Inicio de projeto


Jorge N. Ferreira

Recommended Posts

Bom dia a todos,
Depois de muitos anos com aquários de água doce, estou neste momento a pensar em iniciar um projecto Malawi.
Material tenho tudo. 

Aquário: 120x60x40 (CxAxP)
Filtro: JBL Cristalprofi E901 Green Line
Termostato: 2x300w
Calha LED

Já andei a estudar algumas espécies e, parecendo-me compatíveis, o que iria colocar como fauna seria:
- Labidochromis caeruleus 
- Cynotilapia sp. "hara"
-  Maylandia sp. "zebra long pelvic"
- Chindongo saulosi 

Aceito outras ideias e opiniões.

Vamos às dúvidas:
1º O areão. Sílica? Areia da praia? Aragonite? Dolomita? Coral?
Algumas destas areias serve:
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Cimentos-betao-agregados/Areias/WPR_REF_12156781
ou
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Cimentos-betao-agregados/Areias/WPR_REF_12156816


2ª A decoração. Pedras e troncos? Só pedras? Pedras calcárias ou não?

Agradeço as vossas opiniões e ajuda.

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que saudades do "velhinho" Aquariofilia.pt.
Ninguém ficava pendurado. Passadas 10h e 40 pessoas que viram este post... népias de ajuda.

  • Votar - 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui o único velhinho é este fórum que com a provecta idade que tem ainda se mantém por força de uma equipa abnegada e dos membros que apesar de milhentos outros lugares  onde ir ainda buscam conforto em cá andar. Se ninguém te respondeu ainda às tuas dúvidas ou  és paciente e enquanto aguardas por conselhos usas a pesquisa para talvez encontrar as respostas às tuas questões ou então insistes no pedido mas usando termos mais simpáticos, dizem que faz maravilhas,  experimenta! 

 

Em relação à tua escolha de fauna lamento mas não é a minha "praia". 

No entanto sendo ciclideos dos grandes  lagos africanos, eu ia para areia de coral e pedras tendo o cuidado na sua disposição para evitar derrocadas visto os meninos serem conhecidos por fazer a sua casa.

A água na tua casa é alacalina? Já testaste o pH, gH e kH? 

Outra coisa que não sei se está ao nível ideal é o filtro... 

Lá está, posso estar a dizer disparates por isso é que antes não te respondi. Pode ser que alguém com mais conhecimentos te possa ajudar. 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/12/2020 at 11:41, Jorge N. Ferreira disse:


Filtro: JBL Cristalprofi E901 Green Line

- o filtro é curto para estes peixes, são peixes que gostam de corrente e sujam muito.


Termostato: 2x300w

um chega, ou nenhum dependendo do local onde estiverem os peixes, aguentam sem stress 18º
 

Já andei a estudar algumas espécies e, parecendo-me compatíveis, o que iria colocar como fauna seria:
- Labidochromis caeruleus 
- Cynotilapia sp. "hara"
-  Maylandia sp. "zebra long pelvic"
- Chindongo saulosi 

o teu aquário é muito pequeno para manteres essas 4 espécies.

- Cynotilapia sp. "hara" - apesar de pequeno é muito agressivo, necessita de muito espaço para esticar as barbatanas. 

- Labidochromis caeruleus  não podes escolher os amarelos porque as fêmeas dos - Chindongo saulosi também são amarelas.

 

 

On 21/12/2020 at 11:41, Jorge N. Ferreira disse:


https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Cimentos-betao-agregados/Areias/WPR_REF_12156781
ou
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Cimentos-betao-agregados/Areias/WPR_REF_12156816

essas areias são muito finas vão ficar muito compactas, mas servem. Ao escolheres as areias tem atenção que os peixes gostam de andar a "pastar" na areia, tens de escolher areia que não os fira na boca.


2ª A decoração. Pedras e troncos? Só pedras? Pedras calcárias ou não?

a decoração é a gosto as pedras não podem ter arestas porque eles esfregam-se nas pedras e podem-se ferir se houver arestas.

 

  • Gosto 1

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

O filtro é fraco mas irei compensar com uma wave maker que anda aqui perdida, com uma bomba de ar Eheim 200 de saída dupla e TPA semanal de 20%. Acham que resulta?

Outra hipótese é colocar um filtro interno. Mais 600 l/h?

Em relação à areia, pelo que tenho pesquisado, a areia de praia será fantástica. Concordam?

 

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim serve.

Escolhe uma praia pouco frequentada e recolhe a areia na zona de rebentação, passas por agua doce. Não deixes a areia secar ao sol tem tendência em ficar podre na zona que levar mais tempo a secar.

Se coletares areia seca da praia tens de lavar muito bem, pois sempre apanha com poluentes...

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando à procura de um filtro para juntar a este. Um JBL E701 será sufeciente?
Ou será preferível usar apenas um E1501?

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria da vossa opinião para as seguintes hipóteses:
1ª Filtro JBL E901 + Bomba de ar  Eheim 200 (2 saídas) + wave maker 2000l/h
2ª Filtro JBL E901 + Powerhead interna com filtro de esponja de 500 l/h.
Acham que serve?
Obrigado.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas perguntas dos filtros que não são tão diretamente relacionadas com ciclídeos, provávelmente terás mais respostas se as fizeres noutra secção do fórum... 

Infelizmente nunca usei JBL, não te posso aconselhar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/01/2021 at 20:53, Jorge N. Ferreira disse:
Gostaria da vossa opinião para as seguintes hipóteses:
1ª Filtro JBL E901 + Bomba de ar  Eheim 200 (2 saídas) + wave maker 2000l/h
 

Penso que esta opção é a melhor, se vais adquirir a bomba de ar, não precisas, guarda o dinheiro e depois compras outro filtro com mais capacidade para colocares mais matérias filtrantes.

pelo que vou vendo esses filtros perdem um pouco de caudal e o espaço para filtragem biológica não é grande.

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Estou em negociações para outro JBL E901 para juntar a este. 

Também acho que serviria essa opção por pessoas que têm idêntico. 

Se forem ver já sou velhinho no fórum mas outras redes sociais vieram complicar as ajudad. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Jorge N. Ferreira disse:

Obrigado. Estou em negociações para outro JBL E901 para juntar a este. 

Também acho que serviria essa opção por pessoas que têm idêntico. 

Se forem ver já sou velhinho no fórum mas outras redes sociais vieram complicar as ajudad. 

Bomba de ar e wave maker tenho, Era para não gastar mais dinheiro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,
Amanhã deve chegar o outro JBL E901, que adquiri em segunda mão, para juntar ao outro que cá tenho.
Ficam 2x JBL E901 para este projecto.

Questões:
1ª Colocar os dois tubos de aspiração e de reposição de água do mesmo lado do aquário de forma a criar uma corrente mais forte? Um de cada lado? Um de aspiração de cada lado e os de entrada do mesmo lado?
2ª Utilizar as flautas? Não me agrada muito mas...
3ª Li aqui no fórum que alguém arranjou uma protecção para o fundo em forma de favos de mel no Leroy. Não consigo voltar a encontrar o tópico e hoje perdi uma hora no Leroy e não encontrei. E nenhum funcionário me soube dizer o que poderia ser. Alguém me pode ajudar?

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de ver se os filtros tem potencia para fazer a agua circular por todo o aquário.

experimenta colocar as duas saidas do mesmo lado, uma mais baixa que a outra e os de aspiração um de cada lado.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais