Ciclagem


Recommended Posts

Antes de mais cumprimentos e obrigada pelo fórum estou a iniciar e já fiz muitas coisas mal. Ora não fiz ciclagem e coloquei peixes a mais, em desespero de causa tirei sobreviventes,  ficaram na loja e estou a tentar informar me bem, porque achei que na loja me tinham explicado o essencial, mas não. Ora tirei tudo do aquário mas esta água tem quase um mês deverei tentar ciclala ou começo do início? Pesquisei mas não sei, só encontro maneiras de começar de início ou recuperar mas com peixes. O  problema que matou os peixes foi amónio que está verde escuro no teste Sera com os peixes ainda no aquário, tratei com amguard e uma pedrinhas que coloquei num filtro daqueles de esponja e tem um filtro biobox com 4 caixinhas filtrantes uma branca que parece lã a preta é carvão azul não sei e uma com pedritas cremes e castanhas, tenho testes penso que o pH está nos 7.2 a temperatura 23 g desceu com o frio, fiz tpas etc e mais uma coisas mal lavagem do filtro, que foi errada. Os nitritos no teste Sera pareciam a zero amarelo vivo mas claro. Agora que não tenho peixes devo aproveitar a água ou está infetada? Como posso saber o melhor? Gostava de conseguir recriar um aquário confortável para os bichinhos se eles se salvarem. O aquário tem 50 LT mas de água deve ter uns 40 não está cheio até cima se sobreviverem os habitantes seriam 3 mollys 2 guppies 2 limpa fundos  são corydoras acho e uma rã anã africana além da ciclagem preciso ajuda com a escolha a rã se viver gostava de a ter mas acho que é melhor duas será que duas em 40 LT dá?E os peixes já não poderão ficar não é? Pensei um aquário maior mas tenho medo de que para principiante seja má ideia , se alguém me souber dar umas dicas agradeço imenso a ajuda obrigada pelo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes...

Aquários maiores são melhores para principiantes, porque são mais "permissivos" quando cometemos erros, por terem um volume de água maior.

Na minha opinião, devia começar do zero.

  • Se houver possibilidade para isso, comprar um aquário maior
    • Investir num filtro externo, seja para este ou para um aquário maior
  • Se o termostáto não mantém a temperatura da água nos meses frios, precisa de um termostato mais potente.
  • Fazer o ciclo do Azoto
    • 1ª fase - a Amónia (NH) sobe
    • 2ª fase - os Nitritos (NO2) sobem e a Amónia começa a descer lentamente
    • 3ª fase - Nitritos descem e os Nitratos (NO3) sobem
    • O ciclo completa-se quando Amónia e Nitritos ficam a zero
    • Fazer TPA de 50% no fim do ciclo para adicionar peixes depois
  • Manutenção (após o ciclo)
    • TPA semanal de 20-30%
      • aumentar frequência das TPAs se os Nitratos não se mantiverem abaixo de 30-40ppm
    • Limpeza do filtro (especialmente as esponjas e cerâmicas) deve ser sempre feita com água retirada do aquário para não quebrar o ciclo do Azoto.
      • Começar por limpar o filtro a cada 2 semanas
        • se estiver muito sujo, reduzir o intervalo entre limpezas.
        • se estiver pouco sujo, aumentar o intervalo entre limpezas.
  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o aquário maior  eu não consigo,mas  se a rã sobreviver será que colocando neste aquário de 50 LT a rã e peixes quais seriam adequados? São  3 mollys 1 macho 2 fêmeas e  2 corydoras? Fogo não os queria abandonar nem fazer lhes mais mal, colocando filtro externo e um termostato melhor também vou mudar o aquário de local deixa de estar junto á janela mas tem menos luz do sol quais acham que devo  escolher? Não estou a contar com 2 guppys que acho que não sobervivem desculpem tanta pergunta mas a iluminação parece me forte, fere a vista e é branca  já vinha com o aquário é um start 55 tem tampa, parece me melhor escolher o que dá para ter primeiro e depois conforme as espécies que possa ter montar o aquário. Agradeço muito a ajuda  , se alguém me poder indicar uma loja onde ajudem a preparar o aquário agradecia 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amarindia

Bem vinda ao Fórum.

O aquário deve estar num sitio onde não apanhe luz solar directa,nem em zona onde passe sempre muitas pessoas podem bater no aquário e haver um desastre.

Não precisas de ir gastares dinheiro em mandares uma loja montar-te o aquário,podes ser tu mesmo a fazer,montas o aquário no lugar pré definido,colocas o substrato,rochas ou troncos ó os dois,compras plantas de baixa manutenção bastantes porque as plantas ajudam em muito na biologia do aquário,depois de tudo colocado ligas filtro termostato,luz,e começas com o ciclo do azoto de dois em dois dias colocas um pouco de comida de peixes para criar as ditas bactérias,o ciclo pode durar entre 28 dias a 30 dias,deixares correr o ciclo com muita calma ate ao fim,só depois de o ciclo estar pronto,então colocas os peixes.

Se não conheces as plantas que deves comprar vai aqui para tu veres,e fazeres uma ideia do que queres,as plantas de baixa manutenção são aquelas que tem o símbolo de uma folha verde claro, https://tropica.com/da/planter/    

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito obrigada pelas respostas, decidi como não consigo adquirir para já um aquário maior, e tenho já os peixes a aguardar na loja, ora estou a ciclar e 2 aquários um para a rã africana de 20 LT e outro de 60 LT estou a colocar em ambos acelerador da secheam e em ambos coloquei ração pelo que subiu a amónia 0.5 o pH está 6.5 no de 60 e 7.5 no de 20 LT, neste o pH subiu depois de ter colocado um tronco, lavei fervi, mas mesmo assim. E está muito macia em ambos, peço desculpa que não percebo muito da coisa , mas o gh e o kh estão a zero, ainda só passaram 5 dias no aquário de 20lt e 10 dias no de 60 LT, estou ansiosa e parece tudo tão complicado não fosse ter os animais na loja acho que desistia, tenho receio de não chegar a fazer ciclo nenhum. É normal a água ter o kh e o gh a 0? O Ci2 também está mais alto 0.8 penso eu, não sei se devo fazer alguma coisa, tpas tenho receio de matar as tais bactérias que preciso, resta me aguardar, tenho tentado perceber se está a fazer o ciclo de azoto e como a amónia subiu suponho que sim, mas  se me conseguirem dar alguma dica agradeço muito, peço desculpa se está confuso .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já percebi que não é lá muito boa solução aquários de 20 LT,mas falei com uma loja de anfíbios disseram para não colocar as rãs com os peixes e que em 20 lts podia ter no máximo 3 rãs, fui na conversa mas estou em pânico porque a rã já passou por um pico de amónio coitada lá sobreviveu está bem na loja e mesmo que o aquário cicle estou com receio que em 20 LT a manutenção seja demasiadamente difícil para mim a minha colega somos duas mas nenhuma percebe de aquários, já tivemos um desaire mas salvámos a rã 3 mollies   1 platy e 2 corydoras estou um pouco nervosa principalmente por causa da rã estou a ver em muitas publicações que 20lt é muito difícil manter um ambiente bom para a rã não quero correr um risco com a vida do bicho outra vez, foi muito giro até perceber que os pobres estavam a sofucar com amónio, não sei o que faça e cada vez vou piorando a coisa estou a ver, sinceramente alguém me diz qual a probabilidade de não matar a rã eu faço tpas que forem precisos mas na realidade será possível o que me disseram na loja de anfíbios? Acho que a rã sozinha não deve estar portanto duas rãs africanas em 20lt acham possível? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.