Musgo terrestre dentro do aquário


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Boas,

Na última Primavera tentei aventurar-me nos Bonsais. A coisa não resultou muito bem... julgo que a maioria dos vasos que montei morreram, mas como não me apeteceu deitar tudo aquilo fora, deixei-os no exterior para ver se na próxima Primavera tenho alguma surpresa. De qualquer maneira, e com a chuva que tem caído recentemente, notei que nestes últimos 5 ou 7 dias começou a crescer musgo no substrato. Alguém sabe se este musgo pode ser usado dentro do aquário? Já alguém experimentou?

 

S1z3YTf.jpg

 

OVPEqQS.jpg

 

DxXAjrZ.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecido com pelia... o substrato antes esteve num aquário ou apenas no vaso do bonsai?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vera Santos said:

Boas, só vais saber tentando, diria eu... 🤔

Sim, Vera. Estive a fazer uma pesquisa rápida sobre o uso de musgo terrestre em aquários e encontrei alguns vídeos que explicam o que fazer para ver se a coisa funciona e prospera, mas são todos em inglês, e como a coisa depende muito da espécie/localização, lembrei-me de perguntar aqui se alguém já se tinha lembrado de fazer uma maluquice destas. Vou deixar o musgo crescer mais um bocadinho dentro do vaso e depois vou coloca-lo dentro de um recipiente com água durante alguns dias, para ver o que acontece.

 

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Parecido com pelia... o substrato antes esteve num aquário ou apenas no vaso do bonsai?

Compreendo a semelhança, mas tenho quase a certeza que não é Pélia. É aquele género de musgo que cresce aos montes nesta altura do ano, nos muros e nas árvores. Deve ter crescido ali porque o solo realmente é fértil e muito húmido, mas também reparei depois que está a crescer num tubo de escoamento das águas que saem desses vasos. Como disse à Vera... vou limpa-lo bem e coloca-lo debaixo de água para ver o que acontece.

Eu já tentei isto uma vez, numa altura em que fiz um Dry Start, mas nem o musgo nem as plantas estavam a crescer e resolvi limpar o musgo das pedras e inundar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais