A árvore dos desejos


Diogo81

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Nome do Aquário: A árvore dos desejos

Data da montagem: 06/12/2020

Dimensões do aquário: Aquário (36Lt) 30x40x30 - 5mm - vidro extra claro (Beta30 Marine)

Equipamentos Instalados
Móvel - Ikea Kallax
Filtro - Sump Integrada com bomba eheim 300lt/h + 2 Espojas, Lã filtrante, cerca de 1,5lt de Seachem Matrix e 100ml de Purigen
Termostato - n.a.
Iluminação/Foto-período: ONF Flat Nano Plus com dimmer integrado
(6h a 50% + 30 minutos de amanhecer e anoitecer)
Sistema de CO2: Botija de 1lt com Kit Redutor de pressão com 2 manómetros, solenóide e válvula de ajuste fino + Difusor Aquario Neo (U Type mini) a debitar 1 bolha por segundo

Substratos & decorações
Substrato fértil: 1 litro de ADA Power Sand Advance + restos de ADA Amazonia Soil Vers.II + ADA Amazonia Powder
Decorações -1 àrvore Bonsai + Rocha Oceania

Fertilização - Tropica Premium enquanto os nitratos se encontrarem elevados e depois vou passar só para o tropica specialized
Fauna: ainda a decidir mas já sei que vou ter lá colocar muitos camarões amarelos e laranjas a pedido da princesa


Plantas
3 x Lilaeopsis Brasiliensis
1 x Pogostemon Helferi
3 x Anubias Barteri Petite Bonsai
1 x Anibua Barteri Nana Paxing
1 x Bucephalandra Theia Green
1 x Bucephalandra pygmea Bukit Kelan / Sintang
1 x Bucephalandra Sp Biblis
1 x Juncus Repens 
1 x Hydrocotyle Tripartita 
1 x Musgo Fissidens Fontanus
1 x Phyllanthus Fluitans (Red Root Floater)
 
Parâmetros da água
pH - 6,5
gH - >7
kH - 3
NO2 - 0
NO3 - 100
NH3/NH4 - n.a
temperatura - 23º
9.2 - Frequência das TPA's - TPA´s de 50% duas vezes por semana até os níveis de nitrato estar <30 e depois TPA semanal de 50% a 70%

Conforme já referido no meu outro tópico, depois de um pedido da minha filhota de 7 anos, que queria um aquário com uma árvore e plantas no seu quarto, lá aceitei o desafio e toca de meter as mãos à obra para realizar o desejo da minha princesa.

 

Como é um aquário para ter no quarto e tem que ser super silencioso, já tinha visto em tempos uns aquários da marca Beta muito engraçados, onde não é preciso nenhum tipo de filtragem pois já têm uma sump integrada na traseira do aqua. Dessa forma, ao mesmo tempo que mantenho um sistema de filtragem eficiente (com esponjas, lã filtrante, Seachem matrix e purigen), dentro do aquário em si não tenho praticamente equipamento nenhum à vista.

 

A montagem do aqua sem plantas está já feita à cerca de 3 semanas, tendo iniciado desde então um novo "dark start" a exemplo do que fiz no meu aqua principal, mas se calhar por ser uma litragem menor (36lt) acabou por não funcionar de forma tão eficaz, já que embora os nitritos já se encontrem zerados, os nitratos ainda se encontram a 100 à data da colocação das plantas no aqua (ontem). A nível de alguedo apareceram já as famosas diatomáceas castanhas que irão desaparecer à medida que o aqua estabilizar. Mesmo assim decidi na mesma avançar com as plantas (já que vão ajudar a consumir os nitratos e combater o alguedo) e também porque já tinha colocado a encomenda do equipamento e plantas para aproveitar os feriados. Vamos ver como é que tudo corre nos próximos dias.

 

Seguem as fotos do aqua (que embora não tenha sido inspirado num dos aquários do Cubo ao Quadrado do João Cardoso, não deixa de ser algo parecido). As Bucephalandras colocadas na base da árvore não ficaram conforme imaginado pois não ficaram à escala, mas nada que uma pequena poda não arranje (acho eu)

Montagem praticamente terminada

large.1026155335_1173456C-1A81-4C3D-BD9A-3E4F14952F9C(1).JPG

Filtragem - Sump Traseira

large.DSC00812.JPG

Layout final (o tronco quase não se vê com a sombra das anubias)

Alarge.IMG-5781.jpg

 

large.IMG-5783.jpg

Difusor de CO2 NEO mini que deita uma bolhas superfinas (impecável)

large.IMG-5782.jpg

Detalhe daquilo que vai ser um belo relvado (assim espero) com um pouco de Juncus Repens lá atrás

large.IMG-5784.jpg

Vista Superior do Aqua

large.IMG-5786.jpg

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fixe a tua filha já gostar de camarões! E sorte ter um papá que sabe o que é preciso. Agora é exigir que ela trate de molhar as mãos na manutenção 😃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha filhota ficou maravilhada com os camarões no aqua principal (Amano e CRS Red e Black)e disse logo que queria ter camarões laranjas e amarelos, sendo esse o principal motivo para pedir um aquário para o quarto dela (e claro, eu aproveitei logo a deixa 😉) . O único requisito além dos camarões era uma árvore. E assim foi.

 

Quanto à manutenção, pouco a pouco ela vai querendo ajudar, mas a responsabilidade maior será aqui do "velhote", por isso vamos lá ver como é que vai correr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Para saudar este novo ano, foi altura de juntar os primeiros habitantes no aqua, nomeadamente 4 caracóis clithon corona e 15 neocaridinas amarelos e 3 camarões amano.

 

O inicio tem sido tranquilo, apenas com algumas diatomáceas que são perfeitamente normais no inicio de vida do aqua e que são filet mignon para nos novos habitantes. A Lileopsis está a enraizar bem e agora espero que comece a propagar para começar a parecer uma tapete digno desse nome.

 

Seguem fotos do estado geral do aqua, e da boa ligação já existente entre os camarões residentes e os caracóis 😉

 

large.IMG-5901.jpg

large.IMG-5904.jpg

 

large.IMG-5907.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está muito bonito ,cheio de detalhe....  e quando o tapete fechar vai ficar ainda melhor.

Cada vez mais gosto destes pequenos pedaços  de natureza.

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Obrigado Vasco

 

Tem tudo corrido bem e o a lileaopsis está a propagar... depois tento meter aqui uma foto do estado actual do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O tapete já fechou? A tesoura já foi utilizada? Queremos saber tudo!!!😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Tozé,

 

O aqua está a evoluir bem, mas vai ter que sofrer uma pequena limpeza no próximo fim de semana, pois com um pouco de algas nos vidros não dá para tirar uma foto de jeito. A tesoura ainda não teve qualquer utilização e o tapete está a caminhar lentamente mas de forma segura 😉 

 

Em relação a habitantes, ainda só lá moram os camarões e alguns caracóis clithon, e nem peixes ainda lá coloquei. Talvez no fim de semana trate disso.

 

Fica prometida a foto para breve.

 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Conforme combinado, aqui está uma foto actualizada do aquário 30lts que está no quarto da minha princesa 😊

 

Tudo está a correr conforme esperado e sem grandes surpresas. Ainda não coloquei qualquer peixe no aquário, tendo como residentes apenas 3 caracóis clithon corona e alguns camarões. Em breve serão escolhidos os novos residentes para o aquário.

 

A tesoura ainda só foi usada para aparar as raizes das anubias e nada mais.

 

Desculpem a foto foi tirada com a luz apenas a cerca de 30%, mas amanhã tiro uma ou duas com a luz a 100% para se ver a diferença.

 

large.cc8254bf-f7ee-47af-b634-3fefd6d6600f.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.