Lonely Paradise - Um novo projeto


Loukitos

Recommended Posts

Boas meu caros,

Uma nova etapa da minha vida começou e de momento deixei a aldeia (durante a semana) e estou a viver na cidade do Porto. Para já estou sozinho enquanto não se orienta as coisas para trazer a minha miúda comigo e dou por mim sem nada para ocupar o meu tempo quando chego do trabalho. 

A ideia seria então começar este projeto de um Nano, porque o apartamento não permite mais, que me desse trabalho para me manter ocupado e mais saudável a nível mental 😂

Ainda falta adquirir praticamente tudo e estou com um orçamento de 400€ para gastar neste pequena obra de arte. Uns compram consolas, outros compram aquários. E é neste campo que peço a vossa colaboração.

Aquário: 45x30x30 Extra Clear (Pro-Aquarium)

Iluminação: Twinstar 450CC

Móvel: Aquatlantis Elegance 60

Filtro: Fluval 207 c/Seachem Matrix

Termostato: Sicce 75w

Substrato: ADA Amazonia 9L

Fertilização: Estimative Index (EI)

CO2: 2bps com atomizador

Flora: 

  • Staurogyne Repens
  • Hydrocotyle Tripartita
  • Rotala Sp. Green
  • Rotala Bonsai
  • Rotala Rotundifolia
  • Rotala Vietnam H'ra
  • Hemianthus "Cuba"
  • Althernanthera Reineckii mini

 

Posto isto, embora esteja sozinho e o nome do projeto seja um bocado solitário, conto com a ajuda da comunidade para levarmos este projeto avante. Queria ver se passava o Natal mais confortável com o aquário pelo menos com o hardscape pronto xD

 

Editado por Loukitos
01.JAN.2021 Update de material adquirido
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não aproveitar as medidas do móvel e avançar logo para um aquário de 60 por 30 ou 40 de profundidade? Eu sei que isso implica mais um pouco de investimento mas permitia ter mais espaço para fauna, flora, vivos e hardscape! 

Eu não consigo saber os valores dessa loja que mencionas mas porque não pedes  orçamentos para:

1. Aquário extra-claro 60x30x36 (60 litros brutos) 

2. Filtro externo Eheim classic 250 ou equivalente 

3.  Calha de 60 cms (aqui há muita variedade seja de marca para marca seja no tipo de iluminação branca ou rgb)

4. Termostato 75 a 100W

Em relação ao móvel, independente do tamanho do aquário que lá coloques em cima, eu reforçava com uns L para evitar azares, sobretudo toques laterais que é o calcanhar de Aquiles deste tipo de móveis. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Tozé Nunes disse:

Porque não aproveitar as medidas do móvel e avançar logo para um aquário de 60 por 30 ou 40 de profundidade? Eu sei que isso implica mais um pouco de investimento mas permitia ter mais espaço para fauna, flora, vivos e hardscape! 

Eu não consigo saber os valores dessa loja que mencionas mas porque não pedes  orçamentos para:

1. Aquário extra-claro 60x30x36 (60 litros brutos) 

2. Filtro externo Eheim classic 250 ou equivalente 

3.  Calha de 60 cms (aqui há muita variedade seja de marca para marca seja no tipo de iluminação branca ou rgb)

4. Termostato 75 a 100W

Em relação ao móvel, independente do tamanho do aquário que lá coloques em cima, eu reforçava com uns L para evitar azares, sobretudo toques laterais que é o calcanhar de Aquiles deste tipo de móveis. 

 

Foi algo que considerei na altura, mas ao contrário da aldeia , a água aqui implicava que tivesse um espaço extra para poder colocar a água em repouso. Outra coisa que não mencionei é o facto do apartamento em questão ser um T0, ou seja, é praticamente um estúdio com cozinha , sala e quarto tudo junto. Embora possa ter toda uma estabilidade extra por utilizar um aquário de maior litragem. As TPA iam ser uma dor de cabeça tendo em conta o volume de água necessário para as mesmas.

Quanto aos preços, são preços referencia de duas lojas aqui no Norte.

Deixo aqui imagem do sítio de montagem do aquário:
 

View post on imgur.com


Será ali entre a televisão e o separador em madeira

Editado por Loukitos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua em repouso por causa do cloro? Umas gotas de Seachem Prime faz isso instantaneamente e além de eliminar  o cloro faz o mesmo à  cloramina e metais pesados. Uma mangueira direto da torneira e para despejar agua na sanita facilita todo o trabalho. 

Casa bonita por acaso. Gosto do biombo 😁

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T0

 

Deixo aqui mais uma fotos do resto da casa xD A ideia seria criar algo ali que completasse e meio que se mistura-se com o biombo. Por exemplo: umas Hydrocotyle tripartita a sairem do aquário para o biombo.

Por alguma razão aqui so aparecem 2, mas no album estão 4 fotos

 

Editado por Loukitos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

As formigas dão mesnos trabalho 😉

Relativamente ao espaço, não vai ter luz solar direta? da maneira como a luz bate na parede em frente, quer-me parecer que em alguma altura baterá no local oposto, não?

Estou com o Tozé Nunes. Maior litragem, vai trazer muito menos aborrecimenos, por causa das alterações e um balde, umas toalhas e uma mangueira, faz-se isso num instante.

  • Votar + 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Agua em repouso por causa do cloro? Umas gotas de Seachem Prime faz isso instantaneamente e além de eliminar  o cloro faz o mesmo à  cloramina e metais pesados. Uma mangueira direto da torneira e para despejar agua na sanita facilita todo o trabalho. 

Casa bonita por acaso. Gosto do biombo 😁

De facto, a água não precisa de ficar em repouso por causa do cloro.

Basta por um acondicioador que remova cloro e metais pesados.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, José Pedro disse:

não vai ter luz solar direta?

Boas, Fortunato 😉

onde ficaria o aquário não chega a ter luz direta. O sol bate direto na janela até por volta do meio dia, mas nunca bate na parede onde seria para levar o aquário.

Eu estava mesmo decidido em ir para esse aquário pequenito. No entanto poderia ir para um com 45x27x30. Mas já teria que ser por encomenda essas medidas. De resto estou decidido na porra dos Nano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Loukitos disse:

No entanto poderia ir para um com 45x27x30.

Já era um upgrade na litragem, passavas de  26  para 33 litros brutos!

Há bocado não falei das tuas opções para filtragem, aqui vai, se optares por um 45x27x30 eu apostava antes num filtro com mais capacidade para albergar materiais filtrantes, a malta vai muito pela potencia da bomba de agua medida em litros/hora quando o mais importante é o volume do copo anexado à bomba! Quanto mais espaço para esponjas e  matérias biológicas melhor a filtragem! Os dois que mencionaste apenas tem um litro! Já o modelo acima (Eheim classic 2213) tem o triplo de espaço! Na Oase não existe modelo acima equivalente, podes procurar por JBL CristalProfi e402 greenline ou o Eheim Eheim eccopro 200 Conta sempre com a necessidade de ter matérias biológicas!

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Os dois que mencionaste apenas tem um litro!

Um deles, o Fluval 107, indica ter 3.9litros de volume de filtro. Era uma opção. 

 

No entanto prezava por ter o aquecedor fora do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Loukitos disse:

Um deles, o Fluval 107, indica ter 3.9litros de volume de filtro. Era uma opção.

Esse valor é sobre o tamanho total do filtro, na verdade a parte dos cestos é de apenas 1,2 litros de acordo com o que a própria marca diz e 2 litros somando com a area das esponjas (pré-filtro)

https://fluvalaquatics.com/us/product/107-performance-canister-filter-up-to-30-us-gal-130-l/

 

A440_image1.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Loukitos disse:

No entanto prezava por ter o aquecedor fora do aquário

Eu percebo perfeitamente! Ainda para mais num nano um termo à vista alem de ocupar área útil fica um mamarracho! Infelizmente os construtores de filtros com termos incorporados ainda não olharam para os nanos como olham para aquários maiores! 

Mas não são só vantagens,  se o filtro avaria ou o termo avaria ficas sem.dpis elementos essenciais de uma só vez! Outra é o preço de um filtro com e sem termo incluido ser bem mais caro do que comprados em separado! E finalmente,  cá em Portugal os termos são desnecessários quase metade do ano... eu retiro os meus termostatos por volta de inícios de junho e só os volto a colocar no fim do verão/inicios do outono quando as temperaturas baixam muito! Eu no 180 litros tenho um termostato externo ligado à mangueira do filtro, acho a melhor opção. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tozé Nunes disse:

Eu no 180 litros tenho um termostato externo ligado à mangueira do filtro, acho a melhor opção. 

Vi uns desses na casa dos 40€. Ainda esta semana vou passar então na única loja que consigo ir depois de sair do trabalho e comprar o aquário (fizeram-me a cabeça para ir para o 45x27x30) , móvel e o hardscape. O resto vamos com calma. Vou tentar ver onde fica mais barato uma Twinstar 450E com dimmer e um Eheim Classic 250. 

 

Queria tentar ao máximo cumprir com o orçamento. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já está encomendado, que assim é só chegar lá e levantar. Agora vem outra parte que também queria despachar quando fosse buscar o aquário: substrato e hardscape.

Estava a pensar usar pedras Seiryu a delimitarem uma praia à esquerda, com troncos a fluirem da direita para esquerda. Como substrato estava a pensar colocar Aquasoil Amazonia. 

3 litros serão suficientes ?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Loukitos disse:

3 litros serão suficientes ?

À  justa! Mas se quiseres criar mais altura mete por baixo umas meias de senhora com leca (á venda nas lojas de materiais de construção)ou pedra vulcânica. 

 

há 14 horas, Loukitos disse:

um Eheim Classic 250. 

Atenção que há a versão simples só com filtro e umas esponjas grossas, a versão Plus que já vem com as torneiras duplas e há a  versão Bio que vem com Eheim  substrat pro .

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Tozé Nunes disse:

Atenção que há a versão simples só com filtro e umas esponjas grossas

Pelo que vejo aqui não indica ser a versão Plus no entanto diz que traz mangueiras. Estou na dúvida.

há 23 minutos, Tozé Nunes disse:

Mas se quiseres criar mais altura mete por baixo umas meias de senhora com leca (á venda nas lojas de materiais de construção)ou pedra vulcânica. 

Em princípio vou comprar pedra vulcânica

há 23 minutos, Tozé Nunes disse:

Descobri que afinal a Oase tb tem as versões Smart Thermo 200 e 300! 

Rebentam demasiado o orçamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Não está fácil avançar com o projeto. Parece que as lojas não estão com interesse em vender material. Não respondem a emails, não respondem no facebook, não respondem aos formulários de orçamentos... É que o meu horário é bastante limitado, e com isto do Covid-19 não me posso dar ao luxo de estar a ir presencialmente às lojas em vão.

Vamos a ver se no inicio da próxima semana começamos aqui com os palpites e dicas da melhor disposição do hardscape. Até lá, resta-me aguardar... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas nem sempre podem responder na hora... se há material que  tem em stock, basta haver um item que precisem de resposta dos fornecedores para impedir dar o orçamento final... depois também há lojas que não estão interesssadas em entrar em guerras de preços e não podem "perder " tempo a responder a dezenas de pedidos de orçamento para depois o "cliente" optar pelo mais barato... uma loja de aquariofilia implica muito trabalho diário de manutenção das baterias de vivos e de aquários de exposição  mais manutenções de aquários de clientes  mais atendimento ao balcão mais pedidos de material e vivos aos fornecedores mais toda a contabilidade de uma empresa e isto na maior parte da lojas cai tudo sobre uma única pessoa... para quem está de fora não tem ideia do trabalho e acha que ter uma loja de aquariofilia é só facilidades! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Tozé Nunes disse:

As lojas nem sempre podem responder na hora...

Compreendo perfeitamente esse ponto se a situação tivesse sido de uns dias, mas já estamos a falar de 2 semanas. O atendimento ao público agora está com uma frequência menor. Mas penso que podiam arranjar ao menos uma resposta automática a dizer que o pedido de orçamento foi submetido. 

Quanto à guerra dos preços, faz parte de todos os negócios. E quando o orçamento está limitado, todos os € contam. 

Entretanto deram-me um orçamento para um armário (para não usar o do IKEA), com 45x35x85. Alguém aqui no fórum que tenha móveis do PauloVieira? Aquilo é feito de quê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Tozé Nunes disse:

As lojas nem sempre podem responder na hora... se há material que  tem em stock, basta haver um item que precisem de resposta dos fornecedores para impedir dar o orçamento final... depois também há lojas que não estão interesssadas em entrar em guerras de preços e não podem "perder " tempo a responder a dezenas de pedidos de orçamento para depois o "cliente" optar pelo mais barato... uma loja de aquariofilia implica muito trabalho diário de manutenção das baterias de vivos e de aquários de exposição  mais manutenções de aquários de clientes  mais atendimento ao balcão mais pedidos de material e vivos aos fornecedores mais toda a contabilidade de uma empresa e isto na maior parte da lojas cai tudo sobre uma única pessoa... para quem está de fora não tem ideia do trabalho e acha que ter uma loja de aquariofilia é só facilidades! 

Exato, nós não temos muito a noção do trabalho que dá ter uma loja de aquariofilia.

Sou cliente relativamente assíduo aqui numa loja perto de mim (assíduo o suficiente para eles saberem quem sou e confiarem que as encomendas que lhes faço as vou lá buscar e pagar) e ainda assim muitas vezes tenho que esperar mais de 1 semana para me responderem no Facebook, ou porque precisam de contactar o fornecedor para me dizerem o preço das coisas, ou porque simplesmente têm tanta coisa para fazer que não têm tempo para me responder. Como tudo o que é bom neste hobby, temos que ter paciência!

Deixo um vídeo do canal de Youtube da loja, em que ele tenta mostrar como é um dia a fazer coisas na loja:

 

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho updates, o aquário já está encomendado na ProAquarium. Vidro cristal clear e como foi feito por medida aproveitei para aumentar um pouco as medidas para 45x30x30 aumentando assim cerce de 4 litros brutos à capacidade. Não é nada significante, mas num aquário que já é pequeno de si, poderá fazer diferença. 

Quanto ao móvel, podem dar-me na cabeça mas aventurei-me. Comprei um no IKEA (Móvel IKEA).
Vou cortar a altura da última prateleira, para reduzir a altura do móvel para uns 75cm para que o aquário fique ao nível dos olhos para quem está sentado no sofá. vou reforçar toda a estrutura soldando barras de 2mm de aço para que não oscile e adicionar uma barra na base de madeira para reforçar. 

O tampo deste móvel, ao contrário do que estamos habituados do IKEA, é um tampo de pinho maciço. Embora já esteja envernizado, vou dar mais uma demão para tentar impermeabilizar isto ao máximo. 

Estava com pressa e a tentar evitar o DIY mas como a encomenda do aquário por medida ficou de demorar umas 2 semaninhas, dá tempo para me aventurar xD

Quando às portas da prateleira debaixo vou forrar com contraplacado pelo lado lado de dentro e aparafusar diretamente nos reforços de aço que vou soldar. depois ainda estou a pensar se pinto a estrutura toda de branco ou não. ainda vou decidir essa parte xD

EDIT: Deixo aqui uma foto do móvel parcialmente montado. Para já vai servindo de suporte da nano árvore de Natal 🤣

View post on imgur.com
Editado por Loukitos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei o fim de semana para reforçar a estrutura com barras de aço. 

Uma barra a meio do topo, umas travas diagonais e uma trava perpendicular onde depois vai andar o contraplacado marítimo de 18mm pelo lado de dentro (tapando assim a traseira do móvel. 

large.20201212_160120.jpglarge.20201212_160135.jpglarge.20201212_124552.jpg

 

Aproveito para mostrar o que encontrei aqui no meu outro aquário hoje. Em 2 anos, às vezes aparece assim umas mutações engraçadas:

https://youtu.be/bsqU71YZPJ0

 

Editado por Loukitos
Erro gramatical
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já deve estar pronto breve, vou buscar parte do material esta semana. Ficando o resto para ir buscar após ter o hardscape montado. 

O filtro da Oase Biomaster Thermo 250, sem olhar ao preço, seria uma boa opção para este aquário? Ou é demasiado overkill e vai criar imensa corrente? 

Eu não me importo de levar as coisas com mais calma, mas ter as coisas bem pensadas. 

E mais tarde quando mudar para uma casa maior, posso sempre aumentar o aquário que tenho filtro preparado para isso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que e uma boa aposta esse filtro. Troquei este fim de semana o meu Eheim Pro 4 600 por um Oase Biomaster Thermo 600, e uma coisa que notei desde logo foi que a corrente produzida, embora ambos os filtro tenham exatamente a mesma bomba, e que a do Oase e superior.

Estou muito satisfeito com o filtro mesmo, por isso so posso aconselhar a marca. So notei um senao, ou melhor, dois... Primeiro e que o Oase faz mais barulho. Nao e nenhum aviao a levantar, mas o Eheim nem dava por ele, e este consigo ouvi-lo. Outra coisa, e que o Oase, tras umas esponjas e uns aneis de plastico como materias filtrantes, ao contrario do meu Eihem que ja vinha com ceramicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 hora, PMarinho disse:

uma coisa que notei desde logo foi que a corrente produzida, embora ambos os filtro tenham exatamente a mesma bomba, e que a do Oase e superior.

Esse era o problema que estava a levantar. Para um aquário tão pequeno como o meu não será demasiada corrente? É que as soluções que existem para ter um filtro fora do aquário, como o @Tozé Nunestinha mencionado, seria colocar aqueles aquecedores inline. O problema é que os mesmos são demasiado potentes para estar neste aquário, ou seja iam estar sempre a ligar e desligar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.