filtro betta 15l 600l/h


Felipe Taborda

Recommended Posts

Bom dia

*Não consegui postar no local correto que seria "FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO", perdão.

Temos um betta em um aquário de 5l há 10 dias, com apenas termômetro, aquecedor e areia. Usamos anticloro apenas. Buscando melhorar, comprei:

um aquário de 15l
filtro interno de 600l/h
termostato
uma cabomba
testes de ph, amônia e nitrito
condicionador da água
acelerador biológico
substrato e uma pedra bonita.

Ainda não botei o peixe, estamos deixando um tempo de ação do acelerador seachem.
E também o peixe começou a perder um pouco de barbatanas, começaram a ficar transparentes e roídas, comecei a tratar com o bacter e após esse tratamento ele se muda para o de 15l.

A dúvida no momento é se esse filtro de 600l/h é demais? Era o menor disponível nas lojas. Aparentemente não causa grandes correntes, tentei deixar numa intensidade baixa. Será que devo arrumar um mais fraco?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Felipe Taborda disse:

Bom dia

*Não consegui postar no local correto que seria "FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO", perdão.

Temos um betta em um aquário de 5l há 10 dias, com apenas termômetro, aquecedor e areia. Usamos anticloro apenas. Buscando melhorar, comprei:

um aquário de 15l
filtro interno de 600l/h
termostato
uma cabomba
testes de ph, amônia e nitrito
condicionador da água
acelerador biológico
substrato e uma pedra bonita.

Ainda não botei o peixe, estamos deixando um tempo de ação do acelerador seachem.
E também o peixe começou a perder um pouco de barbatanas, começaram a ficar transparentes e roídas, comecei a tratar com o bacter e após esse tratamento ele se muda para o de 15l.

A dúvida no momento é se esse filtro de 600l/h é demais? Era o menor disponível nas lojas. Aparentemente não causa grandes correntes, tentei deixar numa intensidade baixa. Será que devo arrumar um mais fraco?

Obrigado.

Filtro de 600L/h não faz corrente onde?

O ideal é comprares um filtro de esponja, ligar a uma bomba de ar e tens o assunto resolvido.

O meu aquário dos Betta antuta, com cerca de 80L, tem im filtro de esponja e funciona impecável. até porque os bettas não querem corrente alguma.

o facto de estar a perder as barbatanas tem a ver com a qualidade da água. Eu usaria sempre, folha de Cattapa, ou amendoeira da India na água. Faz milagres. Existe inclusivamente um produto da Ocean Nutrition, que é muito bom e que para pequenos volumes de água funciona bem, que é o Betta Spa. Se conseguires encontrar usa.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/11/2020 at 17:00, Felipe Taborda disse:

Olá, o filtro é interno, de esponja. Vou trocar hoje por um externo Boyu WF-2015 150l/h. Não sei se existem estas plantas por aqui, vou procurar.

Obrigado!

Usa sempre filtro externo!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, José Pedro disse:

Porquê Filipe? Porque é que um filtro de esponja num caso dum betta não pode ser usado?

 

Pode sim, porque o betta não precisa de uma filtragem extremamente eficiente, uma vez que vive em pantanais.

Mas a maioria dos bettas que encontramos à venda são criados em cativeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Flaips disse:

Pode sim, porque o betta não precisa de uma filtragem extremamente eficiente, uma vez que vive em pantanais.

Mas a maioria dos bettas que encontramos à venda são criados em cativeiro.

Continua sem me explicar o porquê de ter de usar sempre filtro externo. 

TODOS os bettas que se encontram à venda são criados em cativeiro Filipe (pelo menos os da lojas são). Na Natureza não existem estas formas e cores.

Nunca viu um splendens original pois não?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, José Pedro disse:

Continua sem me explicar o porquê de ter de usar sempre filtro externo. 

TODOS os bettas que se encontram à venda são criados em cativeiro Filipe (pelo menos os da lojas são). Na Natureza não existem estas formas e cores.

Nunca viu um splendens original pois não?

Um original nunca vi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Então mas eu não disse que o interno não presta...

Eu só disse que para iniciantes talvez seja melhor investir para não ter desagrados.

Não.

O que disse foi e passo a citar:

há 33 minutos, Flaips disse:

Usa sempre filtro externo!!

Explique lá porquê, por favor.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Atenção é que eu uso filtros internos sempre!!

Só que os externos evitam certas desgraças...

Quais desgraças?

Porque é que um filtro externo é melhor que um interno? Ou vice versa?

E porque não um de esponja, ligado a uma bomba de ar?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Os externos são mais eficientes!!

Se bem que continuo a achar que não era preciso um filtro tão potente assim...

Conforme é dito, o aquário só tem 15L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, José Pedro disse:

Quais desgraças?

Porque é que um filtro externo é melhor que um interno? Ou vice versa?

E porque não um de esponja, ligado a uma bomba de ar?

Já vi que é a favor dos filtros internos...

 

E atenção eu também sou !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Flaips disse:

Já vi que é a favor dos filtros internos...

Nem a favor nem contra. 

Estou à espera que me explique o porquê de usar sempre filtro externos, mas no entanto o Filipe usa interno.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, José Pedro disse:

Nem a favor nem contra. 

Estou à espera que me explique o porquê de usar sempre filtro externos, mas no entanto o Filipe usa interno.

Visto dessa maneira até tem piada!

 

O externo evita certos problemas por ser mais eficientes e manter uma boa corrente e uma água mais limpa.

 

Se quer um exemplo posso lhe dizer que o ictio não se desenvolve tanto em água com uma forte corrente

 

Claro que o betta não precisaria disso!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Felipe Taborda disse:

Troquei o interno de 600l/h por em externo de 150l/h. Por causa do espaço e menor agitação na água só.

Filipe

Garante só que o betta, não faz grande esforço a nadar contra a corrente. Muitas das vezes em bettas de caudas compridas, o existir corrente, faz com que haja um esforço adicional do peixe para se movimentar e podem morrer de exaustão.

Daí dizer que a necessidade de um filtro que faça pouca corrente ou nenhuma é imperativo.

Mas sim reduzir de um caudal de 600 para 150L/h, é uma excelente solução.

 

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Como havia comentado, as nadadeiras estão roídas, estou dando o remédio Bacter, foram já 3 dias. Não achei folha de amendoeira na cidade. O peixe segue no aquário de 5l  até a chegada do filtro novo, pois fiz a troca pelo externo. Há algo mais que possa fazer? Meço ph a amônia e troco metade da agua diariamente.

 

Whats-App-Image-2020-12-02-at-11-22-07.jWhats-App-Image-2020-12-02-at-11-22-08.j

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Felipe Taborda disse:

Olá

Como havia comentado, as nadadeiras estão roídas, estou dando o remédio Bacter, foram já 3 dias. Não achei folha de amendoeira na cidade. O peixe segue no aquário de 5l  até a chegada do filtro novo, pois fiz a troca pelo externo. Há algo mais que possa fazer? Meço ph a amônia e troco metade da agua diariamente.

 

Whats-App-Image-2020-12-02-at-11-22-07.jWhats-App-Image-2020-12-02-at-11-22-08.j

Filipe pelas fotos não consigo aferir se efetivamente as barbatanas estºão danificadas, mas vou acreditar que sim.

Vamos lá então ajudar a melhorar isso:

1 - Em cada TPA, adicionar SEMPRE um condicionador de água (Prime da Seachem, Aquasafe, etc). Qualquer um que ajude a neutralizar o cloro, cloramina e metais pesados.

2 - Em vez de trocares 50% da água diariamente, vais passar a trocar essa mesma quantidade mas 1x por semana

3 - Quando alimentares o peixe, vais garantir que não ficam restos de comida no fundo. Se ficarem, aspiras com um tubinho.

 

E o extrato de folha da India, também não havia?

Vai-nos dizendo se melhora, ok?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, José Pedro disse:

Filipe pelas fotos não consigo aferir se efetivamente as barbatanas estºão danificadas, mas vou acreditar que sim.

Vamos lá então ajudar a melhorar isso:

1 - Em cada TPA, adicionar SEMPRE um condicionador de água (Prime da Seachem, Aquasafe, etc). Qualquer um que ajude a neutralizar o cloro, cloramina e metais pesados.

2 - Em vez de trocares 50% da água diariamente, vais passar a trocar essa mesma quantidade mas 1x por semana

3 - Quando alimentares o peixe, vais garantir que não ficam restos de comida no fundo. Se ficarem, aspiras com um tubinho.

 

E o extrato de folha da India, também não havia?

Vai-nos dizendo se melhora, ok?

Sim, sempre usamos Aquasafe, 2 gotas por litro. É verdade que o iodo é tóxico pros peixes? Pois contém no aquasafe.

Temos trocado mais a água devido à ausência de filtro no aquarinho.

Ele tem comido menos, sempre retiramos o que é rejeitado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Felipe Taborda disse:

Sim, sempre usamos Aquasafe, 2 gotas por litro. É verdade que o iodo é tóxico pros peixes? Pois contém no aquasafe.

Temos trocado mais a água devido à ausência de filtro no aquarinho.

Ele tem comido menos, sempre retiramos o que é rejeitado. 

Filipe

O problema é efetivamente as TPA's consecutivas. A Química da água estáconstantemente a alterar e isso afeta as barbatanas do peixe. Aliás é onde se nota logo, que algo está errado.
Tu moras mesmo no Brasil, não é? Onde exatamente?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais