Como desinfetar uma planta antes de a introduzir num aquário com peixes?


LiaPandora

Recommended Posts

Boas,

Comprei uma Limnophila Heterophylla para o meu aquário já habitado por peixes.

As minha dúvidas são as seguinte: Qual o método de quarentena/desinfeção mais eficaz, e devo de fazer quarentena durante quanto tempo?

Após a leitura de alguns tópicos deparei-me com várias opiniões:

- Água Oxigenada

- Sulfato de Cobre

- Permanganato de Potássio

- Lixívia

- Betadine

Estou mais inclinada para o Sulfato de Cobre ou Água Oxigenada porque já os tenho.  

O meu problema não é com as algas e os caramujos, é somente com possíveis doenças que a planta possa trazer, das quais me quero livrar, como o assustador ÍCTIO!

 

Deixo aqui algumas informações acerca do meu aquário que possam ser úteis:

Litragem: 120Litros

Temperatura: 26ºC

Filtragem: 25w 240v

 

Obrigada!

Editado por LiaPandora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LiaPandora disse:

Boas,

Comprei uma Limnophila Heterophylla para o meu aquário já habitado por peixes.

As minha dúvidas são as seguinte: Qual o método de quarentena/desinfeção mais eficaz, e devo de fazer quarentena durante quanto tempo?

Após a leitura de alguns tópicos deparei-me com várias opiniões:

- Água Oxigenada

- Sulfato de Cobre

- Permanganato de Potássio

- Lixívia

- Betadine

Estou mais inclinada para o Sulfato de Cobre ou Água Oxigenada porque já os tenho.  

O meu problema não é com as algas e os caramujos, é somente com possíveis doenças que a planta possa trazer, das quais me quero livrar, como o assustador ÍCTIO!

 

Deixo aqui algumas informações acerca do meu aquário que possam ser úteis:

Litragem: 120Litros

Temperatura: 26ºC

Filtragem: 25w 240v

 

Obrigada!

Íctio não tem nada de assustador, é relativamente fácil de detetar e de tratar... há coisas bem piores.

Se a sua preocupação é o Íctio, o melhor que tem a fazer é colocar as plantas em quarentena durante 2 ou 3 semanas. O íctio só se reproduz com hospedeiro e a sua primeira fase vive num género de "ovo" que protege o parasita dos tratamentos, num aquário só com plantas acaba por morrer sem se reproduzir.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Íctio não tem nada de assustador, é relativamente fácil de detetar e de tratar... há coisas bem piores.

Se a sua preocupação é o Íctio, o melhor que tem a fazer é colocar as plantas em quarentena durante 2 ou 3 semanas. O íctio só se reproduz com hospedeiro e a sua primeira fase vive num género de "ovo" que protege o parasita dos tratamentos, num aquário só com plantas acaba por morrer sem se reproduzir.

Olá João, 

Para mim foi assustador porque me dizimou o aquário, mas enfim, são águas passadas. 

Entretanto coloquei a planta sozinha num aquário com água tratada e uma bomba para fazer a água circular, vou então deixá-la assim durante 2 ou 3 semanas. De qualquer das formas, é necessário tratá-la com sulfato de cobre ou outra substância para eliminar bactérias que possam prejudicar a saúde dos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • LiaPandora changed the title to Como desinfetar uma planta antes de a introduzir num aquário com peixes?

Boas LiaPandora 

Podes fazer a sim,colocas 5 colheres de água e uma de lixívia,passas a plantas por essa água da uma limpeza rápida,e passas abundantemente por água da torneira,mas o melhor mesmo para desinfecção o melhor seria o (Permanganato de Potássio ) e terias também de passar por água da torneira.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas LiaPandora 

Podes fazer a sim,colocas 5 colheres de água e uma de lixívia,passas a plantas por essa água da uma limpeza rápida,e passas abundantemente por água da torneira,mas o melhor mesmo para desinfecção o melhor seria o (Permanganato de Potássio ) e terias também de passar por água da torneira.

 

Saudações

Obrigada, Álvaro. Vou confessar que estou um pouco reticente em relação à Lixívia, tenho medo que mate a planta. Penso que vou fazer como diz em relação ao Permanganato de Potássio e também vou deixá-la umas semaninhas de quarentena, por precaução. 

Já agora, o Sulfato de Cobre também elimina bactérias e doenças, para além dos caramujos e das algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sulfato de Cobre acho que dá,se não deixar a planta muito tempo dentro do Sulfato,e logo de seguida passar por água corrente,quanto ao Permanganato esse sei que dá.

 

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sulfato de cobre, o permanganato de potássio dão.

Penso que o azul de metileno também funcione para remover o ictio, se a planta tiver. Mas terias de deixar ficar por algum tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

O sulfato de cobre, o permanganato de potássio dão.

Penso que o azul de metileno também funcione para remover o ictio, se a planta tiver. Mas terias de deixar ficar por algum tempo.

Obrigada Flaips, vou então desinfetar a planta e deixá-la de quarentena antes de a colocar no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca fiz quarentena ou sequer desinfeção de uma planta antes de a colocar num aquário e o máximo que veio a mais foi pequenos  caracóis...

O ictio ou qualquer outra  doença só vem nas plantas se elas tiverem em aquários onde os vivos estejam doentes, daí o cuidado na escolha onde comprar as plantas! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tozé Nunes disse:

Eu nunca fiz quarentena ou sequer desinfeção de uma planta antes de a colocar num aquário e o máximo que veio a mais foi pequenos  caracóis...

O ictio ou qualquer outra  doença só vem nas plantas se elas tiverem em aquários onde os vivos estejam doentes, daí o cuidado na escolha onde comprar as plantas! 

De facto, não é costume fazer quarentena de plantas, acho que não vale a pena...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

Eu nunca fiz quarentena ou sequer desinfeção de uma planta antes de a colocar num aquário e o máximo que veio a mais foi pequenos  caracóis...

O ictio ou qualquer outra  doença só vem nas plantas se elas tiverem em aquários onde os vivos estejam doentes, daí o cuidado na escolha onde comprar as plantas! 

Eu não me importo com algas ou caracóis, até porque tenho bótias que os comem e peixes que adoram algas, tenho medo é de doenças que a planta possa trazer, por isso prefiro fazer a quarentena à mesma. É que da primeira vez que comprei uma planta apenas a passei por água e uns dias depois tinha o aquário com íctio, não tenho a certeza a 100% que foi culpa da planta mas não quero arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LiaPandora

Quando tivestes íctio uns dias depois de colocares a planta,nunca vais saber se foi da dita planta,ou tu no entretanto fizestes uma tpa e colocastes a água fria numa enfiada e baixou a temperatura muito rápida,não deste por isso,e os peixes não estariam com a imunidade a 100% e é claro que o íctio ataca muito nestas condições.

Eu se queres saber nunca fiz quarentena de planta nenhuma,é claro que paço por água corrente e tento lavar bem a planta antes de entrar no aquário.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais