Problemas com Staurogyne Repens


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Realmente daquilo que foi dito aqui, também não acho que seja nem da luz, nem tão pouco do CO2, já que pelo que dizem (nunca experimentei) a Staurogyne é uma planta de baixa exigência de luz e CO2, por isso com ambos como tu tens no teu aquário, tem tudo para se dar bem.

 

Daquilo que tenho vindo a ler sobre plantas e sobre o reconhecer as várias deficiências de que podem sofrer, parece que aquilo que está a atacar a Stauro é falta de manganês (manganese)

large.Freshwater-Plant-Nutrient-Deficiency.png

 

Através das tuas fotos dá para perceber que a planta está a gerar novos rebentos por isso para já não alterava de forma radical qualquer variável (Luz / Co2 / Fertilização).

 

É certo que o tropica specialized é um fertilizante completo, que inclui nitratos e potássio, mas antes de mudar, eu faria um teste à água para saber que nivel de nitratos tens na tua coluna de água. Se estiver abaixo de 30ppm não é daí que vem o problema.

 

No teu lugar, como as restantes plantas estão a prosperar, tentava podar todas as folhas da stauro que se encontram com deficiência e verificava se a planta respondia bem, porque se o caule da planta estiver verde e com bom aspecto, o facto de agora estar a definhar não quer dizer que não tenha salvação, pode ser simplesmente o choque das mudanças recentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

Querias dizer Potássio ou Fosfatos?

Sim, Fosfatos - PO4... devo ter pensado no símbolo químico e completei com o que me veio à cabeça! 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Sim, Fosfatos - PO4... devo ter pensado no símbolo químico e completei com o que me veio à cabeça! 😅

Menos mal. Estava a ver que estava a perceber tudo ao contrário. Já comprei o Premium, e estou a usar os dois, agora, como indicou o Mocho - para que as plantas não se ressintam. Entretanto vou tentar reduzir gradualmente o Specialized e dar prioridade ao Premium. Obg. pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A fertilização alternada parece estar a funcionar @C Mocho.

As plantas estão a recuperar bastante bem, e apesar de notar algumas folhas com uma coloração diferente do que seria "normal" e outras com alguns buracos, acredito que essas sejam aquelas que estavam a dar sinais de deficiências nutritivas... eventualmente acabarão por cair e dar lugar a outras.

Não sei se o plano de fertilização é o mais indicado porque tenho notado muitas algas nas rochas. De qualquer maneira acho que o vou continuar. O aquário ainda é muito recente, e essas algas podem ser fruto disso, até porque os vidros continuam limpos.

Um grande abraço e um enorme obrigado!

yVVknbP.jpg

 

yVVknbP.jpg

 

yVVknbP.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não sei se o plano de fertilização é o mais indicado porque tenho notado muitas algas nas rochas. De qualquer maneira acho que o vou continuar. O aquário ainda é muito recente, e essas algas podem ser fruto disso, até porque os vidros continuam limpos.

Sim, pode ser isso, mas se puderes testa os valores de nitrogénio e/ou potássio. Caso verifiques que esses valores estão altos, diminuis o specialized e substituis por premium... No entanto em montagens novas é mais fácil aparecerem algas e as pedras podem ser limpas com uma escova de dentes (antes da TPA, com o filtro já desligado).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, C Mocho said:

Sim, pode ser isso, mas se puderes testa os valores de nitrogénio e/ou potássio. Caso verifiques que esses valores estão altos, diminuis o specialized e substituis por premium... No entanto em montagens novas é mais fácil aparecerem algas e as pedras podem ser limpas com uma escova de dentes (antes da TPA, com o filtro já desligado).

Pensei nisso, Mestre... trocar o Specialized pelo Premium... mas as plantas estão a dar-se tão bem com este método que acho melhor esperar mais umas semanas até fazer isso. Talvez no próximo ano 🙂 . Como diz, e bem, as algas nas pedras são fáceis de limpar antes das TPAs. Até tenho uma escova elétrica para isso. Não sabia era que devia desligar o filtro antes de o fazer... sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, também não sei se efetivamente fará assim tanta diferença o facto de desligares ou não o filtro, mas teoricamente se o mantiveres desligado, a quantidade de esporos que entretanto fica na coluna de água poderá parcialmente ser "aspirada" com a TPA, o resto vai para o filtro, eventualmente ficará maioritariamente lá retido, mas contribui desnecessariamente para o acúmulo de sujidade, podendo inclusive alguns desses esporos atravessar as media e reinstalarem-se no aquário. Possivelmente são "mariquices", mas não custa nada desligar o filtro um bocadinho.

Nada é 100% eficaz, mas para mim faz sentido!

Para além disso, aqui não há mestres nenhuns. Estamos apenas a partilhar informação e todos aprendemos com as experiências uns dos outros. Cada caso é sempre único. (já agora, eu talvez até tenha idade para ser teu avô, mas podes tratar-me por tu, para eu não me sentir muito desfasado! LOL... Obrigado!)

Editado por C Mocho
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, C Mocho said:

Pois, também não sei se efetivamente fará assim tanta diferença o facto de desligares ou não o filtro, mas teoricamente se o mantiveres desligado, a quantidade de esporos que entretanto fica na coluna de água poderá parcialmente ser "aspirada" com a TPA, o resto vai para o filtro, eventualmente ficará maioritariamente lá retido, mas contribui desnecessariamente para o acúmulo de sujidade, podendo inclusive alguns desses esporos atravessar as media e reinstalarem-se no aquário. Possivelmente são "mariquices", mas não custa nada desligar o filtro um bocadinho.

Nada é 100% eficaz, mas para mim faz sentido!

Para além disso, aqui não há mestres nenhuns. Estamos apenas a partilhar informação e todos aprendemos com as experiências uns dos outros. Cada caso é sempre único. (já agora, eu talvez até tenha idade para ser teu avô, mas podes tratar-me por tu, para eu não me sentir muito desfasado! LOL... Obrigado!)

Faz sentido aquilo que fazes. Evito mandar esporos para dentro do filtro. Mas nunca me tinha passado pela cabeça essa questão.

Mestre sim, claro. Quem ensina é mestre! Eheh. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mestre sim, claro. Quem ensina é mestre! Eheh. Abraço.

Ok, mestre José Carlos! 😉

 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mestres 😉

 

Essa de facto é uma excelente dica que já praticava, em qualquer limpeza desligar o filtro e tentar remover a sujidade através de TPA para não sujar o fitro, principalmente no que diz respeito ao alguedo.

 

JCM, só fiquei sem perceber se estás a fazer uma fertilização alternada, ou se só estás a colocar specialized. Que plano de fertilização estás a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Diogo81 said:

JCM, só fiquei sem perceber se estás a fazer uma fertilização alternada, ou se só estás a colocar specialized. Que plano de fertilização estás a fazer?

Alternada. Entre Specialized e Premium, como havia sugerido o mestre @C Mocho mais atrás, neste post. Antes usava apenas Specialized, na dose semanal recomendada pela marca, mas dividida ao longo dos dias. Usava uma "esguinchadela" (termo técnico 🙂 ) à segunda, quarta, sexta e sábado. Depois ao domingo fazia a TPA.

Como esse plano se estava a revelar insuficiente, passei a juntar a isso o Premium, à terça, quinta e domingo (depois da TPA).

O objectivo é trocar os dias dos dois produtos, e quem sabe até reduzir as quantidades, mas por enquanto as plantas estão a recuperar bem portanto vou continuar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais