Lonely Paradise - Um novo projeto


Loukitos

Recommended Posts

8 hours ago, Tozé Nunes said:

Epá,  não arranjavas um serralheiro que fizesse uma estrutura básica em ferro? Depois era pintar para proteger da ferrugem, umas placas de pvc para forrar frente e lados (com furação para passar mangueiras ) e tava feito,  tinhas móvel para toda a vida! E já não tinhas que escolher o filtro A ou  B por causa de caber dentro do móvel ou não!

Isso também foi o que eu lhe disse no início. E com o jeito que ele tem para o DIY, nem precisava de serralheiro nenhum. Mas há muitas outras restrições, pela conversa que tivemos, e tendo em conta que o Fluval está neste momento em promoção e é uma opção mais que viável para a litragem do aquário dele, não tem que sujar as mãos e já passa o ano a brincar com o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

Epá,  não arranjavas um serralheiro que fizesse uma estrutura básica em ferro? Depois era pintar para proteger da ferrugem

Isso foi o que fiz na montagem que tenho na aldeia, tinha lá ferragem e foi da maneira que dei uso à máquina de soldar que já não pegava nela à algum tempo. 
Mas agora poucas vezes lá vou, sem contar que queria algo esteticamente mais apelativo.

Vou hoje buscar o fluval e o móvel, parece-me uma boa opção e como o @JoseCarlosMarquesdiz, já passo o ano a brincar xD

Hoje só vou dormir quando tiver o aquario em cima do movel já no sitio final. Depois deixo para amanhã a compra do Hardscape. Vou estar lá a manhã toda a estudar aquilo. 
Mas depois vou passar a passagem de ano na aldeia, pelo que só vos mostrarei as opções dentro do aquario lá para Domingo ou segunda. Mas não se preocupem, vou mantendo-vos informados 😛

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Loukitos said:

Mas depois vou passar a passagem de ano na aldeia, pelo que só vos mostrarei as opções dentro do aquario lá para Domingo ou segunda. Mas não se preocupem, vou mantendo-vos informados 😛

Cá ficarei à espera de ver isso. Eheh. Boas entradas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, hoje foi tudo em modo turbo. Às horas que saí do trabalho já não consegui passar nas duas lojas. Ainda assim fiz mais umas compras na única que pude ir:

large.20201230_231551.jpg

9 litros de Amazonia já deve dar. Comprei também um tapete e 1 litro de seachem matrix para o filtro que não consegui ir buscar hoje (mas vou lá amanhã calma @JoseCarlosMarques 🤣

o difusor era oferta que me tinha esquecido de trazer na segunda feira, mas provavelmente não vou usar porque vou meter atomizador. Já basta ter o termostato lá dentro não quero mais xD

Trouxe também um móvel e fui buscar um tampo ao IKEA para dar um ar de sua graça e cobrir os lugares dos parafusos, que estariam tapados se o aquário fosse da medida do móvel:

large.20201230_231444.jpglarge.20201230_231454.jpg

Agora, tendo em conta que isto é uma madeira que se apanha água vai de vela, vou colocar silicone em todas as juntas. 

large.20201230_231500.jpg

para terminar por hoje deixo aqui aquela que será a altura do posto de vista de quem está sentado no sofá. Grande pinta não? 

large.20201230_231844.jpg

 

Ainda não cortei o tapete mas já não dá para mais hoje xD

Amanhã vou fazer outra maratona de manhã. Buscar filtro a uma loja, e ir para a outra tratar do hardscape. Tenho que aproveitar enquanto está em promoção a pedra 🤣

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que bem, vês! Com meia dúzia de trocos a menos vais ter a mesma qualidade. Até agora, gosto muito do que estou a ver!

Silicone para quê? Tem cuidado, quando fizeres as mudanças de água. Eheh.

Também tentei comprar um atomizador, hoje, mas não consegui. Vou ter que mandar vir isso por correio... não me apetece ir ao Porto outra vez.

Fico à espera de ver mais actualizações. A coisa parece muito bem encaminhada. Grande abraço!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas serão as últimas fotos do ano. Fiz algumas compras, obedecendo às recomendações do nosso amigo @JoseCarlosMarques. Já cá está o Fluval e trouxe também mangueira. E o maldito do termostato 🤣

large.20201231_115316.jpg

Quanto ao hardscape, olhem, não havia assim naaaaaada com o tamanho que queria. Ainda assim testei lá umas brincadeiras a ver se havia potencial e trouxe uns 7 quilos de calhau xD

A Pro-aquarium está com um preço muito bom no hardscape, aproveitem. 

O meu maior receio foi não ter acertado com as proporções para o meu aquário. Ainda medi e tal mas não sei. 

Vou dar nomes, para ficar uma fácil identificação daqui em dianem:

 

Layout 1:

large.20201231_105632.jpg

Layout 2:

large.20201231_105431.jpg

Layout 3:

large.20201231_104929.jpg

 

É mais fácil imaginar como gostaríamos que fosse, do que depois tornar realidade. Vamos ver o que 2021 nos traz. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, gosto mais do primeiro layout. Mas gostava de o ver dentro do aquário para perceber as proporções.

Compraste lily pipes?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Loukitos said:

Preciso de um redutor senão os Lily pipes ficam enormes neste tubo

Vê este vídeo então - https://www.youtube.com/watch?v=dhlhshUE_f0 a partir do minuto 5:00. Não precisas de redutores... e podes usar os lilly de 12mm que (imagino) deverão ser mais pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Loukitos said:

Eu queria que a base fosse tipo iwagumi. Mas que fosse bastante plantado como principalmente na traseira com plantas de caule.

Pensa em Blyxas, para a parte de trás... crescem bué!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi esse vídeo dos Lily pipes, mas ainda assim tenho que ver um com skimmer que seja pequeno o suficiente para lá. 

 

Domingo à noite quando voltar para casa vou pôr o substrato e mostro-vos várias combinações de layout. Prefiro perder 1 mês e ter um bom hardscape. Do que acelerar e daqui a uns meses estou cansado e quero mudar. 

 

Ainda me falta comprar algumas coisas tipo testes de água, CO2 checker, fertilizantes e plantas. 

 

Mas isso só vou investir quando o hardscape estiver delineado

Editado por Loukitos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te falta é relativamente barato. - Mas eu não gastaria muito dinheiro em testes. Nunca faço teste nenhum ao meu aquário... vou avaliando a condição das plantas e o comportamento dos peixes. Se eles estiverem bem, não me preocupo muito. Mas acho que estás a ter uma atitude sensata... estuda bem o hardscape antes de tudo o resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mas eu não gastaria muito dinheiro em testes

Vou-te contar um segredo, o segredo é adiar até dia 17 de janeiro. Que é quando faço anos e assim tento cravar uns Lily Pipes, testes, e basicamente o que me faltar 🤣

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Loukitos said:

Vou-te contar um segredo, o segredo é adiar até dia 17 de janeiro. Que é quando faço anos e assim tento cravar uns Lily Pipes, testes, e basicamente o que me faltar 🤣

Eheh. Aconteceu o mesmo por aqui a 7 de Agosto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenham tido umas boas entradas. Chegou hora de avançar com o projeto. Parece-me que não tive olho para o tamanho das rochas. Mas as outras alternativas eram demasiado gigantes para meu nano. Deixo aqui o layout utilizando aquilo que foram as pedras maiores que trouxe. 

large.20210103_232856.jpg

 

No entanto surgiu aqui outra ideia que seria esta:

large.20210103_233720.jpg

Acrescentando uns troncos a fluírem do lado direito para o esquerdo. E praia ali naquela zona. 

 

Vou ter que dar um saltinho a outra loja para arranjar mais pedras. Ou perder mais um bocado de tempo durante esta semana a ver o que consigo fazer com o que tenho aqui. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.  Só trouxeste essas pedras da loja? Nas primeiras imagens pareciam mais. Na minha modesta opinião, a primeira opção não resulta nada bem. Parece que as rochas foram colocadas ali um bocadinho à sorte... não encontro fluidez na montagem. Já a segunda parece-me mais pensada, mas mesmo assim a pedra da direita é muito pequena para criar algum impacto (mesmo colocando ali um tronco, vai-se "perder" com o avançar do tempo e o crescimento das plantas). Vais ter que voltar à loja para comprar mais rocha e, se estivesse no teu lugar, não tinha medo nenhum de trazer uns calhaus bem maiores que esses. Por vezes podes até achar que não servem para o teu aquário, mas se a ideia é ter uma coisa que seja uma "evolução" do teu tanque anterior, tens que arriscar mais. Precisas, a meu ver, de pedras com pelo menos o dobro desse tamanho. E de muitas pedras, para poderes "brincar" com elas à vontade. Umas 5 ou 6, pelo menos, maiores que essas. Uma coisa que aprendi nesta fase da montagem é que é muito difícil fazer omeletes sem ovos 🙂 .

Já agora deixo-te uma questão... queres mesmo criar uma "praia" e ter um tronco dentro do teu aquário? Pelo que sei, a ideia inicial não passava nada por aí, e corres o risco de te arrependeres de não a teres perseguido por "preguiça", e teres mais tarde vontade de voltar ao início de todo o processo. Pensa bem... eu já passei por aí, com a pressa de montar o aquário, só para depois perceber que teria que refazer tudo por não ser aquela a estrutura que queria para mim.

Aproveita esta fase... é aquela que me dá mais gozo. E não avances antes de ter a certeza do que queres e de o teres alcançado.

Abraço.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Só trouxeste essas pedras da loja? Nas primeiras imagens pareciam mais.

Trouxe mais algumas pequenas, que depois compõem a segunda imagem. Mas as maiores que vieram são as que ficaram na primeira imagem. 

De facto não fiquei lá muito contente com o tamanho delas. Mas foi como te disse, também não havia muitas mais na loja, o resto era literalmente para gigantes. 

Como te disse, não tenho pressa nenhuma, só vou avançar quando o hardscape estiver de meu agrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente concordo com o JCM, as pedras, dependendo do que vais querer fazer são de facto pequenas. Talvez se colocasses pelo menos a pedra maior na vertical, o impacto talvez fosse outro, mas de outra forma, principalmente as pedras mais pequenas na parte frontal, vão simplesmente ser "abafadas" pelas plantas (falo por experiência própria).

 

Como não tens pressa, aproveita e visita outra loja que tenha hardscape disponível e tenta comprar umas pedras maiores que definam melhor o layout que pretendes.

 

Já agora só uma questão. As pedras que já tens são todas do mesmo tipo? é que as tonalidades são muito diferentes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Diogo81 disse:

Já agora só uma questão. As pedras que já tens são todas do mesmo tipo? é que as tonalidades são muito diferentes.

Supostamente era todas Ryouh. Mas depois de lavadas umas tem uns riscos brancos e as outras não. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, Loukitos said:

Supostamente era todas Ryouh. Mas depois de lavadas umas tem uns riscos brancos e as outras não. 

Debaixo de água começam todas a ficar parecidas. Aconteceu comigo. Podem não ter todas os tais riscos brancos, mas a tonalidade não deverá diferenciar-se muito. 

Acho que a sugestão do @Diogo81 está muito acertada. Procura em outras lojas pedras do mesmo género. Mesmo que tenhas que gastar um pouquito mais, no final vai compensar. Mas, pessoalmente, e para aquilo que tinhas apresentado como ideia inicial, eu apostava nessas mais grandonas que viste da Pro-Aquarium. Nem que trouxesses apenas duas ou três, e compensasses com as que tens. Põe os olhos neste projecto, por exemplo: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261848-suiseki/. As pedras poderiam parecer enormes para o aquário em questão, mas depois da montagem completa é essa escala que dá "piada" ao tanque. Não tenhas medo de exagerar... acredita. Isso depois com as plantas certas vai ao sitio. E estamos aqui para te ajudar a criar a base...

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.