Inicio básico


Recommended Posts

Boa noite.

 

Estou a pensar montar um aquário no escritório. Mas estou completamente a zeros. Estou a pensar numa coisa pequena, 15-20 litros com  1 betta, no máximo 2 (faz-me confusão animais sozinhos).

 

Queria uma coisa low cost, mas sem ser o aquário globo.

 

Estou a pensar num 26x22x26 ou num 25x25x30.

 

Do que investiguei, vou precisar de um filtro, substrato, plantas e alimentador automático (por causa do fim de semana). Têm sugestões?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes juntar 2 bettas qualquer que seja o sexo num aquário de 20 Litros. 

Informa-te melhor. Já leste sobre o ciclo do Azoto?

Não precisas de alimentador automático, os peixes passam bem 1 ou 2 dias sem comer.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@João Cardoso (Kadoxu), isso desconhecia. O que tinha lido é que poderia juntar de sexo diferente. E um betta pode ficar sozinho? Não "deprime"?

 

Em relação ao ciclo do Azoto, já li aqui no forum. Para já, não tenho dúvidas nesse tema. Mas, para pôr o aquário a ciclar, tenho que o montar todo. E aí residem as minhas dúvidas. Que substrato, que filtro e que plantas posso pôr.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Crazyhead disse:

@João Cardoso (Kadoxu), isso desconhecia. O que tinha lido é que poderia juntar de sexo diferente. E um betta pode ficar sozinho? Não "deprime"?

 

Em relação ao ciclo do Azoto, já li aqui no forum. Para já, não tenho dúvidas nesse tema. Mas, para pôr o aquário a ciclar, tenho que o montar todo. E aí residem as minhas dúvidas. Que substrato, que filtro e que plantas posso pôr.

 

Obrigado pela ajuda

Os bettas são extremamente territoriais, mesmo para sexos diferentes.

Só se deve juntar um macho e uma fêmea para eles se reproduzirem, depois separam-se.

O macho é muito agressivo para a fêmea.

Podes juntar é por exemplo 2 fêmeas, pois não são tão agressivas entre si, mas mesmo assim podem haver problemas, já que o aquário não é grande.

  • Gosto 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começando pelo inicio. Em princicpio vou comprar este aquário. Tem 27x27x27, perto de 20 litros. Já vem com filtro. Em relação a plantas, vou tentar Eleocharis e Cryptocoryne. Parece-me que serão adequadas. Falta-me decidir o substrato. Outra dúvida, será preciso aquecedor? Encontro sites que dizem que sim, outros que não.

o134516990_10219314935128204_894076108801

Editado por Crazyhead
tentar melhorar a imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim convém teres um termostato porque te permite ter uma temperatura estável, e alem disso se o escritório não for muito frio o termostato vai estar quase sempre desligado  gastando pouco

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o aquário, o filtro, o termoestato, as plantas, o substrato e o areão. Se tudo correr bem, amanhã começo o ciclo do azoto.

Depois ponho fotos e mais dados.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/01/2021 at 11:43, Flaips disse:

Podes juntar é por exemplo 2 fêmeas, pois não são tão agressivas entre si, mas mesmo assim podem haver problemas, já que o aquário não é grande.

Vejo que ainda não aprendeste nada acerca de mandar bitaites sobre coisas que não sabes, nem tens certamente experiência... em 20L não se podem juntar bettas fêmea, muito menos só 2... Para ter fêmeas adultas com riscos mais reduzidos de haver mortes precisas de um aquário de praí 80L bem plantado e de juntar pelo menos 6 fêmeas para dispersar a agressividade entre elas. Ainda assim este processo é complexo e pode não resultar mesmo tendo todos os cuidados. 

 

On 02/01/2021 at 11:35, Crazyhead disse:

O que tinha lido é que poderia juntar de sexo diferente. E um betta pode ficar sozinho? Não "deprime"?

Pode e deve ficar sozinho num aqurário de 20L. Podem deprimir, mas não será por estarem sozinhos... o aquário deve ter plantas e/ou decorações para explorar.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Aquário anterior 20L

Filtro de mochila SunSun HBL 302 de 350L/h

termoestato Sunstar 25W

 

Substrato fertil Akadama e areão de lava

 

Flora Eleocharis, Musgo de Java e mais duas que comprei (ainda não sei os nomes)

 

Comecei hoje. Infelizmente, esqueci-me de lavar as coisas, de forma que ficou tudo enevoado, assim que pus água. Terei boa parte da água, de modo a tentar corrigir, e liguei o filtro. Amanhã vejo como é que ficou. A primeira medição de pH deu 7-7,5.

 

Pus duas pitadas de comida para dar inicio ao ciclo do azoto. 

 

Espero que esteja tudo bem

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Crazyhead disse:

Já vem com essas redes. É preciso pôr mais alguma coisa?792885f47917092922efda9cb29ab239.jpg

Enviado do meu PCT-L29 através do Tapatalk
 

Não conheço o filtro mas se conseguires põe cerâmicas ou alguma midia biológica  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto hoje já está com outro aspeto. Tentei fazer um desnível de um canto para os outros, mas não me parece que tenha resultado bem...6b799b14b170c9bdc3a1d63a47825b4a.jpg

Enviado do meu PCT-L29 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2021 at 15:07, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Vejo que ainda não aprendeste nada acerca de mandar bitaites sobre coisas que não sabes, nem tens certamente experiência... em 20L não se podem juntar bettas fêmea, muito menos só 2... Para ter fêmeas adultas com riscos mais reduzidos de haver mortes precisas de um aquário de praí 80L bem plantado e de juntar pelo menos 6 fêmeas para dispersar a agressividade entre elas. Ainda assim este processo é complexo e pode não resultar mesmo tendo todos os cuidados. 

 

Pode e deve ficar sozinho num aqurário de 20L. Podem deprimir, mas não será por estarem sozinhos... o aquário deve ter plantas e/ou decorações para explorar.

 

Eu não aconselhei a juntar, aliás aquilo que eu disse foi que podiam haver problemas territoriais e que o aquário era pequeno.

Desculpe lá, mas é uma questão de se perceber aquilo que eu escrevi. Eu disse uma coisa que está completamente correta, não tem nada de mal dar uma informação adicional.

Desafio o senhor a dizer me o que está mal na minha frase!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Flaips disse:

Eu não aconselhei a juntar, aliás aquilo que eu disse foi que podiam haver problemas territoriais e que o aquário era pequeno.

Desculpe lá, mas é uma questão de se perceber aquilo que eu escrevi. Eu disse uma coisa que está completamente correta, não tem nada de mal dar uma informação adicional.

Desafio o senhor a dizer me o que está mal na minha frase!

 

On 02/01/2021 at 11:43, Flaips disse:

Podes juntar é por exemplo 2 fêmeas, pois não são tão agressivas entre si, mas mesmo assim podem haver problemas, já que o aquário não é grande.

Estás aqui a dizer "podes juntar 2 fêmeas", portanto das duas uma, ou sou eu que já não sei ler, ou és tu que não sabes escrever o que queres dizer... qualquer que seja o caso, estás a dar um mau conselho e a induzir as pessoas em erro!

Não se devem juntar apenas duas fêmeas Betta num aquário, muito menos num aquário de 20L. Lá por serem "não tão agressivas" como os machos, não deixam de ser agressivas entre si e não faz disso uma possibilidade aceitável para a qualidade de vida dos animais.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes criadores de bettas têm as fêmeas todas juntas em tanques pequenos para a quantidade de bettas que eles têm lá.

É possível sim que 2 bettas fêmeas se deem bem em 20L, contudo isso é improvável e raro de acontecer. Mas não quer dizer que nunca seja possível. Até nas lojas de animais é frequente ver umas 4 bettas fêmeas juntas em menos de 10L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Flaips disse:

Grandes criadores de bettas têm as fêmeas todas juntas em tanques pequenos para a quantidade de bettas que eles têm lá.

É possível sim que 2 bettas fêmeas se deem bem em 20L, contudo isso é improvável e raro de acontecer. Mas não quer dizer que nunca seja possível. Até nas lojas de animais é frequente ver umas 4 bettas fêmeas juntas em menos de 10L.

Grandes criadores têm um bocadinho mais de 2 bettas fêmeas em aquários que nos EUA chamam de "breeders" e que normalmente têm 80L. Ter um "bocadinho mais" de peixes (normalmente têm muito mais de 6) ajuda a dispersar a agressividade entre todos, em vez de esta estar concentrada num peixe ou dois.

Também é possível manter um peixe dourado num globo de 5L, não faz disso correto nem bom para o animal. As lojas mantêm sempre os animais em aquários mais pequenos do que é suposto porque estão preparadas para os manter lá durante um período de tempo relativamente curto e não para a suas vidas inteiras.

Nenhum dos argumentos que dás fazem sentido amigo... esta é a última vez que te respondo, porque o tópico não é sobre isto e a questão já foi mais que respondida.

Bom ano!

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Parece-me que está tudo a correr bem. Duas dúvidas

 

1) De quanto em quanto tempo se mede o pH? Ou deixo andar mais 20 dias?

2) Queria por já dois caracois. Do que li, parece-me que o Planorbis será o ideal. Estou correto?

 

Obrigado desde ja.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Apanhei agora o tópico.

Comecemos pela manutenão do Betta.

Em 20L, dá para manter apenas e só 1 macho, isto falando dos bettas comuns que se encontram nas lojas. Há outras espécies de Bettas que em 20 Litros viveria um casal perfeitamente, mas não creia que seja desses que fala, mas sim dos comuns Betta splendens que se vêm em todas as lojas de aquariofilia.

Para manter o betta nesse aquário, eu pessoalmente alteraria algumas coisas, nomeadamente:

  • introduzia 1 tronco
  • plantava bem mais com plantas de fácil manutenção, como por exemplo fetos de Java (os meus aquários basicamente é só o que têm).
  • Arranjava maneira de tapar esse aquário (bettas têm o péssimo hábito de saltar)
  • não sei se o caudal do filtro cria muita corrente no aquário. Se assim acontecer, manter um betta de caudas longas (Halfmoon, Veiltail, etc) não será o mais aconselhável. Optaria por um betta de caudas curtas (Plakat).
  • Colocaria algumas plantas de superfície, para que ajudem a quebrar a luminosidade no aquário e não incomodar o peixe, que depois se pode passar a esconder nos sítios mais escuros do aquário por stress causado pela luminosidade.

 

Quanto a medições, depois do aquário estabilizado, o ideal será fazer as medições, tipo 1x por mês e nesse volume de água, deveria efetuar TPA, semanalmente de pelo menos 25% da água. Ter em atenção que sendo um peixe de águas tropicais, a água a introduzir no aquário deverá estar à mesma temperatura da água que está no aquário. A água a introduzir, deverá ser tratada com um bom condicionador (existem milhentas marcas no mercado). E por fim, algo que as pessoas não gostam muito, mas que é extremamente benéfico para os bettas, é a introdução de taninos.

Os taninos são libertados pelos tronscos e outros componentes orgânicos (seedpods, cascas, folhas, etc) e têm uma ação antifúngica e muito benéfica para os bettas. A água fica castanha e é isso que muita gente não gosta. 

 

Alguma dúvida, é dizer.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário. Aqui vai o que espero que seja a versão final do aqua. Substitui tudo. O substrato é Tropica Soil, levou areia de sílica por cima.
Levou ainda um tronco com musgo de Java, sissifloras e engeria densa.
De fauna tem esse rapaz, um Betta de linhagem, alguns planorbis (pus ampulárias, mas retirei dois dias depois, com o aqua virado do avesso) e um camarão, que veio de bônus numa das plantas.
Obrigado pela ajudaeb6223d4b5c8efddfb397deaf1a24bb0.jpgbac1f326e0ef9407a7a4f70e0004c46f.jpg

Enviado do meu PCT-L29 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, José Pedro disse:

Está excelente.

Como disse anteriormente, eu punha umas folhas de cattappa e umas plantas flutantes a quebrar essa luminosidade toda (mas isso sou eu).

Tenho uma folha de cattappa na parte de trás, mas a água fica transparente na mesma. A luz é da luminária.

 

Que bettas aguentam estar em casal? Este dá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais