Os meus peixes morrem passado poucos dias


Alice Santos

Recommended Posts

Boa tarde, sou nova neste fórum, não sei se estou a fazer tudo certo. Preciso de ajuda tenho um aquário  pequeno  penso que leve à volta de oito litros. Já o tenho a algum tempo,  mas desisti pois os peixes morriam sempre. Agora voltei a arriscar comprei dois peixes coloquei água da torneira como a mesma tem muito calcário comprei um produto que me foi aconselhado na loja. Cheguei a casa e depois de lavar tudo muito bem lavado coloquei os peixes que acabaram por morrer.  Disseram -me para não usar água da torneira comprei um garrafão de agua comprei mais dois peixes que morreram também. Sei que devo estar a fazer alguma coisa mal mas não sei o que é. Podem ajudar-me por favor. Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alice Santos

Bem vinda ao Fórum.

Pois estas a fazer mal,mas isso é por desconheceres a primeira regra para se começar um aquário,depois de montares o aquário com o substrato as rochas,ou troncos,e colocares as plantas e a água,colocas o termostato o filtro e luz,tudo a trabalhar,depois colocas dia sim dia não um bocadinho de comer dos peixes.

A isto chama-se ciclo do azoto,este ciclo demora 28 dias a 30 dias,mas sem peixes,os peixes só são colocados no fim do ciclo.

Ora lei aqui, 

Bom Ano Novo

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/01/2021 at 22:11, Alvaro Silva disse:

Boas Alice Santos

Bem vinda ao Fórum.

Pois estas a fazer mal,mas isso é por desconheceres a primeira regra para se começar um aquário,depois de montares o aquário com o substrato as rochas,ou troncos,e colocares as plantas e a água,colocas o termostato o filtro e luz,tudo a trabalhar,depois colocas dia sim dia não um bocadinho de comer dos peixes.

A isto chama-se ciclo do azoto,este ciclo demora 28 dias a 30 dias,mas sem peixes,os peixes só são colocados no fim do ciclo.

Ora lei aqui, 

Bom Ano Novo

Saudações  

Ora aí está, o ciclo do azoto é extremamente importante para garantir a sobrevivência dos peixes. 

 

Faltam te é algumas coisas importantes que são um filtro e um termostato, se os peixes forem de água quente.

Pareceu me também que não fizeste nenhuma aclimatação que é essencial quando se introduzem peixes no aquário. Os peixes vêm num saco de plásticos e não podes simplesmente virar a água do saco de plástico para dentro do aquário. Tens de deixar o saco fechado dentro da água do aquário durante 15 a 20 min para a temperatura se igualar. Depois fazes um furo no saco e vais pondo água do aquário aos poucos dentro do saco, isto durante 20 min. Depois tiras os peixes de dentro do saco com uma rede e colocas apenas os peixes no aquário. A água que ficará dentro do saco deita se fora, nunca se põe no aquário!

O aquário é pequenito, mas para apenas dois peixes pequenos está bom. Espero é que os ditos peixes não sejam kinguios ou peixes dourados, caso contrário precisarás de um aquário maior. Os peixes dourados podem crescer até 30cm. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/01/2021 at 10:03, Flaips disse:

Faltam te é algumas coisas importantes que são um filtro e um termostato, se os peixes forem de água quente.

Pareceu me também que não fizeste nenhuma aclimatação que é essencial quando se introduzem peixes no aquário. Os peixes vêm num saco de plásticos e não podes simplesmente virar a água do saco de plástico para dentro do aquário. Tens de deixar o saco fechado dentro da água do aquário durante 15 a 20 min para a temperatura se igualar. Depois fazes um furo no saco e vais pondo água do aquário aos poucos dentro do saco, isto durante 20 min. Depois tiras os peixes de dentro do saco com uma rede e colocas apenas os peixes no aquário. A água que ficará dentro do saco deita se fora, nunca se põe no aquário!

O aquário é pequenito, mas para apenas dois peixes pequenos está bom. Espero é que os ditos peixes não sejam kinguios ou peixes dourados, caso contrário precisarás de um aquário maior. Os peixes dourados podem crescer até 30cm. 

 

 

Boa noite, bom ano para todos. 

Eu já não tenho peixes pois morreram.  Eu hoje lavei o aquario o filtro e as plantas de plástico e as pedras. Coloquei tudo dentro do aquario e liguei o filtro. Eu não tenho termostato nem luz.  Pelo que percebi não tenho que comprar nenhum peixe certo tenho é que deixar tudo a funcionar durante 28 dias é assim . O meu aquário e para peixes de agua fria. A água que pus foi de garrafão do lidl pois eu moro em Sines e a água aqui tem muito calcário. Mais uma vez agradeço a ajuda. Eu não consigo colocar aqui a foto do aquario.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alice 

Pelo que vejo ainda não lestes sobre o ciclo do azoto,outra coisa tira a ideia de teres peixes de água fria,ou então compras peixes como uns Neons chineses (Tanichthys Albonubes )nome técnico,mas com um aquário que só leva 8 litros 4 já chega,e ate pode ser demais se o filtro não for bom.

Tens que comprar um termostato,e uma luz,e plantas verdadeiras.

Para colocares aqui fotos, 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro,

Já li o ciclo do azoto, que termostato é que me aconselhas e quais as plantas verdadeiras e qual a  marca de kits para fazer as medições e acpnselhas um termômetro ou não.  Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para um aquário tão pequeno o termo de 50w dá perfeitamente,isto é estar a falar um pouco há toa,porque nem sabemos as medias do aquário,sim um termómetro faz falta para ver a temperatura e se for preciso corrigir.

Para o kits há muitas marcas desde que não seijam de fitas.

Para plantas de baixa manutenção tens aqui para veres e fazer uma ideia do que queres,as plantas que tem a folha verde é como sinal de planta de baixa manutenção, https://tropica.com/da/planter/  como vais ter plantas de baixa manutenção basta comprares um substrato normal.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/01/2021 at 21:27, Alvaro Silva disse:

Boas Alice 

Pelo que vejo ainda não lestes sobre o ciclo do azoto,outra coisa tira a ideia de teres peixes de água fria,ou então compras peixes como uns Neons chineses (Tanichthys Albonubes )nome técnico,mas com um aquário que só leva 8 litros 4 já chega,e ate pode ser demais se o filtro não for bom.

Tens que comprar um termostato,e uma luz,e plantas verdadeiras.

Para colocares aqui fotos, 

Saudações  

Boa tarde Álvaro,

Já encomendei um aquario com estas medidas vou comprar um termostato uma lâmpada e plantas verdadeiras. A minha pergunta é para além das pedras tenho que comprar substrato ou só as pedras?

50x25x32cm 40 L de volume e 30L de capacidade, equipado com filtro. Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Álvaro, 

Obrigada pela ajuda. O substrato que vou comprar é o areão do rio, disseram-me que é o mais natural.

As plantas que vou comprar são a anubia.

O que achas?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alice

Para as Anubias não podes colocares no substrato,mas sim atadas ou coladas num tronco ou rocha,o areão de facto e um substrato natural,mas agora há uns substratos muito bons,é claro um pouco mais caros que o areão,olha aqui https://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato.html.

Podes comprar mais plantas de baixa manutenção vê aqui Tropica Aquarium Plants - Plant list A-Z as plantas de baixa manutenção são as que tem a folha verde ao lado.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.