1° Aquário - Dúvidas de iniciante


Tiagolopes

Recommended Posts

Boas pessoal.

Estou com bastante interesse em iniciar-me neste hobby, mas não queria estar a investir em material desnecessário ou de fraca qualidade, por isso será que me podiam aconselhar? Sobre o que devo comprar, e onde?

Os kits indicados no outro tópico já nao estão disponíveis, e além disso podem já haver melhores investimentos, como já passaram alguns anos desde a publicação do tópico.

E já agora, se possível numa boa loja online que envie ao domicílio.

Já dei umas voltas pelo forum, ja vi que tem aqui tudo o que preciso saber, só não encontrei foi o que aconselham neste momento para me iniciar.

Estava a pensar investir num de aquário de 60 cm, mas há vários, e vários filtros, etc, e não queria estar a desperdiçar dinheiro. Contando com a vossa experiência, a compra era mais fácil, e certamente mais acertada.

Obrigado.

Edit:

O que acham deste kit? https://www.shrimpdream.pt/produto/scalare-kit-aquario-57l/

Parece-me interessante.

Editado por Tiagolopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Tiagolopes changed the title to Dúvidas e dicas para o 1° aquário

Depende muito dos peixes que pretendes manter.

Só se colocam os peixes depois de teres o aquário ciclado, mas só compras o aquário depois de saberes os peixes que queres. Para poderes decidir as dimensões do aquário...

 

  • Obrigado(a) 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou iniciante, e ainda não me decidi pelo tipo de peixes a adquirir, pois também moro numa zona, do concelho de Bragança, onde não tenho grandes opcoes de escolha.

O que sei que queria era criar um aquário plantado, com peixes de água quente. O que me sugerem? Além do aquario, umas opcoes de peixes e plantas boas para iniciantes neste mundo. 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas sugestões. Já estive a ver e fiquei bastante interessado. Assim já tenho uma ideia do que adquirir, quando me dirigir a uma loja. Obrigado.

E já agora em relaçao ao kit do aquario que sugeri em cima, acha uma boa opcao para iniciar? Ou aconselharia outro aquario e outros acessorios? 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tiagolopes,

Já contactaste as lojas em questão para saber se os kit's recomendados pelo fórum estão fora de stock? Vale sempre a pena ligar, porque se tens interesse num deles, o logista saberá exactamente o que te indicar para substituir o que falta, segundo sei todo o material exposto nos kit's continua a ser comercializado. 

Outra coisa, antes de comprar a fauna primeiro de tudo deves saber qual o ph da água da tua rede, e ir ao encontro de espécies que se enquadrem nesses valores, caso contrário vai ser uma luta para manteres o ph indicado para a espécie que adquiriste se me fiz entender. 

Por último, conselho meu, não compres kit's desses, nada valem, e tu com esse valor acrescentas mais alguns euros e compras uma coisa decente sem teres o problema de mais tarde andares a queimar mais dinheiro. 

Segue as características indicadas nos kits recomendados pelo fórum, não te vais arrepender 😉

Cumps, 

 

 

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, antes demais, muito obrigado pelos vossos preciosos conselhos.

Acabei por investir no 3° kit recomendado pelo forum. Afinal ainda têm à venda, o link no tópico é que está errado.

Agora resta-me aguardar que o material chegue, para começar a dedicar-me a este mundo.

Montar o aquário, colocar as plantinhas, encher e iniciar o ciclo do azoto. E depois testar a água daqui da zona para ver quais os peixes aconselhados para este ph.

Já agora, uma dúvida acerca do ciclo do azoto. Na água da rede com que enchemos o aquario para realizar a ciclagem, é necessário colocar o condicionador (prime)? Ou apenas o devemos colocar nas futuras trocas de água? 

E outra acerca da compra dos peixes, não há problema em adquirí-los em lojas online com entrega ao domicilio? Desculpem esta pergunta de novato, mas parece um pouco "estranho", por causa da sua boa saúde.

Obrigado pessoal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Tiagolopes disse:

Boa tarde, antes demais, muito obrigado pelos vossos preciosos conselhos.

Acabei por investir no 3° kit recomendado pelo forum. Afinal ainda têm à venda, o link no tópico é que está errado.

Agora resta-me aguardar que o material chegue, para começar a dedicar-me a este mundo.

Montar o aquário, colocar as plantinhas, encher e iniciar o ciclo do azoto. E depois testar a água daqui da zona para ver quais os peixes aconselhados para este ph.

Já agora, uma dúvida acerca do ciclo do azoto. Na água da rede com que enchemos o aquario para realizar a ciclagem, é necessário colocar o condicionador (prime)? Ou apenas o devemos colocar nas futuras trocas de água? 

E outra acerca da compra dos peixes, não há problema em adquirí-los em lojas online com entrega ao domicilio? Desculpem esta pergunta de novato, mas parece um pouco "estranho", por causa da sua boa saúde.

Obrigado pessoal. 

Não tem mal nenhum comprar online, o único senão é que não estás a ver os peixes presencialmente para poderes avaliar a sua saúde. Se possível pede para o vendedor mandar foto dos peixes antes de os comprares.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tiagolopes disse:

Acabei por investir no 3° kit recomendado pelo forum. Afinal ainda têm à venda, o link no tópico é que está errado.

Link corrigido. A loja alterou o link e não nos avisou. 

Ficamos muito felizes por cada membro que em vez de comprar um dos muitos kits de marca decide seguir as nossas recomendações. Tens aqui uma base para te trazer horas e horas de prazer contemplando a natureza entre  5 vidros.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Tiagolopes changed the title to 1° Aquário - Dúvidas de iniciante
On 07/12/2020 at 15:18, Tiagolopes disse:

Já agora, uma dúvida acerca do ciclo do azoto. Na água da rede com que enchemos o aquario para realizar a ciclagem, é necessário colocar o condicionador (prime)? Ou apenas o devemos colocar nas futuras trocas de água? 

O prime serve para retirar o cloro da água, que faz mal não só aos peixes, como também a plantas e ás bactérias responsáveis pelo ciclo do Azoto. Além de retirar cloro retira outros metais pesados que podem ser nocivos para a saúde dos peixes.

 

Portanto, sim, é para colocar sempre. Deves colocar a dose para o volume de água que estás a tratar. Se colocares o Prime num recipiente (por exemplo um balde) antes de colocar a água nova no aquário, colocas a dose para o volume desse recipiente (balde). Se colocares o Prime depois de colocar a água nova no aquário, deves colocar uma dose para o volume total do aquário.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas pessoal. Preciso de ajuda para adquirir o material necessário  para injetar CO2 no aqua pela primeira vez. E se me puderem dar algum link com algum tutorial ou dicas para a primeira interação com este sistema, para que não cometa nenhum erro, agradecia imenso. Eu tenho uma noção, mas não passa disso.

Iniciei com um aqua comunitário de 60L, com 60cm de cumprimento, e tudo corre bem, mas gostava de ter mais plantas, mais belas, mais saudáveis, e mais vistosas, e por isso queria adquirir  equipamento para injeção de CO2.

Como não percebo do assunto, nem sei o que preciso ao certo, estava a pensar adquirir um set que já trouxesse tudo o necessário para aprender e para puder atingir o meu objetivo. Já andei a pesquisar pela net, e acho que para investir, invisto já numa coisa mais ou menos para durar uns tempos.

Agora queria a vossa opinião que entendem mais que eu sobre o assunto.

Para não correr o risco de comprar algum material incompatível, ou de me esquecer de algo, pensei em adquirir um dos kits completos que vendem nas lojas de aquariofilia. Será uma boa ideia? Será que um destes kits, por exemplo, vale a pena? 

https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=3790&controller=product

https://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1379&controller=product

Tem tudo o que é preciso?

É fácil de fazer a ligação e instalação do sistema todo?

Aceito sugestões, se acharem que por volta desse valor consigo algo melhor, agradeço pela informação.

Obrigado pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê na proaquarium, penso que consegues um sistema idêntico mais barato...

Compra botijas recarregáveis ou um extintor, fica mais barato a longo prazo do que as descartáveis.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.