Baixar Ph da água


TriploX

Recommended Posts

Estou construindo um pequeno lago ornamental de 2m×1mx30cm, totalizando um volume de 600 litros. Esse lago será feito com lona e pedras. Ocorre que por não conseguir sexo de rio, irei fazer pedras artificiais com cimento (é inclusive ecológico). Ocorre que o cimento aumenta o PH da água. Fiz umas pedras de teste e coloquei de molho num balde d'água. Bem, a água estava neutra e com as pedras o PH foi a 9.

Então, preciso de meios naturais de baixar e equilibrar o PH. Li que tronco e turfa são bons para abaixar o PH. Contudo, eles deixam a água com uma cor de chá. O que posso fazer para manter o PH neutro e não interferir na coloração da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, TriploX said:

(...)O que posso fazer para manter o PH neutro e não interferir na coloração da água?

Eu espero muito sinceramente que não leve a mal esta minha resposta. Não pretendo mesmo fazer qualquer tipo de ironia, só pretendo ajudar, mas o que me ocorre responder a esta pergunta é:

Retirar as pedras de cimento.

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, efetivamente um espaço de "2m×1mx30cm" não pode ser chamado de "lago", é um pequeno tanque ao ar livre.

Não conheço o tipo de rocha dessa sua região, mas estou crente que num passeio pelo campo dará para encontrar uma pedras adequadas, que não sejam calcárias e não interfiram muito no PH da água... (cuidado para não escolher pedras calcárias, convém testá-las com vinagre antes de as utilizar). Pala além disso será possível conseguir um efeito mais natural.

Bom sorte com esse projeto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se altera o pH não use... está a criar um problema que nunca conseguirá resolver sem ter trabalho e gastar dinheiro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou fazendo teste com uma pequena quantidade imersa num balde d'água. Fiz um teste pintando uma pedra e impermebializando com resina acrílica. Não alterou o PH. Já nas pedras sem pintura e impermeabilização o PH ficou bem alto. Encontrei um bom artigo ensinando qual tipo de cimento e quantidade ideal usar na mistura para esse tipo de finalidade, sendo preciso ficar pelo menos 1 mês trocando a água até estabilizar. Meu objetivo é estabilizar antes de impermeabilizar porque pode ser que com o passar dos anos a pedra perca essa camada de impermeabilizante e eu venha a ter problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.