Resíduos estranhos no filtro... HELP!


SAMMASATI

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Montei um aquário há cerca de 3 meses com as dimensões de 61x31x60... montei o setup inicial e fiz a ciclagem, tudo direitinho... inseri depois os peixes gradualmente e há cerca de 1 mês (cerca de uma semana depois de ter terminado de inserir os peixes todos), de manhã quando passei pelo aquário, vi que os peixes estavam a respirar à superfície... fiz uma tpa e tudo voltou ao normal até à manhã seguinte, que se repetiu o mesmo... aqui já achei estranho e desmontei o filtro, de facto o filtro externo estava atolado e com um fluxo quase inexistente... limpei tudo muito bem e na semana seguinte no dia da manutenção, fiz tudo k que era costume mas não voltei ao filtro... até porque não deveria ser necessário... passados 2 dias, mais do mesmo... voltei a desmontar o filtro e estava igual ou pior que da outra vez... pensei em voltar a limpar tudo muito bem e esperar que com o tempo o que quer que fosse, estabilizasse... enfim... experimentei esta semana não limpar o filtro durante a manutenção e 2 dias depois... igual... hoje, dia de manutenção, limpei tudo e está tudo na mesma... cria-se uma espécie de substância viscosa que não sei o que é nem de onde vem que bloqueia os poros do filtro e suponho que parte consiga passar para as esponjas porque a malha branca está sempre um caos... alguém me sabe dizer o que é isto e porque aparece? Atenção que dentro do aquário a água está cristalina e não há nada que se pareça com isto... so mesmo dentro do filtro... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Suponho, pela descrição, de que a água passa primeiro pela "malha branca" antes de passar pelas esponjas, é isso?

Já agora, quais são exactamente e em que ordem em relação à entrada de agua no filtro, as diferentes camadas de filtragem que está a usar?

Também seria interessante indicar a periodicidade da alimentação, e quantidade, assim como qual a fauna ( principalmente de fundo)

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é um JBL 901e e a ordem dos materiais filtrantes é: esponja azul (lateral que se vê na imagem) e depois (de baixo para cima) esponjas com porosidade grande, média e malha fina - stilla - stilla - purigen.

Peixes: 2 escalares, 2 ramirezi, 4 corydoras, 6 ottos, 6 caridinas japonicas, 2 neritinas semiconicas e 3 caracois zebra

Plantas: Taiwan, Eriocaulon cinerum, anubia cofeffolia, anubia nana e alternanthera reinecki mini

Com C02 das 8h às 17h30 com uma bolha por segundo e luz das 10h as 18h.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas SAMMASATI

Não sei o que poderá ser a causa disso,o que sei é que a foto que tu mostras,inclusive a mão com uma alga Peteca ( Black Beard ) BBA e dentro do lava loiça também é.

Qualquer das maneiras deixo-te aqui para ver do que eu falo.http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&id=120 ,e já agora mais isto, http://www.aquarismopaulista.com/algas-aquario/   

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Alvaro Silva disse:

Não sei o que poderá ser a causa disso, o que sei é que a foto que tu mostras, inclusive a mão com uma alga Peteca ( Black Beard ) BBA e dentro do lava loiça também é.

Pois é Álvaro, foi precisamente isso que eu pensei quando vi as fotos, mas se o SAMMASATI nos diz que apenas aparece dentro do filtro, então é algo muito estranho! A Black Beard reage (teoricamente) ao tratamento do "apagão", e dentro do filtro ele não deve ter luz.

Caro @SAMMASATI, tenta lá colocar uma foto (o mais atualizada possível) do teu aquário, para ver se alguém entende o que é que se está a passar por aí...

Tens sem dúvida de repensar a tua fauna (espero que os escalares ainda sejam pequeninos, mas vais ter de lhes encontrar uma casinha mais adequada). Suponho que 1 bolha de CO2 por segundo até possa ser "pouco", mas tendo em consideração o horário do CO2 e da luz, não vejo razão aparente para estares a ter tanto problema! Há aí qualquer coisa que nos está a escapar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, agradeço o feedback... Só um pormenor: I´m a she 😄

Agora voltando à carga, essa foi a primeira coisa que pensei, mas excluí a hipótese precisamente por elas supostamente precisarem de luz para viver e, sendo que dentro do filtro é que existe o principal desenvolvimento e cá fora não vejo assim nada dessas dimensões... olhem já não sei nada...

Não estou a conseguir abrir o segundo link do Alvaro...

Relativamente ao espaço, pensei que conseguia ter um casalito de escalares neste aquário, visto ele ter mais de 100 litros e ser altinho 😞

Esqueci-me de referir que o CO2 só foi ligado há cerca de 1 mês e também reduzi o período horário mais ou menos por essa altura porque surgiram algumas algas principalmente nas folhas das anúbias e percebi que não estava a contabilizar as horas de luz natural que o aquário acabava por apanhar de manhã... as anúbias de momento e os musgos estão um pouco desnutridos mas também foi erro meu que não estava a dar fertilizante liquido (ou pelo menos acho que eu)... já iniciei com os fertilizantes da tropica

O tronco também tem uns tufozinhos que não percebo bem o que é, mas não me parece aquele fungo inicial característico... esse já está bem mais controlado e com tendência para desaparecer parece-me... não sei se são algas se é outra coisa qualquer...

Relativamente a condicionadores, que também ponderei que pudesse ser alguma incompatibilidade mas não vejo nada que consiga associar, uso prime, stability e stress guard, tudo da seachem...

Deixo as fotos pedidas.

large.IMG_7084.jpglarge.IMG_7083.jpglarge.IMG_7082.jpglarge.IMG_7081.jpglarge.IMG_7077.jpglarge.IMG_7078.jpglarge.IMG_7079.jpglarge.IMG_7080.jpglarge.IMG_7076.jpglarge.IMG_7074.jpglarge.IMG_7073.jpglarge.IMG_7072.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas SAMMASATI

(...) que a foto que tu mostras,inclusive a mão com uma alga Peteca ( Black Beard ) BBA e dentro do lava loiça também é (...)

Foi exactamente o que me passou pela cabeça. Também identifiquei as fotos como BBA, apesar de ser a primeira vez que as vejo proliferar dentro de um filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas SAMMASATI

Devias de colocares mais plantas,entre as plantas que escolheres,vê se arranjas uma ou duas de crescimento rápido para fazerem sombra ás Anubias.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@SAMMASATI tal como o Álvaro já abordou,  falta aí plantas que se alimentem do co2, iluminação e substrato. O que sobra é alimento para  algas! Tens aí uma calha top para plantados,  tens co2 e muito espaço para plantar! 

Outra questão, os escolares estão aí meio  que apertados, tem muita altura mas tudo o resto falha! Deviam estar num aquário com pelo menos 1 metro de comprimento para poderem fazer as suas piscinas... e se calha ser um casal e começar a fazer posturas vai ser um pesadelo para os restantes companheiros! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais