Cocoon 43L - Estalecas


estalecas

Recommended Posts

Olá pessoal,

Tenho um aquário guardado na despensa (só vidro) e como é Natal e chegou o subsidio decidi gastar uns trocos e montar um novo projecto cá por casa.

A ideia ainda não está completamente definida mas será plantado de água doce, em termos de fauna ou será para um Betta e alguns outros peixes que complementem o ecossitema tipo umas corydoras pigmeu, ottocinclus, e estou tentado a colocar uns camarões mas quero colocar muitas plantas e providenciar esconderijos para os mesmos... Sugestões/Opiniões?

 

1 - Cocoon 43L - Aquatic Nature

2 - 19/11/2020

3 - Dimensão: 45x30x32cm

  • Volume bruto: 43L

4 - Equipamentos a Instaladar

  • Filtro Mochila: AquaClean 20 (378L/h)
  • Termostato: Eheim 
  • Iluminação: NICREW RGB Plus Luz LED (11W 535lm)

5 - Substratos & decorações

Substrato: 

          JBL Proscape Volcano Mineral 3 L

         JBL Proscape Shrimpssoil Marron 3 L

Decorações: Tronco

6 - Fertilização:

  • Aquatic Nature Carbo Green
  • Aquatic Nature Plant Pro Fe7

7 - Fauna (a decidir): Até agora estou inclinado em camarões e alguns peixes pequenos.

8 - Plantas:

  • Anubia bateria var. Nana
  • Anubia Heterophila Lancelota
  • Microsorum pteropus “trident”
  • Microsorum pteropus “narrow”
  • Cryptocoryne
  • Limophil
  • Vallisneria nana
  • Taxiphyllum (Musgo)

 

Foto tirada depois da montagem dia 19/12/2020:

IMG_7787

 

Aqui fica parte do material que usei para a montagem:

F20E7B2C-41D4-4036-8752-11B54275E66F-5C0E95DE-75A1-4763-9ED8-A280B7E86672

 

O que acham do resultado final? E agora com a casa montada o que sugerem em termos de fauna?

 

Obrigado,

Com os melhores cumprimentos.

Estalecas.

Editado por estalecas
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom setup, tendo em conta a pouca litragem eu apostava mais em madeiras que ocupam pouco volume e preenchem em altura o cubo além de criar suporte para poderes agarrar plantas/musgos...

Fauna... antes que o puto apareça aqui a recomendar 6 barbos cereja 😆 fica a minha  sugestão:

Neocaridinas,  uns caracóis  pequenos e 2/3 ottocinclus para tratar das algas e depois um cardume de tetras ember! 

Vai mostrando as novidades!

  • Haha 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Tozé Nunes disse:

Fauna... antes que o puto apareça aqui a recomendar 6 barbos cereja 😆 fica a minha  sugestão

🤣

  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Tozé Nunes disse:

Bom setup, tendo em conta a pouca litragem eu apostava mais em madeiras que ocupam pouco volume e preenchem em altura o cubo além de criar suporte para poderes agarrar plantas/musgos...

Fauna... antes que o puto apareça aqui a recomendar 6 barbos cereja 😆 fica a minha  sugestão:

Neocaridinas,  uns caracóis  pequenos e 2/3 ottocinclus para tratar das algas e depois um cardume de tetras ember! 

Vai mostrando as novidades!

Obrigado pelo feedback Tozé!

Hoje espero passar por uma loja aqui na minha zona (Faro) para escolher um tronco e talvez plantas para iniciar a montagem assim como umas ventosas para o termostato que me estão a faltar...

Já agora, o vidro do aquário está bastante sujo desde há muito com algas secas e pó à mistura por estar guardado há muito tempo, já experimentei lavar com agua quente apenas mas está difícil sem aplicar produtos... alguma sugestão? Li que uma solução à base de vinagre e água pode funcionar recorrendo à ajuda de uma lâmina para ir raspando o vidro?

 

Cumprimentos,

Estalecas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estalecas

Sim,colocas primeiro vinagre em toda a zona onde estão coladas as algas secas,deixa por uns 20 minutos,depois com uma lamina raspas com cuidado para não riscares o vidro,para lavares com água morna.

Saudações 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 09/12/2020 at 08:40, estalecas disse:

Li que uma solução à base de vinagre e água pode funcionar recorrendo à ajuda de uma lâmina para ir raspando o vidro?

E leste bem. Eu também costumo utilizar bicarbonato de sódio para tirar o verdete dos aquários usados, juntamente com vinagre. Depois costumo raspar com um cartão antigo, tipo de multibanco, e em situações mais extremas e localizadas é que recorro a uma lamina. 

Vou acompanhar este projeto, o teu aquário tem umas medidas muito idênticas ao aquário que eu encomendei. 

Boa sorte e mantem-nos a par da evolução.

 

 

Editado por Loukitos
Adição de citação
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update 20.12.2020

Finalmente consegui reunir o equipamento todo para a montagem e ontem foi o dia de por as mãos à obra e aqui deixo o resultado final depois de algumas horas bem passadas...

Flora + Aquario: 

IMG_7788

 

IMG_7789

 

IMG_7787

 

 

Cumprimentos.

 

Editado por estalecas
foto
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehe finalmente temos isso com água. Agora é disfrutar e esperar que o ciclo termine para poderes acrescentar a fauna. Não tenhas pressa e aproveita este mês para ir pesquisando mais sobre este hobby que nos fascina e obviamente rodeado de quem mais gostamos, sobretudo nesta época festiva.  

Tudo a correr bem e boas festas!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Tozé Nunes disse:

Ehehe finalmente temos isso com água. Agora é disfrutar e esperar que o ciclo termine para poderes acrescentar a fauna. Não tenhas pressa e aproveita este mês para ir pesquisando mais sobre este hobby que nos fascina e obviamente rodeado de quem mais gostamos, sobretudo nesta época festiva.  

Tudo a correr bem e boas festas!

Obrigado pelo feedback Tozé.

Por acaso a loja aqui da minha zona recebeu uma encomenda de alguns peixes pequenos e camarões, hei de lá ir o próximo fim‑de‑semana ver o que chegou e partilho depois por aqui para a malta trocar umas opiniões sobre os possíveis futuros ocupantes.

Foto já com 24h de filtragem:

IMG_7844

 

Cumprimentos e umas boas festas também por aí.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Estalecas!

Está com ótimo aspecto!

Também sou de Faro e como "acabei de chegar a este mundo" ando para aqui à procura de informação em tudo quanto é lado! 🙂 Vi as tuas plantas e reparei que são quase todas/todas da Tropica. Onde compraste? Na aquanpicanço aqui em Faro ou mandaste vir? Estou a começar o meu aquário (75 x 35 x 40) e preciso de mais flora! 🙂 🙂

Abraço e votos de boas festas!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/12/2020 at 16:08, tmiguel disse:

Viva Estalecas!

Está com ótimo aspecto!

Também sou de Faro e como "acabei de chegar a este mundo" ando para aqui à procura de informação em tudo quanto é lado! 🙂 Vi as tuas plantas e reparei que são quase todas/todas da Tropica. Onde compraste? Na aquanpicanço aqui em Faro ou mandaste vir? Estou a começar o meu aquário (75 x 35 x 40) e preciso de mais flora! 🙂 🙂

Abraço e votos de boas festas!

Boas Tiago,

Normalmente faço as minhas compras no AquaPicanço em Faro e neste caso tanto o tronco como o aquário foram adquiridos lá. Em relação a plantas desta vez experimentei uma loja online que podes ver aqui por ter tudo o que queria para este setup.

Abraço e votos de boas festas para ti também.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquatic Nature - Cocoon 43L (ainda sem fauna)
Update: 01.01.2021
 
Ao fim de 2 semanas onde basicamente só repuz a água, começaram ontem a aparecer algumas bolhas à superfície depois de ligar o termostato a cerca de 25ºC, fiz uma TPA de cerca de 40% e alguns ajustes no filtro e para já tudo voltou ao normal.
 
Amanhã espero começar a introduzir alguns ocupantes se apanhar a loja aqui da zona aberta. Do que estive a ver por lá na semana passada tenho algumas opções tanto de peixes como de e camarões:
- Neocaridina Blue Diamond
- Neocaridina Denticulata Blue
- Neocaridina Blue Rici
- Neocaridina Red Rici
- Neocaridina Yellow Fire
- Tinha uns laranjas que devem ser do género dos indicados anteriormente e uns pretos que embora adore não se vão destacar com este fundo por muita pena minha.
 
A minha ideia era no final ter apenas uma linhagem de camarões e mantê-los a reproduzir e para além disso ter alguns peixes pequenos como um casal de Killies ou Gourami (existem uns pequenos depois da visita à loja posso confirmar a espécie), um caracol e alguns comedores de algas também de pequeno porte. O que acham?
 
Video Timelapse da TPA e ajustes no filtro de hoje:

 

Cumprimentos a todos e bom ano!

 
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

Parece que finalmente foram escolhidos os primeiros ocupantes deste setup! Em termos de camarões fui para as Neocaridina Yellow Fire (5unidades) e em termos de peixes optei por um cardume de Rasbora Galaxy (6 unidades), a ideia será duplicar a quantidade de ambos daqui a 8 dias se tudo estiver a correr bem e manter assim pelos próximos tempos.

Nestas primeiras 24h apenas alimentei 1x mas ainda irei hoje ao final do dia alimentá-los outra vez e tentar captar umas fotos da bicharada.

Para já e como de costume aqui fica mais uma timelapse da colocação dos novos habitantes.

 

Abraço a todos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

O pessoal que é fotografias do aquário...

Boas José,

Próximo fim-de-semana saco umas fotos e publico, para já quem quiser pode ver 10min das primeiras 24h destes ocupantes que filmei ontem ao final do dia.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2021 at 19:35, JoseCarlosMarques disse:

O pessoal que é fotografias do aquário...

Aqui vai então uma foto de uma das minhas 4 Neocaridinas Yellow Fire. Comprei 5 faz hoje 1 semana e há 2 dias reparei que um deles estava de patas para cima morto entre os ramos de umas das anubias, entretanto desapareceu debaixo do tronco. Não tenho tido muito tempo durante as horas de luz do aquário para observar como deve ser a nova fauna mas este fim‑de‑semana vou conseguir verificar melhor se houveram mais baixas nos camarões pois hoje de manhã apenas vi 3 mas com tanta flora eles nem sempre se deixam ver.

Os Rásboras parecem ativos e tem comido bem mas já os vi bicar os camarões durante as refeições mesmo sendo ainda mais pequenos que estes últimos o que me leva a pensar que pode ter sido a causa da morte do camarão que referi a cima mas vou estar atento e deixando updates...

 IMG_8240

 

Editado por estalecas
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.