Água ficando turva direto


Recommended Posts

 

Olá amigos,

 

Tenho um plantado de 130l que já faz umas duas semanas que a água está ficando turva direto.

 

5990e9c5a169a4a120b900c51e991468.jpg

88ba77fd3390f2e2fd8e3c29b24ecc52.jpg

7318fd77c439e0d386a729a90f9d8e9c.jpg

 

Já fiz TPA e olhei parâmetro mas não consigo deixar a água cristalina.

 

Alguém tem alguma dica, li que a turbine na água poderia ser devido a variações de pH, mas estou fazendo como dito abaixo.

 

O pH da água da minha região é na casa de 8 a 8,5 tinha alguns peixes que eram de pH na casa dos 7,3 então estava utilizando o Seachem neutral regulator para segurar o pH em 7 consegui muito bem só que gastava muito produto para estabilizar o pH.

 

O infelizmente esse meu peixe de pH neutro morreu e queria agora colocar alguns neons ou outros tipos mas pra isso teria de reduzir meu pH para uma faixa de 6 a 6,5. Comprei aquele produto Seachem Acid Buffer para abaixar e tamponar o pH, so que não estou conseguindo, faço a aplicação do produto como pedido um dose por dia para reduzir o pH mas ele não abaixa. Ontem fiz uma medição do KH e ele está em 4.

 

O que acham.

 

Obrigado

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Editado por Gildasio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, aqui tens duas questões diferentes.

A falta de agua cristalina pode ter a ver com vários aspectos:

1. Filtragem fraca ou insuficiente. 

2. Substrato "sujo". 

 

O pH alto é algo que já existe na agua antes de entrar no aquário ou aumenta após colocar no aquário?

Se a reposta é "antes" ou investes num substrato argiloso que "amacia" a dureza e alcalinidade ou num sistema de osmose ou então usar agua engarrafada...

Se o pH aumenta após entrar no aquário tens que testar a dureza do substrato ou pedras que tens dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, pessoal

Do pH ele já vem alto da rede pública, realmente pensei em fazer um teste colocando água destilada ou desmineralizada para ver se conseguia estabilizar o pH mais para baixo.

Quanto a água turva, tenho um Hang on Tidal 55, com mídia matrix e uma bolsa de Purigen e uma outra de Purfiltrum para troca.
O meu substrato é o Terracota, para se fazer a limpeza dele alguma dica. Ou seria retirar todas as plantas e lavar ele e depois colocar volta no aquário, o fato de tirar as plantas enraizadas não tem problema?


Obrigado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Gildasio disse:

O meu substrato é o Terracota, para se fazer a limpeza dele alguma dica. Ou seria retirar todas as plantas e lavar ele e depois colocar volta no aquário, o fato de tirar as plantas enraizadas não tem problema?

Não faças nada disso agora! Ias aumentar o problema! Não mexas no substrato! 

 

há 8 horas, Gildasio disse:

Quanto a água turva, tenho um Hang on Tidal 55, com mídia matrix e uma bolsa de Purigen e uma outra de Purfiltrum para troca.

O filtro é bom e as materias biológicas também. O problema é que a capacidade para albergar a midia filtrante é curta para um aquário de 130 L como o teu. Para teres uma noção eu uso um eheim 2213 num aquário de 40 litros 😁

Solução: ou esperas pacientemente que a natureza trate do assunto ou fazes muitas  trocas de água ou adiciona mais plantas ou arranja um filtro com maior capacidade para filtrar. Há no mercado uns produtos que ajudam a clarificar a agua, nunca usei por isso não sei se são eficientes  mas acredito que o seachem clarity resolva o problema:

https://www.seachem.com/clarity.php

Da mesma marca tb tens o seachem pristine que cria um boost na ciclagem:

https://www.seachem.com/pristine.php

Quanto ao pH elevado só vejo como solução usares agua de osmose ou então mudas para um aquário de ciclideos africanos 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que está me deixando pensativo era que quando estava tratando a água para ela ficar no pH 7 ela estava super clara um brinco...
Agora que resolvi abaixar o pH comecei a ter esse tipo de problemas com água turva.

Um outro problema que estava tendo, mas pelo que li a respeito poderia ser uma combinação da qualidade da água com o número de plantas era um surto de algas marrons, fiz TPAs, lavar tudo e retirei excesso delas mas sempre voltavam as folhas das minhas plantas e um pouco dos musgos estavam tudo marrons. Aí como veio essa questão da água turva parece que as algas diminuíram ou acabaram, pois não as vejo mais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais