O meu percurso como aquarista


Recommended Posts

Então precisam de cerca entre 300L a 400L

 

On 01/12/2020 at 18:21, Flaips disse:

Então precisam de cerca entre 300L a 400L

Ou precisam de mais??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/11/2020 at 14:14, Flaips disse:

O que devo então fazer?

 

On 30/11/2020 at 14:46, Flaips disse:

Quais é que devo juntar?

 

On 30/11/2020 at 15:22, Flaips disse:

.....
Quais destes posso manter juntos?

 

On 30/11/2020 at 15:35, Flaips disse:

Ok. E os outros?

O parachromis e o texas podem estar juntos?

 

On 30/11/2020 at 17:14, Flaips disse:

...
Que espécies de peixes poderia manter com ele?

 

há 23 horas, Flaips disse:

....

Que peixes posso adicionar os óscar, ao parachromis, ao severo e à platydora?

Queria por pelo menos mais um, o que aconselham?

 

há 23 horas, Flaips disse:

Não há mesmo nem um peixe de fundo para lá por?

 

há 23 horas, Flaips disse:

Não poderia por um polypterus?

Boas @Flaips,

Esbarrei hoje neste tópico, apenas por curiosidade já reparaste a quantidade de vezes que de certa forma colocas a mesma questão?

Todo este histórico acima apenas se deve a uma única dúvida "compatibilidade de espécies", isto é algo que podes obter facilmente pesquisando, que é precisamente o que nós (moderadores) fazemos, não temos nenhuma bíblia na cabeça, no entanto cada vez que pesquisamos o nosso cérebro acaba por guardar algumas informações (processo de aprendizagem).

Quando não sabemos, pesquisamos para podermos responder/ajudar o membro em questão e no caso de dúvidas ou para facilitar disponibilizamos o link da fonte de informação.

Onde pretendo chegar?....... se te respondermos a cada ponto de interrogação não estamos a ajudar-te mas sim fazer o teu trabalho, esse tempo poderia ser dirigido a outra tarefa importante para nós ou para o fórum.

A melhor forma de pedires ajuda é quando tu já pesquisaste algo e tens dúvidas sobre esse conteúdo útil que obteste para nossa análise.

Agora sim, vou direto às tuas dificuldades na pesquisa, e espero que este sirva de exemplo para tuas futuras dúvidas, e como sempre, estaremos cá para ajudar no que nos for possível.

Para pesquisas deves usar as seguintes tag's no google > (ex.:) ficha técnica [nome da espécie] e/ou Tabela de compatibilidade de peixes água doce

No caso do óscar tens a seguinte ficha técnica (há várias outras) > https://megafoodpet.com.br/2020/08/24/ficha-de-peixe-oscar/

  > Tabela de compatibilidades peixes água doce  (FAQ: https://studioaquarium.blogspot.com/)

Penso que já tens uma boa base para começares a pesquisar melhor o que queres, e se podes ou não fazer.

Cumps,

 

  • Gosto 3
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas lá não fala relativamente ao peixe que eu perguntei que foi o polypterus.

Na net há opiniões diferentes, daí eu querer saber a vossa opinião.

  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flaips, "mas lá não fala" lá onde? , apenas disponibilizei o link da ficha técnica do óscar como exemplo, deixei propositadamente a pesquisa do polypterus para tu fazeres.

Mostra-me ou faculta os links das tuas pesquisas onde mencionas as diferentes opiniões sobre o polypterus, preciso entender a tua pesquisa para saber onde estarás a fazer possíveis confusões.

Para ser mais preciso ainda, coloca aqui uma foto ou link do polypterus que tanto falas.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquahobby.com/gallery/b_senegalus.php

 

A maioria das pessoas que manteve diz que se dão muito bem, mas uma pequena parte delas que teve más experiências, do óscar a comer o polypterus.

Possivelmente o polypterus fosse demasiado pequeno, ou o óscar bastante grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Flaips, nem sei por onde comece... Já te aconselharam a realizar umas pesquisas, eu inclusive, no entanto preferes continuar numa busca fácil ao que tu mesmo podes encontrar. Dei-te uma alternativa de pesquisa, fico a acreditar que simplesmente ignoraste. Espero sinceramente que o tempo que estão a dispender para te ajudar, efetivamente sirva para alguma coisa. 

Enquanto isso, não queres falar aqui sobre o teu setup inclusive com algumas fotos para podermos contemplar a imagem que tens aí em casa? Vá lá, isto é um hobby de partilha, é salutar mostrar-mos os peixes que mantemos em casa e como mantemos, pois vários olhares podem detetar situações que podem passar despercebidas à tua vista que contempla esse pequeno pedaço de natureza que tens em casa. Sejamos sinceros, isto só com texto corrido, que é importante, mas pode tornar-se um tópico maçador e com umas imagens sempre há um pouco mais de cor e alegria, tal como diz o velho ditado, uma imagem vale por mil palavras!! 

Tentamos sempre dar as melhores condições aos nossos peixes, como se não bastasse o facto de estarmos a "confinar" (isto em tempos de pandemia até soa um pouco estranho) os animais a cinco pedaços de vidros, precisamos mesmo de garantir que estão confortáveis e só assim podem transmitir-nos a sua real beleza! 

 

  • Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Flaips said:

Mas lá não fala relativamente ao peixe que eu perguntei que foi o polypterus.

Na net há opiniões diferentes, daí eu querer saber a vossa opinião.

Os Polypterus são africanos. Eu não juntava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/12/2020 at 00:11, josegmoreira disse:

Os Polypterus são africanos. Eu não juntava.

Ok. Vou aceitar e seguir o seu conselho!

 

Vi na net também informações relativamente a um peixe que gostei bastante:

Moreia de fogo, fire eel ou mastacembelus erythrotaenia.

Há quem aconselha há quem não...

O que acham?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que gostaste do peixe pelo seu aspeto, mas mais uma vez a pesquisa sobre as necessidade dessa espécie ficou na gaveta/prateleira/website... 
Qual é que é mesmo a dimensão do teu aquário? No meio de tanto comentário neste tópico tive preguiça de ir mais acima ver!! As minhas mais sinceras desculpas a todos o restantes membro desta comunidade. 🙏

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, ismael_figueira disse:

Parece-me que gostaste do peixe pelo seu aspeto, mas mais uma vez a pesquisa sobre as necessidade dessa espécie ficou na gaveta/prateleira/website... 
Qual é que é mesmo a dimensão do teu aquário? No meio de tanto comentário neste tópico tive preguiça de ir mais acima ver!! As minhas mais sinceras desculpas a todos o restantes membro desta comunidade. 🙏

Não faz mal nenhum. Agradeço é que me ajude, e obrigado a todos os que estão interessados em ajudar!!

 

O aquário é de 330L e tem 1,20m por 0,55m por 0,5m.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ismael_figueira disse:

Acabaste por não me responder à pergunta...

Respondi!!!

 

há 3 minutos, Flaips disse:

O aquário é de 330L e tem 1,20m por 0,55m por 0,5m.

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito bem, então sendo que a mastacembelus erythrotaenia em adulta atinge cerca de 1mt (aqui já não fui tão preguiçoso e fui pesquisar) achas que 330L ou 1.20mt de aquário chega para que este espécime se sinta confortável e além disso ter de conviver com os restantes "pequenos" habitantes? Para além da falta de privacidade creio que lhe faltará um pouco de espaço. 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ismael_figueira disse:

Ora muito bem, então sendo que a mastacembelus erythrotaenia em adulta atinge cerca de 1mt (aqui já não fui tão preguiçoso e fui pesquisar) achas que 330L ou 1.20mt de aquário chega para que este espécime se sinta confortável e além disso ter de conviver com os restantes "pequenos" habitantes? Para além da falta de privacidade creio que lhe faltará um pouco de espaço. 

Eu li que normalmente atingem cerca de 60cm. Que só atingiam 1m na natureza ou então muito raramente em aquário!

O normal seria entre 50cm e 70cm. Pelo menos foi o que eu li. Há sim, relatos de peixes com esse tamanho mas não foram comprovados e são muitíssimo pouco...

Desta vez também me dei ao trabalho de pesquisar um pouco kkkkkk.

 

No aquahobby até diz 46cm:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Mastacembelus_erythrotaenia.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Flaips disse:

Não leias só aquilo que queres ver... Diz lá mais qualquer coisa! 

De repente sinto-me a "teclar" na época do mIRC, obrigado por me fazeres recordar esses velhos tempos! 

  • Haha 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flaips,

Porque insistes tanto nessa espécie de grande porte? Preferes ter apenas um "bacalhau" no tanque a sufocar e a sacudir-te todo o hardscape ou aproveitar esses belíssimos 330L e ter algo que quaisquer olhos gostariam de ver em casa?

Já pensaste no que podes fazer com esses 330L? Um belo plantado.... Cardumes de 60 ou 70 peixes de boca pequena.... Red cherys... algumas Caridinas japonicas....

Por acaso já pesquisaste para peixes de fundo a beleza dos ancistros sp?

Se eu pudesse ter esses 330L amigo.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/12/2020 at 22:56, Miguel Simões disse:

Flaips,

Porque insistes tanto nessa espécie de grande porte? Preferes ter apenas um "bacalhau" no tanque a sufocar e a sacudir-te todo o hardscape ou aproveitar esses belíssimos 330L e ter algo que quaisquer olhos gostariam de ver em casa?

Já pensaste no que podes fazer com esses 330L? Um belo plantado.... Cardumes de 60 ou 70 peixes de boca pequena.... Red cherys... algumas Caridinas japonicas....

Por acaso já pesquisaste para peixes de fundo a beleza dos ancistros sp?

Se eu pudesse ter esses 330L amigo.......

Eu sei que os plantados são bonitos e aliás já tive plantados em 100L, que era um antigo aquário que eu tinha. Mas com o tempo fartei me disso. Fiquei farto de ver aquele verde todo!!

Agora tenho só substrato, uns troncos, algumas pedras e os peixes.

 

Ah, e claro que tenho termostato e filtros externos. Filtros externos tenho 2.

Quando comprei o aquário a uma pessoa ela vendia com os filtros externos incluídos!

 

Estive a ver na net e deparei me com vídeos dessas moreias enormes. Por isso desisti da ideia de comprá-la.

Vi também alguns ciclídeos compatíveis com o óscar (sou apaixonado por ciclídeos):

Ciclídeo chocolate ou esmeralda-- hypselecara temporalis

Ciclídeo vieja--- vieja zonatus

Ciclídeo salvini ----- Cichlasoma salvini

Acham que posso juntar algum deles?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe podes dar uma espreitadela neste link sff? É essencial percebermos que setup tens montado para te poder ajudar! Já te tinha pedido mas decidiste ignorar, no entanto estou realmente interessado em ajudar-te e por isso é necessário mais detalhes. 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250845-descrição-de-setup-aquário-de-água-doce/

 

Caso tenhas dúvidas de como colocar fotos no fórum, deixo-te aqui o link onde explica o passo a passo de como fazer. 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-álbuns-usar-fotos-editar-álbuns/

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



2 - Data da montagem--- Setembro de 2019

3 - Dimensões do aquário----1,2m de frente---0,55m de largura----0,5m de altura
3.1 - Volumes bruto e útil--- Bruto-330L-----Útil 300L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro-- 2 filtros externos- um da eheim 600L/h e o outro da fluval 800L/h
4.2 - Termostato---200Watts
4.3 - Iluminação/Foto-período--- não tenho
4.4 - Sistema de CO2--- não tenho
4.5 - Outro equipamentos adicionais--- tenho um filtro interno de 300L/h, mas não o uso

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil--- não tenho
5.2 - Substrato inerte---- pequenas pedras de cascalho---- cada uma tem 3cm no máximo 
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)--- pedra grande com 10cm e 5 troncos pequenos

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)---- Sera florena 1 vez por semana

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie----- 1 heros efasciatus----1 parachromis, não sei se é friedrichthalli ou loisellei-----1 óscar albino----1 platydora cotatus----1 herichthys carpintis,ou texas blue)
7.2 - Quantidade e espécie
...

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie
8.2 - Quantidade e espécie
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)---- ph 6,5 a 6,8-----gh e kh não meço---amónia zerada, nitrito 0 a 0,1
9.2 - Frequência das TPA's---- 1vez por semana cerca de 30%
...
 
10 - Fotos

 

 

Foto não tenho tido tempo para tirar porque andam obras em minha casa. Eu prometo que tiro mas só daqui a 1 ou 2 semanas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui eu que sonhei, ou ali noutro tópico ao lado tu disseste que no teu aquaário tens filtro interno?

Mas afinal em que é que ficamos? 

Tinhas 1 filtro interno, agora já tens 2 externos.

Se não tens plantas, para que raio estás a adicionar fertilizantes na água?.

 

  • Votar - 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, José Pedro disse:

Fui eu que sonhei, ou ali noutro tópico ao lado tu disseste que no teu aquaário tens filtro interno?

Mas afinal em que é que ficamos? 

Tinhas 1 filtro interno, agora já tens 2 externos.

Se não tens plantas, para que raio estás a adicionar fertilizantes na água?.

 

Eu disse que quase sempre ou talvez sempre uso filtro interno.

Acontece que há cerca de um mês me disseram que o externo era melhor e que o devia usar sempre, daí eu ter aconselhado no outro tópico o filtro externo.

Contudo nunca tive problemas com o interno, mas decidi experimentar os externos e tive bons resultados. Agora uso filtros externos!!!!kkkkkk

 

Uso o fertilizante líquido da sera florena para os troncos não apodrecerem e para repor alguns minerais, porque a água na minha zona não é muito mineralizada.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

Uso o fertilizante líquido da sera florena para os troncos não apodrecerem e para repor alguns minerais, porque a água na minha zona não é muito mineralizada.

Como?!?!?!?!?

Tu estás a carregar a água de quimicos e estás à espera que o tronco que está morto se alimente?!?!?!?

Claro que vai apodrecer, é madeira e a madeira dentro de água apodrece.

A decomposição da matéria orgânica do tronco vai-te mineralizar a água, mas uma vez que não tens plantas, precisas de mineralizar a água para quê?

Os peixes não retiram minerais da água, os peixes vao buscar esses minerais essenciais à alimentação.

Se não tens plantas que se alimentam dos ditos minerais, para que estás a adubar?

 

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, José Pedro disse:

Como?!?!?!?!?

Tu estás a carregar a água de quimicos e estás à espera que o tronco que está morto se alimente?!?!?!?

Claro que vai apodrecer, é madeira e a madeira dentro de água apodrece.

A decomposição da matéria orgânica do tronco vai-te mineralizar a água, mas uma vez que não tens plantas, precisas de mineralizar a água para quê?

Os peixes não retiram minerais da água, os peixes vao buscar esses minerais essenciais à alimentação.

Se não tens plantas que se alimentam dos ditos minerais, para que estás a adubar?

 

Pronto então vou deixar de pôr.

 

Tinhas me dito que se a água fosse muito mole teria de a mineralizar com um pouco de fertilizante!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Flaips disse:

Eu sei que os plantados são bonitos e aliás já tive plantados em 100L, que era um antigo aquário que eu tinha. Mas com o tempo fartei me disso. Fiquei farto de ver aquele verde todo!!

Agora tenho só substrato, uns troncos, algumas pedras e os peixes.

 

Ah, e claro que tenho termostato e filtros externos. Filtros externos tenho 2.

Quando comprei o aquário a uma pessoa ela vendia com os filtros externos incluídos!

 

Estive a ver na net e deparei me com vídeos dessas moreias enormes. Por isso desisti da ideia de comprá-la.

Vi também alguns ciclídeos compatíveis com o óscar (sou apaixonado por ciclídeos):

Ciclídeo chocolate ou esmeralda-- hypselecara temporalis

Ciclídeo vieja--- vieja zonatus

Ciclídeo salvini ----- Cichlasoma salvini

Acham que posso juntar algum deles?

 

O que acham que posso adicionar daqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais