larvas sobrevivam, será difícil/impossível reproduzi-los no teu aquário.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu estive a ver e não era preciso. Os que eu comprei são os camarão-fantasma, não sei o seu nome científico por isso calculei que fosse Macrobrachium Amazonicum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Existem 2 tipos de amazonicum : O costal e o continental. Diferem principalmente nas pinças, no tamanho, na cor e no comportamento, sendo a forma Costal um camarão predatório incluindo na sua "ementa" individuos da própria espécie e peixes. São chamados de Pitu no Brasil.

Se os comprou aqui e não os mandou vir de fora, o mais natural é ter adquirido  Macrobrachium jelskii, pois são os mais comuns e os únicos que eu consigo encontrar à venda por aqui.

Todo o ciclo de vida desta espécie é passada em água doce, apesar de também tolerarem alguma salinidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nasceram durante a noite, mas não os encontro. Será que foram comidos ou é normal ficarem imóveis no fundo?

Tenho um pleco, dois corydoras, os camarões, duas ampulárias e um tetra limão (eu sei que não devia ter só um mas aconteceu um problema e os outros morreram). Não acho que nenhum destes poderia comer as larvas dos camarões. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade qualquer um pode comer as larvas mas principalmente o tetra acredito que coma todas as que encontrar, em comunitários é difícil reproduzir camarões, é necessário esconderijos para que uma pequena percentagem das crias chegue à fase adulta.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Lourenço Pena said:

(...)Tenho um pleco, dois corydoras, os camarões, duas ampulárias e um tetra limão (eu sei que não devia ter só um mas aconteceu um problema e os outros morreram). Não acho que nenhum destes poderia comer as larvas dos camarões. 

Eu julgo que sim...!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais