O meu 1° plantado. Sugestões?!


Pettynga

Recommended Posts

Boas,

 

Após anos de estudos e preparação ora aqui vai... o inicio de uma grande dor de cabeça 😂

 

1 - My first mistake.

 

2 - 7/12/2020

 

3 - 120*50*45

3.1 - 270L brutos e 230L úteis???

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Eheim pro 3 1200XLT

      - EHEIM SUBSTRATpro

      - Seachem Matrix

      - Seachem Purigen

4.2 - Termostato: Inc. no filtro

4.3 -  Iluminação: Twinstar ll 1200SA Foto-período: 12H (10h-1% 12h-25% 14h-50% 16h-60% 18h-50% 20h-25% 22h-1% 00h-0%)

4.4 - Sistema de CO2: Garrafa 1.5L com redutor de 2 manômetros com válvula de ajuste fino. Injeção direta Qanvee

4.5 - Outro equipamentos adicionais: Chihiros Doctor  3 (Não instalado)

 

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil: 

      - ADA Amazonia 22L

      - ADA - Power Sand - Advance - M - 6 l

5.2 - Substrato inerte: 

      - ADA La Plata sand

      - ADA Aqua Gravel S

 

5.3 - Decorações: 

Pedras - Himalaya Rock 

Troncos: Dragon hood


 

6 - Fertilização: Ei Aquariumplantfooduk. 50ml de cada (micros e macros alternados)

 

7 - Fauna

7.1 - Quantidade e espécie 

7.2 - Quantidade e espécie

...

 

8 - Plantas

3x Eleocharis sp. 'Mini'

1x Hydrocotyle verticillata

2x Hygrophila pinnatifida

1x Hydrocotyle tripartita

1x Bucephalandra sp. 'Red'

3x Aquaflora Bucephalandra sp. "Deep Purple"

3x Rotala rotundifolia

4x Rotala sp. "Gia Lai" / "H'Ra"

3x Rotala sp. "Green"

2x Salvinia auriculata

3x Anubias barteri var. nana 'Aquaflora Pangolino'

1x Bucephalandra sp. "Kedagang"

3x Vesicularia ferriei 'Weeping Moss'

3x Anubia Barteri Nana

1x Cryptocoryne Undulata Red

3x Bucephalandra SP. Red  

...

 

9 – Observações

   - Seachem Stability para iniciar o ciclo

 

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

      - Ao fim da primeira semana

     - pH - 6.8

     - gH - 9dgH

     - kH - 8dkH

     - NO2 - >1

     - NO3 - 30mg/l

     - Temp.- 24°C

9.2 - Frequência das TPA's: 1 e 2 sem.-50% cada dia. 3 e 4 sem. 50% cada 2 dias.

...

10 - Fotos

large.IMG_6013.JPEG

large.IMG_6014.JPEGlarge.IMG_6015.JPEGlarge.IMG_6016.JPEGlarge.IMG_6020.JPEG

 

Após duas semanas algum melt e "Nenha" a torto e a direito devido não ter fervido nada.

large.IMG_6089.JPEGlarge.IMG_6088.JPEGlarge.IMG_6092.JPEGlarge.IMG_6090.JPEG

 

Depois de mais uma TPA:

large.IMG_6099.JPEGlarge.IMG_6100.JPEGlarge.IMG_6101.JPEG

 

A espera que o NO2 baixe para poder por a equipa de limpeza. (camarões e caracois)

Boas Festas.

 

  • Gosto 5
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lá!!! Tantos anos de preparação parecem ter resultado bastante bem. Os meus parabéns! Só não percebo porque parece que o aquário foi apenas planeado para o lado direito. Todo o equipamento foi bem escolhido... o hardscape... a flora... porque não optaste por "compensar" o quadro do lado esquerdo, com um tronco mais pequeno? É que, mesmo que quisesses compensar com plantas, não me parece ser essa a tua ideia. Não me leves a mal. Não estou a fazer uma critica negativa. Se é essa a tua visão, acho muito bem que a continues... tem tudo para dar certo. Mas a meu ver, se em vez daquela areia continuasses a preencher o aquário com substrato, rochas e troncos, ficarias com um dos melhores aquários que já vi aqui no fórum.

Pormenores à parte... continua o bom trabalho, e bem-vindo ao grupo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jose,

Dai o nome do aquário... Embora eu tenha estudado um bocado, a pratica não é nenhuma. Tentei ir para um layout triangular mas não consegui idealizar o que pretendia. Erros de principiante.. pouco hardscape (madeira)... Tronco muito grande... não consegui manter a regra dos terços... ser impaciente.. Enfim..

Vou tentar dar forma com as plantas mas não vai ser fácil. Ainda está no inicio. Muita coisa vai mudar.

Obrigado pela sugestão. 👍 São sempre bem vindas.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para fazer a atualização das 3 semanas, a "nhenha" ja esta a desaparecer, ainda continuo com melt infelizmente, algumas algas mas nada de alarmar (acho eu..). A espera que os nitratos baixem mas está complicado. Talvez daqui a uma semana ou duas.

Nem tudo são mas noticias, as Rotalas estão a crescer bem e a eleocharis sp mini está a começar a preencher o vazio.

large.IMG_6120.JPEGlarge.IMG_6125.JPEGlarge.IMG_6128.JPEG

Boas Festas

Pedro Nunes

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 minutes ago, Pettynga said:

Tentei ir para um layout triangular mas não consegui idealizar o que pretendia.

Não diria isso. Como escrevi no comentário anterior, o lado direito do aquário está impecável. Nem sequer acho que a composição não respeite a "regra dos terços", como referiste. Com tempo, e se for essa a tua vontade, podes sempre aspirar a areia do lado esquerdo e continuar a composição que já tens criada. A meu ver só terias a ganhar. Vai estudando isso.

Já agora, onde encontraste essa madeira? Gosto muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Tenho que investigar isso. Mas não é fácil arranjar desta madeira. Principalmente troncos pequenos. São todos enormes. Esta comprei na loja ecoarium em Vila Nova de Gaia.


Envoyé de mon iPhone en utilisant Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Pettynga said:

Obrigado. Tenho que investigar isso. Mas não é fácil arranjar desta madeira. Principalmente troncos pequenos. São todos enormes. Esta comprei na loja ecoarium em Vila Nova de Gaia.

É uma das que me falta visitar aqui na zona norte, mas tenho ouvido falar muito bem dela. Se os troncos são grandes, parte-os a meio. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.